O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Carros dos Membros (Vectra)apresentando meu cd 97
Aqui você pode postar as fotos e vídeos do seu carro.

52 mensagens
Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

apresentando meu cd 97

por Andrepilot » 18 Jun 2020, 21:30

Caramba Chirola, que historia mais doida é essa? Nunca vi uma coisa dessa, se não te conhecesse iria achar que o carro não era bem cuidado.

Mas agora que você está remontando o motor novo vai ficar zerado, se Deus quiser!

Grande abraço!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3405
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

apresentando meu cd 97

por chirola » 18 Jun 2020, 22:25

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje Caramba Chirola, que historia mais doida é essa? Nunca vi uma coisa dessa, se não te conhecesse iria achar que o carro não era bem cuidado.

Mas agora que você está remontando o motor novo vai ficar zerado, se Deus quiser!

Grande abraço!

:88:

pois e se mostrar a caderneta do carro tem gente que falaria que eu to pirado na caderneta tenho anotado cada abastecida e a kilometragem que foi feita , trocas de oleo e manutencao dele , foi lamentavelmente uma desgraca , mais como falei ja foi superado e aguardando a nova fase do carro .
obrigado pela torcida

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

apresentando meu cd 97

por Andrepilot » 18 Jun 2020, 23:13

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje Caramba Chirola, que historia mais doida é essa? Nunca vi uma coisa dessa, se não te conhecesse iria achar que o carro não era bem cuidado.

Mas agora que você está remontando o motor novo vai ficar zerado, se Deus quiser!

Grande abraço!

:88:

pois e se mostrar a caderneta do carro tem gente que falaria que eu to pirado na caderneta tenho anotado cada abastecida e a kilometragem que foi feita , trocas de oleo e manutencao dele , foi lamentavelmente uma desgraca , mais como falei ja foi superado e aguardando a nova fase do carro .
obrigado pela torcida

Imagina amigo, TMJ!!!!!

Agora eu gostaria muito de ter o mesmo capricho que você neste quesito de anotar as coisas!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3405
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

apresentando meu cd 97

por chirola » 19 Jun 2020, 11:19

tento ter anotadas as coisas para nao esqueser e ter um controle, a memoria nao e muito boa kakakakkkak

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

apresentando meu cd 97

por Andrepilot » 19 Jun 2020, 18:59

chirola escreveu:Fuente del Mensaje tento ter anotadas as coisas para nao esqueser e ter um controle, a memoria nao e muito boa kakakakkkak

Ahhhh então eu tenho que anotar também, mas só que eu esqueço....
HAHAHAHAHAHA

:38:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

apresentando meu cd 97

por danrmp » 19 Jun 2020, 19:51

Muito lindo esse CD, parabéns Chirola

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3405
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

apresentando meu cd 97

por chirola » 20 Jun 2020, 13:37

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje tento ter anotadas as coisas para nao esqueser e ter um controle, a memoria nao e muito boa kakakakkkak

Ahhhh então eu tenho que anotar também, mas só que eu esqueço....
HAHAHAHAHAHA

:38:

rsrsrsrsrsr teria que anotar para nao esqueser de anotar srsrrsrsrsrs

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje Muito lindo esse CD, parabéns Chirola


valeu obrigado

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

apresentando meu cd 97

por Andrepilot » 20 Jun 2020, 19:33

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
rsrsrsrsrsr teria que anotar para nao esqueser de anotar srsrrsrsrsrs

:38: :38: :38: :38: :38: :38: :38: :38:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
luiz_macedo
GL Member
GL Member
Mensagens: 69
Registrado em: 28 Abr 2020, 17:22
Nome Completo: Luiz Eduardo Macedo
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1999/2000
Idade: 32

apresentando meu cd 97

por luiz_macedo » 20 Jun 2020, 20:24

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
pois e se mostrar a caderneta do carro tem gente que falaria que eu to pirado na caderneta tenho anotado cada abastecida e a kilometragem que foi feita , trocas de oleo e manutencao dele , foi lamentavelmente uma desgraca , mais como falei ja foi superado e aguardando a nova fase do carro .
obrigado pela torcida


Pô Chirola agora que vi sua garagem.
Terceiro dono, ai sim. Logo sua máquina tá na pista de novo.

Cara se você é doido eu sou também, eu tenho todas as manutenções que faço marcadas com peças utilizadas, local onde foi comprada, local onde foi feito o serviço com telefone e endereço e fotos do processo. Mas vou te dizer, fiz isso em todos os carros que tive e em todos na hora de repassar isso deu uma confiança enorme para o comprador.
Com base nessa minha planilha comparo até quanto está saindo a manutenção por KM que rodo com o carro.

Somos dois loucos então hahahahaha
Vectra CD 2.2 16V 2.000 Cinza Cirrus
viewtopic.php?f=70&t=18076

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

apresentando meu cd 97

por danrmp » 20 Jun 2020, 22:52

No meu Volks de uso diário tbm tenho uma planilha, mas de tanto trabalho só vou lançando os abastecimentos (junto com todos os dados do computador de bordo) nas notas do celular e 1x por ano repasso para a planilha. tinha até a taxa de desgaste de pneus. Mas era muito trabalhoso, e fiquei só com os abastecimentos.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3405
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

apresentando meu cd 97

por chirola » 21 Jun 2020, 01:52

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje No meu Volks de uso diário tbm tenho uma planilha, mas de tanto trabalho só vou lançando os abastecimentos (junto com todos os dados do computador de bordo) nas notas do celular e 1x por ano repasso para a planilha. tinha até a taxa de desgaste de pneus. Mas era muito trabalhoso, e fiquei só com os abastecimentos.


cara mais um doido anoto abastecida de gasolina trocas de oleo pneus e pecas com a data e kilometragem que foi trocada rsrsrsrs compro sempre no mesmo distribuidor gm a 200 metros de casa e a maioria das manutencoes eu mesmo faco , so vai para oficina se eu nao tever espaco ou ferramentas , agora eu vo anotar motor correias coxins e uma par de coisas que ja vai novo no motor bomba de oleo e agua etc. de pasagem ja ferrado mesmo vou dar uma geral no ar condicionado que ele gelava mais taba dando un cheiro de humedade geralmente e falta de gas mais ja vai ser checado, valeu .

Benchimol
Member
Member
Mensagens: 47
Registrado em: 17 Out 2017, 14:21
Nome Completo: Artur Benchimol Santos da Silva
Cidade: Palmas
Estado: Tocantins
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/1999

apresentando meu cd 97

por Benchimol » 21 Jun 2020, 11:59

chirola escreveu:Fuente del Mensaje aparentemente o que pode ter causado a bost seria o carro ter rodado pouco por causa da cuarentena eterna que tem por aqui .
o carro rodaba todo dia e de uma hora para outra fico parado , pasando a rodar com sorte uma vez cada 15 dias , capaz dois dias seguidos e depois 10 de folga , bom a teoria seria que por ficar parado poderia ter gripado os aneis o que fez trancar o pistao na camisa , ou poderia ter ficado com os aneis colados o resto foi testado ate o birabrequim para ver se estaba entupido e tudo estaba ok.
moral da historia quem tem carro use o maximo que puder ou manda para o museo rrsrsrsrsrrsrsrsrsrr

Isso ai kkkk Carro parado não faz historia. Com dois carros aqui e a suspensão do vectra quebrada, eu ligo ele e deixo até a ventoinha ligar, depois dou uma acelerada a mais. Outra coisa que parece besteira e nem sei se realmente vale de alguma coisa, mas faço por superstição que é ligar o carro bem antes de sair, eu ligo o carro, depois pego minhas coisas dentro de casa pra colocar no carro, depois abro o portao, e até a temperatura chegar nos 80 eu só vou ate 2500 giros.

Mas vai dar certo, eu tenho esse pensamento ai, se meu motor quebrar vou procurar um standard pra comprar

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

apresentando meu cd 97

por Andrepilot » 21 Jun 2020, 14:33

Benchimol escreveu:Fuente del Mensaje
[...]Outra coisa que parece besteira e nem sei se realmente vale de alguma coisa, mas faço por superstição que é ligar o carro bem antes de sair, eu ligo o carro, depois pego minhas coisas dentro de casa pra colocar no carro, depois abro o portao, e até a temperatura chegar nos 80 eu só vou ate 2500 giros[...]

Não é besteira não, mas também não precisa esperar tanto, o que também vai depender das condições, mas vamos discutir as duas questões que envolvem isso:

Quando você desliga um carro ele está todo lubrificado, desde a parte de cima do cabeçote até embaixo, porém conforme o tempo passa esse óleo da parte superior vai descendo por gravidade até o cárter, mas ainda assim é possível que uma "película" de óleo permaneça por bastante tempo em todas as partes do motor. Somente depois de muitos dias parado é que é possível que em algumas partes do motor esteja sem lubrificação, porém logo após o primeiro giro do motor, em um sistema saudável, com uma bomba funcionando perfeitamente e um óleo com as especificações corretas em teoria todas as partes do motor estarão sendo lubrificadas corretamente, por isso que dizem que 80% do desgaste do motor se dá durante a partida aonde a lubrificação pode ainda não estar adequada.

Só que aí tem um outro problema, e eu acho que esse é a sua maior preocupação que é a [ainda] baixa temperatura do motor pois ele ainda frio não teria atingido as "folgas" corretas para o funcionamento. Esse realmente seria um problema caso você ligasse o motor e saísse acelerado desesperadamente, mas nada impede que você manobre a baixa rotação e sem excesso de giro, eu acredito que se você não tem que ligar e pegar uma rampa ou ladeira íngreme não tem tanto problema, inclusive nos manuais eles recomendam aquecer o motor com o carro andando e não parado.

Mas eu também sou conservador como você, talvez um pouco menos, mas normalmente eu dou partida e enquanto coloco o cinto, ligo o rádio, geralmente coloco o Waze, esse tipo de coisa (isso já daria uns 30 seg) e como não tenho que sair com uma aceleração tão alta eu começo a me deslocar lentamente até a saída do prédio e só acelero acima de 2500RPM após o ponteiro da temperatura da água estiver tiver começado a subir.

A título de curiosidade na aviação a decolagem é o procedimento normal que mais exige dos motores das aeronaves então não podemos dar a partida e decolar sem antes avaliarmos os parâmetros de temperatura e pressão de óleo. O óleo quando frio fica mais viscoso e a pressão fica maior, o que ajuda na questão da lubrificação inicial, mas conforme o óleo aquece a pressão diminui porém dentro de uma faixa operacional e estando os dois na faixa verde é "Táca-lhe pau Marco véio"!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3405
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

apresentando meu cd 97

por chirola » 21 Jun 2020, 17:14

geralmente o tempó que deijo esquentar o motor e o tempo que a rotacao demora em estaviliza por debaixo dos mil giros iso demora em media um minuto , no inverno dem ora ate mais e tem um porem com o sistema de refrigeracao 100% o carro demora muito em chegar na temperatura ideal , no inverno tem dias de 8 graus.
nao e besteira deijar o carro aquecer um pouco antes de forcar , uma curiosidade tem marcas que aconcelham(mais em carro turbo) deijar o motor ligado um minuto aproximadamente depois de ter rodado , cuando vc chega a destino e explica que asim vc ajuda a esfriar pecas moveis e a mesma turbina, a aprendisagem que levo depois do acontecido e que mesmo sem usar o carro tem que ligar ele com frecuencia no meu caso nao foi suficiente rodar com ele a cada 10 dias ou uma semana . e deijar ele ate as ventoinhas ligar. para manter lubrificado todo o conjunto.

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

apresentando meu cd 97

por Andrepilot » 21 Jun 2020, 17:45

chirola escreveu:Fuente del Mensaje geralmente o tempó que deijo esquentar o motor e o tempo que a rotacao demora em estaviliza por debaixo dos mil giros iso demora em media um minuto , no inverno dem ora ate mais e tem um porem com o sistema de refrigeracao 100% o carro demora muito em chegar na temperatura ideal , no inverno tem dias de 8 graus.
nao e besteira deijar o carro aquecer um pouco antes de forcar , uma curiosidade tem marcas que aconcelham(mais em carro turbo) deijar o motor ligado um minuto aproximadamente depois de ter rodado , cuando vc chega a destino e explica que asim vc ajuda a esfriar pecas moveis e a mesma turbina, a aprendisagem que levo depois do acontecido e que mesmo sem usar o carro tem que ligar ele com frecuencia no meu caso nao foi suficiente rodar com ele a cada 10 dias ou uma semana . e deijar ele ate as ventoinhas ligar. para manter lubrificado todo o conjunto.

Então, por isso é que tem válvula termostática que serve para não permitir que a água passe pelo radiador fazendo que o motor atinja a temperatura ideal o mais rápido possível, só que infelizmente existe uma grande porcentagem de pessoas que acham isso bobagem e retiram a válvula.

No caso de carros turbo o grande problema é que a lubrificação desse componente é fornecida por óleo do próprio motor e como a rotação da turbina chega a 100 mil rpm, se você estiver andando forte e eventualmente parar e desligar o carro imediatamente isso vai fazer com que a turbina perca sua lubrificação enquanto ainda está desembalando, o que a longo prazo vai causar a diminuição da vida útil desse componente.

Normalmente não é muito crítico quando você vem de boa e usa baixa potência para manobrar e estacionar o carro, mas se eventualmente você precisou subir uma rampa ou ladeira íngreme é bom esperar um pouco a turbina desacelerar antes de desligar o carro.

Outra coisa também é em relação ao óleo do motor, quando você desliga o carro você interrompe a fonte de calor, ou seja, a queima, mas como o metal retém calor e leva um tempo para resfriar na prática o que acontece é que o metal esquenta (e isso justifica a ventoinha armar depois de o motor desligado) então é bom deixar um pouquinho o motor em lenta para a temperatura estabilizar e evitar a formação de carvão nos mancais da turbina.

Isso acontece também na aviação, mas avião desce meio que na "banguela", até acelera durante o reverso mas depois vai em marcha lenta até a posição de estacionamento, Já o helicóptero se pousar direto na posição de estacionamento deverá cumprir um tempo especificado para esfriar o motor antes do corte.

As coisas são diferentes mas a física é a mesma.

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

apresentando meu cd 97

por danrmp » 21 Jun 2020, 21:23

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje Então, por isso é que tem válvula termostática que serve para não permitir que a água passe pelo radiador fazendo que o motor atinja a temperatura ideal o mais rápido possível, só que infelizmente existe uma grande porcentagem de pessoas que acham isso bobagem e retiram a válvula.


Exato, e a recomendação para aquecer o motor rodando, é que ele aquecerá no menor tempo possível. Temos sempre que lembrar que motor frio = mistura rica = maior contaminação do óleo lubrificante. Nesse sentido deixar o motor em lenta até atingir a temperatura de trabalho, todos os dias, é prejudicial.

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

apresentando meu cd 97

por Andrepilot » 21 Jun 2020, 22:31

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje
[...]Nesse sentido deixar o motor em lenta até atingir a temperatura de trabalho, todos os dias, é prejudicial.

Perfeito, não existe a necessidade de esperar até aquecer o motor, isso provavelmente se deve a um histórico passado relacionado ao carro carburado a Alcool dos anos 80. Eu lembro de ver tios falando "deixa eu ir aquecendo o carro lá...", mas nessa época eu era criança e nunca cheguei a ter que fazer isso pois eu não dirigia, mas o cuidado é bom desde que não seja exagerado então sair com o carro com cuidado não tem problema.

Meu Civic e o Fit da mulher não tem termômetros mas possuem uma luz azul que se acende quando o carro esta frio para avisar ao motorista que ele deve evitar rotações elevadas nesse momento e essa luz se apaga tão logo o motor atinja determinada temperatura que não chega a ser a "normal" de uso mas que garante que a partir dali a temperatura já atingiu uma viscosidade que garante uma boa proteção do motor.

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Luan dos Santos
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 199
Registrado em: 06 Abr 2020, 11:44
Nome Completo: Luan dos Santos Machado
Cidade: Viamão
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002
Idade: 35

apresentando meu cd 97

por Luan dos Santos » 22 Jun 2020, 16:04

Aproveitando o conhecimento dos amigos, no carro automático noto uma diferença quando aguardo um tempo ou saio logo após ligar o carro:

Se ligo o carro, aguardo um pouco e já saio, a troca de marcha demora a ocorrer.
Se eu deixo o carro funcionando por alguns minutos, às trocas ocorrem normalmente.

Lendo tudo, fiquei em dúvida, pois sempre deixo o carro ligado por alguns bons minutos antes de sair.
Garagem: https://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=18046

Vectra CD 2.2 16v AT - 2002/2002 - Cinza Nobre

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3405
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

apresentando meu cd 97

por chirola » 22 Jun 2020, 17:12

Meu Civic e o Fit da mulher não tem termômetros mas possuem uma luz azul que se acende quando o carro esta frio para avisar ao motorista que ele deve evitar rotações elevadas nesse momento e essa luz se apaga tão logo o motor atinja determinada temperatura que não chega a ser a "normal" de uso mas que garante que a partir dali a temperatura já atingiu uma viscosidade que garante uma boa proteção do motor.

na aviacao os custos sao muito grandes e o pessoal e treinado para seguir um padrao mais o mesmo se aplica na mecanica em geral , coisa que nao
ensinado para as pesoas mais como vc falo a dilatacao e disipacao das temperaturas se aplica a cualque tipode motor por combustao, legal compartir sua experiencia com a gente ja que na aviacao turbinas e motores turbo sao utilizados desde os anos 40 e que esta nese entorno tem aceso a mais conhesimento.

Luan dos Santos escreveu:Fuente del Mensaje Aproveitando o conhecimento dos amigos, no carro automático noto uma diferença quando aguardo um tempo ou saio logo após ligar o carro:

Se ligo o carro, aguardo um pouco e já saio, a troca de marcha demora a ocorrer.
Se eu deixo o carro funcionando por alguns minutos, às trocas ocorrem normalmente.

Lendo tudo, fiquei em dúvida, pois sempre deixo o carro ligado por alguns bons minutos antes de sair.


justamente e o que a galera fala , a caixa de marchas trabalha por precao de oleo o oleo frio e mais espeso e viscoso e cria maior precao,
cuando atinge a temperatura de trabalho ele fica com a viscocidade para a cual a caixa foi desenhada, se a caixa funcionase normal com o oleo frio cuando esquentase a precao baixaria e chegaria a patinar embreagem por falta de precao

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

apresentando meu cd 97

por Andrepilot » 22 Jun 2020, 17:33

Luan dos Santos escreveu:Fuente del Mensaje Aproveitando o conhecimento dos amigos, no carro automático noto uma diferença quando aguardo um tempo ou saio logo após ligar o carro:

Se ligo o carro, aguardo um pouco e já saio, a troca de marcha demora a ocorrer.
Se eu deixo o carro funcionando por alguns minutos, às trocas ocorrem normalmente.

Lendo tudo, fiquei em dúvida, pois sempre deixo o carro ligado por alguns bons minutos antes de sair.

Eu não percebo uma mudança no comportamento da minha caixa no Opel e nem no Civic, a não ser claro o fato do motor estar mais acelerado enquanto frio querendo "puxar" o carro mais forte, de resto nunca percebi nada, pelo menos nada gritante.

Mas obviamente alguma diferença deve existir exatamente pelo fato da mudança de viscosidade do fluido, mas como o sistema é controlado eletronicamente e aí no RGS é mais frio que aqui no Rio pode ser que a central use uma estratégia diferente (já que ele tem informação sobre rotação de entrada e saída, posição de pedal, pressão de admissão, temperatura do fluido, velocidade...) para o momento adequado.

:88:

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
justamente e o que a galera fala , a caixa de marchas trabalha por precao de oleo o oleo frio e mais espeso e viscoso e cria maior precao,
cuando atinge a temperatura de trabalho ele fica com a viscocidade para a cual a caixa foi desenhada, se a caixa funcionase normal com o oleo frio cuando esquentase a precao baixaria e chegaria a patinar embreagem por falta de precao

Exato!
Uma das coisas que recomendam quando você vai testar um carro usado é nunca testar ele frio mas sim em temperatura de uso exatamente para isso, se o cambio estiver detonado ele até vai tracionar frio mas quando o óleo "afinar" é bem provável que ele comece a patinar, então quando fui testar o Opel pedi para o dono deixar o carro desligado desde a noite anterior, cheguei lá e verifiquei a temperatura do motor e estava gelado, o que deu para verificar o funcionamento tanto frio quanto quente.

E seu carro, alguma novidade?

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

52 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 180 visitantes

Bem-vindo: 05 Mai 2024, 07:04