Alcir Andreoni escreveu:Eu tinha um Astra GLS 99 e resolvi trocar o intermediário do escapamento. Quando troquei ele estava fora de gabarito e pegava no revestimento térmico do assoalho. Eu fazia parte do site da Oficina Brasil.
Os caras recomendaram que eu tirasse o revestimento para não ter o barulho!
Quando eu comprei o Marea, as dicas que os caras passavam eram absurdas até que o ADG falou para eu deixar de seguir os caras e entrar para o Clube do Marea...
Nunca mais consultei ou levei a sério as dicas deles...
Alcir,
Agora eu entendi seu problema com eles...
Existe a publicação técnica chamada Oficina Brasil, e existe um fórum disponibilizado pela oficina brasil...
A publicação técnica da oficina brasil é muito boa.
O forum, contudo, é um terror.
Só tem mexânicos por lá, e não vale a pena ler nada dali sob pena de acabar fazendo uma bela merda.
Aquele forum é o espelho de como no Brasil falta mão de obra especializada...
Os mecânicos bons não colocam informação ali, pois acham que isso é entregar o ouro pro bandido...
Quem aqui nunca viu um mecanico se recusar a informar o que fez pra resolver determinado problema alegando que "vai parar na internet"...
Eu acho isso um baita pensamento retrógrado, maaaas, cada um cada um... penso que internet é a democratização da informação e isso é inevitável.
No forum da oficina brasil só tem mecânico pé de chinelo que vive perguntando coisas básicas, que até nós, meros usuários de carro, sabemos como resolver...
Tem duas bizarrices que já vi por lá que não me esqueço:
- Tópico: vale a pena usar aditivo no radiador.
O cara queria saber se valia a pena usar aditivo...
Teve um que recomendou usar um frasco de detergente no lugar que mantinha o radiador limpo.
Outro falou pra usar um litro só concentrado que dava conta do sistema inteiro...
Outro falou pra usar só radiex concentrado, sem agua! (Santa Mãe de Deus!)
Um falou que não usava nada, pois aditivo não presta...
- Tópico: kadett morrendo na marcha lenta.
Um mecânico estava com um kadett que não firmava marcha lenta...
O cara fez (disse que fez) limpeza de bico, tbi, mediu bomba, viu velas, etc...
Um falou pra medir o TPS (ok, certo).
Outro falou pra colocar uma abraçadeira na mangueira de retorno de combustível pra subir a pressão da bomba (mesmo o autor do tópico dizendo ter testado e estar com a pressão correta).
No curso do tópico, descobriu o autor que o TPS dava sinal de 5% de aceleração com a borboleta totalmente fechada (sinal claro de TPS com as trilhas internas desgastadas).
Ai um mané disse pra ele regular o batente da borboleta (momento de desespero!) até o tps indicar zero.
O trouxa fez isso, por óbvio não resolveu, e ainda por cima, a borboleta tinha travado fechada (é o que acontece quando se mexe ali)...
Enfim, tanta trapalhada pra nada... O autor do tópico devolveu o carro pro cliente dizendo não saber como resolver...
Imagino a cara do dono do carro... O carro sem funcionar, com borboleta travada...
Por esses e outros motivos, EU NÃO DEIXO MEU CARRO NA MÃO DE MECÂNICO.
Sempre que compro um carro, já vou atras do manual técnico e pronto.
Como disse, mecânico pra mim só serve pra emprestar ferramentas, e pra seguir as ordens que eu der.
Será que foi por esse motivo que eu só tive alegrias com meu antigo peugeot?
Abs!