QuackMastter escreveu:Galera dei uma procurada aqui no forum e na internet tambem, porem ainda estou com duvidas para a proxima troca de oleo do meu vectra 2.2 16v, ele esta atualmente com 97 mil km.
Sou de Gramado/RS, entao vez em quando rola umas temperaturas bem baixas na cidade, mas nada fora do comum pois tambem uso pouco o carro, normalmente em viajem.
Para terem uma ideia em 6 meses fiz mais ou menos 3 mil km somente...
Devo colocar oleo sintetico ou fico com o mineral mesmo?
o meu motor esta redondinho nao bate nada, nao fuma etc...
Abraços.
MarceloOliveira escreveu:Bom, hoje troquei o mineral pelo semissintético, pode ser psicológico mas senti uma diferença, o motor parece estar mais macio. Não foi feito flushing, meu mecânico falou que o carro ta novo, não precisava, mas ele me entregou o carro duas horas depois.
A previsão para amanhã pela manhã é de 8 graus, não sei ainda se vou sair pela manhã, mas vamos ver quando ligar o carro.
Vou informando.
Ricardo Crispim escreveu:
Marcelo eu estou rindo aqui sozinho, pois me lembrei de uma coisa que meu sogro sempre fala após a troca do óleo lubrificante, ele diz "parece que o carro fica mais feliz, mais solto e macio".
Exatamente como você citou acima e mesmo sem ter como explicar digamos "mecanicamente", eu também tive essa sensação ao deixar o óleo mineral...
Forte abraço!!!
Christianbruno escreveu:Discordo totalmente dessa lenda que prega que misturar óleo sintético com mineral cria borra...
O que cria borra é colocar óleo sintético e pensar que ele dura o dobro do mineral, e com isso querer trocar o óleo a cada 20 ou 30 mkm.
Eu já misturei no meu e nao tem borra nenhuma... E isso que troco o óleo com 10 mkm, independente da base.
Outra, nao recomendo flushing. Ao inves disso, faça uma troca antecipada, e nessa troca limpe o carter e a valvula de seguranca da bomba.
Queria saber se existe mesmo óleo sintético ou se é tudo óleo meineral, com diferentes aditivacoes... Queria saber se existe algum óleo de motor que nao seja derivado de petróleo... Queria saber da onde surgiu esse migué que nao se pode misturar óleo...
Na boa, mais vale trocar o óleo mineral no periodo certo que botar óleo de motor de ferrari e querer que dure 50 mkm...
Abração!
Almeidão escreveu:Isso ai Adriano, voce foi o mais real em todas opiniões. O motor em seu uso correto ele não acumula borra com óleo mineral e nem está salvo de não ter borras com o óleo sintético. Limpar motor é necessário quando abrir para fazer ele, porque com o acúmulo que ele teve devido ao maus tratos, certamente se estiver acumulo de borra é porque o motor já está condenado. Colocar qualquer produto dentro dele é um risco de voce ter um motor batendo e que ainda anda, por um que vai estar batido e não andar mais.
Os carros de hoje tem o pafaruso do carter para dentro, então por mais que voce faça a coisa certa ele ainda fica no fundo do carter sem poder sair mais de 300 ML de pura sujeira misturada com o resto do óleo que não saiu. BEM, ISTO É NA MAIORIA DOS CARROS, NÃO NO MEU PORQUE EU SEMPRE TIRO ESTE RESTO.
Óleo de freio é um excelente produto de limpeza e sai com agua, mas é para ser usado em peças desmontadas e logo meter agua em cima e que seja peças, não partes pintada. Um exemplo é a TBI que limpa fácil com óleo de freio.
Imaginamos agora sobre o que escrevi que fica 300ML no fundo e estes 300ML não sei do que, pode ser querosente, óleo de freio ou qualquer outro produto e certamente vai ferrar o resto que tinha do motor. E se voce abrir o carter, ok já ajuda muito mas se voce mandar o mecanico abrir fica de olho pra ver se ele abriu mesmo.
Os 300 ML do óleo velho já contamina o motor com o novo óleo. Sem palavras para esta limpeza
Eu ainda afirmo que o óleo sintético por ser muito fino voce precisa andar todos os dias com o carro, para aqueles que saem nos fins de semana vão ouvir muitos tuchos descarregados e batendo quando neste espaço de tempo sem ligar. Falo naqueles 5W30.
Sds
Almeidão escreveu:
Eu ainda afirmo que o óleo sintético por ser muito fino voce precisa andar todos os dias com o carro, para aqueles que saem nos fins de semana vão ouvir muitos tuchos descarregados e batendo quando neste espaço de tempo sem ligar. Falo naqueles 5W30.
Sds
Almeidão escreveu:Eu não sei como você troca ou se é você que troca. Eu faço tudo no meu carro menos pintura isto porque odeio pintura kakkak.
Segredo para não deixar óleo no fundo do carter na troca. Compre uma seringa com 20ML, eu comprei uma de 50, mas é tão raro este tamanho que nem indico. Arranje uma mangueira de borracha para a ponta dela e na ponta da mangueira arranje um tubo de metal, pode se de óleo de freio, faça uma curva nele tipo um anzol. Deixe o óleo escorrer a vontade, depois com a seringa você coloca o anzol por dentro onde estava o parafuso do carter e puxa, repita isto enquanto tiver óleo, assim você terá a certeza que tirou o fuligem todo do fundo com o óleo que ali estava. É a parte mais suja do óleo é este resto.
Nunca troque óleo sem trocar filtro, isto de 2 para 1 é furada. Seu motor vai agradecer.
Nota, a primeira vez que fiz isto, me lambuzei todo, hoje uso luva cirúrgica que comprada por 12 a caixa de 50 pares, fica por 24 centavos o par.
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