Atualizando o diário do Challenge...
Sábado, dia 15/02, choveu o dia todo, mas não deixei de cuidar do meu filhote!
Em fevereiro de 2013 eu havia feito a manutenção regular que consistia na troca da água e aditivo do sistema de refrigeração do motor.
Como havia mencionado em outros tópicos, eu utilizava aditivo inorgânico, pois este sempre foi utilizado desde que o carro saiu da fábrica, e como eu gosto de trocar tudo anualmente, ai saia mais barato também.
Sempre umas duas semanas antes de trocar a água eu aplicada um aditivo para limpeza do radiador para ajudar na limpeza, depois esgotava a água, colocava limpa e fazia um rad flush antes de colocar aditivo novo.
Mas, como devemos estar aberto à novas sugestões, depois de trocar valiosas mensagens com o pessoal mais entendido aqui do fórum (agradecimentos aos amigos Almeidão e Crispim), resolvi adotar a utilização do aditivo orgânico (conhecido também como long life - longa vida) e troca a cada 02 anos, bem como pegar mais leve na limpeza do sistema.
Outra coisa que aprendi foi a fazer a troca de maneira mais prática, pois meu carro, por ser 16v, não precisa soltar a mangueira do radiador, sendo possível esta manutenção somente com a retirada do vaso de expansão!
Vou explicar em detalhes:
Vejam estas duas mangueiras indicadas na foto:
A mangueira 1 vem do motor, tendo saída acima da válvula termostática.
A mangueira 2 vem do radiador do motor, saindo pela parte superior do mesmo.
O que fiz no sábado foi o seguinte:
1) Com o motor frio, retirei o vaso de expansão. Coisa simples de fazer.
Basta remover um clip metálico que fica próximo à tampa.
Depois, com ajuda de um alicate, basta soltar as braçadeiras e retirar as mangueiras (duas superiores finas e uma inferior grossa).
2) Com o reservatório na mão, tapei os furos do reservatório com plastico e elásticos, como se fizesse uma tampinha.
Feito isso, coloquei detergente de cozinha e um punhado de sal grosso dentro do reservatório e completei com água até a metade.
Chacoalhei bem até sair a sujeira. No meu carro nem saiu sujeira, somente um pouco do aditivo antigo.
Achei ótimo, pois vi na pratica que trocar com mais frequência o aditivo mantem o sistema bem limpo!
Depois enxaguei bem com água para não ficar resquícios de sal/detergente.
3) Peguei uma mangueira de jardim e prendi à mangueira maior (que fica embaixo do vaso de expansão). Abri a torneira e deixei que a água limpa expulsasse o que sobrou de aditivo dentro do motor e no radiador.
Nesse processo, tampei uma das mangueiras finas (1 e 2 da foto) e esperei até água sair limpa pela outra. Fui alternando até sair somente água limpa por ambas.
4) Liguei o carro e abri todo o ar quente e continuei o procedimento anterior (até sair só água limpa). Feito isso, desliguei o motor.
5) Montei o vaso de expansão, plugando apenas a mangueira inferior.
Tampei com os dedos os dois orifícios menores e soprei ar pelo bocal para retirar o máximo possível de água do sistema.
A maior parte da água sai pelas mangueiras mais finas (1 e 2 da foto).
6) O sistema comporta em torno de 7,5l de agua+aditivo.
Contudo, não será possível colocar tudo isso lá, pois um tanto de água não sai do sistema (entre 1,5 e 2l).
Preparei em balde uma mistura de 3 litros de aditivo concentrado e 3 litros de água desmineralizada.
7) Peguei essa mistura e fui colocando pelo reservatório até que as mangueiras 1 e 2 começaram a soltar um pouco de água com aditivo. Quando isso aconteceu, pluguei-as no vaso de expansão.
Não precisei retirar sensores nem nada, pois a saída do ar se deu pelas mangueiras 1 e 2, apenas deixei a tampa do reservatório aberta para o ar sair e a água descer.
Continuei colocando a mistura e apertando as mangueiras do radiador para ajudar a puxar a água pra dentro do sistema.
8) Quando o reservatório chegou a altura "max", dei partida no carro e deixei circulando até a ventoinha ligar, sempre com o ar quente ligado!
Quando o carro chegou por volta dos 80~87º, a termostática começou abrir e circular a água pelo radiador.
Quando a água parou de baixar, completei até a marca "max" e fechei a tampa.
Utilizei o aditivo da Bardahl "rad cool long life" e a água desmineralizada da radiex (deles só compro a água e olhe lá).
Não me preocupei com aquele pouco de água da torneira que ficou no motor, pois é muito pouca para causar problemas, até porque o aditivo cuida de baixar o ph e a condutividade dela.
Não consegui fazer um how-to porque ninguém estava disposto a tirar as fotos pra mim.
Na próxima vou tentar!
Abs!