por aavelino »
15 Mar 2023, 15:12
Boa tarde!
Apesar do assunto ser muito antigo, e eu não tenho sido muito assíduo no site, peço a permissão para deixar meu depoimento.
Tive quatro carros meus, na minha vida, TODOS Vectra.
Em 1994, quando o Vectra foi oficialmente lançado no Brasil, no final de 1993, eu fiquei simplesmente apaixonado, na época tinha 19 anos e imaginava, "quando" iria ter um carro desse.
Em 2001, meu pai comprou um (A) GLS 1994 Azul Kanddinsky (camaleão), pensa num carro novo! Fiquei apaixonado, sempre conversamos sobre quando ele fosse vender, me dar a preferência, o que para minha frustração, não aconteceu, em 2006, ele trocou o GLS 1994 num Vectra Plus 2004 prata (segunda geração do B). Um primo meu do interior foi o felizardo (cupim de carro, acabou com o Vectra, conseguiu!).
Fiquei mais decidido a ter um Vectra e em 2007,eu com 33 anos, comprei meu primeiro carro, meu primeiro Vectra, um (A) CD 1995/1996, 2.0 M.P.F.I. computador e bordo, com teto solar elétrico e ABS, Azul Ticiano, aquelas rodas estilo BBS. Imagina minha felicidade, igual pinto no lixo. Ouvi todo tipo de crítica (carro velho, beberrão, manutenção cara, 2.0, etc, etc, etc) como ninguém pagou e paga minhas contas, nem dei ouvidos. Comprei o carro com kit GNV, mandei tirar e fiz o motor. Carro completo (faltou apenas o câmbio automático). Econômico, Confortável, Vistoso e imponente, tudo funcionando, teto elétrico alinhadinho, ABS, tinha faróis auxiliares. Certa vez, fui consertar uma costura no banco do motorista e ao tirar a capa, estava lá a etiqueta da RECARO, é muita gente não sabe, mas os bancos são RECARO. Rodamos muitos km eu e o Vecão (como o chamava), ah se ele falasse... (Ainda bem que não). Abri a boca para vender, fiquei sem ele.
Em 2012, troquei meu A num B, GLS 2.2 8V ano 2000/2000, Azul Darcena, Ar digital, Air Bag Duplo e ABS - rodas aro 14, já com a carroceria da segunda geração do B, bancos em veludo preto. Que suspensão, coisa de louco essa suspensão independente nas quatro rodas, carro parece uma lagartixa pra fazer curva. Pintei as rodas de grafite, coloquei farois máscara negra, o carro ficou estiloso demais, chamava atenção por onde passava e o tanto que andava, PQP. Um carro que me acompanhou em momentos icônicos da minha vida, meu casamento, mudança de cidade, nascimento do meu filho, e ele alí, sempre à disposição. Também um carro que nunca me deu trabalho. (troquei a caixa que apresentou um furo enorme de um dos lados e mais nada, isso já em 2016).
Em 2017, troquei o B num C Elegance (2005/2006) Prata Bari, câmbio automático (meu primeiro carro automático), controle e velocidade, rodas 16, ar digital, bancos em couro, flex. Como marinheiro de primeira viagem com carro automático, fiz conforme o figurino, troquei óleo e a caixa nunca me deu qualquer problema (tinha um vazamento, numa mangueira do lado esquerdo, que facilmente foi sanado. Pontos NEGATIVOS: (freios a tambor na traseira, sem ABS e eixo rígido, pra mim, um retrocesso). Este abriu o motor e tive que fazer em 2019, gastei R$ 5.500,00 pra deixar Standard, nunca mais me deu qualquer tipo de problema. Em 2021 calcei o carro com Michelin e ouvi o comentário que estava ostentando por colocar pneu Michelin em carro velho, o carro e minha segurança agradeceram.
Ai, veio um fato engraçado, agora em 2022, comecei a observar os Vectras B e me deu uma vontade de ter um novamente. Vendi o C Elegance e comecei a procurar um B, como queria. Confesso que não achei igualzinho ao que queria, mas fui contemplado com um B, 2004/2005 Confort, Azul Cepheus, com ar condicionado gelando, rodas 15, disco nas 4, computador de bordo, 2.0 8v, manual, novo, muito novo (167.000 km, quando comprei, hoje março de 2023 está com 171.000 km). Sensor de Pastilha, Sensor de Nível de líquido de arrefecimento, Check Control, Comando de som no volante (estou procurando um som GM pra usar o controle) Air bag duplo, todo lacrado, todas as borrachas, faróis e lanternas originais, extremamente silencioso (adoro) ao ponto do meu mecânico quando o viu, me pediu para ligar, eu disse: Ele esta ligado). Onde vou todo mundo me pergunta que ano é, quando falo que é 2005, ninguém acredita. No dia que fui transferir, o vistoriador do Detran, me ofereceu R$ 30.000,00 nele. Falei esse não, esse vai ficar pra herança do meu filho. Bancos e acabamento interno naquele padrão GM/Opel espetacular (peca não ter o banco traseiro bipartido (O confort é um GL mais completinho, no meu caso, faltou apenas o cambio automático, couro e teto). Só sinto falta do 2.2 8v.
Como disse no início, tive quatro carros, quatro Vectras A, B, C e B. Na minha opinião, o A é um P... dum carro, o B, é o estado da arte da linha Vectra (Se a perua tivesse sido vendida no Brasil). O C, infelizmente chegou numa época de concorrência mais acirrada, um seguimento que já não agradava tanto (sedan) e os fatores econômicos, que impediram o verdadeiro Vectra C ou seu sucessor o Insígnia virem para o Brasil (O vectra C original foi vendido no Chile, e lá não exite indústria automobilística como no Brasil). O Cruze, nunca foi sucessor do Vectra, ele é o sucessor do Astra.
Por ter tido 4 Vectras, meus amigos falam que se querem uma opinião sobre Vectra, falem com o Alexandre (eu). Pra mim, o Vectra B é mais Vectra. Um carro atemporal, LINDO, confortável, estilozo (quem desenhou a carroceria do B, foi a Porsche) aquele retrovisor em forma de gota, vindo do capô, é um charme e a característica que define o carro.
Para finalizar,
Vectra nunca foi um carro beberrão (não tem dinheiro pra abastecer, anda de uber);
Vectra nunca foi de manutenção cara, gente desleixada que não sabe dar manutenção queima o carro;
Vectra é Lindo, é Confortável, como dizem os mecânicos, Vectra é NAVE!
Abraços
Vectra CD 2.0 8V - 1995-1996 - Manual - Azul Ticiano
Vectra GLS 2.2 8V - 2000-2000 - Manual - Azul Darcena
Vectra Elegance 2.0 8V - 2005 - 2006 - Automático - Prata Bari
Vectra Confort 2.0 8V - 2004 - 2005 - Manual - Azul Cepheus