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Vectra CProblemas com engate de marchas - Vectra C

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murillo
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Não engata a Ré nem a 5ª

por murillo » 15 Set 2014, 13:59

Boa tarde amigos,
Procurei aqui no fórum e não achei ninguém com problema semelhante ao meu.

A pouco meu Vectra estava fazendo um barulho que o carro fazia como se fosse algo roçando enquanto o carro estava em ponto morto, levei a um mecânico e ele me disse que era poderia ser o Colar de Embreagem, pois bem, mandei trocar o kit de embreagem inteiro afim de resolver de uma vez a pane.
Após o serviço concluido percebi que o barulho ainda continuava, ao questionar o mecânico ele disse que o barulho iria sumir pq além do colar desgastado a caixa de marcha estava sem oleo.
Percebi tb que após o serviço o carro não engatava mais a 5ª marcha e algumas vezes quando eu ia engatar a 1ª acabava caindo na 3ª, por fim peguei um "macete" para engatar a primeira que era o seguinte: puxava a alavanca da Ré e jogava só um pouco que ele engatava a 1ª. Só que agora ele tb não engata mais a Ré.
Alguém sabe oq pode ter acontecido?
Como concertar?
Quais peças comprar?

Desde já Agradeço!

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Re: Não engata a Ré nem a 5ª

por Alcir Andreoni » 15 Set 2014, 14:00

Dá uma pesquisada no fórum sobre trambulador! :88:
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murillo
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Re: Não engata a Ré nem a 5ª

por murillo » 15 Set 2014, 14:09

Obrigado Alcir,
achei esse muito interessante!
http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... =46&t=4798

Mas quanto ao barulho em ponto morto, quando eu piso na embreagem ele some e quando solta ele volta.
E como se algo estivesse roçando em algo girando!
Obrigado!

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Re: Não engata a Ré nem a 5ª

por Alcir Andreoni » 15 Set 2014, 14:29

murillo escreveu:Obrigado Alcir,
achei esse muito interessante!
http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... =46&t=4798

Mas quanto ao barulho em ponto morto, quando eu piso na embreagem ele some e quando solta ele volta.
E como se algo estivesse roçando em algo girando!
Obrigado!

Rolamento/atuador da embreagem...
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Re: Não engata a Ré nem a 5ª

por Alcir Andreoni » 15 Set 2014, 14:30

Dá uma lida neste tópico também!

http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... ote#p82207
:88:
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Re: Não engata a Ré nem a 5ª

por Lipitu Gtx » 15 Set 2014, 19:21

Amigo tive um problema meio semelhante ao seu...

Faz um favor tem como você tirar a proteção do cambio ali e tirar umas fotos de dentro ali do trambulador?

Pode ser uma coisa mais simples do que parece se puder tirar as foto agradeço

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Re: Não engata a Ré nem a 5ª

por murillo » 16 Set 2014, 23:45

Desculpe a demora amigo... conforme solicitado... segue as fotos

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Lipitu Gtx
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Re: Não engata a Ré nem a 5ª

por Lipitu Gtx » 17 Set 2014, 06:34

Bom dia amigo...

Nessa foto abaixo tire a mesma foto só que com o cambio puxado para o seu lado... tipo puxa ele pra sua esquerda e repare que ali onde está a seta tem um rolamento com umas partes de plastico ve se não tem nenhuma parte quebrada ou se quando você puxa o cambio para algum dos lados não sai uma "bolinha" pra fora.

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Meu problema era ali o rapaz falou que os taxista aqui da cidade vem direto com problema ali...
Tive que tira o conjunto todo ali pra ele por na bancada e tira aquele rolamento ali... Depois disso carro ficou melhor que zero rsrsrsrrsrs

Outra coisa é você espera o mega master sábio em trambulador almeidão rsrsrs

Mais ao meu ver é isso ai ... o meu tb era nojento pra entra as marchas depois dessa peças foi um alivio

190 reias me cobrou aqui em Porto Alegre mais pela mão de obra que é trabalhoso tirar aquilo ali rsrsr

Almeidão
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Re: Não engata a Ré nem a 5ª

por Almeidão » 17 Set 2014, 08:16

Ali não é um rolamento é uma esfera dentro de um acoplamneto plastico e tudo dentro de outro acoplamento de borracha que entra na alavanca e é travado por um trava que nós chamamos tipo aranha. Esta esfera tipo uma taça funciona lateralmente presa do lado direito pela ponta digamos da taça, curiosamente tenho uma esfera desta bem aqui na minha frente, uma não duas. Não acredito ser ali o problema apesar que há possibilidade de folga maior no lado oposto da foto em uma peça branca que faz o movimento para frente e para tras e é a mesma que leva o cabo para baixar e levantar o trambulador da caixa e que não é possive ser vista nesta foto.

Com certeza foi mexido no trabulador em cima da caixa e o mecanico fez cagada porque é super difícil desmontar esta peça sem uma ferramenta correta e mecanico usa mesmo é alicate e chave de fendas e deve ter quebrado algo ali tipo ponta do cabo ou a ponta de regulagem, algo parecido.

Sobre o ruido, pode ser o plató roçando em algo, até mesmo o cano que leva fluido para caixa e se for isto, logo irá furar, ou em outra coisa.
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Re: Não engata a Ré nem a 5ª

por murillo » 17 Set 2014, 14:00

Segue as imagens solicitadas!
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Tb tô achando que o mecânico fez merda... mas enfim... fui na autopeças pra ver quando custava o kit do trambulador e a vendedor me disse que o Vectra usa Cabo Alavanca que é muito mais caro... papo de $600;
Agora eu tô na dúvida... oq devo fazer?

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Re: Não engata a Ré nem a 5ª

por Alcir Andreoni » 17 Set 2014, 14:43

murillo escreveu:Segue as imagens solicitadas!
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Tb tô achando que o mecânico fez merda... mas enfim... fui na autopeças pra ver quando custava o kit do trambulador e a vendedor me disse que o Vectra usa Cabo Alavanca que é muito mais caro... papo de $600;
Agora eu tô na dúvida... oq devo fazer?

Mandar uma MP para o Almeidão! :88:
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Re: Não engata a Ré nem a 5ª

por Almeidão » 17 Set 2014, 15:33

hahhhhaha, sem duvida que seu carro é por cabo, até comentei isto que um ai empurra o cabo e puxa. Se o mecanico mexeu no trambulador, 90% que ele quebrou algo neste cabo que não pode ter folga para o sistema funcionar. O trambulador também dá folga, a haste do lliame esta que sobe e desce custa algo de 80 mangos, o guia dele que fica por cima una 80, já a peça que levanta e baixa ela não vende separado, só com o trambulador inteiro. O meu eu uso um trabulador com cabos sendo um diferente do seu e eu fiz uma mudança imensa nele ao ponto de colocar rolamento nas duas pontas do cabo que movimenta a haste para cima e para baixo e nuca mais deu folga. A haste que era diferente e custava 150 pau, e gasta muito porque não em lubrificação, roquei por uma igual ao seu e hoje ela é lubrificada com´o óleo da caixa, eu só tenho um trabalho uma vez ao mês tirar um pouquinho de óleo e colocar em um recipiente e ele vai lubrificando. Isto realmene não foi fácil de fazer mas eu dei um jeito e adeus folga.

Infelizmente, se voce tiver que trocar tudo, fica bem mais que estes 600. Só os cabos custam isto e com toda sinceridade este sistema com 2 anos de uso onstante tipo eu uso o meu carro todos os dias, já está com certeza todo folgado. Achei a pior das falhas a falta de lubrificação na haste por cima, ela só tem óleo embaixo.

Esta esfera com este plastico branco em volta mais o alojamnetod e borracha, aqui compei a dois anos por 2 reais, igual esta sua. O meu carro é diferente, é travado por uma trava de metal e para isto tive que cortar estas pontas brancas e para mim foi fácil fazer isto. Original do meu carro que é igual a este sem estas garras custa 95,00. Este seu é o mesmo do corsa.

Precisa dar uma revisada melhor, mas só desmontando mesmo, pode ser que a bucha que fica no cabo da esquerda da alavanca esteja aberta e ai não deixa levar ou trazer o cabo até o fim que seria ré de um lado e quinta do outro. Esta bucha os maledetos não vendem, só vem com o cabo e custa o olho da cara e por isto que iventei algo que ficou 1 milhão de vezes melhor que foi colocar um rolamento parafusado nas duas pontas. Pena que voce não esteja aqui para perder uns 4 dias e acertar isto, voce iria gastar mas ficaria algo invejável.

Amo passar marcha no meu carro, prazer puro deposi destas mudanças que fiz.
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Re: Não engata a Ré nem a 5ª

por murillo » 17 Set 2014, 15:58

Realmente Almeidão... levei em uma mecânico amigo do meu tio aqui perto... ele me mostrou que a bucha do cabo da esquerda tinha quebrado ou soltado conforme a imagem abaixo... vou levar o carro lá sabado que ele disse que vai dar jeito pra mim!
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Agradeço a paciência e atenção de todos para me ajudar....
Vou levar sábado pra concertar e posto aqui como ficou.

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Re: Não engata a Ré nem a 5ª

por Almeidão » 17 Set 2014, 16:18

Detalhe, esta peça ai da ponta se tiver quebrada voce consegue comprar separado, na GM vende.
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Dificuldade de engate: trambulador ou embreagem? F23

por bruno2000 » 18 Set 2014, 16:16

Pessoal,

Desde que peguei o GT, venho notando uma dificuldade no engate da 1ª e 2ª marcas.
Este é o meu primeiro GM com câmbio F23. Confesso que a princípio estou preferindo o câmbio tradicional (com a ré do lado da primeira) do que este..

Detalhes:
Embreagem: não patina, não cheira nem nada, apenas já está bem alta, quase no final do curso.
Trambulador: quando o carro está desligado, o trambulador não fica tão ruim de passar. Não existe folga considerável na alavanca.

Outro detalhe: quando forço BEEEEEEM o pé esquerdo na embreagem, eu noto também que a dificuldade cai quase pela metade.

Será embreagem ou trambulador?

Se for o trambulador, já até comprei o kit de reparos vendido na net (na GM somente o trambulador completo). Como não deixo mecânico por a mão em acabamento, se tiver que trocar, serei eu mesmo.


Se alguém me der uma luz, ficarei grato!!

Abraço a todos!
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Re: Dificuldade de engate: trambulador ou embreagem? F23

por Alcir Andreoni » 18 Set 2014, 16:20

Acho que você matou a charada, quando informou que pisando bem fundo alivia! :47:
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Re: Dificuldade de engate: trambulador ou embreagem? F23

por bruno2000 » 18 Set 2014, 16:23

Alcir Andreoni escreveu:Acho que você matou a charada, quando informou que pisando bem fundo alivia! :47:



Então Alcir...mas na verdade, qualquer carro/câmbio, quando pisamos fundo, o atuador hidráulico trabalha melhor mesmo.

A minha dúvida é: será que a parte 'ruim' do engate está relacionada ao kit de embreagem gasto ou ao trambulador?

Afinal, o trambulador tem pouquíssima folga e a embreagem ainda não deu sinais de desgaste, a não ser pelo pedal alto...entendeu?

Queria mexer em apenas uma coisa e resolver de fato. Já olhei o kit de embreagem e já deixei até 'combinado' com o mecânico...e já comprei até o kit de reparo também...mas fazer uma coisa só é melhor do que fazer tudo.
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Re: Dificuldade de engate: trambulador ou embreagem? F23

por Alcir Andreoni » 18 Set 2014, 16:28

bruno2000 escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Acho que você matou a charada, quando informou que pisando bem fundo alivia! :47:



Então Alcir...mas na verdade, qualquer carro/câmbio, quando pisamos fundo, o atuador hidráulico trabalha melhor mesmo.

A minha dúvida é: será que a parte 'ruim' do engate está relacionada ao kit de embreagem gasto ou ao trambulador?

Afinal, o trambulador tem pouquíssima folga e a embreagem ainda não deu sinais de desgaste, a não ser pelo pedal alto...entendeu?

Queria mexer em apenas uma coisa e resolver de fato. Já olhei o kit de embreagem e já deixei até 'combinado' com o mecânico...e já comprei até o kit de reparo também...mas fazer uma coisa só é melhor do que fazer tudo.

Entendi seu ponto de vista!

Antes de comprar meu Elegance preto eu fui ver um cinza mecânico e não gostei dos engates do carro, por essa razão comprei o automático.

Difícil sua decisão, assim é melhor esperar pelos experts no assunto! :88:
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Re: Dificuldade de engate: trambulador ou embreagem? F23

por Almeidão » 19 Set 2014, 08:57

Se for o trambulador, a marcha não fica dura, ela fica desviando ou seja voce passa uma segunda e entra uma quarta. Passa uma quinta e entra uma terceira> Isto para o trambulador de cabos de aço que é o seu caso.

Já o reparo que voce comprou, não será grande coisas porque pouco se vende separados deste cambio no paralelo.

Acredito que seja embeagem gasta mesmo, mas um especialisata olhando de perto, fazendo uma nova sangria para ver se melhora poderá dar uma melhor informação.

Faça a sangria da embreagem antes de tudo.

Sds
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Re: Dificuldade de engate: trambulador ou embreagem? F23

por bruno2000 » 19 Set 2014, 16:11

Valeu pelo retorno pessoal.

Hoje fui a uma ccs GM e tive uma ótima notícia.

O mecânico olhou, testou, andou, retirou a coifa e depois de trocar ideia com outro mecânico, chegaram conclusão de que é realmente no trambulador. Até aqui nada de boa notícia, pois um novo custa mais de mil reais.

Porém ele me mostrou que quando puxo a alavanca pra esquerda para acionar a 1a e a 2a, ela vai mais do que deveria, ocasionando esta dificuldade...então ele mostrou que quando puxo menos que o máximo, o engate ocorre sem problemas.

Segundo ele, existe uma 'regulagem' deste trambulador, ao custo de 150 reais...a princípio não acreditei muito, pois nunca vi nada sobre, mas ele disse que este sistema de engate é o mesmo do onix e novo prisma(vou pesquisar isso) e que eles já fizeram antes.

Me disse ainda que a embreagem não está ruim e que apenas está mais dura e alta do que uma nova, mas sem sinais da necessidade de troca.

Questionei se realmente resolveria, ele me garantiu que sim.

Ainda não agendei o serviço...vi que é relativamente tranquilo para remover o trambulador...o problema é essa tal regulagem que me falaram.. :47:
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