O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BCoifas - Caixa de Direção

9 mensagens   •   Página 1 de 1
Armando Ferreira
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 18 Fev 2017, 09:03
Nome Completo: Armando Ferreira
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 47

Coifas - Caixa de Direção

por Armando Ferreira » 19 Dez 2019, 15:19

Amigos, tudo bem?

Primeira manutenção corretiva que minha viatura vai ser submetida, as duas coifas da caixa de direção estão retorcidas, acredito que usaram a famigerada fita hellerman ao invés das abraçadeiras de metal :13: Meu Vectra é GLS 2.2 8v, 98/99.

Já agendei com o mecânico e, como sinto uma pequena folga, vou aproveitar e olhar terminal axial, terminal de direção, pivô etc

Quais os cuidados que devo ter nesta manutenção? Marcas que os amigos recomendam, o que pode ser aproveitado junto a esta mão de obra etc

Vou verificar também os 4 discos e pastilhas correspondentes.

A mecânica de extrema confiança e bem aparelhada, mas sei que apenas os Vectreiros conhecem suas máquinas como ninguém!!! :103:

Grande abraço!

Avatar do usuário
Lucasfdemoura
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 03 Mai 2019, 12:11
Nome Completo: Lucas Ferroni de Moura
Cidade: Mauá
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 38

Coifas - Caixa de Direção

por Lucasfdemoura » 19 Dez 2019, 15:25

Bom se vai trocar as coifas da caixa, vai precisar soltar os terminais de direção, oportunidade para ver se não estão com folga, e checar os braços axiais no mesmo sentido. Para extender a preventiva, checar as buchas da caixa de direção.

Lucas Moura usando o Tapatalk

Armando Ferreira
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 18 Fev 2017, 09:03
Nome Completo: Armando Ferreira
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 47

Coifas - Caixa de Direção

por Armando Ferreira » 19 Dez 2019, 15:33

Valeu Lucas, havia esquecido das buchas, boa!

Aproveita o alinhamento, lá na oficina é o digital da Sun.

Eu vi marcas Nakata e TWR para suspensão, não sei se na concessionária ainda encontra algo original ou se vale à pena.

Acredito que compartilhe estas peças com Astra, Zafira etc

Avatar do usuário
Lucasfdemoura
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 03 Mai 2019, 12:11
Nome Completo: Lucas Ferroni de Moura
Cidade: Mauá
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 38

Coifas - Caixa de Direção

por Lucasfdemoura » 19 Dez 2019, 16:33

Nakata, TRW, AXIOS, Monroe todas são primeira linha. Item importante para alinhamento e balanceamento e checar pivôs e buchas de bandeja. Quanto a torcer a coifa da caixa de direção, não é pela braçadeira hellerman, pode ter apertado e ela correu na hora de dar pressão na braçadeira, eu troquei as minhas e usei hellerman, porque as de metal estavam ruins, e estão normais, e já faz uns 4 meses que eu troquei, e o carro roda todo dia e bastante kkkk.

Lucas Moura usando o Tapatalk

Avatar do usuário
Lucasfdemoura
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 03 Mai 2019, 12:11
Nome Completo: Lucas Ferroni de Moura
Cidade: Mauá
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 38

Coifas - Caixa de Direção

por Lucasfdemoura » 19 Dez 2019, 16:35

Itens originais você pode até usar, mas o quando encontrar marcas de primeira linha usa sem medo, muitas vezes a fábrica só compra e coloca na embalagem dela, como no caso da AXIOS, Sampel etc

Lucas Moura usando o Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Coifas - Caixa de Direção

por Almeidão » 20 Dez 2019, 09:33

Eu não sei que coifa você comprou, mas se for de borracha vai durar um ano se tiver muita sorte. Ali ela tem que ser de plástico, eu comprei uma vez no mercado livre e já faz uns 5 a 6 anos e seguem perfeitas.

Sobre a folga, dificilmente ela aparece nas axiais ou ponteiras sem fazer ruídos, o que deve ser examinado com cuidado são as borrachas que prendem a caixa, são duas abraçadeiras prendendo estas borrachas contra a caixa e pedir o mecânico para ajustar a direção que com tempo vai folgando e isto não é nada fácil por ter o local do ajuste em um local muito difícil. Depois de ajustada o volante tem que voltar para o centro ao fazer curvas, não ficará bom com o tempo, isto tem, que ser de imediato.
Imagem

Armando Ferreira
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 18 Fev 2017, 09:03
Nome Completo: Armando Ferreira
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 47

Coifas - Caixa de Direção

por Armando Ferreira » 20 Dez 2019, 17:59

Obrigado pela aula Almeidão!

As coifas são de plástico, custaram R$ 12,00 cada, infelizmente não havia nada de melhor qualidade.

O restante me foi dito que está ok, eu ainda sinto um pequena folga, coisa de 1 a 2mm, mas por enquanto senti uma boa mudança;

Aproveitei e troquei:
- Filtro de Combustível - R$ 17,00
- Coifas Direção - R$ 24,00
- Filtro Ar Condicionado - R$ 23,00
- Velas NGK - R$ 82,00
- Cabos NGK - R$ 175,00
- Higienizador AC - R$ 12,00 (para deixar as bactérias cheirosas!) rsrsrs
- Alinhamento - R$ 60,00
- Mão de Obra - R$ 350,00

É uma oficina bem equipada aqui em SJCampos, ambiente limpo, uniformizados, considero melhor que o padrão High Torque, recomendo aos amigos da região.
https://mecanicaozores.com.br/

Eles trabalham bastante com carros off-road, 4x4, carros de colecionadores, enfim, eu tenho bastante confiança.

A única coisa que me incomoda, acho que é mal dos Vectreiros, é querer que as peças sejam de sua escolha... no caso ele me deu a opção de na próxima vez eu comprar das marcas que quero, pelo internet, e ele me cobra apenas a MO, consciente que se der um B.O em alguma peça a responsabilidade é minha, eu concordo.

As únicas peças que sei a marca foram velas e cabos, mas pode ser frescura de minha parte.

Abraço aos amigos que ajudaram!

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3400
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Coifas - Caixa de Direção

por chirola » 20 Dez 2019, 19:48

nao e frescura de vectreiro querer sertas marcas, e frescura de quem gosta do carro e procura peças de marcas testadas e recomendadas .
por exemplo uma homocinetica nakata (padrao original) ou uma china , capaz a china tambem e boa mais a nakata ja foi testada e utilizada por muitos membros do club e acaba dando certa segurança .
ou temmarcas que a gente foje sabendo que na maioria dos casos nao funcionam , ou casos como velas e outros items que tem muita falcificaçao .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Coifas - Caixa de Direção

por Almeidão » 21 Dez 2019, 09:50

Sobre o minimo de folga, é aceitável pelo ano do carro e pode ser nas cruzetas (articulações) que tem do volante até a caixa. Não tem aquele momento que temos que girar o volante e ficamos com preguiça de ligar o carro? assim elas vão se ferrando.
Sobe as peças, o Chirola já disse tudo. Tem peças Jahu que são boas e tem outras que não e se o mecânico for bom ele sabe o que deve usar, se for ruim vão comprar barato e lhe vender caro.Por sorte aqui alguns fazem, eu sou um meio exemplo e sabemos o que pode ser bom e quando não sabemos vai ter um aqui que sabe, aliás as buchas de borrachas que prendem a caixa de direção eu não tem muito tempo que comprei e a original é alemã e paguei algo de 100 pau nas duas, não quis comprar no ML por 20 reais, mas tem aquele problema de você comprar pensando vir original e chegar pra ti uma desta de 20. Só que onde eu comprei, tive que encomendar e o vendedor sabia que teria que vir original por saber que eu conheço.
Imagem

9 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 214 visitantes

Bem-vindo: 19 Abr 2024, 11:28