O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CReservatório de fluido de freio não existe mais

41 mensagens
Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Reservatório de fluido de freio não existe mais

por chirola » 30 Ago 2022, 11:37

Antunes escreveu:Fuente del Mensaje será que esses 50 ml a menos não irão influenciar na questão que o computador irá entender que o fluido de freio está baixo?

não vai dar error no CB meu amigo o nivel e medido com boia se o caneco esta no nivel não marcara que esta baixo , para marcar que esta baixo tem que estar muito baixo , alem da marca do minimo

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Reservatório de fluido de freio não existe mais

por Almeidão » 30 Ago 2022, 11:58

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Antunes escreveu:Fuente del Mensaje será que esses 50 ml a menos não irão influenciar na questão que o computador irá entender que o fluido de freio está baixo?

não vai dar error no CB meu amigo o nivel e medido com boia se o caneco esta no nivel não marcara que esta baixo , para marcar que esta baixo tem que estar muito baixo , alem da marca do minimo


Esta pergunta me fez lhe lembrar a não jogar a tampa do seu fora, acredito que dará neste outro e talvez com melhor acabamento. Com certeza o Chirola está muito certo quanto a marcação e o do Agiles será perfeito se der porque este carro não tem embreagem hidráulica.
Imagem

Antunes
Member
Member
Mensagens: 37
Registrado em: 12 Jul 2020, 21:18
Nome Completo: Marcelo Antunes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2010/2010

Reservatório de fluido de freio não existe mais

por Antunes » 30 Ago 2022, 12:09

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Antunes escreveu:Fuente del Mensaje será que esses 50 ml a menos não irão influenciar na questão que o computador irá entender que o fluido de freio está baixo?

não vai dar error no CB meu amigo o nivel e medido com boia se o caneco esta no nivel não marcara que esta baixo , para marcar que esta baixo tem que estar muito baixo , alem da marca do minimo

Entendi, obrigado pelo esclarecimento Almeidao , assim que comprar e colocar no lugar eu darei o retorno de como ficou.
Obrigado também ao Chirola, ambos me ajudaram muito.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Reservatório de fluido de freio não existe mais

por chirola » 30 Ago 2022, 12:13

Antunes escreveu:Fuente del Mensaje Obrigado

como fale meu amigo freio tem que estar 100% se surgir mais alguma duvida pode perguntar que tentaremos ajudar e achar uma solução viavel abraço da um alo cuando o carro ficar pronto asim fica registrado e pode ajudar outros membros com um problema similar .

Antunes
Member
Member
Mensagens: 37
Registrado em: 12 Jul 2020, 21:18
Nome Completo: Marcelo Antunes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2010/2010

Reservatório de fluido de freio não existe mais

por Antunes » 30 Ago 2022, 23:14

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Antunes escreveu:Fuente del Mensaje Obrigado

como fale meu amigo freio tem que estar 100% se surgir mais alguma duvida pode perguntar que tentaremos ajudar e achar uma solução viavel abraço da um alo cuando o carro ficar pronto asim fica registrado e pode ajudar outros membros com um problema similar .

Com certeza farei isso, assim que tiver novidades eu aviso.

josehgb
GL Member
GL Member
Mensagens: 59
Registrado em: 21 Abr 2022, 16:49
Nome Completo: José Henrique de Godoi Bertini
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2011/2011
Idade: 26

Reservatório de fluido de freio não existe mais

por josehgb » 09 Set 2022, 11:06

eu já tirei o reservatório do meu elegance manual pra trocar o fluído que devia ser original desde 2011, tava um preto sinistro cheio de borra.
o reservatório é IMPOSSÍVEL de achar novo, já gastei semanas caçando e não encontrei pro meu caso por conta da saída da embreagem.


Foi muito difícil arrancar, ainda mais que as borrachas que ligam o cilindro com o reservatório ressecam, a mangueira que conecta o reservatório na embreagem é outro porre. No meu caso acabou que esgarcei as borrachas e deu um vazamento super irritante, felizmente essas borrachas tem medidas "padrão". Quase todos os reservatórios e cilindro (ao menos da varga) possuem o diamêtro interno igual, a diferença pode ser a distância entre esses furos. Consegui comprar no mercadolivre de boa as borrachas pra trocar.

A ideia do reservatório é ter o máximo de fluído possível, então qualquer tamanho de reservatório que encaixe ali funciona, existem vários modelos universais por ai. Sua única dificuldade pode ser o sensor na tampa.

é muito comum as embreagens hidraulicas terem um reservatório dedicado, por exemplo a iveco daily que costumo trabalhar tem um reservatório que fica junto do acionador hidráulico e também usa fluido de freio mas é tudo independente do freio em si

A solução felizmente também serve pra quem tem embreagem hidraulica, é uma adaptação simples, a embreagem precisa de um reservatório pra fluido de freio sim mas pode ser paralelo, contanto que a mangueira esteja ligada nela e o reservatório seja fechado não tem segredo, vai sair pelo fundo e ir pra linha mantendo sempre cheia. não precisa ser gigante, mas quanto maior melhor também. tem por ai vários kits universais de reservatório de freio, os mais comuns pra moto que também servem pra esse caso.


Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Reservatório de fluido de freio não existe mais

por chirola » 09 Set 2022, 18:00

josehgb escreveu:Fuente del Mensaje é muito comum as embreagens hidraulicas terem um reservatório dedicado, por exemplo a iveco daily que costumo trabalhar tem um reservatório que fica junto do acionador hidráulico e também usa fluido de freio mas é tudo independente do freio em si

boa vc esta certo no que fala , uma solução muito boa esta que comenta , pode colocar o reservatorio do corsa e colocar outro so para a embreagem e ficaria 100% funcional .
obrigado pela sua dica pode ajudar para quem tem carro manual e não acha solução ou peça original , o tamanho do reservatorio para a embreagem e cuase minima enta tambem esta certo em falar que cualque capacidade de reservatorio funcionaria .
vlw

Antunes
Member
Member
Mensagens: 37
Registrado em: 12 Jul 2020, 21:18
Nome Completo: Marcelo Antunes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2010/2010

Reservatório de fluido de freio não existe mais

por Antunes » 11 Set 2022, 23:02

Boa noite pessoal, retornando sobre a instalação do reservatório alternativo do Corsa, infelizmente não serviu, pois a distância entre os bicos é ligeiramente menor, o que tive que fazer foi comprar um usado, no melhor estado que pude encontrar.
Foi colocado no lugar, com a devida troca dos anéis de vedação e ficou perfeito.
Agora terei que vender o reservatório original do Corsa, juntamente com a tampa, a qual não veio junto e tive que comprar separadamente, gastando a quantia de quase R$ 300,00 nas duas peças.
Fica a mensagem, infelizmente quem preciusar, vai ter que se virar no desmanche.
Agradeço novamente o Almeidão e Chirola, pela força.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Reservatório de fluido de freio não existe mais

por Almeidão » 12 Set 2022, 08:26

Antunes escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite pessoal, retornando sobre a instalação do reservatório alternativo do Corsa, infelizmente não serviu, pois a distância entre os bicos é ligeiramente menor, o que tive que fazer foi comprar um usado, no melhor estado que pude encontrar.
Foi colocado no lugar, com a devida troca dos anéis de vedação e ficou perfeito.
Agora terei que vender o reservatório original do Corsa, juntamente com a tampa, a qual não veio junto e tive que comprar separadamente, gastando a quantia de quase R$ 300,00 nas duas peças.
Fica a mensagem, infelizmente quem preciusar, vai ter que se virar no desmanche.
Agradeço novamente o Almeidão e Chirola, pela força.


Uma pena que não deu certo, mas foi bom voce nos avisar, assim ficaremos atento quanto a isto, Sobre a ajuda ou tentativa de ajuda, faço isto de coração e só fico triste por não ter sido uma ajuda 100% completa. Valeu.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Reservatório de fluido de freio não existe mais

por chirola » 12 Set 2022, 11:44

Antunes escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite pessoal, retornando sobre a instalação do reservatório alternativo do Corsa, infelizmente não serviu, pois a distância entre os bicos é ligeiramente menor, o que tive que fazer foi comprar um usado, no melhor estado que pude encontrar.

cagada meu amigo , a gente sempre tenta ajudar seja com ideias ou soluçoes , fique chateado por não ter dado certo .
mais vc acho uma peça usada funcional o que por outro lado me deija feliz porque o carro esta rodando novamente .
abraço obrigado a vc por compartir a solução com nois asim podemos seguir ajudando a turma
vlw

Antunes
Member
Member
Mensagens: 37
Registrado em: 12 Jul 2020, 21:18
Nome Completo: Marcelo Antunes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2010/2010

Reservatório de fluido de freio não existe mais

por Antunes » 20 Set 2022, 22:08

Pessoal, desde domingo surgiu alguns problemas, com relação ao computador de bordo, com relação aos freios, primeiramente surgiu a mensagem lâmpada de freio queimada, porém as lâmpadas acendiam perfeitamente, ressalto que todas as demais lâmpadas são originais do carro e já na segunda-feira, a mensagem desapareceu e no seu lugar apareceu a mensagem pastilha de freio, sendo que as pastilhas estão mais que meia vida. Na segunda à noite fiz o reset, desligando a bateria e juntando os bornes à noite e religuei hoje de manhã e para minha surpresa a mensagem continua. Uma pergunta, será que pode ser pelo vazamento do reservatório que ocorreu isso? Ou será uma infeliz coincidência? Outra coisa, os sensores de desgaste dos freios podem ter chegado ao fim, mesmo com as pastilhas estando boas?

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Reservatório de fluido de freio não existe mais

por chirola » 21 Set 2022, 00:01

Antunes escreveu:Fuente del Mensaje os sensores de desgaste dos freios podem ter chegado ao fim, mesmo com as pastilhas estando boas?

Triste coincidência, o sensor de desgaste a tempos que meu carro não tem são descartáveis cuando acusa desgaste tem que trocar eles e achei um absurdo o preço deles , eles acusam desgaste e a pastilha tem pouco menos da metade ainda , a mensagem do mod falava lampada queimada ou falava testar luz de freio. Normal falar testar luz de freio em carros automáticos tem gente que não perceve por posar no freio para mudar a marcha ou dar partida e a mensagem desaparece ao pisar o freio.mais toda partida pelo menos no vectra B a mensagem esta la

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Reservatório de fluido de freio não existe mais

por chirola » 21 Set 2022, 00:13

Para não aparecer a mensagem de desgaste pode cortar os fios dos sensores e enmendar os dois fios para dar continuidade asim a mensagem não aparece ,ou pode troca pastilhas e sensores, olha no mercado libre agora tem sensores genéricos por 60 reais , na época que procure aqui na argentina só tinha original por 150 cada , por 60 pila ate compensa colocar mais cuando a pastilha chegar a meia vida vai acusar de novo, troque as pastilhas do meu carro a 5 anos e ainda estão mais do que meia vida tipo asim se troca tudo vai durar m bom tempo

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Reservatório de fluido de freio não existe mais

por Almeidão » 21 Set 2022, 08:07

Sim, o sensor das pastilhas podem ter sido mal colocados na pastilha, mas independente disto elas por segurança avisam muito antes que as pastilhas chegaram no fim, na verdade a pastilha quando está faltando 1/4 para chegar no ferro ela já perdeu parte do seu poder de frenagem e pior ainda elas passa a gastar mais o disco para obter um resultado bom de freio. Eu não uso o sensor, mas troco as minhas perto de 1/4 antes de acabar.
Imagem

Antunes
Member
Member
Mensagens: 37
Registrado em: 12 Jul 2020, 21:18
Nome Completo: Marcelo Antunes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2010/2010

Reservatório de fluido de freio não existe mais

por Antunes » 21 Set 2022, 10:53

chirola escreveu:
Antunes escreveu:Fuente del Mensaje os sensores de desgaste dos freios podem ter chegado ao fim, mesmo com as pastilhas estando boas?

Triste coincidência, o sensor de desgaste a tempos que meu carro não tem são descartáveis cuando acusa desgaste tem que trocar eles e achei um absurdo o preço deles , eles acusam desgaste e a pastilha tem pouco menos da metade ainda , a mensagem do mod falava lampada queimada ou falava testar luz de freio. Normal falar testar luz de freio em carros automáticos tem gente que não perceve por posar no freio para mudar a marcha ou dar partida e a mensagem desaparece ao pisar o freio.mais toda partida pelo menos no vectra B a mensagem esta la

Bom dia Chirola, quando me referi a luz de freio no computador de bordo, é já com o carro em movimento no trânsito, acendeu umas três vezes, em momentos diferentes, mas toda vez com o veículo em movimento, depois sumiu.
Agora, somente está acusando as pastilhas de freio, através do sensor. Até vi esses sensores genéricos e estou com vontade de comprar e testar, para ver quanto tempo dura e se funcionam direito, porque mais de 300,00 em cada sensor é um verdadeira paulada.
Não sabia que tinha acesso aos sites de compra da Argentina, porque se soubesse pediria para comprar o reservatório do Vectra no ML de lá, porque tinha achado um novo, original GM, quando estava procurando.

Antunes
Member
Member
Mensagens: 37
Registrado em: 12 Jul 2020, 21:18
Nome Completo: Marcelo Antunes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2010/2010

Reservatório de fluido de freio não existe mais

por Antunes » 21 Set 2022, 10:58


Vou ver com o mecânico e farei isso no começo do mês, irei testar esses genéricos, sou meio "sistemático" quanto aos acessórios do carro, se tem sensor tem que estar funcionando, é lógico que não estou rasgando dinheiro e não daria 600,00 por dois originais. Mas se tem alternativa e considerando o preço, não custa tentar.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Reservatório de fluido de freio não existe mais

por chirola » 21 Set 2022, 11:29

tambem tentaria , na epoca que fiz a manutenção no meu carro so tinha original e pagar 400 reais em dois chicotinhos descartaveis não foi uma opção na epoca , agora fui ver de curioso e achei que tem genericos por uns 100\120 o par as pastilhas cuando coloca novas e são de cualidade duram muito jafaz mais de 4 anos que troque do meu e ainda não gastaram a metade delas , não utilizo muito o freio porque não pego cuase fila e 50% do trajeto diario e estrada .
pode facer um teste antes de comprar os sensores novos , os sensores são uma peça plastica que fica presa na pastilha e vai gastando dentro tem literalmente um araminho que cuando gasta acaba cortando e deixando o circuito aberto é então que aparece a mensagem no mid .
se o sensor esta gasto , para não ficar a mensagem chata no mid pode cortar a cabeça dele e juntar os dois fios , e a mensagem não vai aparecer .
nas pastilhas do meu CD tem ainda uma chapinha arrebitada nelas (vem asim original ) que ao chegar a 1\3 da pastilha ,caso chegue a gastar tanto que fica esfregando no disco fora da area de frenagem e faz barulho como se a pastilha ja estevese no ferro ese é o limite , e mesmo asim tem gente que vai na oficina e pede para cortar a chapinha asim consegue utilizar a pastilha ate o oso

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Reservatório de fluido de freio não existe mais

por Almeidão » 21 Set 2022, 12:47

Eu não uso porque o meu não tem e nem colocarei porque eu já prefiro olhar nas manutenções que faço, mas ali é algo muito simples, um fio preso na pastilha que ao gastar encosta no disco e assim recebe um sinal negativo, e nos carros mais simples acende uma luz e lá está escrito algo relacionado a pastilha. Este mesmo sinal é recebido para os carros mais atuais e vem algo bonito no computador de bordo, mas nada mais é que um sinal negativo vindo do disco de freio. Será que não tem um mal contato por ai com estas mexidas que o mecanico fez?

Sobre comprar ML Argentina, hoje eu não sei, mas tentei comprar algo tempos atrás e não tinha como ser entregue, mas vou pesquisar outra vez, me interessa algumas coisas que tem lá e que na ultima vez que comprei eu achei la no Wlamart.
Imagem

josehgb
GL Member
GL Member
Mensagens: 59
Registrado em: 21 Abr 2022, 16:49
Nome Completo: José Henrique de Godoi Bertini
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2011/2011
Idade: 26

Reservatório de fluido de freio não existe mais

por josehgb » 23 Set 2022, 09:51

Antunes escreveu:Fuente del Mensaje a mensagem desapareceu e no seu lugar apareceu a mensagem pastilha de freio, sendo que as pastilhas estão mais que meia vida.

já vi carro que ficou maluco falando de pastilha de freio mas o problema era por conta de ar na linha do sistema de freios e não no sensor.

Quando você fez a troca dos reservatórios, você completou e sangrou totalmente a linha depois? Foi feito aquele esquema de começar na roda mais longe do sistema abs/reservatório e ai chegando mais perto?

Pode ser que não seja sua situação, maaaaaaaaas....

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Reservatório de fluido de freio não existe mais

por chirola » 23 Set 2022, 12:13

josehgb escreveu:Fuente del Mensaje já vi carro que ficou maluco falando de pastilha de freio mas o problema era por conta de ar na linha do sistema de freios e não no sensor.

acho dificil no vectra acusar pastilhas gastas sem ter gastado o sensor ou rompido algum fio do chicote coisa que tambem acho dificil , é um circuito fechado e so tem sensores nas rodas .
tem modelos que podem acusar desgaste no freio por conta da tampa do reservatorio que tem sensor de nivel e ao decer muito o nivel mostrar desgaste no sistema de freio mais pelomenos no vectra B não é asim ele checa pastilhas luces e fluidos por separado .
pela posiçãoe tamanho do sensor cuando a pastilha pasa pouca coisa para menos de meia vida o sensor corta o filamento que tem e acusa no mid o desgaste .
achei uma foto aqui no forum de um topico antigo com o sensor e pastilha nova que da para ver a espesura do sensor e claramente ele com meia vida de pastilha ou pouca coisa menos ja desgastaria e acusaria a anomalia.
Imagem
pode ver que o sensor tem o grosor de cuase meia pastilha .

41 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 200 visitantes

Bem-vindo: 24 Abr 2024, 08:28