O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CMistério: a primeira partida que sempre falha

56 mensagens
josehgb
GL Member
GL Member
Mensagens: 59
Registrado em: 21 Abr 2022, 16:49
Nome Completo: José Henrique de Godoi Bertini
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2011/2011
Idade: 26

Mistério: a primeira partida que sempre falha

por josehgb » 09 Set 2022, 11:43

Pois é, meu elegance 2011 manual está com um mistério que tem me deixado totalmente louco: não importa o que eu faça, a primeira partida do dia seguinte SEMPRE VAI FALHAR...

Meia chave, aguardo injetar, seguro um tico e ai tem duas opções:

ou ele liga normal, o motor parece firmar mas desliga logo em seguida após uns 2 3 segundos. Sem barulhos estranhos ou trepidações, parece que ele simplesmente ficou sem combustivel e desligou

OU

posso segurar a chave o tempo que quiser, muito tempo mesmo que ele não liga nem sequer ameaça firmar, absolutamente nada. Também sem barulhos ou trepidações etc.

isso acontece APENAS no dia seguinte, geralmente um intervalo de 10+ horas entre ter desligado e a partida, independente do clima e horário seja noite ou dia. Depois dessa primeira falha o resto do dia ele liga tranquilo como se nada tivesse acontecido
:15:





Manutenções totalmente em dia, sem códigos de erro, sem problemas para andar, sem sintomas, no máximo eu sinto uns trancos quando acelero/desacelero mas deve ser da minha suspensão detonada.
Segue a lista de peças que sei que estão novas e em boas condições que podem estar relacionadas, todas trocadas no máximo desde janeiro e peças de primeira linha ou original (bosch/ngk/delphi/gm)

TODOS os filtros
Sonda lambda 1
bicos injetores
pré filtro bomba
bomba de combustivel (mangueira também)
regulador de pressão
Velas + cabos
flange da bomba de combustivel
bobina de ignição
tbi limpa
solenoide partida a frio
reservatório de partida a frio e mangueira limpos e com gasolina podium fresca
respiro e mangueiras da admissão limpas
bateria "nova" (é uma marca paralela mas tem menos de 1 ano)
catalisador + coletor (os dois são juntos em uma só peça)
sensor de temperatura (da termostática)
Sensor MAP e de Fase (limpos, sem troca)

Fusíveis e relês apenas verifiquei visualmente por cima, nenhum parece queimado mas não olhei os conectores de um por um (ainda...)


alguma sugestão do que pode estar me deixando louco? :52:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério: a primeira partida que sempre falha

por Almeidão » 09 Set 2022, 12:19

Bem, ai só faltou o sensor de rotação. Verificar a bomba, se ela é nova ai que precisa rever como ela foi instalada, tem gente que aproveita esta mangueira corrugada plástica e ela é descartável e não se pode reaproveitar la, outra coisa que fazem, as vezes esquentam ela com fogo para colocar e isto nçao se pode fazer. Verificar o retorno da bomba, exatamente onde está o reguldor de pressão e checar se está bem colocado, qualquer coisa em falso ali pode dar este BO. Flange do taque é nova, mas qualquer tricadinho neste bico onde sai a mangueira também dá ruim. Isto que eu iria começar no seu carro caso eu fosse mexer.
Imagem

josehgb
GL Member
GL Member
Mensagens: 59
Registrado em: 21 Abr 2022, 16:49
Nome Completo: José Henrique de Godoi Bertini
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2011/2011
Idade: 26

Mistério: a primeira partida que sempre falha

por josehgb » 09 Set 2022, 12:40

Sensor de rotação não consigo checar, é sinistro de conseguir soltar ele pra olhar, também seria caro pagar pra alguém tirar e aproveitar que tá solto e trocar (só ele tá uns 400 eu acho).

a bomba de combustível é nova, essa troquei tem nem 3 meses. A mangueira vem presa na bomba agora, tem nem como reaproveitar a velha. A mangueira foi colocada prensando sem aquecer, tudo montado correto

o regulador de pressão novo, está bem preso e justo na flange. A conexão do retorno também está ok, zero vazamentos em toda a linha de combustível de ponta a ponta. O meu sistema é aquele bosch que é uma estrutura só, sem copo preso no fundo

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério: a primeira partida que sempre falha

por Almeidão » 09 Set 2022, 15:05

josehgb escreveu:Fuente del Mensaje Sensor de rotação não consigo checar, é sinistro de conseguir soltar ele pra olhar, também seria caro pagar pra alguém tirar e aproveitar que tá solto e trocar (só ele tá uns 400 eu acho).

a bomba de combustível é nova, essa troquei tem nem 3 meses. A mangueira vem presa na bomba agora, tem nem como reaproveitar a velha. A mangueira foi colocada prensando sem aquecer, tudo montado correto

o regulador de pressão novo, está bem preso e justo na flange. A conexão do retorno também está ok, zero vazamentos em toda a linha de combustível de ponta a ponta. O meu sistema é aquele bosch que é uma estrutura só, sem copo preso no fundo


Tem um detalhe, a bomba tem uma valvula para manter a linha presa ao desligar, algumas marcas não são boas neste aspecto, mas se ela veio com a mangueira, certamente deve ser uma Bosch que é muito boa.
Sensor de rotação não tem como testar ou confiar no teste, com tempo os 3 fios por dentro perdem o poder de isolamento, a capa deles viram pó, por isto não dá para confiar no resultado, a não ser que der errado, ai sim mas pode dar bom e estpa ruim. Não quero que voce compre por isto, é só uma ideia que estou lhe passando e o correto seria trocar a cada 5 anos, mas tem carro ai com 20 com o mesmo cabo.
Imagem

Avatar do usuário
Brates
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 327
Registrado em: 02 Dez 2013, 16:17
Nome Completo: Alexandre Bernardes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

Mistério: a primeira partida que sempre falha

por Brates » 09 Set 2022, 15:16

josehgb escreveu:Fuente del Mensaje Pois é, meu elegance 2011 manual está com um mistério que tem me deixado totalmente louco: não importa o que eu faça, a primeira partida do dia seguinte SEMPRE VAI FALHAR...

Meia chave, aguardo injetar, seguro um tico e ai tem duas opções:

ou ele liga normal, o motor parece firmar mas desliga logo em seguida após uns 2 3 segundos. Sem barulhos estranhos ou trepidações, parece que ele simplesmente ficou sem combustivel e desligou

OU

posso segurar a chave o tempo que quiser, muito tempo mesmo que ele não liga nem sequer ameaça firmar, absolutamente nada. Também sem barulhos ou trepidações etc.

isso acontece APENAS no dia seguinte, geralmente um intervalo de 10+ horas entre ter desligado e a partida, independente do clima e horário seja noite ou dia. Depois dessa primeira falha o resto do dia ele liga tranquilo como se nada tivesse acontecido
:15:





Manutenções totalmente em dia, sem códigos de erro, sem problemas para andar, sem sintomas, no máximo eu sinto uns trancos quando acelero/desacelero mas deve ser da minha suspensão detonada.
Segue a lista de peças que sei que estão novas e em boas condições que podem estar relacionadas, todas trocadas no máximo desde janeiro e peças de primeira linha ou original (bosch/ngk/delphi/gm)

TODOS os filtros
Sonda lambda 1
bicos injetores
pré filtro bomba
bomba de combustivel (mangueira também)
regulador de pressão
Velas + cabos
flange da bomba de combustivel
bobina de ignição
tbi limpa
solenoide partida a frio
reservatório de partida a frio e mangueira limpos e com gasolina podium fresca
respiro e mangueiras da admissão limpas
bateria "nova" (é uma marca paralela mas tem menos de 1 ano)
catalisador + coletor (os dois são juntos em uma só peça)
sensor de temperatura (da termostática)
Sensor MAP e de Fase (limpos, sem troca)

Fusíveis e relês apenas verifiquei visualmente por cima, nenhum parece queimado mas não olhei os conectores de um por um (ainda...)


alguma sugestão do que pode estar me deixando louco? :52:

O meu é um collection 2011 e é a mesma coisa. O seu carro acontece isso abastecendo com qualquer combustível? O meu só acontece isso se tiver puro no etanol. E pode estar frio ou calor. Sempre a primeira partida de manhã, ele morre. A solução que encontramos, e foi o ALMEIDÃO que me instruiu, foi colocar 20,00 de gasolina no tanque à cada tanque que for completar. E assim, acabou o problema. Mas só desta forma. Do mesmo jeito que o seu carro, o meu é tudo novo, peças originais GM e manutenção absolutamente seguida à risca. Sou chato pra manutenção do carro. Tenta dessa forma, se o problema for somente quando está FULL no etanol.

josehgb
GL Member
GL Member
Mensagens: 59
Registrado em: 21 Abr 2022, 16:49
Nome Completo: José Henrique de Godoi Bertini
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2011/2011
Idade: 26

Mistério: a primeira partida que sempre falha

por josehgb » 11 Set 2022, 16:17

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje algumas marcas não são boas neste aspecto, mas se ela veio com a mangueira, certamente deve ser uma Bosch que é muito boa.

correto, troquei por uma bosch, está tudo novinho e instalado corretamente
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje é só uma ideia que estou lhe passando e o correto seria trocar a cada 5 anos, mas tem carro ai com 20 com o mesmo cabo.

sim o meu provavelmente é original, já ouvi muitos dizerem que o correto é trocar como item de manutenção na hora da correia + tensor + bomba de água, justamente por ficar perto do coletor e todo aquele calor. Daqui uns meses vou trocar tudo isso então aproveito e já troco esse sensor
Brates escreveu:Fuente del Mensaje O seu carro acontece isso abastecendo com qualquer combustível? O meu só acontece isso se tiver puro no etanol. E pode estar frio ou calor. Sempre a primeira partida de manhã, ele morre.

ainda não experimentei gasolina nele, até hoje o bicho só andou de etanol mas quem sabe com esses reajustes não experimente mudar.

o que me deixa ferrado da cabeça é que não parece ser dificuldade pra ignição, eu viro a chave e ele acende na hora o combustível, o motor acelera sem falhar mas logo em seguida em coisa de 3 5 segundos parece que acaba o combustível da linha e ele desliga.

nunca faz barulho diferente nem vibração de cilindro falhando nada, isso só muda quando tá frio brabo (coisa de 10°c pra baixo) que ai é duas três viradas de chave e dá pra ouvir o motorzinho da partida a frio trabalhando bem alto. Inclusive mantenho gasolina podium no tanque de partida a frio justamente pela vida útil maior dela

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério: a primeira partida que sempre falha

por Almeidão » 12 Set 2022, 08:45

Eu não sabia que era sempre no alcool que voce usava o carro, já temos um norte. estive conversando co o Brates como ele mesmo confirma sobre este assundo e lembrei a ele e lembro a vocês que há muito tempo já existe carro a flex nos Estados Unidos, não sei a data precisa mas acredito que foi em 2010 eu estava em uma feira do granito em Orlando e um momento em frente ao Hotel conversando com alguns Brasileiros que semore tem em todos os lugares kakakka e um sujeito esperando um hospede perguntou de onde eramos e assim que eu disse ser Brasileiro ele de imediato comentou sobre o carro dele apontando ser flex. Só tem uma diferença, aqui ´é lei que tenha 5% de gasolina neste alcool. E ainda disse que estamos mas avançado por não ter que usar esta gasolina kakakakka
A conversa foi longa, mas ai já explico para vocês que lá as coisas são ao contrário e ele foi claro que é devido ao funcionamento e testes com este combustivel e chegaram a uma conclusão que o funcionamento fica mais regular quando o alcool tem estes 5% de gasolina nele.
Por curiosidade, fui ver o preço assim que fui abastecer meu carro e custava o alcool lá bem menos da metade do valor aqui, isto naquela época.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério: a primeira partida que sempre falha

por chirola » 12 Set 2022, 12:23

josehgb escreveu:Fuente del Mensaje ainda não experimentei gasolina nele, até hoje o bicho só andou de etanol mas quem sabe com esses reajustes não experimente mudar.

acredito que o cobustivel não este relacionado com o defeito,
ele da esa falha sempre? seja com o tanque na reserva ou com meio tanque de etanol?
meu carro nunca deu algo asim mais o que eu checaria seria a linha de combustivel de ponta a ponta ,não falo em trocar peças e sim checar elas .
olha o video abaixo , ele fala em facer testes e não sair trocando peças nais pode ser uma das causas, a bomba ou o regulador de preção .
https://www.youtube.com/watch?v=tLVcDHtH3sk
filtro de gasolina ruim , entupido , montado invertido , montado invertido ele dura menos tempo porque reduz a area de filtrado dele não é que não vai funcionar .
e uma dica , se fose problema de ignição ele falharia ao ligar e na partida a frio a sonda lambda não leva em conta , a injeção não toma em conta a leitura da sonda ela trabalha por map ate a sonda esquentar e ter sinal estavel , no vectra C pelo que tenho entendido ele tem o cold start e uma manobra da injeção que cuando vc liga o giro vai la para os 2mil giros e vem baijando devagar .
mais pelo seu relato parece que a linha de combustivel não da preção ou não tem preção para manter o carro ligado , na seguda partida a linha de combustivel encheu e pega normal , asi o carro pega com gasolina da partida a frio mais não tem etanol na linha ou não tem preção então aoacabar a gasolina injetada ele morre , na segunda partida ja tem um pouco de preção residual na linha e liga normal , pensa que se a linha esta com ar ele tem que ser purgado e a unica forma é que circule ate o retorno do tanque não tem outra saida e aquela bolha de ar pode ser a que este dando a falta de combustivel . um teste que pode facer se entende um pouco e se da manha , é desligar o retorno de gasolina que sai do regulador de preção colocar uma mangueira nele e colcar a ponta em uma garrafa pet, liga o carro normal e olha se esta retornando gasolina na primeira partida ou se esta saindo ar .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério: a primeira partida que sempre falha

por Almeidão » 12 Set 2022, 16:21

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
josehgb escreveu:Fuente del Mensaje ainda não experimentei gasolina nele, até hoje o bicho só andou de etanol mas quem sabe com esses reajustes não experimente mudar.

acredito que o cobustivel não este relacionado com o defeito,
ele da esa falha sempre? seja com o tanque na reserva ou com meio tanque de etanol?
meu carro nunca deu algo asim mais o que eu checaria seria a linha de combustivel de ponta a ponta ,não falo em trocar peças e sim checar elas .
olha o video abaixo , ele fala em facer testes e não sair trocando peças nais pode ser uma das causas, a bomba ou o regulador de preção .
https://www.youtube.com/watch?v=tLVcDHtH3sk
filtro de gasolina ruim , entupido , montado invertido , montado invertido ele dura menos tempo porque reduz a area de filtrado dele não é que não vai funcionar .
e uma dica , se fose problema de ignição ele falharia ao ligar e na partida a frio a sonda lambda não leva em conta , a injeção não toma em conta a leitura da sonda ela trabalha por map ate a sonda esquentar e ter sinal estavel , no vectra C pelo que tenho entendido ele tem o cold start e uma manobra da injeção que cuando vc liga o giro vai la para os 2mil giros e vem baijando devagar .
mais pelo seu relato parece que a linha de combustivel não da preção ou não tem preção para manter o carro ligado , na seguda partida a linha de combustivel encheu e pega normal , asi o carro pega com gasolina da partida a frio mais não tem etanol na linha ou não tem preção então aoacabar a gasolina injetada ele morre , na segunda partida ja tem um pouco de preção residual na linha e liga normal , pensa que se a linha esta com ar ele tem que ser purgado e a unica forma é que circule ate o retorno do tanque não tem outra saida e aquela bolha de ar pode ser a que este dando a falta de combustivel . um teste que pode facer se entende um pouco e se da manha , é desligar o retorno de gasolina que sai do regulador de preção colocar uma mangueira nele e colcar a ponta em uma garrafa pet, liga o carro normal e olha se esta retornando gasolina na primeira partida ou se esta saindo ar .


No caso deste carro pode ser algo eletronico que não lê quando frio usando alcool puro, o do Brates era igual, e ele coloca um pouco de gasolina, tipo uns 10% e o carro não faz isto. Ou onde ele abastece pode ter agua alem dos 6% que o alcool já tem, eu acredito que para não dá BO pode ser usar até uns 10% de agua. E onde seria o BO, quando flex se tiver muita agua ao usar gasolina a agua vai separar do álcool e vai para o fundo do tanque e o posto não vai querer que isto aconteça, mas tem uma proporção máxima de água aceitável no álcool a qual ainda não separa e com certeza eles sabem disto e é maior que 6 a 8% normal do alcool do posto.

Só lembrando que o alcool colocado na gasolina, é anidro, livre de agua e diferente do alcool "puro" do posto.
Imagem

Marcelo Peixoto
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 08 Mar 2022, 21:52
Nome Completo: Marcelo Aloísio Peixoto
Cidade: Conselheiro Lafaiete
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/1999
Idade: 51

Mistério: a primeira partida que sempre falha

por Marcelo Peixoto » 12 Set 2022, 17:52

josehgb escreveu:Fuente del Mensaje Pois é, meu elegance 2011 manual está com um mistério que tem me deixado totalmente louco: não importa o que eu faça, a primeira partida do dia seguinte SEMPRE VAI FALHAR...

Meia chave, aguardo injetar, seguro um tico e ai tem duas opções:

ou ele liga normal, o motor parece firmar mas desliga logo em seguida após uns 2 3 segundos. Sem barulhos estranhos ou trepidações, parece que ele simplesmente ficou sem combustivel e desligou

OU

posso segurar a chave o tempo que quiser, muito tempo mesmo que ele não liga nem sequer ameaça firmar, absolutamente nada. Também sem barulhos ou trepidações etc.

isso acontece APENAS no dia seguinte, geralmente um intervalo de 10+ horas entre ter desligado e a partida, independente do clima e horário seja noite ou dia. Depois dessa primeira falha o resto do dia ele liga tranquilo como se nada tivesse acontecido
:15:





Manutenções totalmente em dia, sem códigos de erro, sem problemas para andar, sem sintomas, no máximo eu sinto uns trancos quando acelero/desacelero mas deve ser da minha suspensão detonada.
Segue a lista de peças que sei que estão novas e em boas condições que podem estar relacionadas, todas trocadas no máximo desde janeiro e peças de primeira linha ou original (bosch/ngk/delphi/gm)

TODOS os filtros
Sonda lambda 1
bicos injetores
pré filtro bomba
bomba de combustivel (mangueira também)
regulador de pressão
Velas + cabos
flange da bomba de combustivel
bobina de ignição
tbi limpa
solenoide partida a frio
reservatório de partida a frio e mangueira limpos e com gasolina podium fresca
respiro e mangueiras da admissão limpas
bateria "nova" (é uma marca paralela mas tem menos de 1 ano)
catalisador + coletor (os dois são juntos em uma só peça)
sensor de temperatura (da termostática)
Sensor MAP e de Fase (limpos, sem troca)

Fusíveis e relês apenas verifiquei visualmente por cima, nenhum parece queimado mas não olhei os conectores de um por um (ainda...)


alguma sugestão do que pode estar me deixando louco? :52:



Olá! Boa Noite!!!
Sou novo aqui no fórum, pois era do Monzeiros .com( Ainda sou né kkk)
Então eu realizei um grande sonho que era ter um Vectra, peguei um 99 2.2 8V Do jeito que sempre quis ter mas com problemas a resolver e um deles era parecido com o seu!
Porém ele pegava normal na primeira batida de chave já na segunda era foda, demorava bem.... umas 5 batidas.
Passei o Scaner e acusou o SENSOR DE ROTAÇÃO com defeito !
E isso não consta na sua lista kkk kkk !
Dá uma olhada nele, fica debaixo da sonda lambida no cantinho , na carcaça do bloco (cabinho preto) chave 8 mm.
Ele esquenta muito e endurece,ai perde contato...
E aí eu acho que vc resolve o seu problema !
depois me fale !
Abraços!!!

josehgb
GL Member
GL Member
Mensagens: 59
Registrado em: 21 Abr 2022, 16:49
Nome Completo: José Henrique de Godoi Bertini
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2011/2011
Idade: 26

Mistério: a primeira partida que sempre falha

por josehgb » 14 Set 2022, 10:09

chirola escreveu:Fuente del Mensaje acredito que o cobustivel não este relacionado com o defeito,
ele da esa falha sempre? seja com o tanque na reserva ou com meio tanque de etanol?

correto, sempre irá falhar independente do clima/horário/nível de combustível/fase da lua

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje eu checaria seria a linha de combustivel de ponta a ponta ,não falo em trocar peças e sim checar elas

sim eu pretendo até inclusive trocar parte da linha, vou trocar os conectores de engate rápido que prendem o filtro pra ficar aquele modelo que solta no dedo, não tenho saco de toda hora usar o alicate especial.

chirola escreveu:Fuente del Mensaje facer testes e não sair trocando peças nais pode ser uma das causas

a minha bomba de combustível anterior queimou de condenar a flange, então eu aproveitei e fiz uma manutenção completa na bomba. flange nova, regulador de pressão novo, filtro e pré filtro da bomba também novos e a bomba em si uma bosch nova. todo o sistema em 3.8 bar

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje no vectra C pelo que tenho entendido ele tem o cold start e uma manobra da injeção que cuando vc liga o giro vai la para os 2mil giros e vem baijando devagar .

correto ele possui esse sistema de coldstart e aceleração. Em dias MUITO frios (abaixo de uns 9°c) ele injeta uma quantidade muito maior, ao ponto de ser possível ouvir a partida a frio injetando (parece o motor do limpador só que mais alto)

chirola escreveu:Fuente del Mensaje mais pelo seu relato parece que a linha de combustivel não da preção ou não tem preção para manter o carro ligado , na seguda partida a linha de combustivel encheu e pega normal , asi o carro pega com gasolina da partida a frio mais não tem etanol na linha ou não tem preção então aoacabar a gasolina injetada ele morre , na segunda partida ja tem um pouco de preção residual na linha e liga normal

É EXATAMENTE ESSA A SENSAÇÃO QUE EU TENHO. A parte estranha é que se eu ligar e desligar a chave só para forçar injetar na linha mais de uma vez e retirar qualquer ar que possa ficar ali, ainda vai falhar a primeira do mesmo jeito

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje No caso deste carro pode ser algo eletronico que não lê quando frio usando alcool puro, o do Brates era igual, e ele coloca um pouco de gasolina, tipo uns 10% e o carro não faz isto.

qualquer dia desses vou tentar colocar pura gasolina nele, se o erro continuar já sabemos que não é preferência por combustível. Mas acho improvável, se não me engano a parte do sistema que detecta ser ou álcool ou gasolina é a sonda lambda apenas, e ela não trabalha imediatamente nem faz o ajuste na exata hora da partida. Na teoria ele tá salvo na programação do ultimo combustível e vai se manter ali até aquecer e fazer uma leitura atualizada, então ele sabe que é etanol e tá preparado para ligar nos parâmetros de etanol

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Ou onde ele abastece pode ter agua alem dos 6% que o alcool já tem, eu acredito que para não dá BO pode ser usar até uns 10% de agua.

O meu etanol eu já analisei e tem por volta de 95% de pureza, eu sempre abasteço no mesmo local sempre justamente pra evitar essa preocupação

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje E onde seria o BO, quando flex se tiver muita agua ao usar gasolina a agua vai separar do álcool e vai para o fundo do tanque e o posto não vai querer que isto aconteça, mas tem uma proporção máxima de água aceitável no álcool a qual ainda não separa e com certeza eles sabem disto e é maior que 6 a 8% normal do alcool do posto.


Só complementando sua explicação caso alguém queira saber os detalhes técnicos:

A gasolina brasileira COMUM (E23) idealmente é 77% GASOLINA + 23% etanol ANIDRO (pureza maior que 98% etanol, o restante água + diversos).
Então em teoria na gasolina comum teriamos 77% gasolina + 22,5% etanol + 0,5% água (grossamente uns 5ml de água por litro de gasolina)

Essas misturas de combustíveis podem ser feitas em qualquer proporção que SEMPRE vão se misturar, não vão se separar:
Etenol (anidro) + Água
Etanol (anidro) + Gasolina

PORÉM, Água + Gasolina jamais vão se misturar, mas se acabar tendo álcool no meio a água vai se misturar ao álcool e o álcool vai permitir que todo mundo se misture com a gasolina.

Mas se você colocar bastante água na gasolina, ela vai acabar se misturando ao etanol que tem na gasolina, mas a gasolina por não gostar da água vai jogar a água pra fora e a água então arrasta o etanol junto com ela pra fora da gasolina. Nisso separa ao fundo etanol + água (qualquer proporção de etanol pra água) e deixando em cima PURA gasolina, inclusive é assim que você analisa a quantidade de álcool/água/purifica gasolina.

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Só lembrando que o alcool colocado na gasolina, é anidro, livre de agua e diferente do alcool "puro" do posto.


O etanol HIDRATADO (etanol combustível) pode ser no máximo 93% água e 7% etanol, purezas maiores (acima de 98%) são impossíveis sem condições especiais (guardar em frascos com algo para absorver a água). O etanol se TOTALMENTE anidro vai absorver água da atmosfera e se diluir para mais ou menos os 98%). Infelizmente eu ainda não sei até qual proporção de etanol + água o motor consegue trabalhar sem sentir

Marcelo Peixoto escreveu:Fuente del Mensaje Passei o Scaner e acusou o SENSOR DE ROTAÇÃO com defeito !
E isso não consta na sua lista kkk kkk !
Dá uma olhada nele, fica debaixo da sonda lambida no cantinho , na carcaça do bloco (cabinho preto) chave 8 mm.
Ele esquenta muito e endurece,ai perde contato...
E aí eu acho que vc resolve o seu problema !

No scanner não tá constando NADA de nenhum tipo, o problema é que no vectra antigo era mais de boa, mas no meu que é o novo e ainda tenho ar condicionado fica MUITO difícil de sequer ver o caminho do fio do sensor de rotação, mais tenebroso ainda de conseguir soltar e trocar ele. Como eu disse anteriormente, algum dia desses eu vou fazer a revisão de correia e já aproveito e peço para trocarem preventivo por conta da recomendação de troca pelo calor estragar a peça. Não vou mexer agora nisso porque é uns 400 só de sensor fora a mão de obra pra desmontarem e chegar nele

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério: a primeira partida que sempre falha

por Almeidão » 14 Set 2022, 12:35

O sensor de rotação deste carro realmente é chato para trocar, eu troquei o meu duas vezes, apesar de ser velho mas sendo 8V é parecido, mas eu ainda acho que não seja o sensor de rotação embora eu tenha mencionado isto. Bem, tem uns loucos que troca ele e coloca de qualqer jeito e eu diria pra você jamais fazer isto e manter caso for trocar no local original.

Obrigado pela explicação técnica sobre o Alcool, eu conheço esta separação por ter feito várias vezes este trabalho tentando melhorar um Monza lá no passado ainda carburado. Sobre a quantidade de agua que o alcool aceita e pode colocar mais que ele se mistura, porem o carro com certeza dependendo do que foi adicionado poderá ter algumas falhas mas nçao terá um BO de imediato e não sei ao certo quanto de agua suporta sem interferir quando misturada a gasolina e há muito tempo tenho este plano de fazer um video tentando demostrar isto, ou seja colocou muita agua no alcool, usa se o alcool no carro não é boa ideia, ainda que mal mas ele funciona. Mas colocar muita agua no alcool, colocar no carro e colocar gasolina o BO é de imediato garantido e isto ocorreu aqui na minha cidade, colocou alcool e o carro ficou ruim, voltou e colocou gasolina para melhorar, kakkakakaka, ai sim o carro parou. Ele vez um video no youtube, não estou achando e
nem sei se ele apagou. FResumo geral, o dono deste posto mistrurou mais agua no álcool, só que penso que ele se perdeu na mistura. Será que outros não fazem o mesmo? 5000 litros de alcool, se eu puder misturar 5% mais, terei aqui na minha cidade nesta data só com agua R$ 1.350,00 de lucro.

Estou para fazer este video, mas tem uns na frente ainda.

Uma pergunta, ao olhar em um vidro transparente a gasolina se vê particulas diferentes se movimentando ao ser balançado. Serão de agua estas particulas? ou algo do alcool que não se mistura 100% com a gasolina?
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4070
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Mistério: a primeira partida que sempre falha

por Ju_Bueno » 14 Set 2022, 13:00

Se não me engano, a mijolina brasileira atualmente tem 27,5% de álcool, e não 23.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério: a primeira partida que sempre falha

por chirola » 14 Set 2022, 13:25

como a frota nova de carros no brasil é flex muitos postos abusa da mistura de alchool na gasolina , vc sente cuando pega um carburado a gasolina e se declaram 27% de etanol garanto que tem mais de 30% ou proximo diso , os carros flex vão queimar cualquer mistura mais carros mais antigoas a gasolina vão sentir a diferença .
iso cuando falamos em gasolina cuando alchool é o asunto o 3% de agua pode cnvertirse em 5% ou mais neste caso não tem carro que funcione 100% com esa misturinha kakakakak,

josehgb
GL Member
GL Member
Mensagens: 59
Registrado em: 21 Abr 2022, 16:49
Nome Completo: José Henrique de Godoi Bertini
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2011/2011
Idade: 26

Mistério: a primeira partida que sempre falha

por josehgb » 14 Set 2022, 15:45

Ah agora fiquei confuso, depois vou ver quanto ficou o teor atual do etanol já gasolina, nas lembro que tem um valor para a comum e outro pra aditivada e mais um pra podium (que tem outro nome de categoria que esqueci).

A parte das partículas eu nunca reparei, será que não é poeira/sujeira ou umas partículas suspensas?

Se fosse a gasolina rejeitando a água essas partículas iriam para o fundo e depois de um tempo formariam a segunda fase (a camada de água no fundo). Mas a gasolina e o álcool se misturam em qualquer proporção não havendo água no meio

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério: a primeira partida que sempre falha

por Almeidão » 14 Set 2022, 16:02

josehgb escreveu:Fuente del Mensaje Ah agora fiquei confuso, depois vou ver quanto ficou o teor atual do etanol já gasolina, nas lembro que tem um valor para a comum e outro pra aditivada e mais um pra podium (que tem outro nome de categoria que esqueci).

A parte das partículas eu nunca reparei, será que não é poeira/sujeira ou umas partículas suspensas?

Se fosse a gasolina rejeitando a água essas partículas iriam para o fundo e depois de um tempo formariam a segunda fase (a camada de água no fundo). Mas a gasolina e o álcool se misturam em qualquer proporção não havendo água no meio


Sim, são 27% hoje a mistura, acho um absurdo isto.
Esta particula eu detectei imediatamente quando comecei a mexer com a gasolina fazendo as primeiras separações tirando a agua dela, coloca em uma garrafa pet e logo verás. Assim que tira o alcool com a agua não aparece mais e seja aditivada, ou não tem as particulas muito visível a olho nu. Farei um video ainda sobre este assunto e pode aparecer um para dizer o que seja.
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4070
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Mistério: a primeira partida que sempre falha

por Ju_Bueno » 15 Set 2022, 07:30

josehgb escreveu:Fuente del Mensaje Ah agora fiquei confuso, depois vou ver quanto ficou o teor atual do etanol já gasolina, nas lembro que tem um valor para a comum e outro pra aditivada e mais um pra podium (que tem outro nome de categoria que esqueci).

As de alta octanagem, onde se enquadra a Podium, são 25% de álcool. Até onde sei, a aditivada mantém os mesmo 27,5 da comum.

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sim, são 27% hoje a mistura, acho um absurdo isto.

Né !!! Mais de 1/4 do produto que compramos não é o produto que compramos. E saber que apenas 10% já cumpriria direitinho o objetivo técnico dessa mistura. Só que os usineiros ganharam essa mamata que garante a venda - independente do que aconteça - de uma boa quantidade de álcool. Só que quando o açúcar é mais lucrativo, que se dane o mercado que necessita (ou prefere) o álcool/etanol!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

josehgb
GL Member
GL Member
Mensagens: 59
Registrado em: 21 Abr 2022, 16:49
Nome Completo: José Henrique de Godoi Bertini
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2011/2011
Idade: 26

Mistério: a primeira partida que sempre falha

por josehgb » 16 Set 2022, 09:37

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Assim que tira o alcool com a agua não aparece mais e seja aditivada, ou não tem as particulas muito visível a olho nu. Farei um video ainda sobre este assunto e pode aparecer um para dizer o que seja.

eu já cheguei a fazer essa separação muito tempo atrás, a solução fica toda turva e dá uma esquentadinha. Acho que essas partículas que você vê é por conta do processo de separação mesmo, as coisas estão juntando/separando por conta das mudanças na solubilidade

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje E saber que apenas 10% já cumpriria direitinho o objetivo técnico dessa mistura. Só que os usineiros ganharam essa mamata que garante a venda - independente do que aconteça - de uma boa quantidade de álcool

eu lembro de ter visto um teste que nessa proporção de etanol na gasolina o consumo médio não se altera, ou a diferença é tão pouco que nem é perceptível. Em teoria a gente está sendo "enganado" por achar estar comprando algo puro mas vendem algo diluído...

Por um lado é bom o uso do etanol na gasolina:
-é um antidetonante super seguro e barato
-o álcool não é um combustível fóssil, em teoria mais ecológico e renovável
-o álcool possui uma queima mais limpa, a presença dele também ajuda a reduzir/limpar os depósitos carboníferos comuns na gasolina
-até certo ponto a substituição de parte da gasolina por etanol não afeta desempenho (nem em potência nem em autonomia)
-não reage diretamente com o óleo lubrificante, a sobrevida do lubrificante fica maior e é mais fácil de escoar/limpar na troca.

por outro lado...
-super fácil de adulterar
-grande presença de água, pode destruir a vida útil de vários componentes no motor como um todo
-detonação mais intensa, menor lubrificação no funcionamento do motor, desgaste maior a longo prazo
-carros antigos não conseguem ler/reconhecer/gerenciar melhor
-precisa de um sistema com pressão de combustível e taxa de compressão muito maior
-gera muito mais resíduos pelo PCV

atualmente, EU tenho usado etanol por questão de preço, mas logo mais vai compensar a gasolina e vou para ela. Tudo bem que perco um pouco de potência mas o motor fica bem mais macio e agradável de andar por ai, principalmente pra mim que pego MUITA rodovia isso me ajuda demais na autonomia. Bônus por aquecer o sistema mais rápido no clima de frio/vento/chuva em sp de setembro

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério: a primeira partida que sempre falha

por Almeidão » 16 Set 2022, 09:54

josehgb escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Assim que tira o alcool com a agua não aparece mais e seja aditivada, ou não tem as particulas muito visível a olho nu. Farei um video ainda sobre este assunto e pode aparecer um para dizer o que seja.

eu já cheguei a fazer essa separação muito tempo atrás, a solução fica toda turva e dá uma esquentadinha. Acho que essas partículas que você vê é por conta do processo de separação mesmo, as coisas estão juntando/separando por conta das mudanças na solubilidade

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje E saber que apenas 10% já cumpriria direitinho o objetivo técnico dessa mistura. Só que os usineiros ganharam essa mamata que garante a venda - independente do que aconteça - de uma boa quantidade de álcool

eu lembro de ter visto um teste que nessa proporção de etanol na gasolina o consumo médio não se altera, ou a diferença é tão pouco que nem é perceptível. Em teoria a gente está sendo "enganado" por achar estar comprando algo puro mas vendem algo diluído...

Por um lado é bom o uso do etanol na gasolina:
-é um antidetonante super seguro e barato
-o álcool não é um combustível fóssil, em teoria mais ecológico e renovável
-o álcool possui uma queima mais limpa, a presença dele também ajuda a reduzir/limpar os depósitos carboníferos comuns na gasolina
-até certo ponto a substituição de parte da gasolina por etanol não afeta desempenho (nem em potência nem em autonomia)
-não reage diretamente com o óleo lubrificante, a sobrevida do lubrificante fica maior e é mais fácil de escoar/limpar na troca.

por outro lado...
-super fácil de adulterar
-grande presença de água, pode destruir a vida útil de vários componentes no motor como um todo
-detonação mais intensa, menor lubrificação no funcionamento do motor, desgaste maior a longo prazo
-carros antigos não conseguem ler/reconhecer/gerenciar melhor
-precisa de um sistema com pressão de combustível e taxa de compressão muito maior
-gera muito mais resíduos pelo PCV

atualmente, EU tenho usado etanol por questão de preço, mas logo mais vai compensar a gasolina e vou para ela. Tudo bem que perco um pouco de potência mas o motor fica bem mais macio e agradável de andar por ai, principalmente pra mim que pego MUITA rodovia isso me ajuda demais na autonomia. Bônus por aquecer o sistema mais rápido no clima de frio/vento/chuva em sp de setembro


Sobre a detonação o uso do alcool anídro na gasolina não o coloca ele como ante detonante, o que diminui a detronação é a água que tem o outro alcool. Tempos atrás já houve mistura caseira de uma pequena proporção de águas na gasolina para eliminar possiveis detonações.
O motor flex é que nos engana bem, porque ele nunca é um motor alcool, falta taxa para isto e nem um motor gasolina está taxado demais para ser e pior ainda para os que ficam com este carro igual eu fico com o meu quase que eternamente, é que ele está pronto para ser jogado fora a qualquer momento, cabeçote está no limíte igual todos outros componentes e se tiver que mexer nele, ai sim ele será um verdadeiro carro a Álcool e fica impossivel de usar gasolina.
Imagem

josehgb
GL Member
GL Member
Mensagens: 59
Registrado em: 21 Abr 2022, 16:49
Nome Completo: José Henrique de Godoi Bertini
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2011/2011
Idade: 26

Mistério: a primeira partida que sempre falha

por josehgb » 16 Set 2022, 10:04

sabe, essa discussão me fez lembrar algo:

Comparando octanagem, se não me engano é algo como etanol > podium > gasolina aditivada = gasolina comum.
Então em teoria a podium é a mais "relutante" para permitir a ignição, enquanto a gasolina comum a mais fácil

Será que o uso da podium por justamente ter mais octanagem é o que tem dificultado a partida a frio?

Eu tenho usado ela justamente por ter mais aditivos/conservantes então consigo manter ali no reservatório mais tempo sem risco dela oxidar e estragar, ela dura ainda mais que a aditivada, que já é superior a gasolina comum nesse caso.

Se essa teoria estiver certa, provavelmente eu tirando essa podium e colocando a aditivada (ou gasolina comum) deve melhorar a partida...

56 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 439 visitantes

Bem-vindo: 26 Abr 2024, 07:34