O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BCATALISADOR DO VECTRA B

6 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
neitonh
Member
Member
Mensagens: 32
Registrado em: 21 Jul 2013, 19:56
Nome Completo: NEITON HUBNER
Cidade: TAQUARA
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

CATALISADOR DO VECTRA B

por neitonh » 24 Jan 2015, 15:14

Bom dia pessoal, estou com um problema no meu vectra: tive que retirar o catalisador que fica embaixo do carro antes da primeira surdina, pois tava começando a rachar a ceramica e tava meio enforcado o carro. Tirei ele e coloquei um silenciador, o motor ficou mais solto, mas dai começou a dar cheiro no GNV, dai tive que colocar outro catalisador da Mastra, pq este original nao tem mais pra vender. Mas o problema é que o carro ficou mais manco do que antes. Depois, descobri na concessionaria GM que o catalisador do vectra B 98 na verdade é no encanamento de ferro fundido, logo depois da saída do motor, e este que eu troquei é tipo um filtro de gases, nao é exatamente um catalisador. Entao, estou com dois catalisadores no sistema, por isso que o carro perdeu desempenho. Estou pensando em tirar o catalisador da Mastra que coloquei e deixar de novo um abafador no lugar,bem soldado desta vez, que dai nao pode dar cheiro de GNV. Será que o catalisador original sozinho, sem este segundo filtro da conta de passar na inspeçao anual de gases do Inmetro? Se alguem souber onde posso encontrar esta peça original nova ou usada em bom estado me avise!
O que vcs fariam no meu lugar para solucionar o problema? Aguardo respostas, obrigado!
Neiton

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: CATALISADOR DO VECTRA B

por Almeidão » 24 Jan 2015, 18:12

No seu caso eu não sei o que eu faria, mas o meu catalizador ferrou e eu coloquei um de Gol 1.8. Antes, eu cortei o que tinha no meu, fiz adaptação para entrar este parafusado sem mudar a forma dele, e hoje se eu quiser colocar outro, basta comprar e colocar sem ajuda de solda ou qualquer outra coisa. Ficou muito bom.
Imagem

Avatar do usuário
neitonh
Member
Member
Mensagens: 32
Registrado em: 21 Jul 2013, 19:56
Nome Completo: NEITON HUBNER
Cidade: TAQUARA
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: CATALISADOR DO VECTRA B

por neitonh » 24 Jan 2015, 20:26

Obrigado pela resposta! Achei que seu carro sendo 2.0 teria de botar um catalisador de motor com mesma litragem ou maior, vc botou do gol 1.8, o escape nao ficou mais fino neste ponto do catalisador, digo, diametro menor do cano?
E um catalisador de santana 2.0, acho que seria uma boa tambem, oq vc acha?
Um abraço!
Neiton

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: CATALISADOR DO VECTRA B

por Almeidão » 26 Jan 2015, 11:45

neitonh escreveu:Obrigado pela resposta! Achei que seu carro sendo 2.0 teria de botar um catalisador de motor com mesma litragem ou maior, vc botou do gol 1.8, o escape nao ficou mais fino neste ponto do catalisador, digo, diametro menor do cano?
E um catalisador de santana 2.0, acho que seria uma boa tambem, oq vc acha?
Um abraço!
Neiton


O cano é a mesma grossura, o catalizador é redondo e um pouquinho mais curto. Não mudou o ruido, não afetou no funcionamento e nem no consumo, na verdade ficou perfeito. Só tive o cuidado de comprar com descarga e tudo no desmanche, na verdade ele é parafusado nos dois lados, e isto ajudou para preparar o terreno, o que fiz foi cortar um pedaço do cano que entra na frente dele e soldar no cano do meu carro, assim ele já entra ali parafusando. Cortei um pedacinho de uns 10 cm do outro lado, cortei a saida do meu catalizador que é parafusado na descarga, assim ficou fácil de parafusar o catalizador do lado da saida e a outra ponta parafusar a descarga que pode ser trocada sem problema. Hoje se eu quizer comprar um novo, basta soltar os parafusos tanto da frente como os de trás e colocar ele no local. Para trocar a descarga, basta soltar os dois parafusos que ali entra a descarga e pronto.

Eu não conheço o do santana, mas se ele for fácil de adaptar, pode usar ele sem mêdo que dará certo, e não há diferença entre 1.8 e 2.0 neste quesito.

Eu não tenho uma boa foto do meu, mas tenho algo que se voce quizer posso mandar por e.mail.
Imagem

Avatar do usuário
neitonh
Member
Member
Mensagens: 32
Registrado em: 21 Jul 2013, 19:56
Nome Completo: NEITON HUBNER
Cidade: TAQUARA
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: CATALISADOR DO VECTRA B

por neitonh » 26 Jan 2015, 13:01

ok, obrigado pela resposta, meu email é: neitonh@hotmail.com

manasses
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 28 Dez 2014, 17:39
Nome Completo: manasses geraldo moreira coelho
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Re: CATALISADOR DO VECTRA B

por manasses » 25 Fev 2015, 20:00

ola meu nome e manasses tenho um Vectra b 2004 2.0 8 v tive que tirar o catalisador ,pois o mesmo derreteu ,no lugar dele coloquei um abafador de chevette e ficou bem silencioso e bom para andar também.na vistoria que tem aqui em bh passou tranquilo,agora tenho que fazer a media dele para ver se aumentou o consumo...detalhe o meu não tem gás....

6 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 136 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 05:46