por josehgb »
09 Set 2022, 11:06
eu já tirei o reservatório do meu elegance manual pra trocar o fluído que devia ser original desde 2011, tava um preto sinistro cheio de borra.
o reservatório é IMPOSSÍVEL de achar novo, já gastei semanas caçando e não encontrei pro meu caso por conta da saída da embreagem.
Foi muito difícil arrancar, ainda mais que as borrachas que ligam o cilindro com o reservatório ressecam, a mangueira que conecta o reservatório na embreagem é outro porre. No meu caso acabou que esgarcei as borrachas e deu um vazamento super irritante, felizmente essas borrachas tem medidas "padrão". Quase todos os reservatórios e cilindro (ao menos da varga) possuem o diamêtro interno igual, a diferença pode ser a distância entre esses furos. Consegui comprar no mercadolivre de boa as borrachas pra trocar.
A ideia do reservatório é ter o máximo de fluído possível, então qualquer tamanho de reservatório que encaixe ali funciona, existem vários modelos universais por ai. Sua única dificuldade pode ser o sensor na tampa.
é muito comum as embreagens hidraulicas terem um reservatório dedicado, por exemplo a iveco daily que costumo trabalhar tem um reservatório que fica junto do acionador hidráulico e também usa fluido de freio mas é tudo independente do freio em si
A solução felizmente também serve pra quem tem embreagem hidraulica, é uma adaptação simples, a embreagem precisa de um reservatório pra fluido de freio sim mas pode ser paralelo, contanto que a mangueira esteja ligada nela e o reservatório seja fechado não tem segredo, vai sair pelo fundo e ir pra linha mantendo sempre cheia. não precisa ser gigante, mas quanto maior melhor também. tem por ai vários kits universais de reservatório de freio, os mais comuns pra moto que também servem pra esse caso.