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Julinho Viol
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Re: TROCANDO A ÁGUA DO SIST ARREFECIMENTO - VÍDEO

por Julinho Viol » 23 Jul 2014, 13:14

fica ai essa dúvida no ar....

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welington2014
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Re: TROCANDO A ÁGUA DO SIST ARREFECIMENTO - VÍDEO

por welington2014 » 23 Jul 2014, 20:43

Eu já realizei esse procedimento postado pelo almeidão citado no video. muito bom :88:
Só precisei comprar um alicate de pressão para retirar aquelas abraçadeiras, procedimento bem simples e tranquilo :105:
[Vectra cd 2.2 16v Auto 2001 138cv]

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Julinho Viol
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Re: TROCANDO A ÁGUA DO SIST ARREFECIMENTO - VÍDEO

por Julinho Viol » 24 Jul 2014, 06:47

e quanto a questão da água, deixou a água da torneira no sistema mesmo?

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Re: TROCANDO A ÁGUA DO SIST ARREFECIMENTO - VÍDEO

por Alcir Andreoni » 24 Jul 2014, 07:23

Julinho Viol escreveu:e quanto a questão da água, deixou a água da torneira no sistema mesmo?

Pode ir tranquilo! :88:
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Julinho Viol
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Re: TROCANDO A ÁGUA DO SIST ARREFECIMENTO - VÍDEO

por Julinho Viol » 24 Jul 2014, 07:46

o cloro não pode causar algum dano?

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Re: TROCANDO A ÁGUA DO SIST ARREFECIMENTO - VÍDEO

por Alcir Andreoni » 24 Jul 2014, 07:52

Julinho Viol escreveu:o cloro não pode causar algum dano?

Pode ir tranquilo, afinal você vai colocar o aditivo de boa qualidade!
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Re: TROCANDO A ÁGUA DO SIST ARREFECIMENTO - VÍDEO

por Almeidão » 24 Jul 2014, 08:15

Julinho Viol escreveu:o cloro não pode causar algum dano?


Julinho, sinceramente eu não tenho tanta certeza sobre o cloro apesar que eu já usei agua com cloro e não aconeceu nada de errado usando um bom aditivo. Hoje uso uma agua aqui da empresa e a mesma vem de uma profundidade de 80 metros, muitos dizem que este tipo de agua tem um grande teor de oxidação, mas isto não acontece no meu carro, funciona normal e sou muito chato e testo a cada dois anos e a vazão é sempre a mesma. O Aditivo que uso é para 5 anos e sempre troco com 2 anos, afinal troco a bomba também em 2 anos.

Sobre sua dúvida em usar a agua desmineralizada, eu já havia comentado que é impossivel trocar a agua que está lá e ficar somente desmineralizada porque é impossivel zerar ali sem desmontar tudo. Disse que gastar dinheiro com esta agua é jogar dinheiro fora a não ser se o cara for aquele bem mais louco que eu e comprar uns 30 litros. Neste caso depois da limpeza feita, usar um local alto com um reservatório tipo um tambor, colocar uma mangueira e deixar ela descer empurrando para fora a que tem lá dentro e assim fazer no radiador e também no radiador do ar quente. Pode ter certeza que funciona assim, mas não vejo necessidade para isto e nem vejo necessidade de colocar esta agua se não for deste jeito.

Julinho, mesmo sabendo disto ainda tem gente que compra esta agua.

Uma coisa é certa, nunca use agua mineral e nunca use aditivo desconhecidos, use os que informam aqui e o mais conhecido é o Bardahl e sempre organico, Pa\ra o Vectra use 2,8 litros, não atrapalha em nada se colocar os 3 litros.
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Re: TROCANDO A ÁGUA DO SIST ARREFECIMENTO - VÍDEO

por Thiago Menezes » 24 Jul 2014, 09:07

Foi o que eu fiz no meu sistema, seguindo as dicas do mestre Almeidão usei água da torneira e bardalh rad cool longe life três litros de aditivo e 4 de água e ponto final. Daqui a dois anos nova troca :88:
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Re: TROCANDO A ÁGUA DO SIST ARREFECIMENTO - VÍDEO

por Alez » 24 Jul 2014, 09:37

Almeidão escreveu:
Uma coisa é certa, nunca use agua mineral e nunca use aditivo desconhecidos, use os que informam aqui e o mais conhecido é o Bardahl e sempre organico, Pa\ra o Vectra use 2,8 litros, não atrapalha em nada se colocar os 3 litros.


Isso eu mesmo pude comprovar da pior maneira que existe!

Coloquei aditivo desconhecido quando fiz o reparo no radiador do carro e pow... junta do cabeçote foi pro espaço em 150 quilômetros rodados.

Por causa de R$ 50,00 a mais ou menos, tomei uma ré de mais de R$ 1.000,00 no reparo do cabeçote.

Tive de vender até o DVD Pioneer.

Pior é que eu já tô cansado de ser burro... Pqp.

:23:

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Julinho Viol
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Re: TROCANDO A ÁGUA DO SIST ARREFECIMENTO - VÍDEO

por Julinho Viol » 24 Jul 2014, 10:12

o que me dizem do Paraflu, pra mim é mais fácil achar esse do que Bardhal e ou Havoline, sempre ouvi dizer que o Paraflu é considerado dos top, é concentrado, a base de monoetilenogicol e orgânico

PS: pra quem tinha a mesma dúvida que tive, qual a diferença de orgânico e inorgânico

Aditivo orgânico

O aditivo orgânico é desenvolvido através de materiais orgânicos – OAT (Organic Acid Technology), ou seja, de origem natural. Este tipo de aditivo deve atender a norma NBR 15297, que regula o desenvolvimento e fabricação de aditivos do tipo coolants orgânicos concentrados. Segundo a ABNT, o objetivo desta norma é:

Especificar os requisitos exigíveis e os ensaios para determinação das características dos líquidos de arrefecimento concentrados tipo orgânico à base de monoetilenoglicol, destinados à preparação da solução refrigerante que, por sua vez, deve promover o arrefecimento do motor endotérmico e conferir proteção adequada contra congelamento, fervura, cavitação e corrosão.

O aditivo orgânico é mais durável do que o sintético, além disso, por serem de origem orgânica, são biodegradáveis. Ou seja, são deteriorados naturalmente, não oferecendo riscos de contaminação ao meio ambiente.

Aditivo inorgânico ou sintético

Aditivo de radiadorAo contrário do orgânico, o inorgânico é sintético, ou seja, completamente desenvolvido em laboratório, assim como acontece com o óleo sintético e o mineral. Enquanto um é proveniente de substâncias naturais, o outro é desenvolvido em laboratório, o sintético.

O aditivo inorgânico costuma ter uma vida útil menor que o orgânico. Além disso, seu descarte na natureza pode causar contaminação por substâncias que podem trazer prejuízos ao meio ambiente.

Este tipo de aditivo deve atender a norma NBR 13705. Segundo a ABNT, o objetivo desta norma é:

Esta Norma especifica os requisitos e os métodos de ensaio para a determinação das características dos aditivos concentrados dos tipos monoetilenoglicol e monopropilenoglicol, tipos A e B, destinados à preparação da solução refrigerante, que por sua vez deve promover o arrefecimento do motor endotérmico e conferir proteção adequada contra o congelamento, fervura, cavitação e corrosão.

Tanto o aditivo orgânico quanto o inorgânico podem ser encontrados em diversas cores, como azul, vermelho, verde, rosa, laranja ou amarelo. Na verdade, essa mistura de cores causa muita confusão na cabeça de muitos donos de carros e até mesmo de mecânicos.

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Re: TROCANDO A ÁGUA DO SIST ARREFECIMENTO - VÍDEO

por Alcir Andreoni » 24 Jul 2014, 10:31

Aditivo de radiador somente orgânico! :88:
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Re: TROCANDO A ÁGUA DO SIST ARREFECIMENTO - VÍDEO

por Julinho Viol » 24 Jul 2014, 11:03

Alcir Andreoni escreveu:Aditivo de radiador somente orgânico! :88:


isso eu sei, até por que já pesquisei e depois de tudo que li seria um tapado se colocasse um inorgânico, :6:

porém minha pergunta ai ficou no ar
"o que me dizem do Paraflu, pra mim é mais fácil achar esse do que Bardhal e ou Havoline, sempre ouvi dizer que o Paraflu é considerado dos top, é concentrado, a base de monoetilenogicol e orgânico"

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Re: TROCANDO A ÁGUA DO SIST ARREFECIMENTO - VÍDEO

por Alcir Andreoni » 24 Jul 2014, 11:18

Então pode ir tranquilo, mas é o Paraflu de embalgem escura, né?

Você já chegou a ver o preço do AC Delco solução pronta para uso ou o concentrado em CSS? :47:
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Re: TROCANDO A ÁGUA DO SIST ARREFECIMENTO - VÍDEO

por Julinho Viol » 24 Jul 2014, 12:57

Esse aqui, Paraflu UP, esse é orgânico, utilizado pela Fiat desde 2007

http://flcf.onion.it/commonfile/POR/pdf ... at_POR.pdf

O paraflu 11 é inorgânico
http://ig.vrum.com.br/app/noticia/notic ... onde.shtml

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Re: TROCANDO A ÁGUA DO SIST ARREFECIMENTO - VÍDEO

por Alcir Andreoni » 24 Jul 2014, 13:03

Julinho Viol escreveu:Esse aqui, Paraflu UP, esse é orgânico, utilizado pela Fiat desde 2007

http://flcf.onion.it/commonfile/POR/pdf ... at_POR.pdf

O paraflu 11 é inorgânico
http://ig.vrum.com.br/app/noticia/notic ... onde.shtml

Neste caso você precisa comprar 3,5l. :76:
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Re: TROCANDO A ÁGUA DO SIST ARREFECIMENTO - VÍDEO

por Julinho Viol » 24 Jul 2014, 13:06

pra que 3,5l se ele é concentrado?
Como o Almeidão disse são 2,8l mas pode colocar 3

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Re: TROCANDO A ÁGUA DO SIST ARREFECIMENTO - VÍDEO

por Alcir Andreoni » 24 Jul 2014, 14:47

Julinho Viol escreveu:pra que 3,5l se ele é concentrado?
Como o Almeidão disse são 2,8l mas pode colocar 3

O próprio link que você mandou, recomenda... :52:
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Re: TROCANDO A ÁGUA DO SIST ARREFECIMENTO - VÍDEO

por Julinho Viol » 24 Jul 2014, 14:57

vixi, a idade chegou mesmo, eu não quero ficar assim não heim

CONSELHOS DE UTILIZAÇÃO
Para uma adequada utilização do produto, devem se seguir as recomendações dos Fabricantes.
Ao reabastecer, de forma a repor o nível de fluido, o produto deve ser misturado com água a 50%.
Não utilize o produto concentrado.


Ou seja, só é pra usar em 50/50 caso vá completar

:38: :52:

E neste trecho aqui está explicando que quando misturado 50/50 ele vai agir dessa forma, não que é pra ser feito dessa forma.

CARACTERÍSTICAS
Os avançados testes laboratoriais rigorosos realizados pela PLI demonstram que o PARAFLU UP satisfaz todos os requisitos, inclusive em condições de funcionamento extremas. Quando misturado com água a 50%, o PARAFLU UP
permite:
A manutenção das características protectoras dos agentes inibidores.
Remoção óptima de calor da câmara de combustão do motor.
A máxima protecção contra: -
Cavitação e descargas eléctricas;
Congelamento (temperaturas exteriores até 40° C);
Formação de calcário;
Ebulição nos períodos quentes, situações de trânsito, viagens na cidade (temperatura do circuito até +125°C);
Dilatação excessiva dos elementos de borracha e plástico no circuito;
Formação de depósitos no circuito, inclusive em condições de exercício exagerado.

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Re: TROCANDO A ÁGUA DO SIST ARREFECIMENTO - VÍDEO

por Alcir Andreoni » 24 Jul 2014, 15:07

Julinho Viol escreveu:vixi, a idade chegou mesmo, eu não quero ficar assim não heim

CONSELHOS DE UTILIZAÇÃO
Para uma adequada utilização do produto, devem se seguir as recomendações dos Fabricantes.
Ao reabastecer, de forma a repor o nível de fluido, o produto deve ser misturado com água a 50%.
Não utilize o produto concentrado.


Ou seja, só é pra usar em 50/50 caso vá completar

:38: :52:

E neste trecho aqui está explicando que quando misturado 50/50 ele vai agir dessa forma, não que é pra ser feito dessa forma.

CARACTERÍSTICAS
Os avançados testes laboratoriais rigorosos realizados pela PLI demonstram que o PARAFLU UP satisfaz todos os requisitos, inclusive em condições de funcionamento extremas. Quando misturado com água a 50%, o PARAFLU UP
permite:
A manutenção das características protectoras dos agentes inibidores.
Remoção óptima de calor da câmara de combustão do motor.
A máxima protecção contra: -
Cavitação e descargas eléctricas;
Congelamento (temperaturas exteriores até 40° C);
Formação de calcário;
Ebulição nos períodos quentes, situações de trânsito, viagens na cidade (temperatura do circuito até +125°C);
Dilatação excessiva dos elementos de borracha e plástico no circuito;
Formação de depósitos no circuito, inclusive em condições de exercício exagerado.

Tá jovenzinho!

Não é só repondo, tem que fazer a solução dele a 50% ou não ficou claro na descrição do produto.

Feito dessa forma, quando você for repor deve repor na mesma proporção! :52:
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Re: TROCANDO A ÁGUA DO SIST ARREFECIMENTO - VÍDEO

por Thiago Menezes » 24 Jul 2014, 15:08

Julio

Esse Paraflu eu não conheço, algumas oficinas utilizam ele e recomenda! Eu fui de Bardalh Rad Cool Long Life Concentrado, pelo fato de está com dificuldade de achar o Havoline até na internet, daí eu comprei 3 litros do concentrado da Bardalh no mercado livre, chegou tudo certinho, alias a maioria das coisas eu compro tudo pelo mercado livre.

Quanto a proporção, seu sistema tem 7 litros se for usar o AcDelco diluído é só comprar a quantidade, até porque você não vai colocar tudo, pois tem que levar em consideração a água que fica presa no bloco certo? Já o concentrado a solução é 30 a 50% de aditivo, portanto eu comprei 3 litros e coloquei os 3 litros e completei com água.

Abraços!
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