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Robson Lott
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por Robson Lott » 07 Mar 2016, 13:30

Ah, sobre a fita adaptadora, é de um velho discman Aiwa que tive. Então dá pra ouvir os MP3, Tunein, Deezer, etc usando o som original do carro, né... Claro que a qualidade cai um pouco, mas por enquanto quero manter esse esquema, e em um breve futuro, alterar a instalação (que já tem marcas de algum antigo dono que não gostava do original) pra colocar um equalizador Pioneer que tenho e um amplificador pra ver se dá uma encorpada no som.

Atualmente descobri que tem um cross-over passivo da Buster pra separar as frequências dos 2 canais dianteiros. Encontrei um módulozinho desse atrás do porta-luvas, e provavelmente deva ter outro atrás do velocímetro, mas preciso confirmar.

Os tweeters não são mais os originais (que eu tive no ex-Vectra CD 95/96 e não gostava...) mas são uns LE-SON muito bons, com agudos brilhantes! Nas portas ainda não vi, mas parece que não são os originais Bravox GM. Na traseira, os antigos coaxiais Bravox GM sairam e entraram outros Bravox mid-range (woofer) com um imã bem bonito!

Ou seja, como já não há um set 100% original, vou aproveitar e aprimorar o que já foi aprimorado! Em breve mando fotos do que pretendo fazer...

Abraços!
Robson Lott

PS: Comentem vc e outros amigos sobre essas questões! Quero ouvir (ler!) a opinião alheia!
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por Lucky Tiger » 15 Mar 2016, 13:59

Olá Robson Lott, parabéns pela máquina.
Em relação aos tweeters, você sabe a medida deles ou se tem algum modelo compatível?
Estava olhando os meus e o do lado do motorista rasgou, então estou pensando em trocá-lo pois não encontro ninguém que restaure ele.

PS: Desculpe por fazer perguntas no seu tópico, mas não consegui me conter hehe. (Se for contra as regras peço aos moderadores que apaguem)
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por Robson Lott » 17 Mar 2016, 23:26

Lucky Tiger escreveu:Olá Robson Lott, parabéns pela máquina.
Em relação aos tweeters, você sabe a medida deles ou se tem algum modelo compatível?
Estava olhando os meus e o do lado do motorista rasgou, então estou pensando em trocá-lo pois não encontro ninguém que restaure ele.

PS: Desculpe por fazer perguntas no seu tópico, mas não consegui me conter hehe. (Se for contra as regras peço aos moderadores que apaguem)

E aí lucky!

Cara, por mim, sem problemas quanto à essas dúvidas e quaisquer outras Q possam vir, diretamente relacionadas aos nossos vectras.

Então... No caso do meu atual GSI, os tweeters foram trocados por aqueles tradicionais le-son sabe!? Q vende o par e estão dispostos a serem instalados por encaixe em uma base parafusada ou auto colantes. No meu caso, só estão posicionados com uma borracha no pé deles por conta de vibrações que dão pois eles são menores Q o local.

Quando eu tive o outro Vectra, um CD 95/96 preto lizt - que hoje é do Malagoli, os tweeters eram originais, mas eu sentia que a qualidade e capacidade de projetar os sons agudos deles faz-se necessário equalizar bem o som, pq em flat eles deixam sair muito as vozes faladas e cantadas, o que deixava muito estridente e com pouco efeito sonoro. E olhe Q testei vários aparelhos, desde o Philips de CD original, passando por uns 3 Pioneers sendo eles um CD de 2001 que tinha ajuste de curva de frequências até um toca fitas importado dos UK Q tinha SFQ com crossover fantástico pros falantes dianteiros.

Ou seja, vai de le-son mesmo pra substituir o seu atual Q rasgou, acho Q vai dar um ótimo efeito demolições sonoro!

Ah, e coloque eles levemente inclinados para a coluna A pra ficar com bastante efeito!

Abração!

Robson Lott

Ps: to devendo fotos deles, mas vou tirar e postar aqui! Bem como tb postar fotos e "causos" recentes, inclusive sobre som!


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por Robson Lott » 17 Mar 2016, 23:28

Corretor estupido... Quis dizer Q o efeito ótimo é no PALCO sonoro, ok!? ;)


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por Lucky Tiger » 18 Mar 2016, 13:21

Opa, valeu Robson Lott.Vou dar uma olhada neles sim, haha achei bacana o som demolidor.

Agradeço pela dica, e parabéns novamente pelo carro! :D
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por diego.oliveira2 » 18 Mar 2016, 14:28

Mas que belíssimo exemplar vc tem heheheh

Parabéns!!!

O ex dono do meu Gsi tem um exatamente igual ao seu, e muito imaculado, linda cor!
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por Robson Lott » 24 Abr 2016, 14:00

Prezados, muito obrigado pelos elogios! O carrinho é bacana, mas eu queria deixá-lo como o dos senhores!!! ;)

Essa cor Azul Cezanne tá judiada. Infelizmente poucas peças ainda são originais, e infelizmente com manchas de queimados. São exatamente o teto e porta malas. Como o carro tem o restante repintado, espero "matar" o resto da pintura original com uma tinta nova em breve, pra tentar harmonizar com o restante! Hehehehehe!!! Mas isso vai demorar um pouco, to devendo um presente atrasado de aniversário de 140k kms q excedeu quase 2k kms já... :(

Isso porque no feriado passado precisei fazer um bate e volta em São Paulo e com o rodar na cidade, esse atraso de 2k kms vieram logo. Mas pelo menos troquei o óleo.

Antes tava sendo usado o semissintético 5W30 da AcDelco API SN. Como a viagem veio sem aviso, troquei pelo de mesma viscosidade, mas com a API menor, porém sintético 100%. Não gostei dessa "necessidade" inoportuna mas a próxima troca, mesmo mantendo a viscosidade, quero ver se volto pro semissintético anterior mesmo, pois a API é melhor. E mais barato tb! :)

Com o 100% sintético, não notei diferença no som do motor, tampouco na marcha lenta, que "desliza" como antes. Média de 0.9 a 1.2 litros por hora, e o consumo médio melhorou um pouco, entre 8.3 e 9 km/L. Mas não tá bom. Creio que possa melhorar como conseqüência de algo q precisa ser visto na parte de arrefecimento (VT travada aberta) e vejo que as velas devem tá gastas.

Vou postar detalhes e fotos a seguir.


Abraços!!!
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por serginho_vectra A » 29 Abr 2016, 21:28

Lindo vectra, parabens pela compra, essa cor então, quase pornografica kkkkk, nem preciso dizer que é minha favorita...

Se quiser tenho um grupo de vectra A no whats, quiser entrar manda o contato por inbox


Abraço
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por diego.oliveira2 » 02 Mai 2016, 11:00

Robson Lott escreveu:Fuente del Mensaje Prezados, muito obrigado pelos elogios! O carrinho é bacana, mas eu queria deixá-lo como o dos senhores!!! ;)

Essa cor Azul Cezanne tá judiada. Infelizmente poucas peças ainda são originais, e infelizmente com manchas de queimados. São exatamente o teto e porta malas. Como o carro tem o restante repintado, espero "matar" o resto da pintura original com uma tinta nova em breve, pra tentar harmonizar com o restante! Hehehehehe!!! Mas isso vai demorar um pouco, to devendo um presente atrasado de aniversário de 140k kms q excedeu quase 2k kms já... :(

Isso porque no feriado passado precisei fazer um bate e volta em São Paulo e com o rodar na cidade, esse atraso de 2k kms vieram logo. Mas pelo menos troquei o óleo.

Antes tava sendo usado o semissintético 5W30 da AcDelco API SN. Como a viagem veio sem aviso, troquei pelo de mesma viscosidade, mas com a API menor, porém sintético 100%. Não gostei dessa "necessidade" inoportuna mas a próxima troca, mesmo mantendo a viscosidade, quero ver se volto pro semissintético anterior mesmo, pois a API é melhor. E mais barato tb! :)

Com o 100% sintético, não notei diferença no som do motor, tampouco na marcha lenta, que "desliza" como antes. Média de 0.9 a 1.2 litros por hora, e o consumo médio melhorou um pouco, entre 8.3 e 9 km/L. Mas não tá bom. Creio que possa melhorar como conseqüência de algo q precisa ser visto na parte de arrefecimento (VT travada aberta) e vejo que as velas devem tá gastas.

Vou postar detalhes e fotos a seguir.


Abraços!!!
Robson Lott


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Robson, se nao me engano o manual pede 15w40 ou 20w40 semissintetico. Na ultima troca segui o manual, e coloquei 15w40 semissintetico lubrax. Vc acha legal mudar pro 5w30 como vc fez? qual o beneficio?
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por Robson Lott » 02 Mai 2016, 11:24

Caro Diego, boa tarde!

Então, cara.. isso é um dilema... eu concordo e sigo a linha de que há a especificação de viscosidade mencionada no Manual (e adesivinho no porta malas!) que se deve ser seguida. É dessa maneira que meu último 16V foi levado dos 64k kms aos 142k kms sem problema algum em relação à questões de lubrificação do motor. Eu tentava manter em todas as trocas o 15W40 Mobil Protection mineral. O motor tinha um ruído excelente e eu trocava a cada 5.000kms. Esse mesmo óleo foi usado pela antiga e primeira dona de 2004 até 2009. Antes de 2004 as revisões eram feitas em concessionária, então não tenho o histórico.
Ah, comentei que eu tentava manter, pois houve uma vez que eu tava no período entre-trocas e na rodovia tive que completar o nível. Só tinha o Mobil 20W50, e coloquei 1L pra voltar a marcação máxima na vareta. O carro ficou horrível!!! Áspero, mais lento, com umas oscilações de vibrações nos 3k e 4k giros. Passou nem 500km e troquei, voltando ao 15W40 da Mobil. Ou seja, um downgrade que trouxe péssimos resultados, mesmo para um motor com mais de 100k kms (na época).

No caso do Vectra GSi, o antigo dono fez uma troca com esse ACDelco que mencionei: 5W30 API SN semissintético. Ele é colecionador, restaurador e engenheiro mecânico. Me disse que quanto menor a viscosidade, melhor. E que o mesmo Família II GM com cabeçote multiválvulas "atual" usa essa mesma spec.

Fica aí o dilema: volto pra um 15W40 (independente semi, 100% sintético ou mineral - tanto faz! hehehe) mas que tenha alta API e seja o mais fino possível sugerido no Manual? Ou mantenho a especificação sugerida pelo antigo dono?

O lance é que rodei alguns milhares de Kms com o ACDelco trocado por ele, apenas adicionei 1L dentro dos 5.000kms entre-trocas, o motor NÃO bate tuchos, NÃO tem um ruído de "máquina de costura" típico de multiválvulas com óleo fino demais, anda bem, é sereno e com marcha lenta regular.

Como vc percebeu, essa última troca (saiu o ACDelco mencionado e entrou um mesmo 5W30 com API mais baixa - contra minha vontade porém a favor da necessidade do momento, porém 100% sintético) eu mantive a viscosidade, rebaixei a API mas subi a qualidade do material, 100% sintético. Não é a configuração que pretendo continuar, mas o motor não sentiou NADA de diferente depois dessa troca. E já rodei 2.000km com esse óleo.

Então, a não ser que haja uma má experiência ou um argumento beeeeeeeeeeem negativo quanto à usar 5W30 semi ou 100% sintético nos nossos C20NE, pretendo manter essa configuração. Quando vencer os 10k kms desse 100% sintético, sinceramente não sei se volto ao ACDelco ou mantenho esse... :(

Comente sobre, por favor!!! ;)

Abração!
Robson Lott
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por diego.oliveira2 » 03 Mai 2016, 08:56

Ricardo, valeu pela explicação. Li um artigo falando sobre os clássicos vazamentos de óleo nos motores família 2. A GM diz que sempre deve ser usado óleo Ac delco nos seus motores, a fim de evitar esse tipo de vazamento (Retentores em geral), pois eles dizem que os aditivos presentes no Ac delco são os únicos que não prejudicam as vedações do motor. Também sou Engenheiro mecânico, e mesmo que pareça bobagem, eu acredito que deve ser usado o óleo recomendado pelo fabricante. Mesmo que use outra marca com a mesma especificação, cada fabricante utiliza um tipo diferente de aditivo (que nada tema ver com a viscosidade) em seus óleos. A última troca que fiz, utilizei o 15w40 Lubrax por falta de opção. A próxima troca, quero usar o Ac delco 15w40 semissintetico, conforme manda o manual. Mas vc me deixou curioso para usar o 5w30 100% sintético. Quando ligo o meu vectra ouço aquele leve barulinho no cabeçote e 3 segundos depois para. A impressão que dá, é que o óleo frio é muito viscoso para lubrificar o cabeçote totalmente na primeira partida. Pensarei seriamente em fazer esse teste, e com certeza postarei aqui minhas impressões. Abraço
Diego Silva

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por Robson Lott » 03 Mai 2016, 22:03

Robson Lott escreveu:Fuente del Mensaje Isso porque no feriado passado precisei fazer um bate e volta em São Paulo e com o rodar na cidade, esse atraso de 2k kms vieram logo. Mas pelo menos troquei o óleo.

Antes tava sendo usado o semissintético 5W30 da AcDelco API SN. Como a viagem veio sem aviso, troquei pelo de mesma viscosidade, mas com a API menor, porém sintético 100%. Não gostei dessa "necessidade" inoportuna mas a próxima troca, mesmo mantendo a viscosidade, quero ver se volto pro semissintético anterior mesmo, pois a API é melhor. E mais barato tb!

Com o 100% sintético, não notei diferença no som do motor, tampouco na marcha lenta, que "desliza" como antes. Média de 0.9 a 1.2 litros por hora, e o consumo médio melhorou um pouco, entre 8.3 e 9 km/L. Mas não tá bom. Creio que possa melhorar como conseqüência de algo q precisa ser visto na parte de arrefecimento (VT travada aberta) e vejo que as velas devem tá gastas.

Vou postar detalhes e fotos a seguir.


Dando continuação à revisão de 140k kms (aliás, 142k já!), queria postar algumas fotos e atualizações feitas no GSi! Não teve como ainda atualizar os abastecimentos e consumo, mas depois posto. Inclusive, na ida da viagem mencionada, ao tentar "rebocar" um Celta 2011 de uma amiga, tive que ir praticamente sem pisar no acelerador pela Régis. Em um momento da viagem, pedi a ela que deixasse eu levar o Celtinha enquanto minha esposa e ela iam navegando de Vectrão.

E motorista é que faz o carro andar, né!? O Celta é muito leve, e com o seu VHC, mesmo na gasolina, fechei os vidros, colei na traseira do Vectra pra dar mais vácuo, e assim seguimos uns bons KMs até a Serra do Cafezal em médias de 120 a 130km/H! E só na casquinha, pois o VHC a mais de 4k giros, parece que sempre tava pronto pra boas e divertidas retomadas!

Voltando ao assunto, nesse bate e volta, como na ida a maior parte do tempo foi "rebocando" o Celtinha em velocidades menores, fiz com A/C ligado 80% 13.6km/L com o Vectrão! Na volta, 13 redondo, mas andando "normal"! hehehehe!!!

Foto que tirei quando eu tava dirigindo o Celta, para ver ele - o Vectra!!! :40:

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Fiz uma limpeza também de algumas peças plásticas! Ataquei todas as que consegui tirar sem quebrar e que são pretas. O básico de escova de cerdas macias (aquela que se encaixa nos dedos!) e detergente! Deixei secar no sol durante um dia inteiro e o carro ficou limpinho! Próxima etapa é atacar o forro de teto e os acabamentos gelo! :38:

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Aproveitei pra sacar o painel e tirar os leds que o amigo e ex-dono dele fez com tanto cuidade! :52: O FKGSI :88:

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Uma instalação muito bem feita, mas por questão de gosto, prefiro o tom alaranjado/amarelado das lâmpadas incandescentes. Como meu estoque tava muuuuuuuuito raquítico, só consegui lâmpadas T5 de 1.2W... O certo para esse painel, de acordo com a tabela da Osram é 2W. Há no mercado as de 2.3W que eu poderia controlar pelo retostato caso esquentem demais e/ou deixem ofuscante. Mas vou ver como vai ser. O que importa é que com as atuais 1.2W ficou LARANJA! :23: hahahhahahaha!!!

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Fiz também uma manutenção porca/gambiarrenta no sanfonado que liga o MAF ao TBI... :102:

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Pelo menos não temos mais entradas de ar falsas / fugas de vácuo! hehehehehehehe!!! :103:

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Aqui o Vectrão de loooooonge pra ser lavado! :40:

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Resultado!

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Finalmente pude pegar o documento em meu nome! Já tava roendo as unhas de como eu ia conseguir ficar com as placas de 1994. Daí conversei "num canto" com o camarada que ia trocar e CONSEGUI!!! Pelo menos tenho a traseira com o chumbo pra ser guardada e preservada com o carro!

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Depois!

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Por enquanto é só! Postarei mais "causos" depois!!!

Abraços!!!
Robson Lott
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por Robson Lott » 04 Mai 2016, 11:21

diego.oliveira2 escreveu:Fuente del Mensaje Ricardo, valeu pela explicação. Li um artigo falando sobre os clássicos vazamentos de óleo nos motores família 2. A GM diz que sempre deve ser usado óleo Ac delco nos seus motores, a fim de evitar esse tipo de vazamento (Retentores em geral), pois eles dizem que os aditivos presentes no Ac delco são os únicos que não prejudicam as vedações do motor. Também sou Engenheiro mecânico, e mesmo que pareça bobagem, eu acredito que deve ser usado o óleo recomendado pelo fabricante. Mesmo que use outra marca com a mesma especificação, cada fabricante utiliza um tipo diferente de aditivo (que nada tema ver com a viscosidade) em seus óleos. A última troca que fiz, utilizei o 15w40 Lubrax por falta de opção. A próxima troca, quero usar o Ac delco 15w40 semissintetico, conforme manda o manual. Mas vc me deixou curioso para usar o 5w30 100% sintético.
(...) Abraço


Fala Diego!

Então, cara... vamos lá!

Esses clássicos vazamentos eu até torço o nariz pra falar que sejam "clássicos"! hehehehehe!!! Desde 2006 eu tive 4 carros com motor Familia II e nenhum deles tinha nada de crônico em vazamentos de óleo, usando GTX da Castrol, Mobil, dentre outras marcas. O que vejo é que são carros antigos, entre 15 e 20 anos de uso, com quilometragens pra lá de 100k kms e que é normal que haja desgaste dos retentores e/ou empenamento do cárter por fadiga ou por uma MÁ MANUTENÇÃO (abriu o cárter, meteu silicone na junta, apertou sem cruzar os parafusos, tampouco sem se preocuparem com o torqueamento deles!) que claramente fará com que os vazamentos venham, correto?

Como comentei, também acho que a viscosidade recomendada pelo fabricante (em Manual ou adesivinho no porta malas) DEVE ser seguida! Senão não existiria óleos mais viscosos, pois "tudo seria a mesma coisa", certo? hehehehehe!!!

A questão da especificação, vc diz sobre a API? Ou seja, quanto maior a letra após a S, melhor, certo? Se positivo, essa é a lógica que sempre adotei nos cacos velhos que tive. O tal GTX lá em 2006 acho que tinha API SL. Já o tal Mobil que usei no meu último 16v em 2009 a 2013 (era um Corsa Sedan com Familia I "Ecotec" 1.6 16v! Que excelente powertrain!!!) era SM. Ou seja, com detergentes e aditivos melhores que o GTX, correto? O AC Delco que o ex-dono usou no atual Vectra era semissintético, viscosidade 5W30, mas a API era SM também. Ou seja, com tipos de detergentes e aditivos parecidos aos que tem no Mobil citado, certo? Já o atual Perform (da Petronas) que é 100% sintético e viscosidade 5W30, já é um cocô perto dos anteriores, analisando somente o parâmetro da API, pois é SL... :(

Meu dilema tá exatamente aí! Por mais que o cocô da Petronas tenha API menor que o AC Delco, creio que vou manter a viscosidade, mas "rebaixando" de sair do 100% sintético par ao semissintético. E vc? Vai arriscar também?

Quando ligo o meu vectra ouço aquele leve barulinho no cabeçote e 3 segundos depois para. A impressão que dá, é que o óleo frio é muito viscoso para lubrificar o cabeçote totalmente na primeira partida. Pensarei seriamente em fazer esse teste, e com certeza postarei aqui minhas impressões.


Isso é verdade! Capaz de se vc colocar um óleo mais fino (como esse ACDelco 5W30), os barulhos podem aumentar, baseando na sua linha de raciocínio que concordo! Veja que eu só tô defendendo esse óleo, pq o C20XE do meu Vectra NÃO faz esses barulhos. Pq obviamente que se começasse a fazer, engrossaria esse óleo, talvez partindo pra um 100% mineral Mobil Protection 15W40 como o que usava no Corsa, ou um booooom semissintético 15W40 com API alta, certo?

Boa discussão!!!

Abração!
Robson Lott
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por diego.oliveira2 » 04 Mai 2016, 13:09

Robson Lott escreveu:Fuente del Mensaje Pq obviamente que se começasse a fazer, engrossaria esse óleo, talvez partindo pra um 100% mineral Mobil Protection 15W40 como o que usava no Corsa, ou um booooom semissintético 15W40 com API alta, certo?


Quando falo de especificação falo da viscosidade mesmo. Quando falo de aditivos, aí sim entra o API. Como nossos carros são antigos, não me preocupo tanto com API, pq qualquer bom óleo hoje em dia é melhor do que os óleos de 20 anos atrás. O meu só faz o barulhinho quando liga, 3 segundos depois o funcionamento fica normal. Os retentores sofrem com a ação não só da km, mas também do tempo (meu carro tem 105 mil km). Todos os meus GM (Kadett, omega e celta) tinham esses malditos vazamentos. Em breve farei uma manutenção mais profunda nele, e pretendo trocar embreagem, juntas e retentores do motor inteiro, além de verificar o estado do vira, fazer uma limpeza no cárter e no cabeçote e ver a possibilidade de trocar os tuchos para matar esse "tec tec" do cabeçote.
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por Ricardo Pinto » 05 Mai 2016, 10:40

Ai o Azulzinho da gosto de ver viu :)

Queria saber desmontar tudo assim do painel ha h ha ha mas não me atrevo... vai que faço merda

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por Robson Lott » 05 Mai 2016, 11:33

Quando falo de especificação falo da viscosidade mesmo. Quando falo de aditivos, aí sim entra o API. Como nossos carros são antigos, não me preocupo tanto com API, pq qualquer bom óleo hoje em dia é melhor do que os óleos de 20 anos atrás. O meu só faz o barulhinho quando liga, 3 segundos depois o funcionamento fica normal. Os retentores sofrem com a ação não só da km, mas também do tempo (meu carro tem 105 mil km).
(...)
Em breve farei uma manutenção mais profunda nele, e pretendo trocar embreagem, juntas e retentores do motor inteiro, além de verificar o estado do vira, fazer uma limpeza no cárter e no cabeçote e ver a possibilidade de trocar os tuchos para matar esse "tec tec" do cabeçote.


Faz sentido total! Concordo com essa sua análise! Mas se faz o tal barulhinho de tuchos, realmente não seria adequado colocar um óleo tão fino quanto o 5W30, seja ele a tecnologia, especificação ou marca que for, né... :61:

Todos os meus GM (Kadett, omega e celta) tinham esses malditos vazamentos.


Putz!!! :76: Sacanagem!!! Se bem que Celta usa motor Familia I, né... outro motor... mas Ômega e Kadett, sendo motor Familia II, acho que seu "azar" tá mais ligado às manutenções supostamente mal feitas, do que necessariamente um "problema crônico" de vazamentos! :88:

Abração!

Ricardo Pinto escreveu:Ai o Azulzinho da gosto de ver viu :)

Queria saber desmontar tudo assim do painel ha h ha ha mas não me atrevo... vai que faço merda

[ ]´s


Nada difícil e sem melindres, Ricardo! Basta uma lanterna, uma chave phillips e uns tutoriais aqui do forum! Facinho, e o resultado é muito bom! Aproveita e ainda forra de espuma alguns possíveis ruidosos chicotes, dutos e encontro de peças. No caso do meu não precisou tanto, mas no painel de instrumentos vou trocar as lâmpadas de iluminação do clustes para de 2W e vou aproveitar pra meter umas espuminhas! :102:

É isso ai!!! Vamos levantar o sub-forum de Vectras-A galera! :105: :29: hehehehehehe!!!

Abraços!!!
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por Robson Lott » 05 Mai 2016, 17:50

Alguns ups no Vectrão!

No final de janeiro, logo após ter comprado o carro, não sei se postei aqui, mas levei uma abalroada ( :15: ) de uma mulher em um Palio que achou que eu ia dar passagem na minha preferencial, pois a mão contrária da avenida que eu tava deu lugar, tava com uma fila e fizeram um "buraco" pra ela passar, né...

Só que meu avô tinha falecido. Era fim de tarde e eu tava já saindo de Curitiba pra passar a madrugada inteira viajando pra Belo Horizonte pra ir ao velório e sepultamento do velho... :100:

Dirijo preventivamente, sempre sou de dar passagem quando dá, pra mim não é problema! Mas nesse caso, eu tava até embalado, com um pouco de pressa e nem vi possibilidade de frear pra ser tão gentil assim! :52:

Resultado (que pelo barulho, achei que tinha afundado tudo! Graças a Deus o resultado foi esse!):

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Qual foi o UP? A moça tinha seguro, a porta já tinha sido reparada pelo primeiro dono, ainda lá pelos 2000 e-alguma-coisa e ficou muito ruim!!!

Então, entre muito ruim e marromeno, o marromeno é melhor, né?!

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Como podem ver, foi "arrastado" um pouco de verniz na porta do motorista, que não tem a pintura original, mas o colorista conseguiu "arrastar" bem. Precisa de um desbastamento desse verniz em breve, mas acho que eu mesmo vou fazer isso na forma doméstica.

Esses dias que fizeram frio aqui em Curitiba, mais do que nunca, o carro andou com a temperatura do motor GELAAAADA!!! O que antes já se percebia que supostamente a VT tava travada aberta, nesse frio de menos de 10 graus deu pra perceber que o ponteiro no painel mal mal saia do lugar! :59:

Então chegou a hora!!! :81:

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Car-80 pra em breve fazer uma geral na alimentação, sensor da ECU da MTE e sensor de painel da MTE também.
A Válvula Termostática é uma Magnetti Marelli de abertura total em 92 graus - com carcaça.

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Devido ao preço em conta das peças, não me hesitei em ter verificado se esses sensores estão precisos assim. Além do mais, trocando a peça, o bom é que "ganhamos" pecinhas de reserva, para quaisquer inconvenientes!

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Pelo verificado, gostei dos resultados! :102: A VT aparentemente é uma Wahler. Pelo menos a carcaça é! E pelas informações recebidas, parece que a Wahler é a fabricante dessa peça que saiu de fábrica. Pela coloração, quase-nada de marca nos parafusos de fixação e essa manchinha branca, pode ser que a carcaça seja a que saiu com o carro de São Caetano do Sul, né!: :52: Ah, tá, Robson... :56: hehehehehehe!!! Mas a marca de silicone "rebaixa" essa VT... tsc tsc tsc... como pode!??? Se tem oring, é exagero e arriscado meter tanto silicone assim, poxa!

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Enfim. O alojamento da VT na carcaça e no cabeçote estavam em excelente estado, com quase nenhuma marca de oxidação. Isso mostra o cuidado dado ao longo desses 20 anos de vida do carro! Em outros carros que tive, com menos KM e idade, essas peças estavam beeeeem piores!

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Os sensores estavam bons. O que manda o sinal pro painel é Made in Spain, e o da ECU já é um MTE 4051.

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Recuperei a água com aditivo Koube. Como tava bem translúcida, não hesitei em reaproveitá-la

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Tudo no seu devido lugar! Uma pena eu não ter conseguido torquear corretamente usando a ferramenta devida: o torquímetro! :100: Mas um dia ainda terei uma dessa, e até a tampa do bico dos pneus eu vou torquear! uhahuahuauhauhauha!!!

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Pronto! Suuuuuuuuuuucesso!!! Completei o aditivo com água, "raleei" com mais água a solução pois precisava ainda testar o sistema, pra ver se não teria vazamentos e eu ficasse na mão perdendo mais aditivo ainda. Uso o da Koube, vou comprar mais um estoque pra trocar após 5.000km, quando eu for trocar o óleo novamente.

Não fiz sangria de bolhas de ar, pois, diferente do Monza, não encontrei um ponto "alto" pra fazer esse procedimento. Como é no Vectra GSi??? No Vectra CD que tive nem precisava, pois tem uma mangueira que sai desse ponto alto e manda o ar/água de volta pro vaso de expansão. O que fiz, gambiarravelmente é pressionar as mangueiras com a tampa aberta tanto frio e depois de rodar, com ele quente! :75:

Resultados:
- O aquecedor tá funcionando beeeeeem melhor que antes! Afinal, a água dentro do radiador dele agora tá quentinha!
- O que antes só fazia a temperatura subir era congestionamentos e 30 graus de ambiente, agora tá tudo certinho!
- Sob 16 graus aqui em Curitiba, na saidinha para testes, o carro tomou de 6 a 10 minutos pra sair de frio e entrar próximo à temperatura normal de trabalho, com o ponteiro no painel marcando nas proximidades do risco do meio!!!!
- Deu pra perceber NOTAVELMENTE uma redução do consumo na cidade, uma retomada muuuuuito melhor em baixa abertura da borboleta, pois agora a temperatura e (supostamente) a informação para a ECU estão corretas!
- Deu pra perceber a temperatura subindo pelo painel, passando um pouco do risquinho no instrumento, a VT abrindo e abaixando um tico. Em seguida, oscila suave e imperceptivelmente no centro do instrumento, com a VT trabalhando corretamente quando o vento frio esfria a água no radiador, e faz a VT fechar um pouco. Ou quando a 1a. velocidade da ventoinha arma, esfriando a água no radiador.

- Antes eu tinha um problema de aquecimento também, que ainda não foi corrigido. Antes de esfriar aqui em CWB, tava quente, e com A/C ligado, a temperatura subia, quase ia até 100 graus (*que ainda é normal, não danifica o motor e tá longe da faixa perigosa vermelha no painel) e esfriava lentamente com a 1a. velocidade da ventoinha bombaaaaaando! Mas só caia mesmo quando o congestionamento acabava, e dava a oportunidade de pegar uma avenida com fluxo de ar maior, a ventoinha em sua (ainda) 1a. velocidade agradecia, bem como o motor, que abaixava a temperatura (e obviamente que até demais, pois a VT não trabalhava). Se eu desligasse o A/C nesses momentos, o condensador passava a não esquentar assim, fazendo com que o carro não provocasse esse problema.

O que eu quero dizer com isso? Há alguns meses atrás, a 2a. velocidade da ventoinha armava, e nunca tive esse problema. Dava pra escutar ela em funcionamento, bem como quando ela armava, pois o motor dava uma pequenina reduzida na marcha lenta, tal como quando arma o A/C, por exemplo. Daí isso passou a não acontecer mais, sabem...

Mesmo com a VT + ventoinha na 1a. velocidade mantendo a temperatura dentro dos conformes, como aqui ainda tá frio, ainda não tive a oportunidade de fazer o carro aquecer mais, a ponto de "provocar" armar a 2a. velocidade. E não vou ligar o A/C nesse frio neeeeem fud***!!! hehehehehe!!!
Mas vou encostar o carro na oficina (espero que amanhã!) pra testar o cebolão duplo da 2a. velocidade, bem como seu relê e fusíveis. Espero que não seja o cebolão, mas vai ser fácil diagnosticar isso! Nada melhor que tempo e um multímetro pra fazer esses testes!

Preciso checar as velas, cabos, bicos (comprei um bico original Bosch para o C20XE pra voltar a ficar com os bicos todos azuizinhos!!!) novamente e alimentação.

Enfim... caso tenham alguma observação, comentário e crítica, vou estar de olho pra ver se tô fazendo tudo certo!!!

Um grande abraço!
Robson Lott
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por cledman » 06 Mai 2016, 07:23

:13:

Rapaz... demais isso!
Manutenções sempre em dia!
Esse da placa foi ótimo hein?

Sobre a porta.. poxa! E como fará essa questão do polimento?
Ano passado, perto do natal, um sujeito me acertou de leve na traseira do meu carro e quebrou o spoiler traseiro.
Cara, tentamos reparar a peça,, mas nunca mais ficou a mesma coisa. Tem certos estragos que ficam difíceis de reparar né?
Felizmente, consegui uma peça original e mandei pintar esses dias. Falta instalar!

Grande abraço!

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por diego.oliveira2 » 06 Mai 2016, 07:25

Boa mano, fez um ótimo trabalho. Também tenho dúvidas quanto a sangria do sistema de arrefecimento. Quando troquei o fluido do vectra, liguei o carro e deixei a mangueira de retorno solta até o fluido voltar completamente pro reservatório. Mas vou ter que trocar o fluido novamente, pois não consegui retirar todo o fluido velho q tava no motor. Me parece q retirando a valvula termostatica consigo retirar todo o fluido do sistema segundo o tutorial do almeidão. Pretendo usar o fluido original Honda, pois sai muito mais em conta q o ac delco. Aqui na cidade, em auto peças, a gente só acha Radiex. Eles acham que Radiex é a melhor coisa que exixte ¬¬.

Quanto a limpeza nos plásticos que vc fez, ficaram pretinhos novamente? to querendo fazer o mesmo. Comprei um silicone spray especifico pra paineis. Mesmo ficando meio oleoso, é bom passar de tempos em tempos, pois hidrata o plástico, e evita quebras futuras rsrsr.

Que bom que vc tirou os leds, tb prefiro o visual alaranjado.
Diego Silva

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por Robson Lott » 06 Mai 2016, 12:27

cledman escreveu:Rapaz... demais isso!
Manutenções sempre em dia!
Esse da placa foi ótimo hein?

Sobre a porta.. poxa! E como fará essa questão do polimento?
Ano passado, perto do natal, um sujeito me acertou de leve na traseira do meu carro e quebrou o spoiler traseiro.
Cara, tentamos reparar a peça,, mas nunca mais ficou a mesma coisa. Tem certos estragos que ficam difíceis de reparar né?
Felizmente, consegui uma peça original e mandei pintar esses dias. Falta instalar!
Grande abraço!


Sempre em dia, Cled! Essa é a intenção, inclusive o que me chamou a atenção no momento da compra desse carro. Me faz lembrar meu velho ex-Corsa Sedan GLS 98, que peguei de 1a. dona e rodei com tudo em dia, me "dando o luxo" de fazer viagens com muitas centenas de KMs com total confiança, baixo consumo e as vezes brincar esportivamente com o pequeno. Uma pena que era pequeno meeeeeesmo, motivo no qual saí dele pra ficar com o meu ex-Vectra CD 95, que também foi muito divertido! :102:

Esse da placa, acredita que a "original" ainda tá debaixo do tapete do passageiro? Vou trazer ela aqui pra casa, colocar ela na parede! :6:

Pois é... sobre o polimento, será doméstico. A receita básica pra quem não tem grana pra material bom e politriz é uma lixa dágua 2.000 ou 2.500, uma Trizact 3.000 (na mão, todas elas! kkkk!) e por fim, massa de polir e uma cera lustradora. Se pintar uma graninha extra, mando fazer com um camarada aqui conhecido por excelentes trabalhos: http://www.rodrigogsi.com.br/

Exato, nunca fica como original. Uma pena que esse GSi meu não tem quase mais nada de pintura original, mas paciência, né... tem coisas que acontecem, a gente se rende a um trabalho mequetrfe, mas a gente tem que levar em consideração, tapar os olhos e desfrutar de outros detalhes, né... oooooou veste a camisa de um Zé Frisinho, gaste horrores e deixa o carro véio com cara de novo! Mas tb não sai nele com medo de acontecer algo....... ou seja, na na nin nanão! hahahaha!!!
Bom que seu Corsa é mais novo, ainda tá tranquilo de encontrar peças originais em bom preço, certo?

Abração!

diego.oliveira2 escreveu:Boa mano, fez um ótimo trabalho. Também tenho dúvidas quanto a sangria do sistema de arrefecimento. Quando troquei o fluido do vectra, liguei o carro e deixei a mangueira de retorno solta até o fluido voltar completamente pro reservatório. Mas vou ter que trocar o fluido novamente, pois não consegui retirar todo o fluido velho q tava no motor. Me parece q retirando a valvula termostatica consigo retirar todo o fluido do sistema segundo o tutorial do almeidão. Pretendo usar o fluido original Honda, pois sai muito mais em conta q o ac delco. Aqui na cidade, em auto peças, a gente só acha Radiex. Eles acham que Radiex é a melhor coisa que exixte ¬¬.

Quanto a limpeza nos plásticos que vc fez, ficaram pretinhos novamente? to querendo fazer o mesmo. Comprei um silicone spray especifico pra paineis. Mesmo ficando meio oleoso, é bom passar de tempos em tempos, pois hidrata o plástico, e evita quebras futuras rsrsr.

Que bom que vc tirou os leds, tb prefiro o visual alaranjado.


Fala Diegão!!!

Opa, obrigado pelo aval! :) E interessante esse lance de tirar a VT pra trocar o fluido do sistema! Vou deixar anotado aqui, inclusive com as recomendações do fluido da Honda! Radiex, nunca foi contra, mas sempre torci o nariz! Prefiro tentar outros, como vc tá fazendo!

Quanto a limpeza, infelizmente como é um plástico "macio", com o passar dos 20 anos, uma raspada de chave, uma lenhada de tênis, unhas das muié, etc fazem com que os riscos da peça fiquem nítidos após a lavagem, sabe!? Tira todo o silicone, poeira e gordura acumulado durante os anos (pense na cor da água que saia quando lavei!!!), deixa o plástico cru, com cheiro de plástico, mas como é grafite a cor, as "rebarbas" dos riscos ficam mais claras e evidentes. Acho que o lance, pra empretecer novamente, é usar algum produto boooom de qualidade pra deixar escuro, sem manchas, mas com toque não-oleoso. Penso talvez em um Gran Prix Proteção Ultra Violeta (q usei no ex-Vectra CD 95) ou até mesmo um Nugett! Um amigo Monzeiro fez isso no velho dele e ficou muuuuuito bom!!!!

Essa do silicone spray especifico pra painéis, talvez seja uma boa também! Mas por ser oleoso, vai ficar mais brilhante, né!?... Eu particularmente gostava muito de ver o painel brilhando, herança do gosto do meu pai! Mas depois q vc vê um carro antiguinho com o painel "originalmente" opaco e sem manchas, vai dar conflito de gostos! heheheheheh!!! E mais... não que eu esteja sendo "do contra", mas esses plásticos de acabamento do porta luvas, quinas do assoalho com a porta, etc são de um plástico macio, diferente do ABS que tem no painel central, nas gradinhas de saída de ar, aquelas m3rda! hahahaha!!!

Gostou do "laranja"? hehehehe!!! Eu ainda não gostei muito, pois usei lâmpadas de 1.2W. Vou pra Belo Horizonte no feriado próximo, e pretendo comprar as de 2W pra ficar menos laranja, porém não banco como led. Tipo um laranja bem claro, né!? Mas meu sonho mesmo é trocar esse cluster pelo do Calibra 94, o com fundo branco! :11: Mas claro, mantendo tudo na tonalidade incandescente! hehehe! Pra que? Pra depois encontrar os reloginhos do Calibra Turbo "lá fora" pra colocar no console central! :40:

Abração!!!

Ju_Bueno escreveu:Robson, a VT certamente é Wahler. Já usei uma dessa com a mesma inscrição 82/97. E nessa MM, tem alguma inscrição?


E ai, Juliano!!!
Cara, vamos lá... Já viu que eu não gosto de digitar, né!? kkkkkkkkkk

A MM tem a marca no centro da peça de 92o C e num-sei-quantos o. F! hehehehe!!! Mas não tem a inscrição de quantos graus abre e quantos graus fecha, apenas 92o ok!?
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