Ju_Bueno escreveu::47: Por um momento me lembrei do cabeçote 2.4 que vc andou comentando por aí...
Juliano,
Pelo que sei, o cabeçote é igual nos 2.0, 2.2 e 2.4 16v (exceto GSI).
O que tenho vontade mesmo é abrir o motor para 2.4, trocando virabrequim e pistões.
Além de taxar em uns 12~13:1, retirar o balanceador e mandar fazer um chip de acordo com ajuda de um dinamômetro, além de passar a usar álcool no tanque.
Se vier uns uns 160~165cv com uns 25~26kg de torque, já esta muito bom, embora eu saiba de gente que conseguiu tirar próximo disso no 2.2...
O cambio longo do Challenge deve ficar demais com uns quilinhos extras de torque...
Mas esse UP vai demorar, ou talvez eu nem faça, pois prezo muito pela originalidade do carro. As poucas alterações que fiz são totalmente reversíveis.
Só mexeria nisso se o motor precisasse de retífica.
A saúde dele ainda esta impecável. Compressão dentro dos padrões e iguais em todos os cilindros, sem carbonizações, etc.
Agora passei a usar molykote A-2 junto do óleo 15W40 e gostei muito do resultado.
O motor que já estava funcionando bem, ficou ainda mais silencioso e liso.
Estou impressionado com a eficiência desse negócio!
A partida esta sensivelmente mais leve, e as mudanças foram tantas que até minha mulher notou!
Consumo só senti mudança na marcação do CB com o carro parado.
Antes (com óleo 20W50) ficava em 1.1~1.2 l/h, agora fica em 0.9~1.0 l/h, mas acho que isso é insignificante na pratica, pois continuo fazendo os mesmos 10~11km/l sem transito.
Desempenho não mudou em nada, o que é até bom, pois o carro continua gastando pouco e andando muito!
Abs!