Janderson escreveu:Lugier, Parabéns pela manutenção caprichada, digno do carro e digno de quem é apaixonado por Vectra
Mas tenho que meter o bedelho numa coisa que está me intrigando, o thermotape revestindo o tudo de escape antes do catalisador, vai baixar bem a temperatura, ok, mas da mesma forma vai chegar gases de escape com temperatura menor de funcionamento no catalisador, e pelo que já li isso vai interferir na temperatura de catalise alterando assim a leitura da sonda lambda, podendo causar uma confusão na injeção e afetando o rendimento, não sei se estou totalmente certo, mas dá uma estudada nisso, ok.,posso estar falando a maior besteira do mundo, pois estou até mesmo cansado, tava a tarde toda na Expointer, imagina, mas podemos pensar que a temperatura interna dos gases será a mesma, só vai proteger a parte externa do tudo de escape, enfim, até onde sei é que é necessário uma temperatura ideal dos gases ao chegar no catalisador.
Abração
Janderson
Sua teoria tem sentido sim, e por isso fiz a medição no catalisador e a temperatura lá dava no máximo uma diferença de 10ºC, não sendo significante, a maior diferença está no cofre do motor como mostrou o vídeo.
Foi medido no Catalisador 110ºC e na manta 102ºC, quanto mais próximo do catalisador, a diferença fica cada vez é menor.
Também acredito que mesmo sem a manta, não iria interferir significativamente lá, pois a manta tem por objetivo manter o ambiente isolado da emissão de calor, contendo-o e não dispersando-o, como um radiador faria.