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rgapski
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Re: Vectra Challenge 2001 - 99% Original

por rgapski » 18 Jan 2014, 09:38

fabio.haya escreveu:Raphael,

Parabéns.... A máquina ficou perfeita!!!!!!! Depois passa o contato dessa oficina ai... Preciso mandar fazer os meus, mas não tenho idéia de onde.....

Abs,

Fabio


Fabio,

Já fiz minhas considerações lá na área de indicação. Da uma olhadinha!

Abs!
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Re: Vectra Challenge 2001 - 99% Original

por Arquiteto » 18 Jan 2014, 20:23

a pintura ta refletindo tanto quanto a carroceria ... o pessoal mandou bem

EvsonSabino
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Re: Vectra Challenge 2001 - 99% Original

por EvsonSabino » 19 Jan 2014, 13:33

Ficou excelente, o meu vai para a pintura semana que vem, eu mesmo quem vou comprar a tinta, o primer e o verniz, tudo de primeira, o pintor é muito bom la, mas acredito que não fica assim não, mas é isso ae! ficou exatamente como o original. acho que nem um profissional conseguiria dizer se já foi pintado ou não
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Re: Vectra Challenge 2001 - 99% Original

por JonatasCl » 20 Jan 2014, 08:05

Não consigo ver na empresa! :15: :62:

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Victor Almagro
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Re: Vectra Challenge 2001 - 99% Original

por Victor Almagro » 10 Fev 2014, 10:36

Parceiro, o carro ta lindo...
Nada como originalidade e peças de primeira linha, quando não original. Alguns tem mania de fazer "gambiarra" e dar um jeitinho. Mas o resultado de uma boa revisão esta ai para apreciarmos.

Parabéns pela maquina.

Abraço

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Re: Vectra Challenge 2001 - 99% Original

por rgapski » 10 Fev 2014, 10:46

Victor Almagro escreveu:Parceiro, o carro ta lindo...
Nada como originalidade e peças de primeira linha, quando não original. Alguns tem mania de fazer "gambiarra" e dar um jeitinho. Mas o resultado de uma boa revisão esta ai para apreciarmos.

Parabéns pela maquina.

Abraço


Victor,

Obrigado amigão!
O negócio é mantermos nossos vectras assim, pois já é um carro raro de se encontrar em bom estado.

A unica coisa que alterei no carro foram os faróis, e apenas por duas questões:
1) A primeira de ordem técnica, pois com eles consigo usar xenon sem cegar os demais motoristas;
2) A segunda é com relação à dificuldade em encontrar um farol original, e quando encontra, o custo é absurdo!
Esses faróis com projetor custam por volta de R$ 700 o par, enquanto o original custa quase R$ 3.000 o par.

Os originais estão lá, guardados, como novos...
Tenho uma vontade de andar com ele todo original... rs
Mas isso só vai acontecer quando eu colocar a placa preta assim que ele completar 30 anos! :40:

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Re: Vectra Challenge 2001 - 99% Original

por Alez » 10 Fev 2014, 11:56

PC Dianteiro e Traseiro por R$ 400,00?

Barato Demais.

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Re: Vectra Challenge 2001 - 99% Original

por rgapski » 10 Fev 2014, 12:16

Alez escreveu:PC Dianteiro e Traseiro por R$ 400,00?

Barato Demais.


Alez,

A media que obtive é de R$ 400,00 por parachoque...
Até vi alguns lugares que faziam os dois por esse preço, mas acho que o serviço estava bem aquem á qualidade que se espera...

No meu caso, a oficina onde fiz estimou no máximo R$ 600,00, pois não tinha o preço da tinta para poder dar um orçamento preciso.
No meu caso, a pintura dos dois ficou em R$ 570,00, mas como paguei à vista, ganhei um desconto de R$ 70,00.

Se eu fosse fazer a pintura de um só, o valor seria de R$ 400,00.
Pelo que me falaram, o que fica caro é a tinta, pois depois que abriu, já era! Não da pra guardar novamente.
Pra fazer um parachoque, vai pouca tinta, portanto, tem que comprar uma latinha e jogar o que sobra fora.
Pra fazer os dois, a mesma lata dá conta e ainda sobre, ai só cobram um pouco mais de mão de obra.

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Re: Vectra Challenge 2001 - 99% Original

por Alez » 10 Fev 2014, 12:49

500,00 e com este resultado das fotos.

Preço bom demais.

Sds.

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Re: Vectra Challenge 2001 - 99% Original

por rgapski » 10 Fev 2014, 12:55

Alez escreveu:500,00 e com este resultado das fotos.

Preço bom demais.

Sds.


Alez,

Também achei!
Os caras foram muito honestos.

Não é à toa que levei quase 3 semanas pra poder deixar o carro lá... ta sempre lotada! rs

Abs!
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Re: Vectra Challenge 2001 - 99% Original

por Victor Almagro » 10 Fev 2014, 17:49

Raphael, concordo com você na questão dos faróis. Estou estudando uma maneira de colocar xênon nos faróis principais, porém por não ter difusor não achei legal.. Tentei colocar as lampadas super branca da teslla de 100w, porem forçava demais os conectores, esquentava muito.
Mais curti a opção que você adotou, depois manda mais fotos pra gente ver como ficou.

Valeu Abraço.

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Re: Vectra Challenge 2001 - 99% Original

por juba302 » 11 Fev 2014, 21:47

Coisa linda top de linha carro de patrão

Felipe_Alves
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Re: Vectra Challenge 2001 - 99% Original

por Felipe_Alves » 15 Fev 2014, 14:23

ola amigo eu estou querendo fazer umas modificações no meu tbm tanto lado de fora quanto o de dentro painel luzes led o computador de bordo e para-choques traseiro e dianteiro junto com lanternas e farois do 02 pra colocar no meu 97 queria saber se você me ajudar nisso eu não sei onde ir para colocar o computador ou pra trocar as luzes do painel por Leds e o principal onde levar ou quem procurar pra fazer isso tudo e os Para-choques uns me fala que precisa corta a lata e outros fala q é só dobrar ou fazer nada que nem da mas ja vi só num sei como ou onde fazer se puder me ajudar te agradeceria muito ja andei procurando no Fórum mas ainda não conseguir achar algum tópico a respeito a isso

se puder me responda por email ou pelo o face ou por aki mesmo rsrs muito obrigado desde ja


[Opa eu tenho um vectra 97 eu não entendi como faz pra instalar o Computador de bordo é possivel no ano 97 ? qual modelo seria mais adequado instalar no 97 e o ar condicionado da para mudar para Digital ? eu pessoalmente não sei mexer nisso saberia me indicar alguma loja ou especialista que tenha aqui em São paulo e se puder me ajudar ja procurei no forum e não achei estou tentando mudar a traseira e a frente do vectra 97 pela a do vectra 2000 a 2002 lanterna farol para-choques eu não consegui achar nenhuma ajuda para me orientar e para mim saber como onde fazer isso e quanto em media + ou - ficaria se puder me ajudar te agradeço muito mesmo...]

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Re: Vectra Challenge 2001 - 99% Original

por rgapski » 17 Fev 2014, 11:54

Atualizando o diário do Challenge...

Sábado, dia 15/02, choveu o dia todo, mas não deixei de cuidar do meu filhote!

Em fevereiro de 2013 eu havia feito a manutenção regular que consistia na troca da água e aditivo do sistema de refrigeração do motor.

Como havia mencionado em outros tópicos, eu utilizava aditivo inorgânico, pois este sempre foi utilizado desde que o carro saiu da fábrica, e como eu gosto de trocar tudo anualmente, ai saia mais barato também.
Sempre umas duas semanas antes de trocar a água eu aplicada um aditivo para limpeza do radiador para ajudar na limpeza, depois esgotava a água, colocava limpa e fazia um rad flush antes de colocar aditivo novo.

Mas, como devemos estar aberto à novas sugestões, depois de trocar valiosas mensagens com o pessoal mais entendido aqui do fórum (agradecimentos aos amigos Almeidão e Crispim), resolvi adotar a utilização do aditivo orgânico (conhecido também como long life - longa vida) e troca a cada 02 anos, bem como pegar mais leve na limpeza do sistema.

Outra coisa que aprendi foi a fazer a troca de maneira mais prática, pois meu carro, por ser 16v, não precisa soltar a mangueira do radiador, sendo possível esta manutenção somente com a retirada do vaso de expansão!
Vou explicar em detalhes:

Vejam estas duas mangueiras indicadas na foto:

Imagem

A mangueira 1 vem do motor, tendo saída acima da válvula termostática.
A mangueira 2 vem do radiador do motor, saindo pela parte superior do mesmo.

O que fiz no sábado foi o seguinte:

1) Com o motor frio, retirei o vaso de expansão. Coisa simples de fazer.
Basta remover um clip metálico que fica próximo à tampa.
Depois, com ajuda de um alicate, basta soltar as braçadeiras e retirar as mangueiras (duas superiores finas e uma inferior grossa).

2) Com o reservatório na mão, tapei os furos do reservatório com plastico e elásticos, como se fizesse uma tampinha.
Feito isso, coloquei detergente de cozinha e um punhado de sal grosso dentro do reservatório e completei com água até a metade.
Chacoalhei bem até sair a sujeira. No meu carro nem saiu sujeira, somente um pouco do aditivo antigo.
Achei ótimo, pois vi na pratica que trocar com mais frequência o aditivo mantem o sistema bem limpo!
Depois enxaguei bem com água para não ficar resquícios de sal/detergente.

3) Peguei uma mangueira de jardim e prendi à mangueira maior (que fica embaixo do vaso de expansão). Abri a torneira e deixei que a água limpa expulsasse o que sobrou de aditivo dentro do motor e no radiador.
Nesse processo, tampei uma das mangueiras finas (1 e 2 da foto) e esperei até água sair limpa pela outra. Fui alternando até sair somente água limpa por ambas.

4) Liguei o carro e abri todo o ar quente e continuei o procedimento anterior (até sair só água limpa). Feito isso, desliguei o motor.

5) Montei o vaso de expansão, plugando apenas a mangueira inferior.
Tampei com os dedos os dois orifícios menores e soprei ar pelo bocal para retirar o máximo possível de água do sistema.
A maior parte da água sai pelas mangueiras mais finas (1 e 2 da foto).

6) O sistema comporta em torno de 7,5l de agua+aditivo.
Contudo, não será possível colocar tudo isso lá, pois um tanto de água não sai do sistema (entre 1,5 e 2l).
Preparei em balde uma mistura de 3 litros de aditivo concentrado e 3 litros de água desmineralizada.

7) Peguei essa mistura e fui colocando pelo reservatório até que as mangueiras 1 e 2 começaram a soltar um pouco de água com aditivo. Quando isso aconteceu, pluguei-as no vaso de expansão.
Não precisei retirar sensores nem nada, pois a saída do ar se deu pelas mangueiras 1 e 2, apenas deixei a tampa do reservatório aberta para o ar sair e a água descer.
Continuei colocando a mistura e apertando as mangueiras do radiador para ajudar a puxar a água pra dentro do sistema.

8) Quando o reservatório chegou a altura "max", dei partida no carro e deixei circulando até a ventoinha ligar, sempre com o ar quente ligado!
Quando o carro chegou por volta dos 80~87º, a termostática começou abrir e circular a água pelo radiador.
Quando a água parou de baixar, completei até a marca "max" e fechei a tampa.

Utilizei o aditivo da Bardahl "rad cool long life" e a água desmineralizada da radiex (deles só compro a água e olhe lá).
Não me preocupei com aquele pouco de água da torneira que ficou no motor, pois é muito pouca para causar problemas, até porque o aditivo cuida de baixar o ph e a condutividade dela.

Não consegui fazer um how-to porque ninguém estava disposto a tirar as fotos pra mim.
Na próxima vou tentar!

Abs!
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Re: Vectra Challenge 2001 - 99% Original

por Alcir Andreoni » 17 Fev 2014, 13:45

Rapha,

Como o Almeidão diz sempre, água de torneira é muito boa e não precisa se preocupar com o que restou no motor...
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Isso deixa marcas profundas!

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Re: Vectra Challenge 2001 - 99% Original

por rgapski » 17 Fev 2014, 14:06

Alcir Andreoni escreveu:Rapha,

Como o Almeidão diz sempre, água de torneira é muito boa e não precisa se preocupar com o que restou no motor...


Alcir,

Com certeza!
O que não pode fazer é só enfiar água de torneira no sistema e pronto... Se fizer isso, a ferrugem come tudo! kkkk

Apesar de que é isso que a maioria faz!

Eu tive um vizinho que era dono de um Gol quadrado e se dizia muito cuidadoso e tal.
Acho que a cada dois meses ele trocava a água do radiador, mas era água normal (torneiral).
Cada vez que fazia isso, saia uma ferrugem que dava medo! :13:

Tenho um cliente que é engenheiro químico...
Outro dia almoçando com ele perguntei sobre aditivo de radiador, e ele me disse que o produto é feito para neutralizar os efeitos negativos da água da torneira, e que não era necessário usar água desmineralizada.
Na duvida, no meu carro agua de torneira é só aquele tanto que não sai do sistema... rs

Abs!
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Re: Vectra Challenge 2001 - 99% Original

por Alcir Andreoni » 17 Fev 2014, 14:12

Qualquer água sem aditivo = Ferrugem na certa.

Água da Sabesp tem um "pouco" mais de cloro, mas o aditivo resolve...
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Isso deixa marcas profundas!

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Re: Vectra Challenge 2001 - 99% Original

por wcamocim » 18 Fev 2014, 15:34

Linda máquina!!
Comprei ha alguns meses um challenge 2001, igual ao seu.
Realmente uma máquina, mas não conheço nada de mecânica, alguns amigos que entendem um pouco, dizem que ele está impecável. Recentemente troquei toda a parte de suspenção dianteira e o atuador da macha lenta.
Ví que vc caprichou na manutenção do carro, espero poder tirar algumas dúvidas com vc. rs Abraço

Algumas fotos:
viewtopic.php?f=13&t=3389&p=44709#p44709

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Re: Vectra Challenge 2001 - 99% Original

por Thiago Menezes » 18 Fev 2014, 15:43

Francisco o seu também está bonitão heim, eu já tinha visto algumas fotos lá na apresentação e aqui você colocou mais parabéns!

Tenho um produto excelente para tirar aqueles amarelados nas astes da coluna e la de traz do tampão, ficam novinhas e folha se quiser te passo o nome :88:

Abraços.
Editado pela última vez por Thiago Menezes em 18 Fev 2014, 15:57, em um total de 2 vezes.
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Re: Vectra Challenge 2001 - 99% Original

por rgapski » 18 Fev 2014, 15:48

Francisco,

Belo exemplar esse teu! Parabéns!
Parece estar muito bem conservado também!

Qualquer duvida, estamos aqui.

Abs!
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