O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

PreparaçãoLento - GT 2009 140CV
Para troca de informações relacionadas a preparação do seu carro como: filtro, escape, turbo, nitro, entre outros.

78 mensagens
Denis57
Member
Member
Mensagens: 23
Registrado em: 16 Abr 2015, 17:01
Nome Completo: Denis Martins Peres
Cidade: Cotia
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Lento - GT 2009 140CV

por Denis57 » 23 Jun 2015, 18:57

E ae galera.
Esse é meu primeiro tópico depois de adquirir um VECTRA GT 2009 que, eu acho, possui 140cv. Baseado somente no design, grade frontal, conclui que seria a versão 140cv, estou certo?

Bom, antes desse Vectra eu tinha um Astra 95 2.0 a álcool. Ele foi modificado quando precisei fazer o motor, então coloquei pistões cabeçudos, rebaixei o cabeçote, troquei bicos, bomba e troquei o chip original do modulo por outro que alterava somente o ponto de ignição, e removi o catalisador.

Fazem cerca de 3 meses que estou com o Vectra, estou gostando do carro, mas uma coisa que me decepcionou muito foi o desempenho. O Astra andava muito mais. Sei que esse carro é mais pesado, ja li bastante tópicos aqui no fórum, mas acho que mesmo assim ele é lerdo demais para um 2.0 de 140cv. Nas subidas eu pareço estar num 1.0, ele pede 1ª.
Percebi que o câmbio dele tem as tres primeiras marchas bem curtas e uma sensivel diferença da 3ª para 4ª marcha, cerca de 1000rpm, então acho que pelo cambio curto ele deveria ser mais forte nas subidas.

Eu só coloco álcool e só abasteço em posto de confiança, estou usando filtro de ar original (novo), e uso óleo mineral 15w40 SL. atualmente ele está fazendo em média 7km/l no álcool e nao sei na gasolina porque nunca coloquei.

Hoje encomendei um filtro de ar K&N e velas iridium e já espero pouca mudança. Li muita coisa no fórum dai fiquei perdido, falando sobre atualização de firmware, sprint booster, troca de escape, remoção do catalisador.

Gostaria da opinião da galera, se vale a pena eu fazer alguma alteração ou se devo me conformar com ele dessa forma. Meu intuito não é tirar pegas, nem andar alta velocidade, quero somente que ele tenha mais força nas subidas e para algumas ultrapassagens.

valeu

Avatar do usuário
Murilo de Melo
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 390
Registrado em: 18 Dez 2014, 13:38
Nome Completo: Murilo de Melo Rodrigues Ferreira
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

Re: Lento - GT 2009 140CV

por Murilo de Melo » 23 Jun 2015, 20:24

Cara existem vários fatores ...

a manutenção esta em dia? Motor no ponto? Velas e Cabos estão em ordem ..

O óleo que deve ser usado neste veículo é o 5W30 Sintético.

Coloca uma foto do motor do veículo que iremos saber qual o cavalaria correta dele, a principio parece sim ser o de 140cv.

Enfim, julgar o carro sem saber muitos detalhes é complicado.

Denis57
Member
Member
Mensagens: 23
Registrado em: 16 Abr 2015, 17:01
Nome Completo: Denis Martins Peres
Cidade: Cotia
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Re: Lento - GT 2009 140CV

por Denis57 » 23 Jun 2015, 20:39

Ele esta com 83k rodados, os cabos e velas estao ok, comprei as velas de iridium e o filtro K&N pq duram mais e na minha moto fez uma boa diferença.

Esse carro era usado por uma mulher, então acho que não davam coro. A embreagem esta um pouco alta, ja to me preparando para trocar. No geral o carro esta bom, pega de primeira, não faz fumaça, não falha, só é fraco de saída e nas subidas. Quando ele embala ou quando o giro sobe ele fica esperto, mas se eu tiver parado numa subida e sair com o carro ele não desenvolve, fico em segunda e dependendo da ladeira tenho que botar a primeira.

Depois eu tiro uma foto e posto aqui.

Denis57
Member
Member
Mensagens: 23
Registrado em: 16 Abr 2015, 17:01
Nome Completo: Denis Martins Peres
Cidade: Cotia
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Re: Lento - GT 2009 140CV

por Denis57 » 25 Jun 2015, 09:13

Esse é o motor, tá meio sujo mas acho que dá pra ver. Será que é o de 140cv?

Imagem

Avatar do usuário
Murilo de Melo
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 390
Registrado em: 18 Dez 2014, 13:38
Nome Completo: Murilo de Melo Rodrigues Ferreira
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

Re: Lento - GT 2009 140CV

por Murilo de Melo » 25 Jun 2015, 10:40

Ao que tudo indica seu motor é sim o de 140cv

Avatar do usuário
Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 2021
Registrado em: 16 Abr 2013, 14:18
Nome Completo: Eduardo Cezar Santos
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: Lento - GT 2009 140CV

por Edcezar » 25 Jun 2015, 11:10

Sim, o seu motor é o de 140 cv...

Procure verificar se já foi feita a atualização da ecu, junto a concessionária;

Mas não espere milagres com filtro e velas... um filtro K&N deve dar no máximo 5 a 6 cavalos...

E não adianta comparar astra, com gt, porque são carros muito diferentes, apesar de terem numeros de torque e peso muito parecidos;

uma reprogramação em empresa especializada pode melhorar um pouco, mas nada muito expressivo, pelo que já pesquisei pode chegar a 155 cv, com filtro e remap.

:88:
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

Denis57
Member
Member
Mensagens: 23
Registrado em: 16 Abr 2015, 17:01
Nome Completo: Denis Martins Peres
Cidade: Cotia
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Re: Lento - GT 2009 140CV

por Denis57 » 25 Jun 2015, 13:17

Quando fiz o motor do Astra 95, que decidi passar para álcool, tive que tomar uma decisão, se utilizaria um aparelho que faria o ajuste da injeção(esses kits flex), alterando o ponto e aumentando o tempo de injeção, ou se eu escolhia mexer no chip do modulo para adiantar o ponto e trocar os bicos por outros de maior vazão.
Eu decidi pela troca do chip e pelos bicos com a vazão de álcool, ou seja, com o mesmo tempo de injeção. Alem é claro da escolha dos pistoes convexos e do ajuste no cabeçote, bom etc.

Minha dúvida, em relação aos carros Flex, a vazão padrão do bico é como a de um carro a gasolina, e quando estamos usando álcool ele aumenta o tempo de injeção, ou é o contrario, os bicos tem a vazão apropriada para o álcool, e quando estamos com gasolina ele diminui o tempo de injeção? Isso é claro comparando esse bico do Vectra GT com um bico especifico para gasolina.
Alguém sabe o modelo ou código Bosh do bico desse carro? creio que encontro uma tabela com a vazão, impedância etc, dai posso comparar esse bico com o de carros 2.0 100% a gasolina.

Eu pergunto isso porque acho que quando é aumentado o tempo de injeção, dependendo desse tempo, isso pode afetar o desempenho do carro, principalmente em alto giro, quando o tempo entre os giros do motor é muito curto.

A minha ideia seria modificar esse chip para que o carro ande somente no álcool, usando o tempo padrão de injeção, com os bicos injetando o volume certo, sem aumento de tempo. Não tenho interesse em andar com o carro na gasolina, por causa do preço e pelo receio de ter pre-detonação, já que a taxa de compressão do carro é praticamente a de um carro 100% a álcool. Como já fiz a alteração no modulo do outro carro, ja conheço uma pessoa de confiança para programar um chip personalizado, e assim como foi feito no outro carro, eu guardo o chip e os bicos originais e se não ficar bom é só reverter.

Denis57
Member
Member
Mensagens: 23
Registrado em: 16 Abr 2015, 17:01
Nome Completo: Denis Martins Peres
Cidade: Cotia
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Re: Lento - GT 2009 140CV

por Denis57 » 25 Jun 2015, 14:23

Antes de alguém responder, pesquisei mais um pouco e encontrei uma tabela de bicos com a seguinte informação:

cod=0280156086 - Vectra GT Hatch 2.0 FlexPower de 09/2007 em diante flex BAR=3 Vazão=53ml

E comparando com outro Vectra somente a gasolina:
cod=0280155822 - Vectra 2.2 SFI 16V 12/1997 a 06/2005 (JW, JX) gasolina bar=3 Vazão=44ml
cod=0280155822 - Vectra 2.0 SFI 16V 04/1996 a 11/1997 gasolina bar=3 Vazão=44ml

Então nos carros flex eles usam a vazão 17% superior. Com certeza quando o carro esta na gasolina o tempo de injeção é reduzido, se comparado ao antigo vectra, senão seria muito beberrão.

link da tabela http://kitest.com.br/pdf/tabelas/tabela-vazao-injetores-carros.pdf

Avatar do usuário
Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 2021
Registrado em: 16 Abr 2013, 14:18
Nome Completo: Eduardo Cezar Santos
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: Lento - GT 2009 140CV

por Edcezar » 25 Jun 2015, 15:30

Denis57 escreveu:Antes de alguém responder, pesquisei mais um pouco e encontrei uma tabela de bicos com a seguinte informação:

cod=0280156086 - Vectra GT Hatch 2.0 FlexPower de 09/2007 em diante flex BAR=3 Vazão=53ml

E comparando com outro Vectra somente a gasolina:
cod=0280155822 - Vectra 2.2 SFI 16V 12/1997 a 06/2005 (JW, JX) gasolina bar=3 Vazão=44ml
cod=0280155822 - Vectra 2.0 SFI 16V 04/1996 a 11/1997 gasolina bar=3 Vazão=44ml

Então nos carros flex eles usam a vazão 17% superior. Com certeza quando o carro esta na gasolina o tempo de injeção é reduzido, se comparado ao antigo vectra, senão seria muito beberrão.

link da tabela http://kitest.com.br/pdf/tabelas/tabela-vazao-injetores-carros.pdf


Mas o fato deste motor que você viu do vectra ser o de 121/128 cv não tem diferença ??

digo isso porque os NE (2009 pra frente) são motores de 133/140 cvs...
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

Denis57
Member
Member
Mensagens: 23
Registrado em: 16 Abr 2015, 17:01
Nome Completo: Denis Martins Peres
Cidade: Cotia
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Re: Lento - GT 2009 140CV

por Denis57 » 25 Jun 2015, 17:19

Acho que não porque quando se trata de alimentação o que conta é o tamanho do motor, inclusive os outros que comparei são maiores, 2.2l.

Depois que toquei nesse assunto, olhei bem a tabela de bicos, e vi que na verdade existe uma variação muito grande da Vazão entre diversos carros 2.0. Veja uns exemplos:
0280150427 - Vectra GSI 2.0 16V de 10/1993 em diante gasolina bar=3 vazão=24ml
0280150452 - Vectra CD 2.0 16V 04/1996 em diante gasolina bar=3 vazão=35ml
0280155822 - Vectra 2.0 SFI 16V 04/1996 a 11/1997 gasolina bar=3 Vazão=44ml

A diferença da vazão dos bicos desse primeiro com o último é de 44-24ml=20ml

Então ficou claro pra mim que mesmo os dois sendo a gasolina, que existe um ajuste no tempo de injeção de ambos para que no final das contas a mistura ar+gasolina seja compatível. Porque os motores podem ser diferentes, mas o tamanho da câmara de combustão é a mesma então a mistura tem que ser compatível. achei um link legal falando sobre isso http://www.infomotor.com.br/site/2009/0 ... o-interna/

Avatar do usuário
Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 2021
Registrado em: 16 Abr 2013, 14:18
Nome Completo: Eduardo Cezar Santos
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: Lento - GT 2009 140CV

por Edcezar » 25 Jun 2015, 17:39

No forum antigo me lembro que um membro tinha colocado bomba de combustível de new civic não me lembro o motivo...
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

Avatar do usuário
Rafael Rodrigues
GL Member
GL Member
Mensagens: 98
Registrado em: 17 Jun 2015, 07:26
Nome Completo: Rafael Zerbinatto Rodrigues
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Lento - GT 2009 140CV

por Rafael Rodrigues » 25 Jun 2015, 19:03

Aproveitando o tópico como saber se o motor é 140cv ou 120cv?

Avatar do usuário
Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 2021
Registrado em: 16 Abr 2013, 14:18
Nome Completo: Eduardo Cezar Santos
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: Lento - GT 2009 140CV

por Edcezar » 25 Jun 2015, 19:24

O de 140 cv tem o corpo da Tbi de plástico.
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

Denis57
Member
Member
Mensagens: 23
Registrado em: 16 Abr 2015, 17:01
Nome Completo: Denis Martins Peres
Cidade: Cotia
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Re: Lento - GT 2009 140CV

por Denis57 » 25 Jun 2015, 19:34

Rafael Rodrigues escreveu:Aproveitando o tópico como saber se o motor é 140cv ou 120cv?

Reparei que nos motores 128cv o "Flexpower" escrito na tampa do cabeçote tem o X vermelho e no 140cv é verde. Não sei se é uma regra, mas pode ser mais um sinal.

Denis57
Member
Member
Mensagens: 23
Registrado em: 16 Abr 2015, 17:01
Nome Completo: Denis Martins Peres
Cidade: Cotia
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Re: Lento - GT 2009 140CV

por Denis57 » 29 Jun 2015, 17:27

O filtro K&N chegou na sexta e como eu tinha uma viagem de 200km pra fazer, ja aproveitei e instalei antes. O carro mudou da água para o vinho, ficou muito mais forte, foi sensível a diferença. Se as velas de iridium fizerem diferença também vou ficar muito feliz.

Mas tem um porém. O filtro de ar que eu comprei não tinha exatamente as mesmas medidas do original. Ele tem 3mm a menos no comprimento e largura e tem quase a metade da altura. A diferença da altura eu ja sabia antes de comprar, mas achei que nao teria problemas porque ele ficaria preso em cima. Mas como ele é um pouco menor, ele nao apoia 100% nas beradas e escorrega para dentro da caixa. Se ele fosse rígido não teria problemas, porque mesmo ele sendo menor que o original ele ainda é maior que o apoio da caixa, porem ele é de silicone flexível, então o peso dele faz o silicone escorregar.
A solução que achei foi empurrar para dentro da caixa, entao ele veda bem por ser de silicone, mas não fica preso entre a tampa e a base da caixa.

Não sei se deu para entender, mas assim que eu puder farei uma foto para demonstrar. Instalei o filtro a noite.

Eu comprei o filtro K&N baseado no código do fabricante indicado para o ASTRA H ou MK5, que na foto parecia ter a caixa de ar idêntica a dos Vectra GT vendidos no Brasil.

diegotwim
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 05 Abr 2014, 14:02
Nome Completo: Diego
Cidade: Atibaia
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Lento - GT 2009 140CV

por diegotwim » 30 Jun 2015, 12:59

O que da muita diferença de um carro para o outro é o acelerador eletronico, a resposta é muito mais lenta do que com o cabo. E o peso, eu tinha um astra 99 2.0 hatch, pesava uns 200kgs a menos q o vectra, mesmo tendo menos potencia, andava muito mais.
-Vectra GT 2.0 Manual: Rodas 19" e som.
-Parati GLS 1.8 1994: restauração exterior: OK|preparação: 80%

Avatar do usuário
Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 2021
Registrado em: 16 Abr 2013, 14:18
Nome Completo: Eduardo Cezar Santos
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: Lento - GT 2009 140CV

por Edcezar » 30 Jun 2015, 20:22

diegotwim escreveu:O que da muita diferença de um carro para o outro é o acelerador eletronico, a resposta é muito mais lenta do que com o cabo. E o peso, eu tinha um astra 99 2.0 hatch, pesava uns 200kgs a menos q o vectra, mesmo tendo menos potencia, andava muito mais.


Desculpa Diego, mas meu astra 2007 andava muito mais que o gt e também tinha acelerador eletrônico...

É olha que estou comparando um astra com 128cv e meu gt de 140 cv...
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

Denis57
Member
Member
Mensagens: 23
Registrado em: 16 Abr 2015, 17:01
Nome Completo: Denis Martins Peres
Cidade: Cotia
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Re: Lento - GT 2009 140CV

por Denis57 » 01 Jul 2015, 15:31

Acho que o fator peso e o tamanho/Largura das rodas/pneus influenciam no desempenho. Meu astra era mais leve e usava rodas e pneus menores. Uma vez fizemos um teste com dois Clio 1.0 idênticos, mesmo ano só mudava a cor, um com rodas e pneus originais e outro com rodas 16 e pneu perfil baixo e largo. No pega o que estava original sumiu na frente.

Avatar do usuário
Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 2021
Registrado em: 16 Abr 2013, 14:18
Nome Completo: Eduardo Cezar Santos
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: Lento - GT 2009 140CV

por Edcezar » 01 Jul 2015, 16:22

Denis57 escreveu:Acho que o fator peso e o tamanho/Largura das rodas/pneus influenciam no desempenho. Meu astra era mais leve e usava rodas e pneus menores. Uma vez fizemos um teste com dois Clio 1.0 idênticos, mesmo ano só mudava a cor, um com rodas e pneus originais e outro com rodas 16 e pneu perfil baixo e largo. No pega o que estava original sumiu na frente.

Com certeza influência sim... até porque os astras saiam com aro 14, 15 e no máximo 16, e o vectras começam com aro 16...

Gostaria de dirigir um gt com aro 16 pra saber a diferença

Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Lento - GT 2009 140CV

por Williams » 04 Jul 2015, 15:01

Estranho, eu acho que precisa ter algo errado com teu Vectra, eu que tenho um Vectra B 2.0 8v com míseros 110cv, tem que ter a senhora subida para que eu precise colocar primeira, e mesmo assim, só preciso colocar primeira se deixar o giro da 2 cair demais, se não vai de boa. Em subidas íngremes normais, subo tranquilo em terceira a 30 km/h praticamente na lenta, e sem forçar o motor e olha que o Vectra B deve ser mais pesado que o seu e ainda tem 30cv a menos...

Enviado de meu ASUS_T00J usando Tapatalk

78 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 55 visitantes

Bem-vindo: 29 Mar 2024, 01:31