O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaCut off vs ponto morto
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

33 mensagens
  • 1
  • 2
Avatar do usuário
juninho roque
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 224
Registrado em: 15 Mai 2013, 20:46
Nome Completo: albert flits junior nogueira roque
Cidade: franca
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Cut off vs ponto morto

por juninho roque » 02 Jun 2013, 21:18

eu sempre quis saber o que eram aqueles 999,9... agora eu aprendi.

banguela nunca mais!! :88:

CaioMs
GLS member
GLS member
Mensagens: 500
Registrado em: 07 Abr 2013, 21:23
Nome Completo: Caio Stockmann
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Cut off vs ponto morto

por CaioMs » 02 Jun 2013, 22:36

brajao escreveu:
CaioMs escreveu:Existe uma rotação certa para o cut-off?


Fica fácil de perceber fazendo um teste:

Pegue uma via plana e acelere o carro até chegar a uns 3000 giros em terceira, após isto deixe o carro entrar em Cut-Off e sinta o carro, ele vai desacelerando gradualmente até quando baixar um pouquinho de 2000 rpm, é quando os bicos voltam a mandar combustível e você "SENTE" nitidamente isto acontecer!


Senti nitidamente esse final de semana, o carro da uma segurada e quando abaixa la pros 1700rpm ele "volta ao normal".
Sempre andei engrenado, mas sempre em baixa rotação, pensava que o cut-off era em toda a faixa de rotação.
Uma pergunta: Andar com a marcha mais alta possível ajuda no consumo? Mesmo pisando até o fundo?
http://bestcars.uol.com.br/servico/consumo-1.htm

Avatar do usuário
elite2006
GL Member
GL Member
Mensagens: 67
Registrado em: 24 Abr 2013, 18:37
Nome Completo: Valberto Augusto Jaconely
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Cut off vs ponto morto

por elite2006 » 03 Jun 2013, 07:00

banguela nunca,além de consumir mais combustivel,desestabiliza o carro em uma situação de emergencia; e muito cuidado ao reengrenar uma marcha no carro.Dependendo da velocidade que ele atingir em banguela e vc engatar a quinta e não souber subir o giro um pouco primeiro antes de soltar a embreagem pode danificar aos poucos o conjunto motor cambio.Se for pra dar banguela e depois no final da descida subir um pouco o giro em ponto morto para engatar a marcha na rotação certa,a suposta economia foi por agua abaixo.Eu não ando em banguela e nem aconselho ninguem a andar.

José Leal
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:11
Nome Completo: José Leal Fernandes Simão
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Cut off vs ponto morto

por José Leal » 04 Jun 2013, 08:05

CaioMs escreveu:(...)Uma pergunta: Andar com a marcha mais alta possível ajuda no consumo? Mesmo pisando até o fundo?
http://bestcars.uol.com.br/servico/consumo-1.htm

Teste balela! Conversa fiada.
Ja falei e repito quantas vezes for necessário: se ignorar a sonda* é sinônimo de economia, a LE Jetronic é a melhor central de injeção do mundo!

*Ignorar a sonda, pq quando o acelerador é pressionado até o fundo, a IE passa a ignorar o sinal da sonda e adota um mapa de máxima potência.

--

Sobre a banguela, o que pode acontecer é que na descida, o carro pega mais velocidade e para subir, não precisa acelerar muito. Já no cutt-off, a economia conseguida na descida, perde-se tendo que acelerar mais para subir.
Imagem
Imagem
Imagem

MarceloOliveira

Re: Cut off vs ponto morto

por MarceloOliveira » 04 Jun 2013, 10:50

José Leal escreveu:Sobre a banguela, o que pode acontecer é que na descida, o carro pega mais velocidade e para subir, não precisa acelerar muito. Já no cutt-off, a economia conseguida na descida, perde-se tendo que acelerar mais para subir.


:47:

abitibol
GL Member
GL Member
Mensagens: 56
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:26
Nome Completo: Rodrigo
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Cut off vs ponto morto

por abitibol » 04 Jun 2013, 14:50

José Leal escreveu:Sobre a banguela, o que pode acontecer é que na descida, o carro pega mais velocidade e para subir, não precisa acelerar muito. Já no cutt-off, a economia conseguida na descida, perde-se tendo que acelerar mais para subir.

Imaginem fazer isso numa viagem com 30 descidas e subidas..... toda hora fazer isso pra economizar 0,5L de petróleo...
Imagem
Vectra CD 01/01 2.2 16v AT - TOP + TETO [Vendido]
Ex-VCD "Bala de Prata": viewtopic.php?f=68&t=1023

Renan Perez
Member
Member
Mensagens: 35
Registrado em: 09 Nov 2020, 21:52
Nome Completo: Renan Augusto Perez
Cidade: Várzea Paulista
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cut off vs ponto morto

por Renan Perez » 09 Jan 2024, 22:20

Boa noite aos entendedores de mecanica. Alguém pode me dizer qual peça é responsável pelo cut-off? Algum sensor ou sei lá. No meu 97 automatico vez ou outra aparece 999,9km/l. Até aí tudo bem.
Em outras vezes, eu tiro o pé por longos períodos e não passa de 23,5km/l e a luz da injeção se acende, e se apaga logo ao acelerar novamente. Teriam alguna dica por favor...

josehgb
GL Member
GL Member
Mensagens: 59
Registrado em: 21 Abr 2022, 16:49
Nome Completo: José Henrique de Godoi Bertini
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2011/2011
Idade: 26

Cut off vs ponto morto

por josehgb » 10 Jan 2024, 10:45

Renan Perez escreveu:Fuente del Mensaje Alguém pode me dizer qual peça é responsável pelo cut-off?


peça própria não tem, é o módulo da injeção eletrônica que coleta umas informações do tipo velocidade do motor/roda/rotação etc e percebe que o carro tá engrenado e ganhando ou mantendo uma velocidade constante sem o motorista pisar no acelerador, nisso ele para de mandar sinal pro bico injetar (corta o sinal, "cut-off")

Luz da injeção não tem jeito, passa um scanner e depois começa a caçar assunto, não vale a pena ficar revirando sensor no achismo e trocar eles, ainda mais que alguns sensores são caros e um porre de conseguir tirar pra colocar na bancada e ficar testando. Se não quiser passar o scanner pode tentar o esquema de mostrar código de erro piscando no painel pra conferir na tabela e tentar ter uma ideia do que é

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cut off vs ponto morto

por Almeidão » 10 Jan 2024, 17:56

Eu sou meio achismo, scaner é bom mas explico o que é o meu achismo. Uma sonda Lambda dura em média 60 mil KM, então ela com 40 mil já deu o que tinha que dá e eu já acho que possa ser ela o problema e se não for, eu terei uma peça nova ali e a velha de reserva para a próxia dúvida

Aliás acho ser problema da sonda lambda e a dica sempre use esta peça da Bosch

Sobre o scaner, precisa saber ler e ser entendedor do assunto, afinal bicos ruins acusa problemas na ou nas sondas lambdas etc. Estes aparelhos as vezes nos deixa mais doido do que somos, ou pelo mesnos o que sou. Eu comprei uma câmera para olhar dentro da câmara de combustão, foi um inferno, todos os dias eu tirava velas e olhava e ficava preto, e logo estava limpo. Foi duro esquecer esta câmera, graças a Deus me livrei deste vício kakakakak
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cut off vs ponto morto

por chirola » 11 Jan 2024, 13:29

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sobre o scaner, precisa saber ler e ser entendedor do assunto,

confirmo o que vc fala almeidão , se não sabe entender ou ler o scaner so vai trocar peça ,e é o que a maioria faz.
o scaner so mostra um caminho, nos carros mais antigos que tem menos sensores fica mais evidente , como almeidão fala bicos acusa sonda lambda so que o detalhe da falha fala ( sonda lambda mistura alta ou baixa) mais a maioria vai e troca a sonda , tem que ver no scaner o comportamento do sensor e a leitura dele ,
e checar os componentes que podem causar a leitura errada da sonda , bicos , filtro sujo , regulador de preção , velas , cabos preção de gasolina

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cut off vs ponto morto

por Almeidão » 11 Jan 2024, 18:14

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sobre o scaner, precisa saber ler e ser entendedor do assunto,

confirmo o que vc fala almeidão , se não sabe entender ou ler o scaner so vai trocar peça ,e é o que a maioria faz.
o scaner so mostra um caminho, nos carros mais antigos que tem menos sensores fica mais evidente , como almeidão fala bicos acusa sonda lambda so que o detalhe da falha fala ( sonda lambda mistura alta ou baixa) mais a maioria vai e troca a sonda , tem que ver no scaner o comportamento do sensor e a leitura dele ,
e checar os componentes que podem causar a leitura errada da sonda , bicos , filtro sujo , regulador de preção , velas , cabos preção de gasolina


É isto ai Chirola, um bisturí na minha mão não passaria de um estilete mais caro. O meu carro está aqui dando cabeçadas e eu lutando para descobrir, por sorte tenho algumas peças e estou testando e é possivel que seja vela porque vejo as minha contaminadas talvez pelo aditivo usado na gasolina. Se eu colocar o scaner com certeza vai acusar MAP e sensor da Borboleta e no entanto pode ser o combustível. É muito complicado ser um mecanico hoje com tantas desonestidades existentes no país e se o governo quer e vai colocar 30% de alcool na gasolina e nem por isto baixará o preço que já e um absurdo, já não podemos confiar em mais nada.
Imagem

Renan Perez
Member
Member
Mensagens: 35
Registrado em: 09 Nov 2020, 21:52
Nome Completo: Renan Augusto Perez
Cidade: Várzea Paulista
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cut off vs ponto morto

por Renan Perez » 11 Jan 2024, 18:54

Então na verdade quando peguei esse carro, eu até perguntei por aqui, ele estava fraco. Aí troquei velas e cabos, fiz limpeza de bico, troquei map que estava errado, troquei sonda lambda e no caso o problema era o sensor de detonação. Também coloquei um catalisador universal e o carro tá redondinho. É mais mesmo essa questão do cut-off que to tentando resolver.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cut off vs ponto morto

por Almeidão » 15 Jan 2024, 09:27

O maior problema na ignição de um carro é o diferente sintoma que aparece na mesma peça. Eu perdi alguns dias procurando um defeito no meu carro exatamente por isto, o sintoma dele era pelo menos para mim diferente de todos os sintomas que a peça aparece. O carro estava dando umas cabeçadas e me deixando barbeiro, em saidas de quebra molas ele murchava e quade morria eu pisava na embreagem outra vez e ele ia sem falhar, a falha nunca era mais que um inicio de saída com ele e nunca em retomadas e nunca rateava, piorava mais andando em transito muito lento com o ar ligado era uma porcaria e tinha que ficar atento para não morrer, cada saída era um tranco. Tirei as velas fora e constatei problemas em 3 delas, ao trocar esta velas o carro melhorou uns 80% até ir a práia em um espaço de 40 km, e ao chegar começou outra vez, ai troquei os cabos e resolveu 100%. Percebí que os cabos ruins estragarom as 3 velas.
Eu nunca vi ou senti um sintoma destes em cabos de velas neste carro com mais de 20 anos que está comigo, mas sempre tem a primeira vez e por sorte eu tenho um sensor de cada do meu carro de reserva e tenho um jogo de cabos também, mas foi o ultimo que coloquei no carro por não ter um sintoma característico de cabos ruins.

Um detalhe, este problema vem acontecendo há muito tempo, digamos uns 6 meses, mas era bem esporádico e agora que veio para deixar a pé e nunca acendeu luz de injeção por isto. Deduzí que quando o problema está nas velas e elas forem trocadas logo será sanado, mas se o problema for intermitente nos cabos eles darão um jeito de estragar as velas se não for resolvido bem rápido.
Imagem

33 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 430 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.