macendale escreveu:Fuente del Mensaje Será que alguem tem alguma dica para fazer outros testes?
macendale escreveu:Fuente del Mensaje Procurei em todo o clube e li varias postagens, para tentar resolver meu problema, porém nenhuma delas é parecida com a minha.
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Meu vectra é um 2.0 16v 98 gasolina/GNV de 5a geração, na sexta-feiradia 18/03/22, fui dar a partida no carro e o motor de
arranque virava porem o motor não pegava, era como se ele estivesse sem combustivel. Porem o carro estaca com meio tanque de gasolina. Como eram 5:30 da manhã e eu tinha que ir trabalhar, liguei o carro no GNV e sai de casa.
Na hora do meu almoço, fui no carro e olhei o resistor da bomba de combustivel e o mesmo não estava queimado. Resolvi,
verificar a bomba, e para minha supresa a bomba estava queimada (melhor dizer estava derretida na parte de cima, onde tem a saida de combustivel).
No sabado comprei uma refil da bosh e coloquei no carro, n~~ao sem antes testar a bomba em uma bancada e ver que ela estava funcionando, o teste foi feito com a mesma dentro de uma lata com gasolina e bomba esvazio essa lata muito rapidamente. Fui lá e instalei a bomba no tanque, liguei as mangueiras e ainda coloquei um filtro de combusivel novo. Tentei dar a partida e o carro não funcionou de jeito nenhum. Fui la no cofre do motor e desconectei a mangueira antes da entrada da flauta, coloquei ela dentro de uma garrafa e virei a chave e nada de sair gasolina. Peguei 2 fios e fiz uma ligação direta da bateria até a bomba e ela funcionou e mandou gasolina lá para a garrafa dentro do cofre.
Notem, se eu ligar o carro no modo direto do GNV ele funciona sem nenhum problema.
Achando que era problema na fiação que vai para a bomba resolvi testar, desliguei a bateria do carro, despluguei aqueles
conectores que ficam do lado direito proximo ao pé do motorista, e testei a continuidade do fio vermelho e azul (positivo)
que vai para a bomba e tambem teste o marrom (negativo) e ambos estavam bons e sem curto citcuito. Continuei testanto o chicote, passei pela caixa de fusiveis, e cheguei até ao relé da bomba e essa linha não apresentou
nenhuma falha ou curto circuito.
Religuei tudo e comecei a verificar o relé da bomba e notei que ele não armava, achando que era ele, coloquei outro que eu tinha e mesmo assim ele não armou.
Sei que a bomba do vectra para funcionar, entre outras coisas depende do sensor de rotação, porém como eu já disse o carro funciona se ligar direto no GNV, e na teoria o carro não funciona se o sensor de rotação não estiver funcionando, correto?
Será que alguem tem alguma dica para fazer outros testes?
macendale escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde, Almeidão.
Sim já verifiquei o fusível, ele está bom.
Foi como eu disse, eu acho estranho a bomba ter derretido e não ter queimado nenhum fusível.
A única coisa que não testei foi o sensor.de rotação, porém acho que ele está funcionando, pq o carro pega quando ligo direto no GNV.
Voce sabe dizer se para acionar a bomba de gasolina, depende do.modulo de injeção?
chirola escreveu:Fuente del Mensaje por iso comente da geração de gnv os mais antigos tinha uma solenoide para restringir o paso da gasolina e a bomba continuaba funcionando mesmo com o carro em gnv , depois foi adaptado um rele inversor para cortar a corrente nos carros com bomba eletrica , e nas ultimas geraçoes o gnv tem um modulo que copia o sinal de rotação do modulo do carro e emula valores de sonda e map para não dar error na ecu do carro .
se o sistema for de 2da geração ele tem um rele que corta a corrente da bomba ou uma solenoide que restringe o paso da gasolina se o rele colo a bomba fico funcionando direto e for com solenoide pode ter queimado por trabalhar forçada , so vendo o que tem no carro para saber .
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje não tinha a minima ideia que isto poderia ser assim em alguns carros.
macendale escreveu:Fuente del Mensaje Alguém, tem uma dica de como proceder os teste a partir desses ponto?
macendale escreveu:Fuente del Mensaje Testei a resistência do sensor de rotação e 905 ohms, que está normal segundo o aplicativo do Dr IE. Oq achei estranho l, foi a voltagem que o sensor.esta gerando, que na minha medição deu 3vac, sendo que no Dr IE, diz que ele.tem gerar na média de 1,5vac. Será que isso influência?
macendale escreveu:Fuente del Mensaje Uso esse guia para fazer os teste no Vectra, a um bom tempo. Essa manual tem na internet, faz parte do software Dr I.E.
Para atualizar:
Eu achei que era o módulo Motronic, e ontem levei em um conhecido que faz na manutenção em UCE, e ele teste o meu módulo, e o resultado foi que o.modulo de injeção não apresenta nenhum problema.
Ainda estou na caçada
Bom fds a todos.
macendale escreveu:Fuente del Mensaje Almeidão, retirei o kit GNV, para fazer os testes. O kit de 5a geração é muito fácil de instalar a parte elétrica, no meu caso não foi preciso cortar nenhum fio, usei conector para tudo. E.como.eu disse.no GNV o carro ligava e andava de boa.
Hoje, descobri o problema, na verdade dois problemas.
A bomba oq não esta bom é o terminal e conector que vai na tampa da bomba de gasolina. Acredita nisso
Desmontei metade do carro e pau era na tampa da bomba. Na segunda feira, vou no desmanche, pegar outra tampa e outro conector, espero.qie funcione.
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