Rafael Dehon escreveu:bom diia galera ... (diz o mecanico que sao dois catalizadores )
abraço galera.
Dois catalisadores... Meu deus... É cada uma que esses mexânicos soltam...
O vectra tem um, apenas um, catalisador!
Ele é a primeira peça no escapamento, que fica mais próxima do motor.
Pra quem tem catalisador no carro, não retirem essa peça. O carro de vocês vai ficar com barulho de uno, vai gastar mais e a injeção pode ficar biruta porque a sonda já não lê mais como antes, pois essa pratica diminui a contrapressão dos gases.
Se querem barulho, tem que trocar os dois abafadores (intermediario e final) por outros de modelo esportivo (conhecido em alguns lugares como JK, Kadron, etc).
Pra quem quer só um "ronquinho" à mais, quando enfia o pé no acelerador, basta usar um filtro esportivo (aqueles cônicos) que tem aos montes pra vender por ai.
Andando com o pé leve, o barulho é original, quando afunda, ele faz um ronco. É discreto e tem muita gente que gosta.
Sai mais barato que escapamento e a modificação é fácil de reverter (mais fácil que escape).
Opinião minha:
Eu não recomendo nenhum dos dois.
O filtro esportivo, se for ruim, pode deixar passar partículas maiores pro motor e acelerar o desgaste.
Só confiaria no K&N, e mesmo assim, com ressalvas.
Escape aberto diminui a contrapressão dos gases e exige nova regulagem da injeção, o que é bem difícil de se fazer (em alguns lugares, é impossível).
Não vai ganhar um pentelho em potência, e sim o contrário. Já testei um carro meu sem catalisador (sem outras modificações), perdi potência e ganhei um barulho de fiat 147 horroroso!
Acho que carro que faz barulho tem que andar! Isso é coisa esportivo (e esportivo de verdade).
O vectra não é um carro esportivo. Vectra é um sedã de luxo, voltado pro conforto e não combina com barulho.
Mas, gosto é gosto...
Cada um faz o que quer com seu dinheiro, não é mesmo?!
Abs!