josehgb escreveu:Fuente del Mensaje Sensor de rotação não consigo checar, é sinistro de conseguir soltar ele pra olhar, também seria caro pagar pra alguém tirar e aproveitar que tá solto e trocar (só ele tá uns 400 eu acho).
a bomba de combustível é nova, essa troquei tem nem 3 meses. A mangueira vem presa na bomba agora, tem nem como reaproveitar a velha. A mangueira foi colocada prensando sem aquecer, tudo montado correto
o regulador de pressão novo, está bem preso e justo na flange. A conexão do retorno também está ok, zero vazamentos em toda a linha de combustível de ponta a ponta. O meu sistema é aquele bosch que é uma estrutura só, sem copo preso no fundo
josehgb escreveu:Fuente del Mensaje Pois é, meu elegance 2011 manual está com um mistério que tem me deixado totalmente louco: não importa o que eu faça, a primeira partida do dia seguinte SEMPRE VAI FALHAR...
Meia chave, aguardo injetar, seguro um tico e ai tem duas opções:
ou ele liga normal, o motor parece firmar mas desliga logo em seguida após uns 2 3 segundos. Sem barulhos estranhos ou trepidações, parece que ele simplesmente ficou sem combustivel e desligou
OU
posso segurar a chave o tempo que quiser, muito tempo mesmo que ele não liga nem sequer ameaça firmar, absolutamente nada. Também sem barulhos ou trepidações etc.
isso acontece APENAS no dia seguinte, geralmente um intervalo de 10+ horas entre ter desligado e a partida, independente do clima e horário seja noite ou dia. Depois dessa primeira falha o resto do dia ele liga tranquilo como se nada tivesse acontecido
Manutenções totalmente em dia, sem códigos de erro, sem problemas para andar, sem sintomas, no máximo eu sinto uns trancos quando acelero/desacelero mas deve ser da minha suspensão detonada.
Segue a lista de peças que sei que estão novas e em boas condições que podem estar relacionadas, todas trocadas no máximo desde janeiro e peças de primeira linha ou original (bosch/ngk/delphi/gm)
TODOS os filtros
Sonda lambda 1
bicos injetores
pré filtro bomba
bomba de combustivel (mangueira também)
regulador de pressão
Velas + cabos
flange da bomba de combustivel
bobina de ignição
tbi limpa
solenoide partida a frio
reservatório de partida a frio e mangueira limpos e com gasolina podium fresca
respiro e mangueiras da admissão limpas
bateria "nova" (é uma marca paralela mas tem menos de 1 ano)
catalisador + coletor (os dois são juntos em uma só peça)
sensor de temperatura (da termostática)
Sensor MAP e de Fase (limpos, sem troca)
Fusíveis e relês apenas verifiquei visualmente por cima, nenhum parece queimado mas não olhei os conectores de um por um (ainda...)
alguma sugestão do que pode estar me deixando louco?
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje algumas marcas não são boas neste aspecto, mas se ela veio com a mangueira, certamente deve ser uma Bosch que é muito boa.
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje é só uma ideia que estou lhe passando e o correto seria trocar a cada 5 anos, mas tem carro ai com 20 com o mesmo cabo.
Brates escreveu:Fuente del Mensaje O seu carro acontece isso abastecendo com qualquer combustível? O meu só acontece isso se tiver puro no etanol. E pode estar frio ou calor. Sempre a primeira partida de manhã, ele morre.
josehgb escreveu:Fuente del Mensaje ainda não experimentei gasolina nele, até hoje o bicho só andou de etanol mas quem sabe com esses reajustes não experimente mudar.
chirola escreveu:Fuente del Mensajejosehgb escreveu:Fuente del Mensaje ainda não experimentei gasolina nele, até hoje o bicho só andou de etanol mas quem sabe com esses reajustes não experimente mudar.
acredito que o cobustivel não este relacionado com o defeito,
ele da esa falha sempre? seja com o tanque na reserva ou com meio tanque de etanol?
meu carro nunca deu algo asim mais o que eu checaria seria a linha de combustivel de ponta a ponta ,não falo em trocar peças e sim checar elas .
olha o video abaixo , ele fala em facer testes e não sair trocando peças nais pode ser uma das causas, a bomba ou o regulador de preção .
https://www.youtube.com/watch?v=tLVcDHtH3sk
filtro de gasolina ruim , entupido , montado invertido , montado invertido ele dura menos tempo porque reduz a area de filtrado dele não é que não vai funcionar .
e uma dica , se fose problema de ignição ele falharia ao ligar e na partida a frio a sonda lambda não leva em conta , a injeção não toma em conta a leitura da sonda ela trabalha por map ate a sonda esquentar e ter sinal estavel , no vectra C pelo que tenho entendido ele tem o cold start e uma manobra da injeção que cuando vc liga o giro vai la para os 2mil giros e vem baijando devagar .
mais pelo seu relato parece que a linha de combustivel não da preção ou não tem preção para manter o carro ligado , na seguda partida a linha de combustivel encheu e pega normal , asi o carro pega com gasolina da partida a frio mais não tem etanol na linha ou não tem preção então aoacabar a gasolina injetada ele morre , na segunda partida ja tem um pouco de preção residual na linha e liga normal , pensa que se a linha esta com ar ele tem que ser purgado e a unica forma é que circule ate o retorno do tanque não tem outra saida e aquela bolha de ar pode ser a que este dando a falta de combustivel . um teste que pode facer se entende um pouco e se da manha , é desligar o retorno de gasolina que sai do regulador de preção colocar uma mangueira nele e colcar a ponta em uma garrafa pet, liga o carro normal e olha se esta retornando gasolina na primeira partida ou se esta saindo ar .
josehgb escreveu:Fuente del Mensaje Pois é, meu elegance 2011 manual está com um mistério que tem me deixado totalmente louco: não importa o que eu faça, a primeira partida do dia seguinte SEMPRE VAI FALHAR...
Meia chave, aguardo injetar, seguro um tico e ai tem duas opções:
ou ele liga normal, o motor parece firmar mas desliga logo em seguida após uns 2 3 segundos. Sem barulhos estranhos ou trepidações, parece que ele simplesmente ficou sem combustivel e desligou
OU
posso segurar a chave o tempo que quiser, muito tempo mesmo que ele não liga nem sequer ameaça firmar, absolutamente nada. Também sem barulhos ou trepidações etc.
isso acontece APENAS no dia seguinte, geralmente um intervalo de 10+ horas entre ter desligado e a partida, independente do clima e horário seja noite ou dia. Depois dessa primeira falha o resto do dia ele liga tranquilo como se nada tivesse acontecido
Manutenções totalmente em dia, sem códigos de erro, sem problemas para andar, sem sintomas, no máximo eu sinto uns trancos quando acelero/desacelero mas deve ser da minha suspensão detonada.
Segue a lista de peças que sei que estão novas e em boas condições que podem estar relacionadas, todas trocadas no máximo desde janeiro e peças de primeira linha ou original (bosch/ngk/delphi/gm)
TODOS os filtros
Sonda lambda 1
bicos injetores
pré filtro bomba
bomba de combustivel (mangueira também)
regulador de pressão
Velas + cabos
flange da bomba de combustivel
bobina de ignição
tbi limpa
solenoide partida a frio
reservatório de partida a frio e mangueira limpos e com gasolina podium fresca
respiro e mangueiras da admissão limpas
bateria "nova" (é uma marca paralela mas tem menos de 1 ano)
catalisador + coletor (os dois são juntos em uma só peça)
sensor de temperatura (da termostática)
Sensor MAP e de Fase (limpos, sem troca)
Fusíveis e relês apenas verifiquei visualmente por cima, nenhum parece queimado mas não olhei os conectores de um por um (ainda...)
alguma sugestão do que pode estar me deixando louco?
chirola escreveu:Fuente del Mensaje acredito que o cobustivel não este relacionado com o defeito,
ele da esa falha sempre? seja com o tanque na reserva ou com meio tanque de etanol?
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje eu checaria seria a linha de combustivel de ponta a ponta ,não falo em trocar peças e sim checar elas
chirola escreveu:Fuente del Mensaje facer testes e não sair trocando peças nais pode ser uma das causas
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje no vectra C pelo que tenho entendido ele tem o cold start e uma manobra da injeção que cuando vc liga o giro vai la para os 2mil giros e vem baijando devagar .
chirola escreveu:Fuente del Mensaje mais pelo seu relato parece que a linha de combustivel não da preção ou não tem preção para manter o carro ligado , na seguda partida a linha de combustivel encheu e pega normal , asi o carro pega com gasolina da partida a frio mais não tem etanol na linha ou não tem preção então aoacabar a gasolina injetada ele morre , na segunda partida ja tem um pouco de preção residual na linha e liga normal
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje No caso deste carro pode ser algo eletronico que não lê quando frio usando alcool puro, o do Brates era igual, e ele coloca um pouco de gasolina, tipo uns 10% e o carro não faz isto.
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Ou onde ele abastece pode ter agua alem dos 6% que o alcool já tem, eu acredito que para não dá BO pode ser usar até uns 10% de agua.
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje E onde seria o BO, quando flex se tiver muita agua ao usar gasolina a agua vai separar do álcool e vai para o fundo do tanque e o posto não vai querer que isto aconteça, mas tem uma proporção máxima de água aceitável no álcool a qual ainda não separa e com certeza eles sabem disto e é maior que 6 a 8% normal do alcool do posto.
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Só lembrando que o alcool colocado na gasolina, é anidro, livre de agua e diferente do alcool "puro" do posto.
Marcelo Peixoto escreveu:Fuente del Mensaje Passei o Scaner e acusou o SENSOR DE ROTAÇÃO com defeito !
E isso não consta na sua lista kkk kkk !
Dá uma olhada nele, fica debaixo da sonda lambida no cantinho , na carcaça do bloco (cabinho preto) chave 8 mm.
Ele esquenta muito e endurece,ai perde contato...
E aí eu acho que vc resolve o seu problema !
josehgb escreveu:Fuente del Mensaje Ah agora fiquei confuso, depois vou ver quanto ficou o teor atual do etanol já gasolina, nas lembro que tem um valor para a comum e outro pra aditivada e mais um pra podium (que tem outro nome de categoria que esqueci).
A parte das partículas eu nunca reparei, será que não é poeira/sujeira ou umas partículas suspensas?
Se fosse a gasolina rejeitando a água essas partículas iriam para o fundo e depois de um tempo formariam a segunda fase (a camada de água no fundo). Mas a gasolina e o álcool se misturam em qualquer proporção não havendo água no meio
josehgb escreveu:Fuente del Mensaje Ah agora fiquei confuso, depois vou ver quanto ficou o teor atual do etanol já gasolina, nas lembro que tem um valor para a comum e outro pra aditivada e mais um pra podium (que tem outro nome de categoria que esqueci).
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sim, são 27% hoje a mistura, acho um absurdo isto.
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Assim que tira o alcool com a agua não aparece mais e seja aditivada, ou não tem as particulas muito visível a olho nu. Farei um video ainda sobre este assunto e pode aparecer um para dizer o que seja.
Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje E saber que apenas 10% já cumpriria direitinho o objetivo técnico dessa mistura. Só que os usineiros ganharam essa mamata que garante a venda - independente do que aconteça - de uma boa quantidade de álcool
josehgb escreveu:Fuente del MensajeAlmeidão escreveu:Fuente del Mensaje Assim que tira o alcool com a agua não aparece mais e seja aditivada, ou não tem as particulas muito visível a olho nu. Farei um video ainda sobre este assunto e pode aparecer um para dizer o que seja.
eu já cheguei a fazer essa separação muito tempo atrás, a solução fica toda turva e dá uma esquentadinha. Acho que essas partículas que você vê é por conta do processo de separação mesmo, as coisas estão juntando/separando por conta das mudanças na solubilidadeJu_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje E saber que apenas 10% já cumpriria direitinho o objetivo técnico dessa mistura. Só que os usineiros ganharam essa mamata que garante a venda - independente do que aconteça - de uma boa quantidade de álcool
eu lembro de ter visto um teste que nessa proporção de etanol na gasolina o consumo médio não se altera, ou a diferença é tão pouco que nem é perceptível. Em teoria a gente está sendo "enganado" por achar estar comprando algo puro mas vendem algo diluído...
Por um lado é bom o uso do etanol na gasolina:
-é um antidetonante super seguro e barato
-o álcool não é um combustível fóssil, em teoria mais ecológico e renovável
-o álcool possui uma queima mais limpa, a presença dele também ajuda a reduzir/limpar os depósitos carboníferos comuns na gasolina
-até certo ponto a substituição de parte da gasolina por etanol não afeta desempenho (nem em potência nem em autonomia)
-não reage diretamente com o óleo lubrificante, a sobrevida do lubrificante fica maior e é mais fácil de escoar/limpar na troca.
por outro lado...
-super fácil de adulterar
-grande presença de água, pode destruir a vida útil de vários componentes no motor como um todo
-detonação mais intensa, menor lubrificação no funcionamento do motor, desgaste maior a longo prazo
-carros antigos não conseguem ler/reconhecer/gerenciar melhor
-precisa de um sistema com pressão de combustível e taxa de compressão muito maior
-gera muito mais resíduos pelo PCV
atualmente, EU tenho usado etanol por questão de preço, mas logo mais vai compensar a gasolina e vou para ela. Tudo bem que perco um pouco de potência mas o motor fica bem mais macio e agradável de andar por ai, principalmente pra mim que pego MUITA rodovia isso me ajuda demais na autonomia. Bônus por aquecer o sistema mais rápido no clima de frio/vento/chuva em sp de setembro
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