vectraclube
vectraclube
Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: Dom Abr 20, 2014 9:04 pm

Responder  [ 41 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 funcionamento vent. radiador x ar-cond. (RESOLVIDO) 
Autor Mensagem
Vectra Clube

Mensagem funcionamento vent. radiador x ar-cond. (RESOLVIDO)
olá, pessoal. poderiam me tirar umas dúvidas?
(se alguém conhecer bem o funcionamento do sistema ou tiver o mesmo carro e puder fazer esse teste)

o carro em questão é um vectra cd 2.2 16v 98/98 com ar-condicionado eletrônico.

o ventilador do radiador possui 2 velocidades, a baixa e a alta, correto?

dúvidas:

1) ao se ligar o ar-condicionado, a velocidade alta do ventilador do radiador liga junto, mesmo com o motor frio?

2) com a temperatura do motor por volta dos 92°C e o ar-condicionado desligado, fica ligada apenas a velocidade baixa do ventilador do radiador?

em outras palavras, o que estou querendo saber é se a velocidade alta do ventilador do radiador liga sempre junto com o compressor do ar-condicionado, independente da temperatura do motor.

falaram-me que o segundo estágio do ventilador só liga sem o ar-cond. estar ligado se a temperatura do motor for muuuuito alta.

abraço
victor

Editado pela última vez por victor74 em Ter Ago 16, 2005 9:12 pm, em um total de 1 vez.

Dom Jun 26, 2005 10:03 pm
Perfil Visitar website do usuário
Vectra Clube

Mensagem 
acho que é isso mesmo mas este muito alta é uns 100 graus :mrgreen:

Dom Jun 26, 2005 10:10 pm
Vectra Clube

Mensagem 
Seguinte, ao ligar o AC as 2 ventoinhas ficam ligadas invariavelmente pq o condensador do ar condicionado é um "radiador" que fica em frente ao radiador do carro.

Se vc estiver com o AC desligado e a temperatura da água passar de 90ºc a 2ª ventoinha liga-se automaticamente.

É isso! :wink:

Dom Jun 26, 2005 11:04 pm
Vectra Clube

Mensagem 
Calvin escreveu:
Seguinte, ao ligar o AC as 2 ventoinhas ficam ligadas invariavelmente pq o condensador do ar condicionado é um "radiador" que fica em frente ao radiador do carro.

Se vc estiver com o AC desligado e a temperatura da água passar de 90ºc a 2ª ventoinha liga-se automaticamente.

É isso! :wink:

não sei se expliquei bem...
o sistema tem 2 ventiladores.
um menor, que fica pela parte da frente junto ao condensador, e gira numa velocidade única.
e um maior, que fica pelo lado mais próximo do motor, junto ao radiador.
este é o que gira em duas velocidades. é a esse que estou me referindo acima e querendo saber sobre o funcionamento dele...

Seg Jun 27, 2005 9:16 am
Vectra Clube

Mensagem 
será que alguém poderia me fazer esse favor? é bem simples...
(alguém que tenha um vectra 2.2 16v)

1) é só ligar o vectra com o motor frio. esperar esquentar um pouco e ver mais ou menos em que temperatura liga a velocidade baixa do ventilador.

2) aí ligar o ar-condicionado e verificar se a velocidade alta liga junto (com o motor frio mesmo).

3) depois que tiver rodado para algum lugar, parar o vectra quando o motor estiver bem quente, desligar o ar-condicionado, e verificar se a velocidade alta do ventilador está ligada. isso com o motor bem quente.

se alguém puder me fazer esse favor...

abraço
victor

Editado pela última vez por victor74 em Sex Jul 08, 2005 5:53 pm, em um total de 1 vez.

Dom Jul 03, 2005 6:12 pm
Vectra Clube

Mensagem 
informações interessantes...

"03 - O ventilador de arrefecimento é controlado na maioria dos veículos por um interruptor térmico ("cebolão"). Porém em veículo como Kadett EFI, Monza EFI, Ipanema EFI, S10 EFI, Blazer EFI, Corsa MPFI, Ford KA 1.0 e 1.3, Fiesta 1.0 e 1.3 etc., o controle é realizado pela UCE."
(extraído de http://www.injetronic.com.br/dicas/dica.php?dica=63&lm=&cd=5)

"- Ventoinha
O ventilador de arrefecimento dos veículos Vectra B 2.2 8V fabricado apartir de 2000 e todos 2.2 16V são controlados pela UCE, os demais por interruptor térmico "cebolão". Nos controlados pela UCE o sistema utiliza o procedimento de Recovery como estratégia de funcionamento. Quando há presença de falha no circuito do sensor de temperatura da água (circuito aberto ou curto circuito) a ventoinha é acionada.
"
(extraído de http://www.injetronic.com.br/dicas/dica.php?dica=90&lm=&cd=2)

o eletricista falou e eu não quis acreditar muito... no meu vectra (2.2 16v) o ventilado é controlado pelo módulo da injeção...

por favor, leia a mensagem acima desta e me ajude a tirar aquelas dúvidas. depois conto o problema que tive e como foi "resolvido".

abraço
victor

Sex Jul 08, 2005 5:52 pm
Vectra Clube

Mensagem 
No meu vectra por ex em +ou- 94º liga a ventuinha do radiador, quase sempre
Mas a raras excessoes ao acionar o ar condicionado a temperatura se eleva para 97º ou 98º ai a ventunha do condencador liga e simultaneamente com o radiador, produzindo aquele som caracteristico sinfonico aumentado.
Acho que esta normalissimo.
E ja aconteceu comigo de ligar o ar condicionado do carro ainda com o motor frio, as janelas abertas ai a ventuinha do condencador ligou.
Nao me importei com isto, pois o dia estava muito quente em Aparecida do Norte, e notei que uma zafira que se preparava para sair ocorrera o mesmo, acabou de ligar o carro e o som da ventuinha do condencador ligou com todo vigor.
Espero ter ajudado

Sáb Jul 09, 2005 3:03 pm
Vectra Clube

Mensagem 
agostinho, quando você falou que a ventoinha do seu radiador liga, você notou se é na velocidade alta ou baixa?

é exatamente isso que estou querendo saber. em que condições liga a velocidade alta do ventilador do radiador.
para quem está "pegando o bonde andando", favor ler mais acima, onde eu descrevo as situações que quero esclarecer.

sobre o ventilador do condensador, não estou interessado em saber. meu problema é na velocidade alta do ventilador do radiador.

abraço
victor

Dom Jul 10, 2005 2:24 pm
Vectra Clube

Mensagem 
Desculpe-me mas realmente nao me referi em:
2 velocidades na ventuinha do radiadior
Mas em sincronismo do radiador e condensador

Mas te digo no meu VCD nao possue 2 velocidades na ventuinha do radiador, sempre noto a mesma velocidade no funcionamento dela.
Ok.

Dom Jul 10, 2005 2:42 pm
Vectra Clube

Mensagem 
Desculpe-me mas realmente nao me referi em:
2 velocidades na ventuinha do radiadior
Mas em sincronismo do radiador e condensador

Mas te digo no meu VCD nao possue 2 velocidades na ventuinha do radiador, sempre noto a mesma velocidade no funcionamento dela.
Ok.

Dom Jul 10, 2005 2:43 pm
Vectra Clube

Mensagem 
Agostinho M. Fratini escreveu:
Ok.

muito estranho... deve ter as duas velocidades... uma mais fraca e uma mais forte.

Seg Jul 11, 2005 12:23 am
Vectra Clube

Mensagem 
Caros,

Tenho um Vectra 2.2 8V GLS... A ventoinha(cebolão) arma quanto a temperatura chega a 85º c e a 2ª rotação é acionada quanto a temperatura chega a 90º c ou quando ligo o refrigerador de ar, independente se a temperatura esteja alta ou não.

[]s

Seg Jul 11, 2005 10:17 am
Perfil ICQ Visitar website do usuário
Vectra Clube

Mensagem 
church, qual o ano do seu vectra?
conforme a injetronic (veja acima), o acionamento do ventilador do vectra B 2.2 8V (ano a partir de 2000) é controlado pela UCE.

em caso de falha, será que dava para adaptar um sistema convencional?
acoplar um "cebolão" em alguma mangueira que acione o ventilador...
não seria nem adaptação. seria colocar o interruptor térmico original do vectra 8v antes de 2000.

para deixar tudo original do sistema controlado pela UCE, precisaria mandar mexer no módulo da injeção... $$$$$
(foi o que o mecânico eletricista me falou)

church, então mesmo que seu carro esteja com o motor bem frio, a segunda velocidade aciona quando você liga o ar-condicionado, não é? a temperatura passa de 85°C nessa situação?

abraço
victor

Editado pela última vez por victor74 em Sex Jul 29, 2005 1:04 pm, em um total de 1 vez.

Seg Jul 11, 2005 11:10 am
Vectra Clube

Mensagem 
O meu carro é 98/99 !!!

Sem o ar ligado a ventoinha arma com 85°C, isso no 1º estágio...
Ainda sem o ar ligado e a tenperatura a 92°C, o 2º estágio...

Com o ar ligado, a ventoinha fica frenética, mesmo com a temperatura fria fica no seu 2º estágio...

Não sei se isso é correto, mas pelo menos não aquece !!!! :mrgreen:

vou dar uma olhada nisso no final de agosto...

[]s

Qui Jul 14, 2005 7:49 am
Perfil ICQ Visitar website do usuário
Vectra Clube

Mensagem 
churchmetal escreveu:
Não sei se isso é correto, mas pelo menos não aquece !!!! :mrgreen:

pois é... também acho estranho o segundo estágio ficar ligado direto junto com o ar-condicionado, mesmo com o motor muito frio.

não é bom para o motor trabalhar nem muito quente nem muito frio.

coloquei um outro tópico aqui falando de quando meus retentores de válvulas foram trocados.
(http://www.vectraclube.com.br/forum/viewtopic.php?t=4468)

depois desse serviço, notei que o motor estava esquentando mais.
mas ainda dentro da faixa normal.

antes meu motor, aquecido, com ar ligado, trabalhava entre 80ºC e 85ºC.
sempre achei um motor que trabalhava frio.

aí, depois do serviço dos retentores, a temperatura estava chegando a 90ºC, 92ºC, com o ar ligado.
fui verificar e o segundo estágio do ventilador do radiador não estava ligando. fiquei na esperança de ser apenas um plugue desconectado.

fui a uma auto-elétrica, e o eletricista me disse que a UCE não estava enviando o sinal para ativar o segundo estágio. ele falou que para consertar sairia bem caro, teria que mexer no módulo eletrônico.

ele me propôs uma solução alternativa, que aceitei, mas não fiquei satisfeito. ele puxou um fio do sinal do compressor do ar. dessa forma, toda vez que o ar-condicionado é ligado, o segundo estágio do ventilador entra.

não fiquei satisfeito, mas adotei como uma solução temporária.
(espero que não seja daquelas coisas temporárias que vão ficando, ficando, e acabam por se tornarem permanentes)
agora parece que o motor demora mais para esquentar, e fica com temperatura entre 78ºC e 82ºc com o ar ligado.
muito frio, na minha opinião. não gosto nem de pisar forte com o motor nessa temperatura.

abraço
victor

Qui Jul 14, 2005 9:48 am
Responder   [ 41 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo