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Vectra CProblema com temperatura - Vectra C

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Mr Binho
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Re: Aquecimento motor com ar condicionado ligado [Resolvido]

por Mr Binho » 19 Fev 2015, 23:01

Thiago Menezes escreveu:
Mr Binho escreveu:Pessoal resolvi o problema, era a válvula termostática, substituir a mesma e fiz uma viagem de 1.400km e a temperatura ficou normal, sem nenhum problema.

Qual grau você colocou?

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Eu coloquei de 82° = mte-thomson - vt211.82

Mr Binho
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Re: Aquecimento motor com ar condicionado ligado [Resolvido]

por Mr Binho » 19 Fev 2015, 23:16

leandro dresch escreveu:boa tarde pessoal, eu estou com o mesmo problema, quero saber se teria algum problema eu deixar assim ou terei que arrumar , tem algum perigo ?


Eu recomendaria a troca, pois se a temperatura aumentar muito e você não perceber, poderá queimar a junta do cabeçote, tendo um custo de manutenção muito maior. Outra situação e que poderá ocorre aquecimento com mais frequência, tendo o risco de ficar na estrada. O sistema de arrefecimento tem que estar com o funcionamento perfeito!!! o motor agradece...
Da uma olhada nos vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=VHP3gb3IVbc
https://www.youtube.com/watch?v=Zp5oED4XOB0

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Thiago Menezes
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Re: Aquecimento motor com ar condicionado ligado [Resolvido]

por Thiago Menezes » 19 Fev 2015, 23:17

Mr Binho escreveu:
Thiago Menezes escreveu:
Mr Binho escreveu:Pessoal resolvi o problema, era a válvula termostática, substituir a mesma e fiz uma viagem de 1.400km e a temperatura ficou normal, sem nenhum problema.

Qual grau você colocou?

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Luciano Ribeiro 1979
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Re: Aquecimento motor com ar condicionado ligado [Resolvido]

por Luciano Ribeiro 1979 » 03 Mar 2015, 21:45

Estou com o mesmo problema um problema de aquecimento no vectra ao ligar o ar condicionado e queria saber se alguém pode me orientar:
quando ligo o ar condicionado a temperatura do motor está subindo, já troquei o radiador(original delfhi), retifiquei o cabeçote e troquei a bomba d'água, e verifiquei a ventoinha e está todas duas armando o 2° estágio, há e a propósito o carro não tem válvula termostática, começou a fazer isso quando fiz uma viagem nessa virada de ano de 2015 que aqueceu na estrada, pois o radiador estava entupido, muita sujeira, depois troquei o radiador e retifiquei o cabeçote, o que pode ser?

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Re: Aquecimento motor com ar condicionado ligado

por Luciano Ribeiro 1979 » 03 Mar 2015, 21:47

Estou com o mesmo problema um problema de aquecimento no vectra ao ligar o ar condicionado e queria saber se alguém pode me orientar:
quando ligo o ar condicionado a temperatura do motor está subindo, já troquei o radiador(original delfhi), retifiquei o cabeçote e troquei a bomba d'água, e verifiquei a ventoinha e está todas duas armando o 2° estágio, há e a propósito o carro não tem válvula termostática, começou a fazer isso quando fiz uma viagem nessa virada de ano de 2015 que aqueceu na estrada, pois o radiador estava entupido, muita sujeira, depois troquei o radiador e retifiquei o cabeçote, o que pode ser?

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Re: Aquecimento motor com ar condicionado ligado [Resolvido]

por Mantenedor » 03 Mar 2015, 23:02

Mr. Binho o seu carro é 16 válvulas? Ou é um 8 válvulas!
Você se importaria de colocar foto do corpo e código da carcaça da válvula? Obrigado


Mantenedor/VectraCD/2.0/16VT.215VC.
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Re: Aquecimento motor com ar condicionado ligado

por Almeidão » 06 Mar 2015, 07:22

Luciano Ribeiro 1979 escreveu:Estou com o mesmo problema um problema de aquecimento no vectra ao ligar o ar condicionado e queria saber se alguém pode me orientar:
quando ligo o ar condicionado a temperatura do motor está subindo, já troquei o radiador(original delfhi), retifiquei o cabeçote e troquei a bomba d'água, e verifiquei a ventoinha e está todas duas armando o 2° estágio, há e a propósito o carro não tem válvula termostática, começou a fazer isso quando fiz uma viagem nessa virada de ano de 2015 que aqueceu na estrada, pois o radiador estava entupido, muita sujeira, depois troquei o radiador e retifiquei o cabeçote, o que pode ser?


Toda vez que voce liga o ar condicionado a temperatura do motor sobe por 2 motivo, um porque o compressor pesa mesmo outro porque passa gas quente no condensador e o ar frontal passa por ele para depois passar no radiador do motor. Bem, isto acontece na cidade e não deve passar dos 90º, nas rodovias ele deve funcionar bem mais baixo mas se tiver em 89 está normal, digo 89 porque se falo 90 logo tem um que fica em 91 e já acha que está perto etc.
O segundo estágio tem duas formas de funcionamento, uma delas é pela temperatura do motor, entra somente quando atingfe uma temperatura elevada, a outra pela pressão do gás do ar condicionado, esta não tem temperatura para entrar, o motor pode está frio, mas se tiver deixado em um local quente, ao ligar o carro e o ar ela ja entra. Se esta não estiver ligando o segundo estágio, a temperatura tende a subir um pouco mais, verifica o pressostado do ar do seu carro se está normal.

Outra coisa que deve ser trocado como prevenção e principalmente quando se nota alteração de temperatura mesmo estando tudo perfeito, é o sensor de temperatura da agua, e eu usaria da marca MTE que custa algo em torno de R$ 20,00, alguns carros usa o 4051 e outros usa o 4053, verifica qual é o seu e não perderás nada em trocar lo.
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Re: Aquecimento motor com ar condicionado ligado [Resolvido]

por Mantenedor » 09 Mar 2015, 07:00

Eu segui a risco estas informações , com excessão do refil da MTE 211.82 que aparentemente não vedou perfeitamente a água , parece que a construção dela não casa nas carcaça ( Corpo da VT. ) dos modelos originais Imagem

Carcaça original GM

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Será que alguém conseguiu colocar este refil da MTE 211.82 em uma carcaça Original GM , para motores 16 válvulas ano 97 a 05?
Valo lembrar que além da abertura no aceitamento da válvula existe ainda a impossibilidade de colocar as travas do refil no entalhe no corpo da válvula.
Este assunto me parece muito importante visto que este refil da MTE 211.82 diz claramente que é compatível com a válvulas de
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Re: Problemas AQuecimento e Vazamento de Agua!

por Maic Moreira » 31 Mar 2015, 23:08

Boa noite pessoal, aproveitando o gancho, o meu é um 98 e tenho quase certeza que está vazando água quente no painel. Tenho o carro a menos de um mês e sinto um calor nos pés que não creio que seja normal. já encontrei resquícios de água no tapete do carona. Li que o JoãodoValle colocou que é preciso desmontar o porta-luvas, como faço isso? gosto de arrumar os problemas metendo a mão na massa, mas será a primeira vez que farei isso e gostaria de uma luz dos mais experientes no serviço. E outro detalhe, meu carro tem ar digital e não consegui fazer funcionar o ar quente. Desde já muito obrigado!

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Re: Aquecimento motor com ar condicionado ligado [Resolvido]

por creathive » 15 Jul 2015, 12:14

Galera, sou leigo, tem como eu olhar a especificação da minha válvula em casa mesmo?
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Re: Aquecimento motor com ar condicionado ligado [Resolvido]

por Ju_Bueno » 15 Jul 2015, 12:18

Tem sim! Procure na seção de "how to" que tem vídeo mostrando como trocar o líquido do sistema - visto que pra isso é preciso remover a válvula, vc verá como se faz.E não tem segredo!
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Re: Aquecimento motor com ar condicionado ligado [Resolvido]

por Almeidão » 15 Jul 2015, 12:46

Só um ajuste porque não tinha visto o problema que teve o mantenedor. Não sei ao certo qual é o refil para o Vectra 16V sendo ela com 82º. Sei que com a ponta inteira ela tem o numero MTE - VT 373.82. Lógico que existe, mas vendo com fotos não arriscaria a comprar, só conhecendo ao vivo para fazer isto.

Falha nossa
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Re: Aquecimento motor com ar condicionado ligado [Resolvido]

por creathive » 15 Jul 2015, 13:06

Opa, vamos lá. Meu carro na cidade com trânsito e ar ligado está chegando em quase 100,estou preocupado. Sem ar ligado, nas mesmas condições fica em 91 ou 92. Por onde começo para resolver? Meu carro é gls 97 8v. Foi feito cabeçote recentemente, trocado a junta, válvula termostatica, mas não sei a especificação da válvula. Foi trocado o fluido do radiador tb.
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Re: Aquecimento motor com ar condicionado ligado [Resolvido]

por Thiago Menezes » 15 Jul 2015, 13:14

Almeidão escreveu:Só um ajuste porque não tinha visto o problema que teve o mantenedor. Não sei ao certo qual é o refil para o Vectra 16V sendo ela com 82º. Sei que com a ponta inteira ela tem o numero MTE - VT 373.82. Lógico que existe, mas vendo com fotos não arriscaria a comprar, só conhecendo ao vivo para fazer isto.

Falha nossa


É isso aí mesmo Almeidão, antes de vender meu carro estava programado a troca da válvula termostática preventivamente para 2016 e já havia separado o modelo de 82º e o código original.

MTE 373.82 (90.501.699)

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Re: Aquecimento motor com ar condicionado ligado [Resolvido]

por JoãodoValle » 15 Jul 2015, 15:05

creathive escreveu:Opa, vamos lá. Meu carro na cidade com trânsito e ar ligado está chegando em quase 100,estou preocupado. Sem ar ligado, nas mesmas condições fica em 91 ou 92. Por onde começo para resolver? Meu carro é gls 97 8v. Foi feito cabeçote recentemente, trocado a junta, válvula termostatica, mas não sei a especificação da válvula. Foi trocado o fluido do radiador tb.

André, esse aqui são alguns tópicos que ensinam alguns procedimentos de arrefecimento, esse tópico que vc postou é específico para Vectra C, que tem o sistema de arrefecimento um pouco diferente do nosso:

viewtopic.php?f=49&t=2474

viewtopic.php?f=49&t=8027

viewtopic.php?f=49&t=539

Em específico veja esse relato do Almeidão em outro tópico: viewtopic.php?f=45&t=9060&p=117515&hilit=temperatura+alta#p117515

Já aviso que algo está errado com seu carro, veja os tópicos que mencionei e tente tirar suas dúvidas lá ok?

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Superaquecimento (cabeçote feito) 2.4 16V

por João Gabriel » 15 Jul 2015, 17:41

Pessoal, boa noite, estou com o seguinte problema e acho que não é nada especifico ao motor do meu Elite, pois bem, meses atras o carro morreu na pista e não pegou mais, resultado: necessária retifica do cabeçote. Fora feito a retifica, substitui bomba d'água, reservatório, válvula termostática e a unica coisa que não fiz e estou pensando em fazer é a limpeza dos radiadores, pois bem, por uns 3 meses o carro ficou beleza, sem superaquecer nem nada, mas a algumas semanas, tenho percebido que ele tem subido a temperatura acima do normal, as vezes chega quase ao "ponto final", a ventoinha liga em seus respectivos estágios, normalmente, porém, isso só acontece com o carro parado, basta umas "bombadas" no acelerado para que a temperatura volte ao normal, e hoje, ao parar no posto para abastecer escutei o reservatório "borbulhar", sai do posto, segui um trajeto por rodovia, e ao parar em minha garagem, o mesmo barulho de "borbulha", notei que mesmo a água estando no nível indicado do reservatório, quando o carro esquenta dessa forma, ela sobe muito, parece que preenche o reservatório, e as vezes, o carro simplesmente trabalha normal parado, não esquenta, a água fica no nível e não ha necessidade de bombar o acelerador para que o mesmo esfrie....alguma dica? desde já obrigado aos amigos, confesso que estou a um ano e 2 meses com o carro e tenho tido muita dor de cabeça com ele em questão de temperatura....queria dicas para procurar o canal do problema e resolver de uma vez e não ter mais esses incômodos que chateiam, afinal, trato o carro muito bem, desde óleo, até aditivos para combustível dentre outros cuidados...

rgapski
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Re: Superaquecimento (cabeçote feito) 2.4 16V

por rgapski » 15 Jul 2015, 17:55

Verifique duas coisas:

1) Valvula termostática.
Pelo preço, compensa substituir. Eu recomendo a original, que é da marca Waler.

2) Bomba d'agua.
Algumas bombas sairam com o rotor feito em plastico.
Com o tempo, o aquecimento do plastico faz ele girar em falso com relação ao eixo.
Se sua bomba for deste tipo, substitu por uma com rotor em ferro. Se não me engano, as bombas da Urba são em ferro e são muito boas.

Ambos os itens são baratos. O que mata é a mão de obra pra troca-los, pois pra tirar a bomba tem que desmontar a parte da correia dentada.

Abs.
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Re: Superaquecimento (cabeçote feito) 2.4 16V

por Almeidão » 16 Jul 2015, 08:31

Eu não acho ser bomba não, sempre usei com rotor de plástico e prefiro elas na hora da compra. Acho que o problema seja radiador e se foi trocado a Termostática dele possa ser que ela não seja do grau correto. Eu jamais usaria esta acima de 82º.

O correto é tirar a termostática fora, andar sem ela e confirmar se a temperatura ainda esteja subindo, se tiver subindo a solução será trocar o radiador porque não tem como limpar este item, na verdade ele não entope por sujeira porque dentro do motor onde está a agua não entra sujeira, por falta de aditivo ou o uso de um aditivo incorreto o aluminio vai corroer e fechar as passagens de agua.

Pode ser também o sensor de temperatura da agua, mas para isto nas rodovias a temperatura fica normal, tendo problemas somente em transito pesado. Se isto ocorre, faltou trocar este sensor que não é tão caro. Um MTE que corresponde um original deve custar uns 20,00, ele quem comanda a abertura das ventoinhas.

Não quero te animar amigo, mas se ele ferveu, não demora vai sumir agua porque deve ter queimado a junta outra vez.
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Re: Aquecimento motor com ar condicionado ligado [Resolvido]

por flpsccp » 17 Jul 2015, 00:25

Uma dúvida
O Vectra GT tem qtas ventoinhas?
O meu só tem uma.

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Re: Aquecimento motor com ar condicionado ligado [Resolvido]

por Almeidão » 17 Jul 2015, 12:09

creathive escreveu:Opa, vamos lá. Meu carro na cidade com trânsito e ar ligado está chegando em quase 100,estou preocupado. Sem ar ligado, nas mesmas condições fica em 91 ou 92. Por onde começo para resolver? Meu carro é gls 97 8v. Foi feito cabeçote recentemente, trocado a junta, válvula termostatica, mas não sei a especificação da válvula. Foi trocado o fluido do radiador tb.


Amigo, primeiramente saber o estado do radiador. Estando em rodovias livre sem ar ligado a temperatura deve ficar entre 80 a 82 sem ar ligado. Se for diferente ou é radiador oxidado ou termostática de carro a alcool. O refil de termostática que usa o seu carro é MTE 211-82, se tiver diferente precisará ser trocada.

Bem, se a temperatura for esta que comento nas rodovias e as ventoinhas armam em transito pesado o problema com certeza é o cebolão dele que está errado e o correto para ele é o MTE 763 ou 760.

Nesta temperatura que está, é possivel que já tenha queimado a juna outra vez ou se não queimou ainda, já está quase.

Porque foi feito o cabeçote? Ele aqueceu porque? Arrumou o problema antes de montar o cabeçote feito? Será que o mecanico tem olhos de Supermen e viu internamente o radiador e disse que etava bom?

Não sei o problema que deu no seu carro, mas a maioria dos mecanicos colocam agua de um lado e ao sair do outro já confirmamque foi testado o radiaodor como se eles soubesem a vazão de um radiador novo. Quando um mecanico tem um radiador novo nas mãos. Será que fazem um teste?

Sds
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