Matheus336 escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde pessoal, minha dúvida é a mesma do amigo acima... Gostaria de saber se tem como alongar o câmbio F23.
Estou trocando meu F18cr, pelo F23, já comprei o câmbio, os suportes e a alavanca com os cabos, é só tirar um e colocar o outro.
Mas antes gostaria de alongar ele, visto que além da resistência do cambio, um dos motivos que estou trocando é pra aproveitar e colocar um câmbio mais longo, já pesquisei a coroa e pinha do F23 longo, o mais moderno, pra ir de 4.17 de diferencial, para 3.94...
Minha pergunta é, tem alguma engrenagem da quinta marcha mais longa que a 0.81?
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Para fim de economia só existe uma forma, dirigir com moderação. Cambio muito longo ele bebe muito nas ruas e economiza na velocidade final, já ele curto economiza nas ruas e bebe mais na final, isto muda quando se sabe usar o carro aproveitando o máximo dele seja curto ou longo ele terá a melhor economia nas mãos de quem sabe. Mas fica diferente e muito diferente para os mais longos para quem não sabe usar, no meu carro mudei um pouco isto usando pneus menores, assim tenho um bom cambio longo, e não bebe tanto nas ruas, sendo nas rodovias um pouco mais que 11 km por litro na faixa de 100 a 120 km/h.
Matheus336 escreveu:Fuente del Mensaje Ah sim, a embreagem ja vai ser uma de 980lbs por em quanto, vou aproveitar a troca do câmbio e já instalar, de começo vai ser um kit básico, turbina 42/63, pouca pressão, pois coloquei o motor flex dos 2011 e é muito taxado, corre risco de quebra se abusar, 0,6 bar... Vou manter a injeção original tbm por enquanto ela vai dar conta... Mas futuramente pretendo forjar o motor, uma ft400 e por aí vai...
Renato_RJ escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia brother! Então cara, se sua caixa de cambio for a F18CR, da certo sim, só tem que tomar cuidado pq tem 2 modelos de 5º marcha para os F18WR (16V) uma mais curta, com relação de 0.74 e uma mais longa com relação de 0.71, a que eu utilizei foi a mais curta, de 0.74, a outra acho que ficaria muito longo...
A quinta original tem relação de 0.89 com 33 dentes na engrenagem.
No final do anuncio do ml que passei tem lá: Mais anuncios desse vendedor, entra em um desses e pergunta por ele se ele tem mais algum kit da quinta marcha do f18wr até 97 (de 32 dentes)
A peça ficou em +/- 220 e a mão de obra ficou em 150, apesar de parecer um serviço simples, deu trabalho para tirar as engrenagens antiga, estavam agarradas...
Renan Perez escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal desculpa se já tem isso no fórum mas não achei. Só a titulo de curiosidade qual a relação de marchas do cambio F18WR e do cambio AW5040 que vai nos vectras de 96 a 99 automatico?
No Fear escreveu:Fuente del Mensaje DESCODIFICANDO O CÂMBIO DO VCD 2.0 16V:
Existem várias versões, dados confusos e muita especulação em torno do câmbio da linha GM, incluindo do Vectra.
A fim de elucidar a questão com dados completos e verídicos, venho usufruir dos dados do meu câmbio como exemplo e tornar público como descodificar o câmbio do seu Vectra e desvendar este mistério.
Bom, por se tratar de GM, facilita e muito, pois ela codifica seus câmbios com alguns caracteres (alfanuméricos) e que dizem simplesmente TUDO do câmbio.
Sigam abaixo a explicação Ilustrada e Bom Divertimento.
F18
I 126 7 2
0689
W 394
1 = Qual a Fábrica que confeccionou o Câmbio: (I – Isuzu - uma das mais antigas montadoras de automóveis da cidade de Tóquio-Japão)
2 = Tipo de Transmissão: F18
3 = Número de dias por ano: 126 significa q em 1997 o Câmbio foi fabricado em 07 de Maio - Contabilize de 01/01/1997 a 07/05/1997 = 126 dias
4 = Dígito Final do Ano: 1997
5 = Turno de produção: 2 - Tarde (1 = Turno da Manhã, 2 = Turno da Tarde)
6 = Número de Série: 0689
7 = Tradução de Saída (Relação do Diferencial): 3,94:1
8 = Tipo (C = CR, W = WR) CR=Close-Ratio / WR=Wide-Ratio: WR
Relações das Marchas do meu Câmbio:
1º Marcha: 3,58:1
2º Marcha: 1,87:1
3º Marcha: 1,22:1
4º Marcha: 0,91:1
5º Marcha: 0,74:1
Obs: Segui a Tabela Acima da OPEL, Câmbio Modelo F18+ WR, porém a quinta do F18.
Conforme Tabela abaixo o Vectra B com Motor X20XEV possui o Câmbio F18 com Diferencial 3,94 Wide-Ratio (WR) Código Alpha GS.
Abaixo, de posse de todos os dados em mãos, fiz a simulação de Velocidade Máxima de Cada Marcha e do Veículo em 5ª com as Rodas e Pneus Atuais. O resultado:
O Velocímetro marca até 260, porém ele vai até 271,36 Km/h! Mais algums informações desvendadas.
Obs: Aqueles que possuem dúvidas, basta entrarem em contato que descodifico o seu câmbio sem problema algum.
Valeu!
Modelo automático: AF-20
Automático de 4 velocidades à frente (3 programas: Econômico/Esportivo/
Antipatinação)
Relação de marchas:
Primeira: 3,67:1
Segunda: 2,10:1
Terceira: 1,39:1
Quarta: 1,00:1
Ré: 4,02:1
Diferencial: 2,86:1
jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Obrigado Juliano!
Muito boa as informações, decodificando meu cambio é mesmo o F18CR, quinta de relaçao 0.89 e diferencial 3.74.
Com as rodas e pneus originais 14, a 100kmh ele fica em exatos 2900rpm
Usando a calculadora acima, tenho os seguintes resultados (notem estou baseando apenas a quinta atual no meu carro pra ver a diferença)
0.89 original F18CR - 2900rpm = 100kmh
0.74 - 2900rpm = 121kmh--------> 2400rpm = 100kmh
0.71 - 2900rpm = 127kmh--------> 2300rpm = 100kmh
Li o topico e parece que apenas um colega fez isso de trocar as engrenagens da quinta... outros optaram por trocar o cambio completo.
Acho que manter as relacoes curtas originais ate 4marcha é ideal pra manter torque e desempenho na cidade, ja a quitna longa beneficiaria MUITO em rodovia/consumo, que é exatamente o que quero, fora que o serviço de trocar as engrenagens da quinta da pra ser feito com o cambio no lugar e parece bem simples até tendo as ferramentas corretas.
Pelo numero de kits vendidos ainda me espanta nao ter mais comentarios disso aqui... mas estou quase ariscando comprar.
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