Sergio Augusto escreveu:Boa Tarde .
De repente venho tendo dificuldade para engatar a primeira e consequentemente a segunda marcha em meu Vectra expression 2007 . Entra mais facil a terceira e quando tento a segunda vai para quarta.
Ja verifiquei aqui no forum , mas nao achei nada especifico para meu modelo de carro .
Agradeço antecipadamente a ajuda.
Almeidão escreveu:Pode ser uma folga no sistema, mas com certeza qualquer carro se você passar uma marcha e depois colocar a ré ela entra mais fácil. Eu no meu na maioria das vezes coloco uma primeira e depois ré. Há uma explicação para isto, mas nem lembro em como, mas é algo que por um momento as planetária param e fica fácil de entrar.
Independente disto tudo, a maioria dos carros manuais tem um defeito gravíssimo nas rés, e isto ocorre porque é a única marcha que na alavanca não tem como desviar nem para direita e nem para esquerda porque tem ali um trilho exclusivo para a ré, neste caso se houver uma folguinha de nada no sistema já vai arranhar fácil. Sem contar que a ré é mais pesada porque dentro da caixa o trambulador usa uma alavanca tipo um pé, exatamente igual um pé e as marchas são passadas com o calcanhar, mas a ré com a ponta do pé. Imaginam então que este pé tem uma haste, façamos de conta que seria a canela, logo ao girar esta haste para fazer força com o calcanhar, fica mais leve, já a ponta do pé será mais pesado. Fica realmente muito mais fácil colocar uma primeira ou e logo a ré.
Bem, Sobre o trilho eu arranquei do meu faz tempo e não vejo problema nunca em passar a bendita que entra bem suave, nunca igual outras porque como eu expliquei acima a ré é no nosso sistema, 2,5 vezes mais pesada que as outras. SEM O TRILHO, MELHOROU MUITO, E JÁ FAZ BEM UNS 8 ANOS QUE TIREI ELE.
Sergio Augusto escreveu:O Carro tem 85 mil km . Sou segundo dono (há um ano ) .Não verifiquei o óleo do cambio . Mas será que isto não ocasionaria problemas para engatar outras marchas ? Muito obrigado .
bruno2000 escreveu:Almeidao..olha o que eu achei hoje por um golpe de SORTE..
Claro que nem tudo são flores, a base do trambulador está quebrada, mas a alavanca está PERFEITA, a coifa de courino e a base cromada estão intactas...Sem falar que praticamente não existe folga(menor que a minha).
Paguei 100 reais no conjunto...consegui aprender a soltar os cabos e desmontar todo o conjunto...só pelo aprendizado já valeu os 100 reais...ainda levei de quebra a coifa e a manopla que NÃO SE ACHA em lugar nenhum...quando se acha, só tem do cambio f18/f17 com a ré a frente...
Essa ai é mosca branca, olho azul e verruga no nariz..ehehehehe
3DmanBR escreveu:Resolvi aqui.
http://s723.photobucket.com/user/Jharyel_Oliver/media/manopla_zpspytfhk3x.jpg.html
1 - meses rodando vendo os cabos indo pra la e pra cá..da um nervoso...medo do bixo partir.
2 - semanas esperando uma dica pra tirar essa peça
3 - Enfim retirei, escorreu suor dos meus olhos.
4 - retirei a alavanca velha toda destruida
5 - Alavanca no lugar, hora de fechar a conta.
6 - só alegria.
Depois de 7 meses na labuta..4 só pra achar um trambulador com ré pra trás. R$ 350,00 ML.
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