vectraclube
vectraclube
Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: Qui Abr 24, 2014 12:19 pm

Responder  [ 25 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 CABEÇOTE ECOTEC 16V EM KADETT 2.0 MPFI 8V 
Autor Mensagem
Vectra Clube

Mensagem CABEÇOTE ECOTEC 16V EM KADETT 2.0 MPFI 8V
estou com a ideia em fazer um Aspro confiável pra rodar no dia a dia e
pensei em comprar um kadett GLS 98 e estava querendo pregar um
cabeçote ECOTEC 16V q é mais fácil de se achar no mercado.

pq um 16V e nao o 8V comum? sempre ouvi dizer q em alta rotação o
comportamento desse kbçote é muito melhor mantendo o consumo
não tão elevado como no 8V q com valvulas e taxa maiores vão beber
mais que o zé pinguço cabra macho.

agora vem as dúvidas, eu precisaria necessariamente substituir o que?
os coletores de admissão e escape? o chicote e ECU original do MPFI
poderá ser utilizada ou tambem teria q ir atrás da ECU do 16V?
é possivel beirar os 200hp aspirado ou já é muita
pretenção em um kadett aspro?

uma outra questão, sim dinheiro é problema.. não queria gastar mais que
2mil reais nessa brincadeira toda.. nao sei se isso seria possivel ou
completamente fora de cogitação.

Agradeço as dicas q serão muito bem vindas

Seg Out 17, 2005 9:48 pm
Perfil Visitar website do usuário
Vectra Clube

Mensagem 
Olá amigo.

Com menos de 2.000,00 reais fica bem difícil, só se der sorte de achar todos os ítens por preço bem abaixo do esperado, e uma mão de obra bem em conta.

Os ítens que vc precisa trocar seguem abaixo:

-Injeção(vc até pode tentar adaptar sua ECU no novo cabeçote)
-Coletor de admissão, flauta, borboleta e demais componentes
-Coletor de escape(aproveita pra já fazer um 4x1)
-Todo o drivetrain, isso é: engrenagem do virabrequim, tensionador, roletes, e suporte dos mesmos.. além da correia é claro
-Pistões(é preciso de cavas para o valve clearance e tbm para incremento da taxa de compressão)

*Posso confeccionar pistões com 11,5:1 de taxa já com cavas pro Ecotec(XEV) caso vc queira, por 650,00 reais

Agora a outra opção, mais acessível, seria vc colocar esses 2.000 reais em seu 8V. Com 2.000,00 reais eu monto seu 8V com 150cv no álcool.

Eu iria tirar praticamente o mesmo fluxo de um cabeçote XEV original, do seu 8V trabalhado.

O motor 8V da GM é excelente pra girar tbm, porém, possui limites estruturais no sistema de acionamento de válvulas(válvulas pesadas para molas fracas, o que gera flutuação em regime muito elevado), e cabeçote original com pouco fluxo considerando seu potencial. Se trabalhar corretamente um 8V, fica excelente.

O cabeçote que fiz pro meu Monza 8V não deixará nada a dever a um XEV original.

Abraços,

Matheus S. Almeida

Seg Out 17, 2005 10:39 pm
Perfil ICQ
Vectra Clube

Mensagem 
Matheusc20xe escreveu:
Olá amigo.

Com menos de 2.000,00 reais fica bem difícil, só se der sorte de achar todos os ítens por preço bem abaixo do esperado, e uma mão de obra bem em conta.

-Todo o drivetrain, isso é: engrenagem do virabrequim, tensionador, roletes, e suporte dos mesmos.. além da correia é claro
-Pistões(é preciso de cavas para o valve clearance e tbm para incremento da taxa de compressão)

*Posso confeccionar pistões com 11,5:1 de taxa já com cavas pro Ecotec(XEV) caso vc queira, por 650,00 reais

Agora a outra opção, mais acessível, seria vc colocar esses 2.000 reais em seu 8V. Com 2.000,00 reais eu monto seu 8V com 150cv no álcool.

Eu iria tirar praticamente o mesmo fluxo de um cabeçote XEV original, do seu 8V trabalhado.

O motor 8V da GM é excelente pra girar tbm, porém, possui limites estruturais no sistema de acionamento de válvulas(válvulas pesadas para molas fracas, o que gera flutuação em regime muito elevado), e cabeçote original com pouco fluxo considerando seu potencial. Se trabalhar corretamente um 8V, fica excelente.

Abraços,

Matheus S. Almeida

olá matheus, e como fica o consumo de um 8V com 150hp no alcool?
é viável andar diariamente com um preparo desses?
isso seria sem um comando de valvulas?
o comando nesse caso ajudaria alguma coisa?

Ter Out 18, 2005 9:30 am
Vectra Clube

Mensagem 
Citação:
olá matheus, e como fica o consumo de um 8V com 150hp no alcool?
é viável andar diariamente com um preparo desses?
isso seria sem um comando de valvulas?
o comando nesse caso ajudaria alguma coisa?

Falar em consumo é quase impossível.. um carro pode fazer 7km/litro na mão de uma pessoa e 4km/litro na mão de outra.. Mas contando que vc faça uso de baixo regime no dia a dia, mantenha pneus bem calibrados, não leve peso morto com frequência, e etc.. vc pode esperar um consumo na faixa dos 6,5km/litro na cidade. É igual de um GM 2.0 original no álcool, isso ocorre, devido a alta taxa de compressão, que garante um baixo consumo específico.

É totalmente viável para uso urbano diário. Quanto ao comando, seria um da série GM fase 1, difícil de achar, mas ainda possível. Ele ajudaria maximizar o ganho de fluxo no cabeçote. Mas os maiores responsaveis pelo ganho seriam o próprio trabalho no cabeçote e a taxa de compressão elevada.

Abraços,

Matheus S. Almeida

Ter Out 18, 2005 10:41 am
Perfil ICQ
Vectra Clube

Mensagem Re: CABEÇOTE ECOTEC 16V EM KADETT 2.0 MPFI 8V
rallye escreveu:
estou com a ideia em fazer um Aspro confiável pra rodar no dia a dia e
pensei em comprar um kadett GLS 98 e estava querendo pregar um
cabeçote ECOTEC 16V q é mais fácil de se achar no mercado.

pq um 16V e nao o 8V comum? sempre ouvi dizer q em alta rotação o
comportamento desse kbçote é muito melhor mantendo o consumo
não tão elevado como no 8V q com valvulas e taxa maiores vão beber
mais que o zé pinguço cabra macho.

agora vem as dúvidas, eu precisaria necessariamente substituir o que?
os coletores de admissão e escape? o chicote e ECU original do MPFI
poderá ser utilizada ou tambem teria q ir atrás da ECU do 16V?
é possivel beirar os 200hp aspirado ou já é muita
pretenção em um kadett aspro?

uma outra questão, sim dinheiro é problema.. não queria gastar mais que
2mil reais nessa brincadeira toda.. nao sei se isso seria possivel ou
completamente fora de cogitação.

Agradeço as dicas q serão muito bem vindas

Caro Rallye,

Fazer a mudança pro cabeçote 16v é extremamente caro, mais que os 2.000 reais que vc pretende, pq infelizmente ele envolve necessariamente outras modificações, como o Matheus falou....

A potência possível, em relação aos 8v, é maior sim.... Mas isso se se pretende um carro de competição, pra girar acima dos 7.000rpm.

Como vc disse se preocupar com o consumo, presumo que não tenha interesse em um carro de competição, e sim num carro de rua, com boa durabilidade e consumo razoável.

Os gm 8v vão muito bem sim até os 7.000rpm, desde que vc dê FÔLEGO pra eles. Prá servir de exemplo, meu carro, um GM 2.2 8v, com bloco e miolo original, com trabalho no cabeçote, comando bravo e algum alívio de admissão e escape, desenvolve os 165cv, queimando álcool. O consumo está em torno de 5km/L de álcool na cidade (isso pq meu carro é um Vectra, mais pesado que o Kadett), o que considero perfeitamente aceitável (aliás, é o mesmo consumo que tenho desde quando o motor era original, apenas convertido pro álcool).

Seu motor pode chegar sim aos 150cv. Basta, como o Matheus disse, fazer um trabalho de fluxo e taxa no cabeçote. O Matheus, pelo que eu posso perceber, é um cara bem qualificado pra isso, e se possível vc poderia confiar a ele o trabalho do cabeçote.

Sobre o comando de válvulas, eu recomendo o JPF Indeco, com o qual eu tive um bom resultado. Pro seu caso, acho que o ideal seria um comando em torno de 272 graus, em conjunto com uma polia regulável.

Com o trabalho de fluxo no cabeçote e comando de maior duração vc já vai ter desempenho melhor que o cabeçote 16v original.

Pro escape, confirmo o que o Matheus disse, poderia utilizar um 4x1. O restante poderia ser em tubulação de 2 1/4", com 2 abafadores diretos.

O combustível utilizado poderia ser, de preferência, o álcool, pois vem mais potência e permite maior taxa de compressão no cabeçote. Sei que o Matheus é avesso ao rebaixamento do cabeçote, mas considero que o rebaixamento tenha um bom resultado em custo x benefício, apesar de não ser a solução ideal. Se vc puder $$, na conversão pro álcool pode aproveitar e trocar logo os pistões pelos de álcool - vem mais potência e bm consumo.

Abraço!
Rômulo Augusto

Ter Out 18, 2005 3:12 pm
Perfil ICQ Visitar website do usuário
Vectra Clube

Mensagem 
Matheusc20xe escreveu:

Matheus, quais alterações seriam necessárias para esta modificação? Meu carro está no álcool e queria aproveitar mais o potencial do combustível vegetal...

Este preço seria relativo a que?

Ter Out 18, 2005 5:44 pm
Vectra Clube

Mensagem 
valeu gente, eu estava conversando com o matheus e
realmente é inviável o 16V para o que eu pretendia..
não é tão plug and play assim.. apenas o bloco é igual
todo o restante deveria ser substituido...
vou continuar com o meu carrinho mesmo...
valeu pela ajuda ae ;)

Ter Out 18, 2005 7:55 pm
Vectra Clube

Mensagem 
Citação:
Matheus, quais alterações seriam necessárias para esta modificação? Meu carro está no álcool e queria aproveitar mais o potencial do combustível vegetal...

Este preço seria relativo a que?

Olá amigo..

Na realidade não há adaptação, pois esse valor que passei, esta incluso todo retrabalho dos pistões, eu já te entrego com as cavas das válvulas usinadas no topo e com o cutout para a trava do pino flutuante. Inclui pino, porém, eles não irão na medida correta, essa seu mecânico deverá cortar, pois os pinos foram feitos para pistões sem cutout.

E para instalar os pistões, é o mesmo procedimento dos demais.. é preciso remover o cabeçote(considere o custo das juntas), remover cárter, soltar capas das bielas, e puxar por cima. E adicione o custo de anéis novos.

Abraços,

Matheus S. Almeida

Ter Out 18, 2005 10:05 pm
Perfil ICQ
Vectra Clube

Mensagem 
Matheusc20xe escreveu:
Olá amigo.

Abraços,

Matheus S. Almeida

quanto vc cobra pra fazer um trabalho desse num cabecote de omega 2.0

Ter Nov 22, 2005 12:29 pm
Vectra Clube

Mensagem 
Citação:
quanto vc cobra pra fazer um trabalho desse num cabecote de omega 2.0

Para fazer o cabeçote inteiro nível racing, incluso retífica de sedes/válvulas e encamisamento das guias em bronze, eu faço por 1.200,00 reais.

Abraços,

Matheus S. Almeida

Qua Nov 23, 2005 11:35 pm
Perfil ICQ
Vectra Clube

Mensagem 
Bom vou aproveitar o tópico ....

Matheus priemiro a onde vc é de São Paulo?

Bom vou falar o q eu quero, tenho um vectra 2.2 8v , tava afim de passar ele pro alcool e fazer uma preparação de leva , pois a partir do ano q vem passo a rodar mais ou menos 300 km por semana com ele, fora os fim de semana...

O que voce me indicaria a fazer e quanto vc cobraria pra fazer isto?

Bom por enquanto acho que é só isso

Valew

Luis Briquezi

Qui Nov 24, 2005 4:46 pm
Vectra Clube

Mensagem 
Citação:
Bom vou aproveitar o tópico ....

Matheus priemiro a onde vc é de São Paulo?

Bom vou falar o q eu quero, tenho um vectra 2.2 8v , tava afim de passar ele pro alcool e fazer uma preparação de leva , pois a partir do ano q vem passo a rodar mais ou menos 300 km por semana com ele, fora os fim de semana...

O que voce me indicaria a fazer e quanto vc cobraria pra fazer isto?

Bom por enquanto acho que é só isso

Eu sou do interior de SP amigo.. a 90km da capital.

Conversão a álcool decente implica em troca dos pistões, o que eleva bastante o custo. O ideal é vc unir uma retífica parcial em seu motor com a conversão, assim vc aproveita os novos pistões em cilindros também novos(acho um desperdício colocar pistões e anéis novos em cilindros com folga, ovalização e conecidade acentuados).

Em uma conversão a álcool correta, ou seja, trocando os pistões e acertando mistura na vazão dos injetores(e não somente na EPROM como fazem, que nunca será capaz de segurar 950mv no giro de potência máxima), é possível ter até 10hp de acréscimo de potência e com excelente CE.

Abraços,

Matheus S. Almeida

Sex Nov 25, 2005 12:27 pm
Perfil ICQ
Vectra Clube

Mensagem 
Beleza Matheus

Bom em que lugar do interior, 90 km é pertinho.

Então eu estava pensando em apenas aumentar a taxa de compressão , para um melhor aproveitamento do alcool, como eu consigo isso gastando relativamente pouco estou pensando em gastar em torno de mil reais...

Voce acha que com essa grana dá pra fazer uma conversão , sem visar muito o ganho de potencia, e que não me traga quebras.

Obrigado

Sex Nov 25, 2005 2:07 pm
Recente

Mensagem 
Matheus, por favor, p/ fazer essa pequena e simples preparaçao no 2.2 8V do corsa? Uma receitinha do nosso amigo Romulo.

- 2.3L, 14:1 de taxa (pistões 88mm, cabeçudos)
- válvulas de adm e escape +1mm (44mm adm), com trabalho de ângulos (3 ângulos)
- trabalho de fluxo no cabeçote, nos dutos e sedes de válvulas, e rebaixamento em 2mm
- comando 288/288°
- tbi de aprox 65mm (poderia ser a do omega com flange e estrangulador removido, ou do astra belga, de 62mm, com retrabalho pra 65)
- coletor 4x1, com tubos de 2", terminando em um de 2,5"
- escapamento direto ou com, no máximo, 1 abafador direto
- bicos abertos em 60%
- chip remapeado pra álcool, com ponto e tempo de injeção semelhantes ao do chip gasolina, com leve empobrecimento em baixa rotação e bastante enriquecimento em alta rotação, e corte de giros em 7.200 a 7.500rpm, dependendo do que tiver sido feito no motor.
- molas mais duras nos pratinhos das válvulas.
-Subir um bocadinho a pressão da bomba de óleo e utilizar óleo de excelente qualidade é legal tb.

Os pistoes, valvulas, tbi, 4X1, molas, chip voce faz tbm?

Valeu

Sáb Nov 26, 2005 7:50 am
Vectra Clube

Mensagem 
Citação:
Beleza Matheus

Bom em que lugar do interior, 90 km é pertinho.

Então eu estava pensando em apenas aumentar a taxa de compressão , para um melhor aproveitamento do alcool, como eu consigo isso gastando relativamente pouco estou pensando em gastar em torno de mil reais...

Voce acha que com essa grana dá pra fazer uma conversão , sem visar muito o ganho de potencia, e que não me traga quebras.

Estou em São José dos Campos.. pertinho sim.

Sua idéia de elevar a taxa de compressão, é excelente. Com 1.000,00 reais é possível fazer troca de pistões e anéis, considerando que seus cilindros estejam sem ovalizações, conecidade e riscos acentuados.

Não terá risco algum de quebras.

Citação:
Matheus, por favor, p/ fazer essa pequena e simples preparaçao no 2.2 8V do corsa? Uma receitinha do nosso amigo Romulo.

- 2.3L, 14:1 de taxa (pistões 88mm, cabeçudos)
- válvulas de adm e escape +1mm (44mm adm), com trabalho de ângulos (3 ângulos)
- trabalho de fluxo no cabeçote, nos dutos e sedes de válvulas, e rebaixamento em 2mm
- comando 288/288°
- tbi de aprox 65mm (poderia ser a do omega com flange e estrangulador removido, ou do astra belga, de 62mm, com retrabalho pra 65)
- coletor 4x1, com tubos de 2", terminando em um de 2,5"
- escapamento direto ou com, no máximo, 1 abafador direto
- bicos abertos em 60%
- chip remapeado pra álcool, com ponto e tempo de injeção semelhantes ao do chip gasolina, com leve empobrecimento em baixa rotação e bastante enriquecimento em alta rotação, e corte de giros em 7.200 a 7.500rpm, dependendo do que tiver sido feito no motor.
- molas mais duras nos pratinhos das válvulas.
-Subir um bocadinho a pressão da bomba de óleo e utilizar óleo de excelente qualidade é legal tb.

Vou colocar minhas opiniões abaixo, e peço que não considere como incentivo a discussão ou brigas, e sim apenas como uma cultura diferente de preparação.

-Pistões de 88mm são caríssimos para fazer.. Eu posso confeccionar pra vc através de uma matriz específica da IASA, mas o preço é 3 vezes superior aos pistões em medidas convencionais(86.00, 86.50 e 87.00mm). Portanto, aconselho partir para 87.00mm mesmo. Não terá o mesmo ganho de deslocamento, mas terá custo acessível.

-É preciso avaliar em qual parâmetro foi tirada essa duração, e qual o perfil da rampa dos lobes..além da duração do overlap. 288 graus não diz muita coisa.

-Eu sou contra aumentar valve area em cabeçotes de câmaras fechadas como o C22NE. Vc passa ter encobrimento drástico em boa parte da válvula, matando o fluxo em low lift. Portanto, eu permaneceria com válvulas originais(43mmx36,5mm), e trabalharia a câmara para diminuir o encobrimento. Mesma preparação que fiz em meu Monza.

-Eu sou contra rebaixar o cabeçote de forma drástica.. vc altera toda a geometria de câmara, prejudicando o swirl após cada combustão.

-Tubos primários de diâmetros generosos, são bem vindos..porém, 2pol em tubos primários é exagero.. vc terá baixíssima velocidade de fluxo em baixo e médio regime, sem ganhar fluxo em alta, pois terá o outro limitante. Um coletor com tubos primários de 1,7/8" já estará no patamar de uso em pista.

Citação:

sim, eu faço.. Mas não faço pra fora, e sim um conjunto quando a pessoa prepara comigo.

Eu não exporto serviço.

Venda externa, é só pistões.

Abraços e boa sorte com o projeto, seu Corsinha vai ficar show!

Matheus S. Almeida

Qua Nov 30, 2005 9:50 pm
Perfil ICQ
Responder   [ 25 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo