Bruno,
Te entendo perfeitamente!
Passei por isso com o meu.
Desde que o vectra challenge foi lançado (2001) eu desejei muito ter um.
Por questões financeiras, não consegui comprar logo quando foi lançado, mas 11 anos depois eu encontrei um em ótimo estado, com pouquíssimas coisas pra fazer.
Não pensei duas vezes.
Quando comprei o meu, eu estava a procura de um carro mais novo, pra evitar dores de cabeça com manutenção, etc, pois seria único carro até então.
Só que quando eu achei o meu, que estava com 75mil km rodados, único dono (funcionário da GM), com todas as revisões feitas (e bem feitas), foi amor à primeira vista.
Haviam alguns detalhes típicos de carro usado, como alguns riscos, pneus gastos, entre outras coisas.
Paguei nele um valor pouco acima da FIPE, dado o estado de conservação.
Embora estivesse muito bonito, logo em seguida mandei para um mecânico amigo meu desmontar o carro e trocar tudo que estivesse desgastado, de maneira a deixar o carro "zero" de novo.
Nessa brincadeira, entre mão de obra e peças, eu passei dos R$ 6.000,00, pois tbm sofro do padrão de qualidade Janderson/Arquiteto.
Alguns disseram que eu sou louco, besta, entre outros "elogios"...
Sugeriram que eu comprasse um celtinha 0km, por ser "mais negócio"...
Tasquei o dane-se e fiz o que eu quis.
Mas quer saber de uma coisa? Todo mundo que falou mal paga o maior pau pro meu carro!
E muitos que andaram comigo nele hoje dizem: "É, vc tava certo..."
Valeu cada centavo gasto. Tenho um carro com mais de 12 anos de uso, em estado de 0km!
Alias, tem muito carro 0km que tem um monte de defeito que o meu "velhinho" não tem...
Se for pra ser seu segundo carro então, aconselho comprar sem dó!
Pra não pesar no bolso, vai arrumando aos poucos. Fica até divertido no final das contas!
Começa pelo motor/cambio, passa pela suspensão/freios e termina com a parte estética (funilaria/acessórios).
Onde vou com o meu carro fica todo mundo olhando, pois já esta difícil ver um vectra B bem conservado...
Eu uso o meu para todas as necessidades.
Embora não faça uso diário (uso transporte publico), uso todos os finais de semana e quando preciso viajar a trabalho.
O carro só me dá alegria! Só vou deixar de usar como único carro no dia em que as peças ficarem difíceis de serem encontradas.
Sobre seguro, só cotando mesmo. Cada perfil tem um preço.
Mas não se preocupe, os CD e GLS são fáceis de segurar... O que pega são os GSi e Challenge, pois a seguradora considera esportivo.
No pior das hipóteses, rastreador com seguro roubo/furto nele! Fica por volta de R$ 100,00 ao mês.
Sobre o custo, pode considerar, por baixo, o preço do carro + 40%.
Sobre o air-bag, eu não mexeria com isso. A instalação deve ser facil, mas os custos talvez não valham.
Se faz tanta questão, procura um que já tenha o opcional.
Abs e boa sorte!