luizhbh escreveu:Fuente del Mensaje Eu não sei se tem a ver com produto de baixa qualidade ou se não fizeram um projeto que previsse essa absorção de calor. Mas enfim, eu arriscaria até a dizer que a própria resistência dessa parte do engate que prende no grampo do vidro fica comprometida pelo ressecamento do plástico como um todo, não?
Luiz, a questão do painel dos carros antigos trincarem e tal, não se deve apenas ao fato de economia ou coisa o tipo. Simplesmente naquela época, a indústria ainda estava engatinhando com os termoplásticos, ainda mais no Brasil. Durante a década de 80 e 90 que foi melhorando, onde passaram a usar em maior escala os materiais.
Pra um painel resistir bem ao tempo, ideal seria que ele fosse feito com uma estrutura em Polipropileno, porém com reforços adicionais e uma capa emborrachada (Como no tabelier do Vectra B por exemplo). O polipropileno por si só não é um material lá muito legal pra acabamentos internos pois ele tem uma tendência chata de sofrer empeno com o tempo, especialmente pegando sol o tempo todo... logo, num painel, ele demandaria proteção adicional, como uma capa. Já as blendas de ABS + Policarbonato, é quimicamente impossível ficar bom ao ponto de resistir ao longo de mais de duas décadas... só se a espessura das peças forem bem generosas, o que não acontece não só pelo fato de economizarem no material, mas pelo fato de que pequenas pecinhas e engates não tem 'margem' para espessuras maiores.
O melhor jeito que tem, é fazer como, por exemplo, nos Spoilers laterais da linha Vectra.. aquilo é feito de Polipropileno com blenda de EPVA, uma fibra orgânica que se assemelharia às peças compostas de Poliéster e Fibra de Vidro.. porém muito mais flexível e de maior resistência mecânica. Mas como nas peças compostas de fibra de vidro, nem todo componente pode ser injetado em molde com uma fibra adicional.. depende muito do desenho da peça.
No caso da moldura do Brakelight, é simples.. eu estou usando Poliuretano no lugar do ABS. É um plástico muito mais resistente e a caráter técnico, também é muito mais duradouro.. o fabricante da matéria prima (Norte Americana) me garante a integridade total do componente contra intempéries por no mínimo 7 anos, sem o uso adicional de nenhum outro produto. Imagina então, pegar uma peça feita nesse material, e pintar com tinta poliéster + verniz com proteção UV? .. bah, não tem que se preocupar com trincas nunca mais, rs
Eu devo dar mais atenção pra esta peça apartir do fim de semana, estou cuidando do projeto das molduras de coluna no momento. Quando chegar na hora de fazer molde do Brake Light, eu detalho os resultados obtidos com cada tipo de matéria prima... dos compósitos, aos plásticos puros que uso, no caso, à base de poliéster ou poliuretano.
Ju_Bueno escreveu:Fuente del MensajeMalagoli escreveu:Fuente del Mensaje
Ahhh Juliano, sobre o tabelier... bom, é o tipo de peça que não vale a pena fazer. O custo seria pra lá de alto, sem contar que é uma peça não muito complicada de achar no mercado de usados...
Pois é, suspeitei desde o princípio!
Pra mim acho que o problema maior seria trocá-lo - eu não tenho ferramentas nem os atributos necessários pra eu mesmo fazer. Daí teria que encontrar alguém disposto, não fazer de qualquer jeito, mas com todo o zelo necessário, o que com certeza iria me custar um rim...
No fórum do MK 3 Cavalier existe um tutorial bem detalhado de tudo que precisa fazer.... e não é complicado. Acredite, a parte mais chata, é remover o volante.... agora, os riscos são altos, pois tem que tirar algumas molduras do painel que são famosas por estarem ressecadas e quebrar com facilidade (Comum em todo carro antigo, rs) .. então o negócio é ir com jeito, e muita calma... mas complicado não é!