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 Temperatura e Ventoinha 
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Registrado em: Ter Jul 22, 2008 10:57 pm
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Mensagem Temperatura e Ventoinha
Olá amigos,
Meu vectra está ligando demais a ventoinha, mesmo com o carro ainda frio, e o ponteiro da temperatura fica sempre abaixo dos 80º. Troquei o sensor de temperatura, mas mesmo assim ficou do mesmo jeito. Passei o Haster, e não acusou nada. E li aqui no Fórum que o vectra B (que é o meu modelo), liga a ventoinha com o carro desligado, e o meu não liga, somente com o carro ligado. E uma dúvida que eu tenho, quando a ventoinha liga, o carro sobe a aceleração até uns 1500 rpm e depois volta pros 1000 rpm, isso tb é normal ?
Abraço a todos ! :grito:


Ter Jul 29, 2008 10:27 am
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Mensagem Re: Temperatura e Ventoinha
Para ficar sempre abaixo dos 80º provavelmente ou seu carro esta com válvula termostática travada ou sem ela, sobre a ventoinha ficar constantemente ligada, no meu ela fica assim apenas quando o ar-condicionado esta ligado, e fica acionada no mínimo.

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Sex Ago 01, 2008 11:08 am
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Organizador DF
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Registrado em: Sex Jan 19, 2007 5:32 pm
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Mensagem Re: Temperatura e Ventoinha
Oops ... :shock:
Tenho outra opinião!
O único propósito da termostática é o de atingir a temperatura de trabaho do motor mais rapidamente.
O carro funciona sem ela???
Claro que sim, o probema é que seu motor irá demorar um pouco mais para atingir a temperatura ideal de fucionamento, mas não há problema nenhum em tirá-la. Eu poderia falar o dia inteiro sobre isso pois sou especialista em sistemas de arrefecimento em geral, mas não convém para o problema do Alexandre

Já para seu problema Alexandre ...

Não creio que seja a termostática não!
Se fosse, a água no radiador do seu carro não circularia e a temperatura iria subir violentamente fundindo seu motor.
Aconselho você a trocar o "cebolão" do radiador sem dó!
Tive essa mesma experiência no mês pasasdo levando meu carro no láva-rápido para limpar o motor do meu Vectra.
Assim que a maldita temperatura atingia os 80° a bendita ventoinha ligava achando que o motor estava fervendo. Era justamente o cebolão que estava queimado por causa da lavagem do motor e que mandava informações erradas.
Troquei esse bendito e normalizou com a ventoinha ligando aos 92° e desligando aos 88° novamente.
Agora prepare-se, porque um cebolão original está na casa dos 70 paus!

Abraço e conte-nos se normalizou seu problema.

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Sex Ago 01, 2008 1:17 pm
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Mensagem Re: Temperatura e Ventoinha
Val, boa explicação, peço desculpa se dizer algo errado, rsrs e gostaria de tirar algumas dúvidas,
Sem a válvula o carro não ficaria por um tempo maior em 80º? O meu noto o seu funcionamento pois rapidamente o carro atinge em torno de 80º passa um pouco e depois volta a 80º quando a válvula abre, depois sobe novamente desta vez bem + demorado até +/- 90º acionando assim as ventoinha este é o funcionamento correto??
Outra dúvida, fui verificar sobre o cebolão e meu vectra não tem, se não me engano quem controla a ventoinha é o próprio modulo, seria isto mesmo? Pelo catálogo cebolão nos vectra B somente nos modelos 97/98, se o vectra do Alexandre for acima de 98 qual seria o problema neste caso, reles, o sistema do ar-condicionado? É normal as ventoinhas ligarem junto com o ar-condicionado, mesmo com o carro frio?

Acho que é isso.

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Sex Ago 01, 2008 7:04 pm
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Registrado em: Qui Dez 09, 2004 10:54 pm
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Mensagem Re: Temperatura e Ventoinha
possari escreveu:
Val, boa explicação, peço desculpa se dizer algo errado, rsrs e gostaria de tirar algumas dúvidas,
Sem a válvula o carro não ficaria por um tempo maior em 80º? O meu noto o seu funcionamento pois rapidamente o carro atinge em torno de 80º passa um pouco e depois volta a 80º quando a válvula abre, depois sobe novamente desta vez bem + demorado até +/- 90º acionando assim as ventoinha este é o funcionamento correto??

A abertura da valvula é gradual e atinge seu máximo aos 92 graus (existe esta indicação gravada no corpo da vávula), o funcionamento no seu caso ao meu ver esta normal, não pode é ficar abaixo dos 80 (no azul) nem muito acima dos 90 graus direto.

possari escreveu:
Outra dúvida, fui verificar sobre o cebolão e meu vectra não tem, se não me engano quem controla a ventoinha é o próprio modulo, seria isto mesmo? Pelo catálogo cebolão nos vectra B somente nos modelos 97/98, se o vectra do Alexandre for acima de 98 qual seria o problema neste caso, reles, o sistema do ar-condicionado? É normal as ventoinhas ligarem junto com o ar-condicionado, mesmo com o carro frio?

Acho que é isso.

no caso dos Vectras acima de 98 (motor 2.2) quem controla o acionamento da ventoinha é o sensor de temperatura da injeção, de cor azul, que fica por sobre o alojamento da válvula termostática, qualquer problema no acionamento da ventoinha ou é problema no sensor ou nos reles de alta e baixa da ventoinha. Quando vc liga o ar cond é normal acionar a ventoinha do condensador do ar (na frente) e a do radiador também.


Sex Ago 01, 2008 9:18 pm
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Mensagem Re: Temperatura e Ventoinha
Boa noite Adriano,
Muito obrigado pelas respostas, eu estranhei muito pois o funcionamento no Golf é bem diferente, a temperatura sobe até na metade do marcador, acredito a 90º e la estaciona não oscila nada, acho que o sistema do vectra tenta ser + preciso ou sensível, acredito que não seja possível a temperatura não oscilar daquela maneira.

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Sex Ago 01, 2008 10:42 pm
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Mensagem Re: Temperatura e Ventoinha
Também notei isso nos carros da Volks, a temperatura sobe até os 90 e fica lá direto mas acredito que no caso do Vectra seja isso mesmo, já tive 3 vectras e em todos o comportamento é o mesmo.


Sáb Ago 02, 2008 10:37 am
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Organizador DF
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Mensagem Re: Temperatura e Ventoinha
possari escreveu:
Pelo catálogo cebolão nos vectra B somente nos modelos 97/98


Sim, é verdade. Nos 96 também e nos primeiros 98.
Como o Alexandre não mencionou o ano e modelo do Vectra dele, fiz o meu como exemplo para comparar as situações.
Já a explicação do Adriano procede sim:

Adriano202 escreveu:
no caso dos Vectras acima de 98 (motor 2.2) quem controla o acionamento da ventoinha é o sensor de temperatura da injeção, de cor azul, que fica por sobre o alojamento da válvula termostática.


Isso também funciona para os 16v.
Dificilmente os relês apresentam problemas, na sua maior parte os sensores mesmo. É que os sensores funcionam à base de mercúrio e este elemento químico envelhece fazendo o sensor trabalhar mais preguiçoso ou até mesmo deixando de funcionar. No meu caso, troquei todos eles por serem baratinhos e você mesmo pode fazer um how-to. São rosqueáveis de fácil instalação sem mais problemas. :wink:

possari escreveu:
É normal as ventoinhas ligarem junto com o ar-condicionado, mesmo com o carro frio?


Sim, é!
Obrigatoriamente quando se liga o ar, a primeira velocidade da ventoinha interna liga junto independente da temperatura do motor. Ela ficará ligada constantemente. E para ajudar na refrigeração do motor e do radiador externo do ar, é ligada a ventoinha externa. Esta liga de acordo com a temperatura do motor um monte de vezes em intervalos curtinhos de 4 ou 5 segs mais ou menos enquanto a interna fica em velô baixa constantemente. Situação normal.

possari escreveu:
o funcionamento no Golf é bem diferente, a temperatura sobe até na metade do marcador, acredito a 90º e la estaciona não oscila nada.


Sabe por que isso?
Porque o sistema de arrefecimento do Volksvagem após 2001 trabalha junto com a central. Você pode estar em "queda livre" e em ponto morto que ele não sairá dali de geito nenhum. Isso proporciona melhor funcionamento do motor e economia também. Mas é bom tomar conhecimento de uma coisa: o motor GM trabalha diferente do Volks. Os nossos, quando não exigidos muito esforço, relaxam trabalhando na casa dos 80°. É o caso de velocidades constantes por longos trechos. A temperatura cai preservando maiores partes do motor. Situação normal também.

Espero ter ajudado. Vectreiros juntos somos mais! :D

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Seg Ago 04, 2008 3:38 pm
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Mensagem Re: Temperatura e Ventoinha
Bem pessoal,
obrigado pelas atenções prestadas... Troquei o sensor de temperatura, e acho que não adiantou muita coisa não...
O ponteiro não passa dos 80º nem por reza braba ! E a ventoinha continua ligando... e pra completar, não sei se tem algo a ver, os ponteiros do rpm e do velocimetro pararam de funcionar...
Ja me falaram mil coisas, desde relés, como sensor de temperatura, cebolão, ABS, alternador,etc.
Assim que eu achar o defeito e normalizar tudo, postarei aqui com o maior prazer...

Abraços a todos ! :grito:

ALEXANDRE


Sex Ago 08, 2008 4:55 pm
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Mensagem Re: Temperatura e Ventoinha
ALEXANDRE SOBRINHO escreveu:
Bem pessoal,
obrigado pelas atenções prestadas... Troquei o sensor de temperatura, e acho que não adiantou muita coisa não...
O ponteiro não passa dos 80º nem por reza braba ! E a ventoinha continua ligando... e pra completar, não sei se tem algo a ver, os ponteiros do rpm e do velocimetro pararam de funcionar...
Ja me falaram mil coisas, desde relés, como sensor de temperatura, cebolão, ABS, alternador,etc.
Assim que eu achar o defeito e normalizar tudo, postarei aqui com o maior prazer...

Abraços a todos ! :grito:

ALEXANDRE


Alexandre seria interessante postar o modelo e ano de seu vectra, se você leu os posts do Val e Adriano, foi citado que alguns modelos de vectra usavam cebolão, que poderia ser seu problemas e outros usavam apenas o sensor de temperatura para controlar a ventoinha.
Pelo que você postou aparentemente você esta com problemas elétricos, que pode ser apena mal contatos, nada que uma revisão nos conectores e um limpa contato não resolvam.

abs.

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Sex Ago 08, 2008 8:24 pm
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Mensagem Re: Temperatura e Ventoinha
Foi mal !
Esqueci de colocar o ano do carro...
Ano 97/97 2.0 16V
Valeu ! Assim que eu conseguir arrumar, aviso todo mundo ! :grito:


Seg Ago 11, 2008 11:23 am
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Registrado em: Qua Jan 24, 2007 7:22 am
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Localização: Contagem - MG
Mensagem Re: Temperatura e Ventoinha
Val escreveu:
possari escreveu:
Pelo catálogo cebolão nos vectra B somente nos modelos 97/98


Sim, é verdade. Nos 96 também e nos primeiros 98.
Como o Alexandre não mencionou o ano e modelo do Vectra dele, fiz o meu como exemplo para comparar as situações.
Já a explicação do Adriano procede sim:

Adriano202 escreveu:
no caso dos Vectras acima de 98 (motor 2.2) quem controla o acionamento da ventoinha é o sensor de temperatura da injeção, de cor azul, que fica por sobre o alojamento da válvula termostática.


Isso também funciona para os 16v.
Dificilmente os relês apresentam problemas, na sua maior parte os sensores mesmo. É que os sensores funcionam à base de mercúrio e este elemento químico envelhece fazendo o sensor trabalhar mais preguiçoso ou até mesmo deixando de funcionar. No meu caso, troquei todos eles por serem baratinhos e você mesmo pode fazer um how-to. São rosqueáveis de fácil instalação sem mais problemas. :wink:

possari escreveu:
É normal as ventoinhas ligarem junto com o ar-condicionado, mesmo com o carro frio?


Sim, é!
Obrigatoriamente quando se liga o ar, a primeira velocidade da ventoinha interna liga junto independente da temperatura do motor. Ela ficará ligada constantemente. E para ajudar na refrigeração do motor e do radiador externo do ar, é ligada a ventoinha externa. Esta liga de acordo com a temperatura do motor um monte de vezes em intervalos curtinhos de 4 ou 5 segs mais ou menos enquanto a interna fica em velô baixa constantemente. Situação normal.

possari escreveu:
o funcionamento no Golf é bem diferente, a temperatura sobe até na metade do marcador, acredito a 90º e la estaciona não oscila nada.


Sabe por que isso?
Porque o sistema de arrefecimento do Volksvagem após 2001 trabalha junto com a central. Você pode estar em "queda livre" e em ponto morto que ele não sairá dali de geito nenhum. Isso proporciona melhor funcionamento do motor e economia também. Mas é bom tomar conhecimento de uma coisa: o motor GM trabalha diferente do Volks. Os nossos, quando não exigidos muito esforço, relaxam trabalhando na casa dos 80°. É o caso de velocidades constantes por longos trechos. A temperatura cai preservando maiores partes do motor. Situação normal também.

Espero ter ajudado. Vectreiros juntos somos mais! :D


Val, me ajude.

Tenho um Vectra 97 e passei por uma situação desagradável. Ontem aqui em BH fez um calor insuportável, e a temperatura do motor chegou a 100°.
Pouco tempo depois ascendeu a luz da injeção e o carro morreu. Logo imaginei que foi por segurança devido a temperatura do motor atingir nível tão alto tanto é que a noite usei o carro e não aconteceu nada.
Alguns fatos:
- A ventoinha estava ligada constantemente no 1º estágio, mesmo depois que ele morreu ela continuou ligada.
- O 2º estágio ligava poucas vezes mas mesmo assim mto rápido (2 a 4s no máximo). Ele não deveria ficar ligado direto já que o primeiro estágio não era suficiente para manter a temperatura em condições ideiais?
- O ar estava ligado direto, mas nessa temperatura estava parecendo mais um ar pouco quente do que ar condicionado.
- Estava circulando com o carro em condições de transito intenso e baixissima velocidade, portanto não tinha auxilio do ar externo para dissipar o calor
- Toda vez que escutei o 2º estágio acionar é em temperaturas já praticamente a 100°

Alguma sugestão para tentar deixar o motor em temperaturas mais amena?

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Shakespeare já dizia: "Cuidado com o ciúme; é um monstro de olhos verdes que zomba da carne com que se alimenta".
Em outras palavras: o ciumento envenena seu próprio banquete.


Sáb Jan 31, 2009 11:21 pm
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Mensagem Re: Temperatura e Ventoinha
Val escreveu:
Oops ... :shock:
Tenho outra opinião!
O único propósito da termostática é o de atingir a temperatura de trabaho do motor mais rapidamente.
O carro funciona sem ela???
Claro que sim, o probema é que seu motor irá demorar um pouco mais para atingir a temperatura ideal de fucionamento, mas não há problema nenhum em tirá-la. Eu poderia falar o dia inteiro sobre isso pois sou especialista em sistemas de arrefecimento em geral, mas não convém para o problema do Alexandre(...)


Val, vc como conhecedor de sistemas de arrefecimento, pode me esclarecer uma coisa:

Que problemas eu teria em andar sem a VT, pegando transito intenso (temp. em 90°) e depois pegar uma estrada, onde a temperatura cairia abaixo de 80° (ponteiro acima do último risco azul)?

Outra coisa: Sempre que aciona a ventoinha (sem AC), as duas ficam funcionando em baixa velocidade. Tanto é que se eu desconectar o plug da ventoinha externa, a interna para. Reparei que a alta velocidade só quando a temperatura do motor está entre 95° e 100°(tempo muito quente e AC ligado).

Até mais.

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Dom Fev 01, 2009 11:38 am
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Mensagem Re: Temperatura e Ventoinha
O sistema do vectra sem cebolao funciona assim:

Velocidade 1 os ventiladores sao ligados em série, por isso se vc desconectar 1 o outro para.

Velocidade 2 os ventiladores sao ligados direto no 12v, assim eles se tornam independentes e sempre vao funcionar nao importa qual vc desconecte.

Isso é feito atraves de um relé reversivel.

Quanto ao AC, se vc deixa ele ligado e andar na maciota ou deixar o carro parado a temperatura SEMPRE vai cair pra baixo dos 90. Isso é normal, o mesmo acontece quando se pega estrada, a temperatura sempre cai.

Andar sem a valvula termostatica nao tem problema nenhum, só seu carro vai demorar mais pra atingir a temperatura de trabalho, e na estrada vai ficar bem frio, uns 60 graus por ai. Dizem que aumenta o consmo mas nao acredito muito.

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Dom Fev 01, 2009 3:08 pm
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Localização: Aparecida de Goiânia-GO
Mensagem Re: Temperatura e Ventoinha
Gusporti escreveu:
O sistema do vectra sem cebolao funciona assim:

Velocidade 1 os ventiladores sao ligados em série, por isso se vc desconectar 1 o outro para.

Velocidade 2 os ventiladores sao ligados direto no 12v, assim eles se tornam independentes e sempre vao funcionar nao importa qual vc desconecte.

Isso é feito atraves de um relé reversivel.

Quanto ao AC, se vc deixa ele ligado e andar na maciota ou deixar o carro parado a temperatura SEMPRE vai cair pra baixo dos 90. Isso é normal, o mesmo acontece quando se pega estrada, a temperatura sempre cai.


Opa, valeu pela dica,Gusporti! Cada vez aprendendo mais sobre o carango. É que eu ouví dezer que com essa variação grande de temperatura, o desgaste do motor pode ser aumentado, e pode até empenar o cabeçote...

Citação:
Andar sem a valvula termostatica nao tem problema nenhum, só seu carro vai demorar mais pra atingir a temperatura de trabalho, e na estrada vai ficar bem frio, uns 60 graus por ai. Dizem que aumenta o consmo mas nao acredito muito.


Já ví isso acontecer em carros que já tive. Realmente aumenta o consumo, pois como vc disse, o carro demora mais a esquentar e a IE acelera o motor e enriquece levemente a mistura, justamente para esquentar rapidamente. Repare no CB o consumo instantâneo quando o motor está frio e em marcha-lenta. No meu carro, fica por volta de 2,0l/h. Quando está quente, o consumo fica variando entre 1,0l/h e 1,2l/h.

Até mais.

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Dom Fev 01, 2009 6:45 pm
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