O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BLimpeza de arrefecimento - Vectra B

174 mensagens
Avatar do usuário
Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1173
Registrado em: 02 Ago 2013, 23:29
Nome Completo: bruno c
Cidade: Acapuco
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Limpeza de arrefecimento

por Bruno Cesário » 07 Mai 2014, 16:37

thiago.onacto escreveu:
Adriano cruz escreveu:
thiago.onacto escreveu:Não pessoal acho que não entenderam, acredito que o Alcir disse achar um exagero referente ao comentário do Bruno lá no inicio sobre o carro ter mais de 10 anos de uso e se colocar aditivo vai sair aditivo pra tudo qualquer lado, arrebentar daqui ou dali etc.

boa thiago, pelo menos você entendeu. O que o bruno disse lá no início é a mais pura realidade do que pode acontecer.


Então pode e não pode acontecer entendeu? Vai depender da forma que o sistema vai está. O Alcir achou exagero a respeito disso, condenar o sistema só pelo fato dos anos de uso, que como eu disse vai depender do estado do mesmo. :88:

Isso isso isso...vai depender, pois ele não mostrou como o sistema está, mas se estiver com a coloração de ferrugem e outros indícios de sujeira, bem provável vazar líquido pra tudo que é lado, independente se o carro tem 10 anos ou 10 meses. E tem aditivo ae na praça tbm que é igual ou pior que usar só água cheia de cloro.
Eu agora tenho mais medo de não usar aditivo certo e na proporção certa do que usar um óleo meia boca...pelo menos o óleo meia boca vai lubrificar o sistema por pouco tempo etc.kkkkk
:52:

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Limpeza de arrefecimento

por Ricardo Crispim » 07 Mai 2014, 17:10

[quote="Bruno Cesário"]
Isso isso isso...vai depender, pois ele não mostrou como o sistema está, mas se estiver com a coloração de ferrugem e outros indícios de sujeira, bem provável vazar líquido pra tudo que é lado, independente se o carro tem 10 anos ou 10 meses. E tem aditivo ae na praça tbm que é igual ou pior que usar só água cheia de cloro.
Eu agora tenho mais medo de não usar aditivo certo e na proporção certa do que usar um óleo meia boca...pelo menos o óleo meia boca vai lubrificar o sistema por pouco tempo etc.kkkkk[/quote

Em parte você está certo, sobre certos aditivos no mercado e tema recorrente aqui no fóirum.
Sobre a lubrificação, a maioria tem de entender que sistema de lubrificação está diretamente atrelado ao sistema de arrefecimento e vice versa...
Acredite, um óleo inferior não vai ajudar ao sistema de arrefecimento, fazendo com que ele fique sobrecarregado, então o motor trabalhará mais quente que o projetado e o resultado pode ser até pistões arrenhados, etc..

Forte abraço!!!!!!!!!!!!

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Limpeza de arrefecimento

por Adriano cruz » 08 Mai 2014, 04:04

O que eu vou dizer agora pode não ser interessante pra ninguém mas é o que acontece com meu CHALLENGE e talvez seja válido comentar. Quando comprei o carro vi que os antigos donos não cuidavam do arrefecimento. Fiz a limpeza do sistema(que demorou mais de um ano) e troquei a válvula termostática(que ainda era original) por outra original Gm 90501699 e coloquei um aditivo barato mesmo pra ir limpando e usava óleo 20w50 mineral. O ponteiro de temperatura normalmente as vezes chegava em 90. Depois da retífica em dezembro de 2012 passei a utilizar o mesmo óleo dos motores ECOTEC 5w30 DEXOS 1(98550154) e coloque o HAVOLINE XLC LONG LIFE 50/50 PRONTO PRA USO(frasco preto), fiz alguns enxágues com ele até ter certeza de que iria ficar 100% perfeito de todo o líquido de arrefecimento puro, pesou no bolso, mas os resultado que eu tenho são o seguinte:
*Na partida a frio: Andando suavemente demora uns 3~4 minutos para sair da faixa azul.
*Em rodovia sem A/C independente da temperatura ambiente: Nunca chega em 80 e não cai para faixa azul.
*Em rodovia com A/C independente da temperatura ambiente: Demora uns 10 minutos pra ficar entre 80~85.
*No anda e para do trânsito com e sem A/C: fica entre 80~88
*No trânsito parado mesmo com A/C já ficou abaixo de 80 uma vez que eu me lembro.
OBS.: O marcador nunca mais chegou em 90, depois que eu passei a trocar o lubrificante e o líquido de arrefecimento, e isso é porque eu ando em todo canto aqui pelo Nordeste. Abraços.

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Limpeza de arrefecimento

por Alez » 08 Mai 2014, 08:58

Passei lá no mecânico que cuida desse carro e ele me falou que tá normal.

E que para este carro sem cebolão tem que ser a termostática 87º mesmo.

Como comprei a peça dele e ele deu dupla garantia vou ficar tranquilo. Se der merda ele já sabe que vou encher o saco dele!

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Limpeza de arrefecimento

por Alez » 08 Mai 2014, 09:04

Adriano cruz escreveu:O que eu vou dizer agora pode não ser interessante pra ninguém mas é o que acontece com meu CHALLENGE e talvez seja válido comentar. Quando comprei o carro vi que os antigos donos não cuidavam do arrefecimento.

Fiz a limpeza do sistema(que demorou mais de um ano) e troquei a válvula termostática(que ainda era original) por outra original Gm 90501699 e coloquei um aditivo barato mesmo pra ir limpando e usava óleo 20w50 mineral. O ponteiro de temperatura normalmente as vezes chegava em 90.

Depois da retífica em dezembro de 2012 passei a utilizar o mesmo óleo dos motores ECOTEC 5w30 DEXOS 1(98550154) e coloque o HAVOLINE XLC LONG LIFE 50/50 PRONTO PRA USO(frasco preto), fiz alguns enxágues com ele até ter certeza de que iria ficar 100% perfeito de todo o líquido de arrefecimento puro, pesou no bolso, mas os resultado que eu tenho são o seguinte:
*Na partida a frio: Andando suavemente demora uns 3~4 minutos para sair da faixa azul.
*Em rodovia sem A/C independente da temperatura ambiente: Nunca chega em 80 e não cai para faixa azul.
*Em rodovia com A/C independente da temperatura ambiente: Demora uns 10 minutos pra ficar entre 80~85.
*No anda e para do trânsito com e sem A/C: fica entre 80~88
*No trânsito parado mesmo com A/C já ficou abaixo de 80 uma vez que eu me lembro.

Observações: O marcador nunca mais chegou em 90, depois que eu passei a trocar o lubrificante e o líquido de arrefecimento, e isso é porque eu ando em todo canto aqui pelo Nordeste. Abraços.


Excelente resultado amigo! Mas e o ADG falou que tem que trabalhar mais quente que é melhor. Aí que complica e me causa dúvidas como está do tópico.

O mecânico nem comentou que podia utilizar outro óleo após retífica no cabeçote.

Mantive o 20W50 Castrol GTX. E vou trocar a cada 5milkm.

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Limpeza de arrefecimento

por Thiago Menezes » 08 Mai 2014, 09:17

Alez escreveu:Passei lá no mecânico que cuida desse carro e ele me falou que tá normal.

E que para este carro sem cebolão tem que ser a termostática 87º mesmo.

Como comprei a peça dele e ele deu dupla garantia vou ficar tranquilo. Se der merda ele já sabe que vou encher o saco dele!


Mas a válvula termostática do seu carro não é a 82º? :47:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Limpeza de arrefecimento

por Alez » 08 Mai 2014, 09:27

thiago.onacto escreveu:
Alez escreveu:Passei lá no mecânico que cuida desse carro e ele me falou que tá normal.

E que para este carro sem cebolão tem que ser a termostática 87º mesmo.

Como comprei a peça dele e ele deu dupla garantia vou ficar tranquilo. Se der merda ele já sabe que vou encher o saco dele!


Mas a válvula termostática do seu carro não é a 82º? :47:


Ele me assegurou que para o carro que não tem cebolão, meu caso.

87º mesmo.

leandrofviana
GL Member
GL Member
Mensagens: 144
Registrado em: 03 Jan 2014, 09:18
Nome Completo: leandro ferreira viana
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Limpeza de arrefecimento

por leandrofviana » 08 Mai 2014, 10:33

Galera, aproveitando o tópico meu carro fica a maior parte da tempertura abaixo de 80 quando estou andando na pista em dia de sol sem ar. Fica ali um pouco acima daquela área de traços azuis. Isso faz com com que ele consuma mais mesmo que no GNV? Ele fica boa parte do tempo com a ventoinha armada na velocidade forte.

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Limpeza de arrefecimento

por Adriano cruz » 08 Mai 2014, 19:22

Alez escreveu:
Adriano cruz escreveu:O que eu vou dizer agora pode não ser interessante pra ninguém mas é o que acontece com meu CHALLENGE e talvez seja válido comentar. Quando comprei o carro vi que os antigos donos não cuidavam do arrefecimento.

Fiz a limpeza do sistema(que demorou mais de um ano) e troquei a válvula termostática(que ainda era original) por outra original Gm 90501699 e coloquei um aditivo barato mesmo pra ir limpando e usava óleo 20w50 mineral. O ponteiro de temperatura normalmente as vezes chegava em 90.

Depois da retífica em dezembro de 2012 passei a utilizar o mesmo óleo dos motores ECOTEC 5w30 DEXOS 1(98550154) e coloque o HAVOLINE XLC LONG LIFE 50/50 PRONTO PRA USO(frasco preto), fiz alguns enxágues com ele até ter certeza de que iria ficar 100% perfeito de todo o líquido de arrefecimento puro, pesou no bolso, mas os resultado que eu tenho são o seguinte:
*Na partida a frio: Andando suavemente demora uns 3~4 minutos para sair da faixa azul.
*Em rodovia sem A/C independente da temperatura ambiente: Nunca chega em 80 e não cai para faixa azul.
*Em rodovia com A/C independente da temperatura ambiente: Demora uns 10 minutos pra ficar entre 80~85.
*No anda e para do trânsito com e sem A/C: fica entre 80~88
*No trânsito parado mesmo com A/C já ficou abaixo de 80 uma vez que eu me lembro.

Observações: O marcador nunca mais chegou em 90, depois que eu passei a trocar o lubrificante e o líquido de arrefecimento, e isso é porque eu ando em todo canto aqui pelo Nordeste. Abraços.


Excelente resultado amigo! Mas e o ADG falou que tem que trabalhar mais quente que é melhor. Aí que complica e me causa dúvidas como está do tópico.

O mecânico nem comentou que podia utilizar outro óleo após retífica no cabeçote.

Mantive o 20W50 Castrol GTX. E vou trocar a cada 5milkm.


O ADG está certo sobre quanto mais quente melhor, porque um motor nada mais é do que uma máquina térmica, e como máquina térmica quanto mais quente trabalhar melhor será,"SÓ QUE" existem limites de temperatura em que os metais devem trabalhar para não comprometer a durabilidade do conjunto, ou seja, no projeto do motor a engenharia vai definir em que faixa ideal de temperatura se deve trabalhar. EX.: vamos supor que nossos motores GM podem trabalhar em até 95 graus já os motores FIRE da FIAT ou DURATEC da FORD talvez trabalhem em 100 graus, porque são projetos diferentes com ligas de metais diferentes e com folgas diferentes. Então para se chegar na temperatura ideal o mais rápido possível e se manter nessa faixa é usado a termostática. OBS.: Quando o ponteiro sair da faixa azul o motor já está na faixa ideal de temperatura, não tem nada a ver não em querer essa de ver o motor mais quente do que isso direto. Se passou do azul já tá beleza. Tem carro que fica direto em 90 em rodovia ou trânsito ex.: vw, por isso que eu gosto do marcador do Vectra porque ele varia informando melhor ao motorista quando está mais quente ou não. :102:

Avatar do usuário
Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1173
Registrado em: 02 Ago 2013, 23:29
Nome Completo: bruno c
Cidade: Acapuco
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Limpeza de arrefecimento

por Bruno Cesário » 08 Mai 2014, 19:45

leandrofviana escreveu:Galera, aproveitando o tópico meu carro fica a maior parte da tempertura abaixo de 80 quando estou andando na pista em dia de sol sem ar. Fica ali um pouco acima daquela área de traços azuis. Isso faz com com que ele consuma mais mesmo que no GNV? Ele fica boa parte do tempo com a ventoinha armada na velocidade forte.

Se a temperatura só fica no azul andando na cidade, VT travada aberta.

Não é pq seu carro tem GNV que ele não vai beber mais se houver um problema no motor, vai consumir mais gás sim.

Se a ventoinha está armando a maior parte do tempo mesmo com o marcador de temperatura no azul, painel com pane, ou ventoinhas com defeito...a menos que vc esteja ligando o ac, aí independente da temperatura do motor elas vão ser acionadas.
:52:

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Limpeza de arrefecimento

por Thiago Menezes » 09 Mai 2014, 07:44

leandrofviana escreveu:Galera, aproveitando o tópico meu carro fica a maior parte da tempertura abaixo de 80 quando estou andando na pista em dia de sol sem ar. Fica ali um pouco acima daquela área de traços azuis. Isso faz com com que ele consuma mais mesmo que no GNV? Ele fica boa parte do tempo com a ventoinha armada na velocidade forte.


1º Quanto a temperatura ficar um pouco mais baixa na estrada do que relativamente aparece em um trânsito urbano é normal, carro mais solto a tendência é a temperatura cair mesmo.

2º Sobre o consumo do GNV, se seu carro está com algum problema em relação ao consumo estando ele na gasolina ou no GNV será a mesma coisa, a não ser que seu problema seja indiferente entre gasolina/gnv.

3º Se a temperatura está baixa e a ventoinha está armando algo de errado está acontecendo, pois elas só armam com elevação da temperatura normal de trabalho do motor, se a temperatura está baixa não tem o porque da mesma aramar. Pode ser que seu marcador de temperatura esteja com problema ou a ventoinha é um caso de se estudar onde é o problema.

Como está o líquido de arrefecimento? Tudo em dia?
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

leandrofviana
GL Member
GL Member
Mensagens: 144
Registrado em: 03 Jan 2014, 09:18
Nome Completo: leandro ferreira viana
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Limpeza de arrefecimento

por leandrofviana » 09 Mai 2014, 08:01

Então, eu reparo que mesmo estando ali um pouco acima do azul a ventoinha está armada. Dificilmente ela desarma com o carro ligado. Acredito que o marcador do painel esteja certo pois quando ligo o carro ele está no nivel minimo e vai subindo aos poucos conforme tempo de funcionamento. Sobre o liquido de arrefecimento estão em dia, foram trocados a algum tempo mas estão ok. Eu queria aproveitar e dar uma geral nestes sensores ai. O que eu tenho que trocar e quais as especificações? Tenho que trocar cebolão e válvula termostática? Vejo pessoal falando que este carro com gnv andando de leve faz 170, 180 km com gnv de 16m3 e o meu ta fazendo 110, 120 no maximo... Algo de errado existe.

leandrofviana
GL Member
GL Member
Mensagens: 144
Registrado em: 03 Jan 2014, 09:18
Nome Completo: leandro ferreira viana
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Limpeza de arrefecimento

por leandrofviana » 09 Mai 2014, 08:05

Chego a imaginar que a valvula termostática ou o cebolão que estão no meu carro são errados ou já estão com problema. Por isso penso logo em trocar os dois. Melhor trocar do que perder meu motor em uma falha deles.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Limpeza de arrefecimento

por Almeidão » 09 Mai 2014, 08:54

Li alguma coisa, mas não li tudo porque estou sem tempo e tenho que escrever muito, vamos a contradição:

1 - Valvula termostática correta abriu, não fecha mais enquento o carro estiver ligado ou quente, isto porque a
temperatura quando sai do azul e encosta no traço branco, pouco antes disto ela já abre. Então saiba que se ela
for a VT correta ela não fechará mais enquanto o carro estiver ligado.

2 - Se a valvula for errada ou seja uma valvula com grau mais alto, mesmo ela abrindo tarde ela também não fechará,
mas ficará parte fechada ou seja meio aberta e atrapalhando a passagem como se tivesse o radiador entupido e
assim aumentando a temperatura dele a cada minutos. Tem muitos carros assim, principalmente aqueles deixados
para os mexanicos resoverem e muitos trocam o radiador e o problema é a VT. Por isto que antes de todos os
gastos, devemos primeiro testar ele sem a VT e se isto for o problema, bastará colocar a correta e logo será sanado.

3 - O carro saiu do azul e chegou na linha dos 80º já está apto a funcionar e com a temperatura ideal de
funcionamento, ele não precisa estar mais quente que isto para ser melhor ou mais economico afinal o sensor de
temperatura da agua não tem tanta variação assim para informar que o carro será mais economico agora porque
estamos em 100º, e logo estamos bebendo um pouquinho a mais porque estamos em 90º. Nada disto e muito ao
contrário disto temso o IDEAL, ou seja muito quente não é ruim somente para o motore e componentes dele e sim
para o consumo também. Quando ultrapassamos a temperatura dele e logo desligamos ele não funciona mais, pena
que isto acontece depois que voce desliga, porque se ele morresse antes, pelo menos defenderia o motor. Muitas
vezes voce pode desligar seu carro bem quente e ir para Shop e nem percebe que se fosse ligar ele outra vez ele
não ligaria por estar quente demais.

4 - Não gosto de opnar sobre o GNV, mas este combustível é bem mais frio que a Gasloina, tende o carro ficar mais
frio usando ele.

5 - Aqui mesmo neste tópico eu comententei que prefiro o cebolão ao novo sistema, isto poque o cebolão quando
estraga, primeiro fica um tempo ligado direto e não deixa a temperatura subir, logo depois pára de vez e ferra o
motor. Tem fente ai com este problema, então troque o cebolão em quanto é tempo.

6 - ainda sobre a termostática errada, ela fica meio fechada aumenta a temperatura do carro e a cada vez que a
temperatura atinge um grau mais alto, pior fica a situação da ventoinha que fica funcionando quase que direto e
não baixando a temperatura onde deveria baixar tendo assim um desgaste tambem na parte elétrica e
AUMENTANDO MAIS AINDA O CONSUMO, para o pessoal que diz que a temperatura alta melhora o consumo vai ai
mais uma, a ventoinha ligada o alternardor prende o carro de umA forma que seria como tivesse mais 80 kilos
dentro dele.

Cebolão para o Vectra 760 - Termostática 82º, Se trocar e não colocar estas medidas é pagar e continuar com o problema.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Limpeza de arrefecimento

por Thiago Menezes » 09 Mai 2014, 09:02

Sim existe a possibilidade de ser o sensor também, mas se seu carro não está com problema no marcador e o problema estiver no sensor ele vai te dar a relação de temperatura errada.

Sobre o GNV isso depende você diz esse consumo na estrada ou cidade? A economia do GNV vai depender do seu pé, se você exige muito do seu carro o consumo será maior do quem anda no sapato, eu por exemplo ando as vezes no sapato e as vezes exigindo um pouco mais do carro isso na cidade, se eu ficar no sapato por exemplo o carro está com 92 km rodados e ainda estou com uma bolinha de gnv e o meu cilindro é de 15 metros cúbicos e só entrou no dia 14 não encheu completamente pois está calor no dia.

Acredito que se eu continuar no sapato ele fecha em 140 na cidade e o meu é um 2.4 16v AT.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Limpeza de arrefecimento

por Thiago Menezes » 09 Mai 2014, 09:07

Almeidão escreveu:Li alguma coisa, mas não li tudo porque estou sem tempo e tenho que escrever muito, vamos a contradição:

1 - Valvula termostática correta abriu, não fecha mais enquento o carro estiver ligado ou quente, isto porque a
temperatura quando sai do azul e encosta no traço branco, pouco antes disto ela já abre. Então saiba que se ela
for a VT correta ela não fechará mais enquanto o carro estiver ligado.

2 - Se a valvula for errada ou seja uma valvula com grau mais alto, mesmo ela abrindo tarde ela também não fechará,
mas ficará parte fechada ou seja meio aberta e atrapalhando a passagem como se tivesse o radiador entupido e
assim aumentando a temperatura dele a cada minutos. Tem muitos carros assim, principalmente aqueles deixados
para os mexanicos resoverem e muitos trocam o radiador e o problema é a VT. Por isto que antes de todos os
gastos, devemos primeiro testar ele sem a VT e se isto for o problema, bastará colocar a correta e logo será sanado.

3 - O carro saiu do azul e chegou na linha dos 80º já está apto a funcionar e com a temperatura ideal de
funcionamento, ele não precisa estar mais quente que isto para ser melhor ou mais economico afinal o sensor de
temperatura da agua não tem tanta variação assim para informar que o carro será mais economico agora porque
estamos em 100º, e logo estamos bebendo um pouquinho a mais porque estamos em 90º. Nada disto e muito ao
contrário disto temso o IDEAL, ou seja muito quente não é ruim somente para o motore e componentes dele e sim
para o consumo também. Quando ultrapassamos a temperatura dele e logo desligamos ele não funciona mais, pena
que isto acontece depois que voce desliga, porque se ele morresse antes, pelo menos defenderia o motor. Muitas
vezes voce pode desligar seu carro bem quente e ir para Shop e nem percebe que se fosse ligar ele outra vez ele
não ligaria por estar quente demais.

4 - Não gosto de opnar sobre o GNV, mas este combustível é bem mais frio que a Gasloina, tende o carro ficar mais
frio usando ele.

5 - Aqui mesmo neste tópico eu comententei que prefiro o cebolão ao novo sistema, isto poque o cebolão quando
estraga, primeiro fica um tempo ligado direto e não deixa a temperatura subir, logo depois pára de vez e ferra o
motor. Tem fente ai com este problema, então troque o cebolão em quanto é tempo.

6 - ainda sobre a termostática errada, ela fica meio fechada aumenta a temperatura do carro e a cada vez que a
temperatura atinge um grau mais alto, pior fica a situação da ventoinha que fica funcionando quase que direto e
não baixando a temperatura onde deveria baixar tendo assim um desgaste tambem na parte elétrica e
AUMENTANDO MAIS AINDA O CONSUMO, para o pessoal que diz que a temperatura alta melhora o consumo vai ai
mais uma, a ventoinha ligada o alternardor prende o carro de umA forma que seria como tivesse mais 80 kilos
dentro dele.

Cebolão para o Vectra 760 - Termostática 82º, Se trocar e não colocar estas medidas é pagar e continuar com o problema.

Sds


Almeidão só uma pequena correção no seu texto, o GNV é ar comprimido gelado mas mesmo ele sendo frio faz com que o motor trabalhe com uma temperatura mais elevada que a gasolina :88:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

leandrofviana
GL Member
GL Member
Mensagens: 144
Registrado em: 03 Jan 2014, 09:18
Nome Completo: leandro ferreira viana
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Limpeza de arrefecimento

por leandrofviana » 09 Mai 2014, 09:24

Então, sou super fraco nesta questão de arrefecimento. Tive um problema com uma junta universal que o antigo dono colocou no meu carro onde deu passagem de um cilidro pro outro. Troquei e o mecânico ao final falou que estava estranho a ventoinha do meu carro armar cedo e ficar muito tempo armada. Noto isso também, quando ele chega ali pouco depois do azul(quase em cima, acredito que deve ser 76 por ai) ele arma e fica armado direto. Dificil escutar ela desarmar. Quando disse que poderia ser uma valvula errada ou cebolão errado imaginei que existisse um que armasse em temperatura menor (70 por exemplo). Sobre este consumo que citei acima foi na estrada, andando no sapato. Almeidão, o fato dela abrir tb deverá estar com a ventoinha ligada? Ou este carro chega a ponto de desligar a ventoinha e só armar quando chegar uma certa temperatura? Desculpe se esta pergunta for boba e obrigado pelas especificações das peças.

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Limpeza de arrefecimento

por Thiago Menezes » 09 Mai 2014, 09:27

leandrofviana escreveu:Então, sou super fraco nesta questão de arrefecimento. Tive um problema com uma junta universal que o antigo dono colocou no meu carro onde deu passagem de um cilidro pro outro. Troquei e o mecânico ao final falou que estava estranho a ventoinha do meu carro armar cedo e ficar muito tempo armada. Noto isso também, quando ele chega ali pouco depois do azul(quase em cima, acredito que deve ser 76 por ai) ele arma e fica armado direto. Dificil escutar ela desarmar. Quando disse que poderia ser uma valvula errada ou cebolão errado imaginei que existisse um que armasse em temperatura menor (70 por exemplo). Sobre este consumo que citei acima foi na estrada, andando no sapato. Almeidão, o fato dela abrir tb deverá estar com a ventoinha ligada? Ou este carro chega a ponto de desligar a ventoinha e só armar quando chegar uma certa temperatura? Desculpe se esta pergunta for boba e obrigado pelas especificações das peças.


Qual a média de velocidade você faz nada estrada?
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

leandrofviana
GL Member
GL Member
Mensagens: 144
Registrado em: 03 Jan 2014, 09:18
Nome Completo: leandro ferreira viana
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Limpeza de arrefecimento

por leandrofviana » 09 Mai 2014, 09:37

Sempre entre 90 e 110 na estrada. Maior tempo em 90.

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Limpeza de arrefecimento

por Thiago Menezes » 09 Mai 2014, 09:55

leandrofviana escreveu:Sempre entre 90 e 110 na estrada. Maior tempo em 90.


O consumo ta um pouco elevado então, primeiro tem que resolver o problema da temperatura depois você verifica a situação do consumo, as vezes pode ser coisa boba cabo de vela, vela ou até mesmo peça do kit gnv :88:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

174 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 408 visitantes

Bem-vindo: 25 Abr 2024, 00:29