por Lgonzaga »
15 Dez 2017, 18:36
Tenho um vectra A modelo CD, com cambio automático, ano 1994 que adquiri em 2010 com 100.000 quilômetros rodados, a algumas semanas tive dificuldades em engatar a marcha ré, sentia o tranco da caixa mais o carro não se movia para trás. Após uma pesquisa em oficinas de manutenção de cambio automático, verifiquei que o custo minimo para reparar o cambio seria de 2800,00 reais. Por outro lado adquirir as peças necessárias a conversão sairia por menos de 1000,00 reais. Não encontrei muita informação sobre o serviço na internet. Reuni varias informações mecânicas e confrontei varias peças. Então decidi fazer a substituição. Meu pai foi meu ajudante.
comprei:
um cambio manual com o suporte e o calço do lado esquerdo, cebolinha da marcha a ré, um cabo de embreagem, um suporte do pedal da embreagem completo com o pedal, um suporte do pedal do freio com pedal, alavanca com varão e suporte, coifa do varão, calço traseiro do motor com suporte para o conjunto trambulador, volante do motor, plato, disco de embreagem, rolamento da embreagem, suporte do cabo da embreagem
coifa da alavanca de troca das marchas.
para segurança ergui o carro com macaco hidráulico e escorei com cavaletes.
primeiro se desconecta os conectores ligados a caixa automática, depois o cabo seletor de posição.
para retirar a caixa automática é preciso retirar as rodas, retirar o pivô inferior da balança da suspensão, soltar as porcas da homocinéticas para retirar os semi-eixos.
uma vez sem os semi-eixos retirar o calço traseiro e o calço esquerdo do motor. Lembre-se de colocar um suporte no motor deixando inclinado para baixo pois facilitara a retirada da caixa. Retirar o coletor de escapamento e por fim retirar o quadro do motor.
a caixa automática fica presa a o motor por parafusos e no processo de retirada tem que soltar o motor de arranque e a placa de proteção do volante do motor.
uma vez solta pode-se arriar a caixa deixando o conversor de torque preso ao motor. Para retirar o volante do motor solta-se o conversor que fica preso por parafusos na parte de trás do volante.
agora vamos para a parte de dentro do carro. para facilitar as coisas retirei o banco do motorista. Comece retirando o console do freio de mão, retire o console do cinzeiro que é preso por parafusos. A alavanca é presa por quatro parafusos no assoalho do carro. temos conectores da iluminação e dos comandos de anti-patinação e modo esportivo. O cabo é preso na alavanca por uma porca e é preciso soltar o cabo para retirar o mesmo.
o pedal do freio pode ser susbtituido pelo pedal menor sem que precise trocar seu suporte. já o suporte do pedal da embreagem deve ser colocado no lugar onde existe uma estrutura para apoiar a coluna de direção. essa estrutura é presa por três porcas, uma dentro do carro na coluna de direção.( acesso pelo mostrador dos instrumentos) e dois próximos a caixa de direção. retirei o painel de instrumentos e com ele fora retirei a lampada de anomalia do cambio automatico.
enfim com tudo desmontado, inicia-se as modificações.
o fio vermelho/preto que sai do motor de arranque e passa pelo conector da caixa deve ser unido para permitir a partida. os fios que acionam a luz da marcha a ré também devem ser ligados a cebolinha da caixa manual
Montei o volante do motor, o disco e o plato da embreagem. coloquei a caixa manual presa nos mesmos lugares pelos mesmos parafusos,
montei o motor de arranque, o calço da caixa pelo lado esquerdo. convém limpar as porcas pois esse calço não entrara no lugar do antigo. monta-se o cabo da embreagem.
dentro do carro o suporte com a alavanca e o varão entram sem dificuldades no lugar do antigo. a coifa do varão é colocada por fora.
o varão se conecta no suporte do trambulador que vai fixo no calço traseiro do motor.
Na caixa manual entram os semi eixos, depois o quadro da suspensão, o coletor de escapamento, encaixam as homocinéticas, fixam-se os pivôs das balanças. coloca-se as rodas, nesta etapa já da para ligar o carro e ver se tudo deu certo. tive dificuldade em regular o trambulador e a alavanca para conseguir engrenar todas as marchas,
hoje já rodei 100km e por enquanto tudo está dando certo. Estou agora fazendo as alterações na parte elétrica para retirar o modulo do cambio automático
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Lgonzaga em 17 Dez 2017, 09:42, em um total de 2 vezes.