O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BDúvida - Reservatório de expansão paralelo ou original

39 mensagens
  • 1
  • 2
Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Reservatório de expansão

por Thiago Menezes » 27 Nov 2014, 07:46

jonas caruso escreveu:Muito obrigado mesmo...quem dera esse país fosse administrado com o zelo que vcs tem pelos seus carros...esse país ja seria uma potencia ha muito tempo.

Verei se encontro aqui na Bahia um local pra fazer este teste e conseguir a tampa. Não me arrisco mais a pegar 1.300km de estrada com problema no arrefecimento.
Ja tive traumas muito grandes com isso quando uma mangueira estourou em pleno sabado às 18:00 hs ja noite, à 30km de pedro canario-es...tipo, meio do nada, ninguem para pra ajudar, familia com criança em beira de estrada...não desejo isso à ninguém! :62:
So depois de uma viatura da PF parar pra ajudar conseguimos ir a PC-ES e ainda tivemos que aguardar ate segunda-feira pra resolver o problema. Muito tenso. :55:


Eu nunca passei por isso, mas realmente deve ser horrível essa situação ainda mais com criança.

Eu sempre penso que é melhor sempre prevenir do que remediar e nesse caso com o carro é pura verdade, muitos dos meus amigos se assustam com as minhas manutenções no pretão, porém não percebem que 80% foi tudo preventivo.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

RC Geisel
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 204
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:29
Nome Completo: Roberto Carlos Geisel
Cidade: Marechal Cândido Rondon
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Reservatório de expansão

por RC Geisel » 03 Dez 2014, 16:50

Finalmente chegou o reservatório...

Imagem

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Reservatório de expansão

por Thiago Menezes » 03 Dez 2014, 17:09

Muito bom :102:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Reservatório de expansão

por Last_Warrior » 03 Dez 2014, 17:26

Parabéns...

No meu Omega 4.1 branco aconteceu uma coisa inusitada... Comprei, por falta de opção, um reservatório de expansão paralelo daqueles "importados", segundo o vendedor sabia que era importado mas não sabia nem me dizer a marca.

Ao realizar a troca, comecei a observar semelhanças impressionantes entre o original do carro que estava lá desde 98 e o novo.

Olhando mais a fundo, vi que, além de ter exatamente as mesmas ranhuras, espessuras de material, observei que até as rebarbas de fabricação do molde estavam exatamente no mesmo lugar. E mais, onde deveria ir o logo GM estava raspado.

Não tive dúvidas que comprei, sem querer, um reservatório do mesmo fabricante do original da época.

A não ser que os chineses tenham feito um molde idêntico da fornalha de produção, o que é improvável...hehehhehe
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Dúvida - Reservatório de expansão paralelo ou original

por Last_Warrior » 02 Jun 2016, 23:03

É... Dando um feedback... Após aprox. 1 ano, meu paralelo foi pras cucuias. Estava branquinho, que raiva... Parece que começou a abrir bem na emenda central. Primeiro foi o do 4.1, e agora o 2.2. Ainda bem que tinha os originais guardados, meio amarelados... Melhor do que ficar na mão.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

SirChico
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 08 Out 2015, 13:53
Nome Completo: Teodoro Borges
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dúvida - Reservatório de expansão paralelo ou original

por SirChico » 07 Set 2019, 11:26

Desenterrando mais um tópico pra não criar outro.

Apenas gostaria de compartilhar minha experiência em relação ao assunto.
Quem sabe ajuda alguém.

Meu carro quando foi adaptado (não por mim), resolveram não colocar o reservatório de expansão como deveria ser.
Também não colocaram uma termostática, mas isso já é outra história hehe

Um dia eu quase perdi o motor pois uma mangueira estourou e a água vazou toda.
Eu sempre fico de olho no painel em relação a temperatura. Mas como não tinha água no sistema... não tinha o que o sensor ler. Foi um susto.
Por causa disso, resolvi colocar um reservatório de expansão, especialmente pelo sensor de nível.
Não ia deixar que o mesmo problema de repetisse.

Comprei o reservatório da marca Gonel e a tampa da marca Click.
Começou apresentar vazamento do líquido de arrefecimento, só não era óbvio por onde era.
Cheguei a suspeitar que estivesse vazando pelo sensor que se encontra na parte inferior do reservatório.
Ou até mesmo da emenda central do reservatório (aquela aba que marca o nível). Ela parecia "lascada" em um ponto específico.
Coloquei uma "massinha" nesse lugar pra ver se era esse o problema.
Continuava vazando...

Então resolvi fazer o que já devia ter feito logo de cara... comprar uma tampa descente! hahaha
Problema resolvido. Era a tampa mesmo.
Já tinha lido em algum lugar que essa marca Click não era boa, mas não encontrava uma GM com um preço razoável.

Vou postar o link abaixo da onde eu comprei a tampa pois o preço está bom. Não é pra fazer propaganda do vendedor. Não ganho nada com isso. Quem déra ganhasse... hehehe
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1198000461-tampa-reservatorio-de-agua-do-radiador-astra-vectra-zafira-_JM?quantity=1

O que notei esses dias é que a bóia do reservatório não estava "soltinha", o que me deixou um pouco preocupado.
Se vazar a água e o sensor não me alertar eu processo a fabricante! hahaha

Então é isso pessoal... corra da tampa Click. Já o reservatório da Gonel... por enquanto tudo certo. mas vou verificar melhor a bóia e qualquer coisa eu dou uma atualizada aqui.

Valeu

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dúvida - Reservatório de expansão paralelo ou original

por chirola » 07 Set 2019, 11:44

divulgar o anuncio é bom meu amigo, e um produto que vc testo e mostro ser resistente ou de boa cualidade, nao e propaganda e divulgaçao e o que acontece cuando se presta um serviço bom ou se vende coisas de cualidade o cliente satisfeito dibulga. e para quem for comprar da uma trancuilidade valeu

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dúvida - Reservatório de expansão paralelo ou original

por Almeidão » 13 Mai 2020, 10:17

Estou aqui dando uma olhada e pretendo trocar meu reservatório hoje, aqui só achei marca Florio e como eu uso com sensor comprarei com sensor. Eu só queria saber se alguém já comprou esta marca. Detalhe, tampa só uso original, se vir ele com uma, jogarei fora.
Imagem

Avatar do usuário
Luan dos Santos
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 199
Registrado em: 06 Abr 2020, 11:44
Nome Completo: Luan dos Santos Machado
Cidade: Viamão
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002
Idade: 35

Dúvida - Reservatório de expansão paralelo ou original

por Luan dos Santos » 13 Mai 2020, 10:22

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Estou aqui dando uma olhada e pretendo trocar meu reservatório hoje, aqui só achei marca Florio e como eu uso com sensor comprarei com sensor. Eu só queria saber se alguém já comprou esta marca. Detalhe, tampa só uso original, se vir ele com uma, jogarei fora.


Neste tópico o amigo relata uma experiência negativa com a marca Florio:
viewtopic.php?f=70&t=17012&p=193019&hilit=florio#p193019

Eu não conheço, estou repassando apenas para conhecimento da experiência de alguém que utilizou. :88:
Garagem: https://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=18046

Vectra CD 2.2 16v AT - 2002/2002 - Cinza Nobre

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dúvida - Reservatório de expansão paralelo ou original

por chirola » 13 Mai 2020, 12:55

Luan dos Santos escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Estou aqui dando uma olhada e pretendo trocar meu reservatório hoje, aqui só achei marca Florio e como eu uso com sensor comprarei com sensor. Eu só queria saber se alguém já comprou esta marca. Detalhe, tampa só uso original, se vir ele com uma, jogarei fora.


Neste tópico o amigo relata uma experiência negativa com a marca Florio:
viewtopic.php?f=70&t=17012&p=193019&hilit=florio#p193019

Eu não conheço, estou repassando apenas para conhecimento da experiência de alguém que utilizou. :88:

olha luan eu nao sei de marcas muito nao mais tem coisa com cualidade e padrao original e coisa bagabunda.
o reservatorio trabalha com alta precao, o original vc ve o material groso nas paredes e um detalhe importante alem da marca e que nos bicos aonde encaixa as mangueiras o original tem os bicos plasticos e por dentro do duto um caninho de metal para reforsar e evitar quebras nos bicos cuisa que a peca bagabunda nao tem, e outro detalhe que eu sempre olho sao os acabamentos nas unhoes e na rosca da tampa e mais s pode e bom ate testar a tampa no caneco novo antes de colocar para ver a vedacao.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dúvida - Reservatório de expansão paralelo ou original

por Almeidão » 13 Mai 2020, 17:29

Obrigado ai pessoal, realmente sei que a Gonel é melhor mas aqui não tem esta marca e comprar pela internet nem sempre vem a marca que falam que é porque não tem isto estampado nele. O meu não é original, tem mais ou menos uns 8 anos e estou comprando pelo motivo que quebrou aquela guia em cima onde passa o cabo para abrir o capô, ou seja se quebrou ali é porque algo não está bom como restante e o sensor segue funcionando perfeito. Sim Chirola, o original tem ou tinha este tubo de metal latão dentro dos dutos e eu fiquei com medo quando o meu chegou por não ter isto e pra ser sincero não atrapalhou nele, mas ai vai a preocupação comprar pela internet um original, nunca sabemos se realmente ele é original. Sobre a tampa só uso Original esta do modelo mais novo e sei que 1/4 de aperto é o suficiente para ela vedar e durar muitos e muitos anos.
Assim que eu olhar ele aqui na loja, vou ficar atento a estes detalhes do acabamento antes de pegar lo.
Mas a pulga já começou a coçar atrás da orelha kakakakakakakakak.

O problema é que não tenho a minima ideia que marca é o meu que mesmo sendo paralelo posso garantir que é bom.

Se compro eu comentarei aqui sobre ele

Obrigado
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dúvida - Reservatório de expansão paralelo ou original

por chirola » 13 Mai 2020, 19:03

o meu e de fabrica ainda para ver o nivel da agua so com a lanterna ou tirando a tampa ,rsrsrrsrsrsrs
ele esta bem oscuro o plastico mais em teme que vai ganhando nao mexo nao deixa ele la , a tampa sim troque e coloque original para nao arriscar com coisas deconhecidas

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dúvida - Reservatório de expansão paralelo ou original

por Almeidão » 13 Mai 2020, 20:19

chirola escreveu:Fuente del Mensaje o meu e de fabrica ainda para ver o nivel da agua so com a lanterna ou tirando a tampa ,rsrsrrsrsrsrs
ele esta bem oscuro o plastico mais em teme que vai ganhando nao mexo nao deixa ele la , a tampa sim troque e coloque original para nao arriscar com coisas deconhecidas


O meu também ficou laranja e pra ver o nível apesar de limpo, somente colocando luz por trás, mas como eu vi que quebrou esta peça que passa o cabo eu posso imaginar que ele esteja enfraquecido, mas não jogarei ele fora até que eu considere o teste de segurança por uns 90 dias kakakakakakakak.
Uma coisa é certa se quiserem ele branquinho pra sempre, só deixando ele na embalagem e bem guardado kakakakakak
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dúvida - Reservatório de expansão paralelo ou original

por Almeidão » 15 Mai 2020, 15:21

Chirola e Luan dos Santos, não dá para usar o reservatório que vi, só tinha um e estava com a tomada embaixo do sensor rachada, o sensor interno não gostei do acabamento que prende ele. Exemplo, o sensor é um disco pequeno branco e em cima para limitar ele o meu tem uma peça que parece plastico azul e o que vi novo este limite é um (negócio) tipo plástico que meteram um ferro quente e fecharam. Outro detalhe que comentei que o meu não tem os anéis de metal nos tubos, mas esqueci de dizer que no gargalo onde entra a tampa o meu tem. Quer saber, para usar este que vi só se o meu explodir. Vou verificar outras marcas.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dúvida - Reservatório de expansão paralelo ou original

por chirola » 15 Mai 2020, 18:21

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Chirola e Luan dos Santos, não dá para usar o reservatório que vi, só tinha um e estava com a tomada embaixo do sensor rachada, o sensor interno não gostei do acabamento que prende ele. Exemplo, o sensor é um disco pequeno branco e em cima para limitar ele o meu tem uma peça que parece plastico azul e o que vi novo este limite é um (negócio) tipo plástico que meteram um ferro quente e fecharam. Outro detalhe que comentei que o meu não tem os anéis de metal nos tubos, mas esqueci de dizer que no gargalo onde entra a tampa o meu tem. Quer saber, para usar este que vi só se o meu explodir. Vou verificar outras marcas.

pois é meu amigop nao adianta trocar um que funciona por um duvidoso e como o seu esta funcionando deija vc com tempo e calma para procurar um reservatorio bom .

Avatar do usuário
luiz_macedo
GL Member
GL Member
Mensagens: 69
Registrado em: 28 Abr 2020, 17:22
Nome Completo: Luiz Eduardo Macedo
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1999/2000
Idade: 32

Dúvida - Reservatório de expansão paralelo ou original

por luiz_macedo » 15 Mai 2020, 19:03

Luan dos Santos escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje

Neste tópico o amigo relata uma experiência negativa com a marca Florio:
viewtopic.php?f=70&t=17012&p=193019&hilit=florio#p193019

Eu não conheço, estou repassando apenas para conhecimento da experiência de alguém que utilizou. :88:


Buscando orientações das minhas próximas manutenções localizo essa opinião, rapaz tava com um da Florio em vista. Já vou desistir, experiência ruim de alguém do clube que já usou conta muito. Gonel é bom, usei em outros carros já e não tive problemas. Vou partir para ele então (fica a dica se alguém estava pensando em um Gonel).
Vectra CD 2.2 16V 2.000 Cinza Cirrus
viewtopic.php?f=70&t=18076

Avatar do usuário
Luan dos Santos
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 199
Registrado em: 06 Abr 2020, 11:44
Nome Completo: Luan dos Santos Machado
Cidade: Viamão
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002
Idade: 35

Dúvida - Reservatório de expansão paralelo ou original

por Luan dos Santos » 15 Mai 2020, 19:20

luiz_macedo escreveu:Fuente del Mensaje
Luan dos Santos escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje

Neste tópico o amigo relata uma experiência negativa com a marca Florio:
viewtopic.php?f=70&t=17012&p=193019&hilit=florio#p193019

Eu não conheço, estou repassando apenas para conhecimento da experiência de alguém que utilizou. :88:


Buscando orientações das minhas próximas manutenções localizo essa opinião, rapaz tava com um da Florio em vista. Já vou desistir, experiência ruim de alguém do clube que já usou conta muito. Gonel é bom, usei em outros carros já e não tive problemas. Vou partir para ele então (fica a dica se alguém estava pensando em um Gonel).


Galera do clube é classe A. Vale a pena levar em consideração a experiência da turma.
Garagem: https://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=18046

Vectra CD 2.2 16v AT - 2002/2002 - Cinza Nobre

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dúvida - Reservatório de expansão paralelo ou original

por Almeidão » 16 Jun 2020, 10:22

Resolvi limpar o meu, sempre faço isto usando areia e detergente e com cuidado porque o meu tem sensor de nível e ele ficou bem clarinho, novo impossível porque ele tem uns 6 a 8 anos. Não achei nome nenhum, a unica coisa escrita nele é sobre o nível da água. Mas na geral dada observei que todos os tubos tem o tubo de metal interno, inclusive na tampa e com certeza os que não tem funciona sim, mas que este com esta característica é sem duvida muito superior, não tenho a menor duvida que sim.
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Dúvida - Reservatório de expansão paralelo ou original

por Ju_Bueno » 16 Jun 2020, 10:55

Eu também prefiro lavar o original - mesmo que ainda continue amarelado do que colocar um paralelo novo.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

39 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 247 visitantes

Bem-vindo: 29 Mar 2024, 07:11