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 Trocar o cambio F18 por um F23 
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Mensagem Trocar o cambio F18 por um F23
Galera seguinte sábado começo um barulho estranho tipo rolamento de roda no carango, dai troquei o rolamento achando qui era, e pior o barulho continuo dai prestamos mais atenção e ouvimos que o barulho vinha do cambio, dai tiramos aquela tampa aonde si esgota o óleo e pra minha surpresa tem alguns dentes da coroa que quebrarão e outros estão meio comidos... fato vou ter que trocar o cambio pq só de mão de obra e peças pra recuperar o meu não compensa...fora que pode ter subido alguns fagulhas pra dentro das engrenagens...

Dai como já vi aqui no fórum que todos falam muito bem dos câmbios F23 to querendo colocar ele já por ter as trocas de marchas mais justas...Sei que a embreagem é hidráulica dai minha pergunta compensa eu manter ela hidráulica e já arrumando os outros itens pra adaptar como pedal com cilindro o copinho de óleo mais o flexível ou deixar ela via cabo mesmo pegando o garfo do meu F18, muda alguma coisa tb nas homocinéticas tb tenho essa duvida...

Ha meu GSI é turbo será que o cambio não vai matar o desempenho do carro tb........

Abraçoss

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Seg Jun 27, 2011 9:31 am
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Mensagem Re: Trocar o cambio F18 por um F23
As trocas de marchas ficarão melhores, mais precisas.

Como seu carro é T, provavelmente a embreagem é de maior carga. Sendo assim, recomendo que vc mantenha o acionamento por cabo.

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Seg Jun 27, 2011 9:38 am
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Mensagem Re: Trocar o cambio F18 por um F23
o f23 vai dar uma encurtada nas relações...

e também parece que ele não tem suporte pro garfo como o f18 tem.

gusporti deve poder ajudar mais

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Seg Jun 27, 2011 12:48 pm
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Registrado em: Qui Jan 07, 2010 6:11 pm
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Mensagem Re: Trocar o cambio F18 por um F23
Então Baldani essa é minha duvida tb, ainda não vi um de perto pra saber si tem o lugar pra prender o suporte do garfo...mi falaram que existe o buraco lá pra prender...

Será que o acionamento hidráulico agüenta uma embreagem de 1.200 libras que estou usando no F18...

Valeu pela ajuda ai galera........

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Seg Jun 27, 2011 1:15 pm
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Mensagem Re: Trocar o cambio F18 por um F23
max gsi t escreveu:
Galera seguinte sábado começo um barulho estranho tipo rolamento de roda no carango, dai troquei o rolamento achando qui era, e pior o barulho continuo dai prestamos mais atenção e ouvimos que o barulho vinha do cambio, dai tiramos aquela tampa aonde si esgota o óleo e pra minha surpresa tem alguns dentes da coroa que quebrarão e outros estão meio comidos... fato vou ter que trocar o cambio pq só de mão de obra e peças pra recuperar o meu não compensa...fora que pode ter subido alguns fagulhas pra dentro das engrenagens...

Dai como já vi aqui no fórum que todos falam muito bem dos câmbios F23 to querendo colocar ele já por ter as trocas de marchas mais justas...Sei que a embreagem é hidráulica dai minha pergunta compensa eu manter ela hidráulica e já arrumando os outros itens pra adaptar como pedal com cilindro o copinho de óleo mais o flexível ou deixar ela via cabo mesmo pegando o garfo do meu F18, muda alguma coisa tb nas homocinéticas tb tenho essa duvida...

Ha meu GSI é turbo será que o cambio não vai matar o desempenho do carro tb........

Abraçoss


As homocineticas sao as mesmas da F18 :D , muda o suporte dianteiro e traseiro.

Vai ter que adaptar o garfo, fazer um furo na capa seca e fazer uma base pro garfo
O rafastra fez isso na F23 de vectra, fotos no link abaixo
http://rafastra888.blogspot.com/2008/11 ... etrag.html

O Gusporti ta usando na F23 o atuador hidraulico original GM com plato de 1200lbs ja a alguns meses e nenhum problema, esse atuador hidraulico da F23 e mais parrudo.

A embreagem e volante do motor mudam. , a area de contato do disco da F23 e +- 30% maior que da F18/F17

O cambio f23 e curto, diferencial 4.17, mas tem uma versao nova da f23 que saiu nos vectra gt 2011 com diferencial + longo 3.95 , dai e procurar pra tentar achar a f23 longa.

Grande @braço

Garrett

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Seg Jun 27, 2011 3:05 pm
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Mensagem Re: Trocar o cambio F18 por um F23
Garrett escreveu:
max gsi t escreveu:
Galera seguinte sábado começo um barulho estranho tipo rolamento de roda no carango, dai troquei o rolamento achando qui era, e pior o barulho continuo dai prestamos mais atenção e ouvimos que o barulho vinha do cambio, dai tiramos aquela tampa aonde si esgota o óleo e pra minha surpresa tem alguns dentes da coroa que quebrarão e outros estão meio comidos... fato vou ter que trocar o cambio pq só de mão de obra e peças pra recuperar o meu não compensa...fora que pode ter subido alguns fagulhas pra dentro das engrenagens...

Dai como já vi aqui no fórum que todos falam muito bem dos câmbios F23 to querendo colocar ele já por ter as trocas de marchas mais justas...Sei que a embreagem é hidráulica dai minha pergunta compensa eu manter ela hidráulica e já arrumando os outros itens pra adaptar como pedal com cilindro o copinho de óleo mais o flexível ou deixar ela via cabo mesmo pegando o garfo do meu F18, muda alguma coisa tb nas homocinéticas tb tenho essa duvida...

Ha meu GSI é turbo será que o cambio não vai matar o desempenho do carro tb........

Abraçoss


As homocineticas sao as mesmas da F18 :D , muda o suporte dianteiro e traseiro.

Vai ter que adaptar o garfo, fazer um furo na capa seca e fazer uma base pro garfo
O rafastra fez isso na F23 de vectra, fotos no link abaixo
http://rafastra888.blogspot.com/2008/11 ... etrag.html

O Gusporti ta usando na F23 o atuador hidraulico original GM com plato de 1200lbs ja a alguns meses e nenhum problema, esse atuador hidraulico da F23 e mais parrudo.

A embreagem e volante do motor mudam. , a area de contato do disco da F23 e +- 30% maior que da F18/F17

O cambio f23 e curto, diferencial 4.17, mas tem uma versao nova da f23 que saiu nos vectra gt 2011 com diferencial + longo 3.95 , dai e procurar pra tentar achar a f23 longa.

Grande @braço

Garrett



Valeu pelas dicas Garret... então é mais fácil eu já adaptar o sistema hidráulico to que mexer nele pra deixar via cabo... achei que talvez o hidráulica não agüentaria o tranco da embreagem de 1.200 libras...
Vc disse que a área de contato do disco F23 é maior né mais eu não perco a embreagem minha que foi na medida pra F18 ou perco... mais não preciso mexer no volante do motor né ou preciso pq dai já fica complicado de mexer....

A caixa que achei aqui foi de um vectra challenge 2005 achar esse do vectra gt mais ser bem disser impossível pelo ano né.

Ti agradeço pela a atenção

Valeuuuu

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Seg Jun 27, 2011 3:39 pm
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Mensagem Re: Trocar o cambio F18 por um F23
cara não existe vectra challenge 2005, e challenge não usava f23 e sim f18wr... aheuhaeueh

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Seg Jun 27, 2011 5:02 pm
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Mensagem Re: Trocar o cambio F18 por um F23
cara, precisa ver como fica a fixação no seu caso

talvez a caixa do astra seja melhor pois pela sua assinatura o seu vectra e um GSI , então e um vectra A


Seg Jun 27, 2011 5:29 pm
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Registrado em: Qua Mai 12, 2004 8:40 pm
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Mensagem Re: Trocar o cambio F18 por um F23
Eu queria saber como melhorar o engate do F18 em alta rotação.

O F23 é tão pesado que nem sei se compensa instalar ele.

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Seg Jun 27, 2011 5:48 pm
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Mensagem Re: Trocar o cambio F18 por um F23
Baldani escreveu:
cara não existe vectra challenge 2005, e challenge não usava f23 e sim f18wr... aheuhaeueh


Vichiiiiiiiii o cara do desmanche que falou que era de challenge não vi di perto viuu mais é bom saber si não leva lebre por coelho....rsrsrsrs

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Editado pela última vez por max gsi t em Seg Jun 27, 2011 7:05 pm, em um total de 1 vez.



Seg Jun 27, 2011 7:02 pm
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Mensagem Re: Trocar o cambio F18 por um F23
Blue Label escreveu:
cara, precisa ver como fica a fixação no seu caso

talvez a caixa do astra seja melhor pois pela sua assinatura o seu vectra e um GSI , então e um vectra A



Isso mesmo blue é um vectra gsi... mais não é a mesma caixa vectra/astra.

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Seg Jun 27, 2011 7:03 pm
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Mensagem Re: Trocar o cambio F18 por um F23
jakka escreveu:
Eu queria saber como melhorar o engate do F18 em alta rotação.

O F23 é tão pesado que nem sei se compensa instalar ele.



Então jakka todos falam bem do F23 em altas rotações por isso tava querendo colocar ele já que

ferrei com a coroa do meu antigo F18...

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Seg Jun 27, 2011 7:04 pm
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Mensagem Re: Trocar o cambio F18 por um F23
max gsi t escreveu:
Garrett escreveu:
max gsi t escreveu:
Galera seguinte sábado começo um barulho estranho tipo rolamento de roda no carango, dai troquei o rolamento achando qui era, e pior o barulho continuo dai prestamos mais atenção e ouvimos que o barulho vinha do cambio, dai tiramos aquela tampa aonde si esgota o óleo e pra minha surpresa tem alguns dentes da coroa que quebrarão e outros estão meio comidos... fato vou ter que trocar o cambio pq só de mão de obra e peças pra recuperar o meu não compensa...fora que pode ter subido alguns fagulhas pra dentro das engrenagens...

Dai como já vi aqui no fórum que todos falam muito bem dos câmbios F23 to querendo colocar ele já por ter as trocas de marchas mais justas...Sei que a embreagem é hidráulica dai minha pergunta compensa eu manter ela hidráulica e já arrumando os outros itens pra adaptar como pedal com cilindro o copinho de óleo mais o flexível ou deixar ela via cabo mesmo pegando o garfo do meu F18, muda alguma coisa tb nas homocinéticas tb tenho essa duvida...

Ha meu GSI é turbo será que o cambio não vai matar o desempenho do carro tb........

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Vai ter que adaptar o garfo, fazer um furo na capa seca e fazer uma base pro garfo
O rafastra fez isso na F23 de vectra, fotos no link abaixo
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O Gusporti ta usando na F23 o atuador hidraulico original GM com plato de 1200lbs ja a alguns meses e nenhum problema, esse atuador hidraulico da F23 e mais parrudo.

A embreagem e volante do motor mudam. , a area de contato do disco da F23 e +- 30% maior que da F18/F17

O cambio f23 e curto, diferencial 4.17, mas tem uma versao nova da f23 que saiu nos vectra gt 2011 com diferencial + longo 3.95 , dai e procurar pra tentar achar a f23 longa.

Grande @braço

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Valeu pelas dicas Garret... então é mais fácil eu já adaptar o sistema hidráulico to que mexer nele pra deixar via cabo... achei que talvez o hidráulica não agüentaria o tranco da embreagem de 1.200 libras...
Vc disse que a área de contato do disco F23 é maior né mais eu não perco a embreagem minha que foi na medida pra F18 ou perco... mais não preciso mexer no volante do motor né ou preciso pq dai já fica complicado de mexer....

A caixa que achei aqui foi de um vectra challenge 2005 achar esse do vectra gt mais ser bem disser impossível pelo ano né.

Ti agradeço pela a atenção

Valeuuuu


O eixo piloto da F23 e maior(mais largo) que o da F18, logo tem que trocar o disco de embreagem ou pelomenos o miolo, mas o o certo e colocar o volante do motor da F23 + embreagem nova.

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Seg Jun 27, 2011 7:10 pm
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Mensagem Re: Trocar o cambio F18 por um F23
max gsi t escreveu:
Blue Label escreveu:
cara, precisa ver como fica a fixação no seu caso

talvez a caixa do astra seja melhor pois pela sua assinatura o seu vectra e um GSI , então e um vectra A



Isso mesmo blue é um vectra gsi... mais não é a mesma caixa vectra/astra.


Sao iguais, mas a F23 de vectra o suporte e na frente da caixa, a F23 de astra/zafira o suporte e emcima da caixa

Grande @braco

Garrett

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Seg Jun 27, 2011 7:12 pm
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Mensagem Re: Trocar o cambio F18 por um F23
olha ai uma foto
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da pra ver o suporte ali prendendo a caixa

essas fotos são do garrett, para voce entender a diferença das caixas
caixa do astra
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caixa do vectra
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comparativo
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olha ai o post do blog do rafastra
http://rafastra888.blogspot.com/search? ... -results=7

- UPGRADE - A CAIXA F-23 (GM - GETRAG)
Bom, finalmente finalizamos a instalação da nova caixa de marchas no Astra. Foram mais de duas semanas de trabalhos intensos, muitas modificações e adaptações para que tudo funcionasse bem.
Imagem
Para começar, o velho sistema de acionamento da palanca foi removido, pois a antiga caixa F-18 utilizava o sistema de varão. Dessa forma, além de remover a caixa antiga, o sistema de acionamento também foi retirado, dando lugar ao acionamento via cabos, que é muito mais preciso e funcional.
Imagem
Mas, como nem tudo são rosas, esta modificação não foi tão simples de ser feita, pois a caixa F-23 não foi utilizada por muitos carros, razão pela qual suas peças e as que acompanham todo o seu sistema são bem raras de serem encontradas. Entretanto, depois de muito procurar, adquiri um sistema de palanca com a marcha-ré para trás, juntamente com os cabos, o que me garantiu uma bela economia, pois conjunto novo sairia mais de 600,00 reais.


Chegando o momento de colocar a caixa no cofre, a primeira surpresa que tive foi que surpreendentemente ela cabia sem a necessidade de realizar cortes ou chapeamentos na parte estrutural do carro. O monobloco continua intacto!
Entretanto, a partir daí, tudo acabou se revelando em modificações. Os motor mounts (veja o post abaixo!)
foram completamente modificados para a sustentação da nova caixa, assim como fios, cabos e sensores tiveram que ser reposicionados.
O disco de embreagem teve o miolo trocado pelo Márcio da Freiomáquinas, pois o eixo pris dessa caixa é muito mais largo, sendo espantosamente compatível com as dos Chevettes! Isso eu achei uma coisa realmente incrível!
Pois bem, colocando a embreagem no lugar, com o disco centralizado, posicionei a caixa no lugar certo e apertei alguns parafusos. Entrou como uma luva, perfeitamente, graças ao serviço de torneamento na peça batente do rolamento acionador do platô, que foi realizado pelo Vicente. O sistema de acionamento da embreagem via cabo foi herdado da caixa F-18 e, por ser mais robusto, foi adaptado para funcionar na caixa F-23, que utiliza originalmente sistema hidráulico, funcionamento esse que pode apresentar vazamento no cilindro principal com a utilização de platô de embreagem com maior pressão, que é o caso do Astra.
Dessa maneira, esse serviço foi iniciado pela oficina Dicaixa, realizado pelo Paulo Dilamar, proprietario do estabelecimemento. A finalização foi minha e da Sprint, com a confecção de suportes do cabo, e acionadores do sistema.
Após tudo isso ser realizado, foi dada atenção especial nas soldas que recebeu na capa seca para a utilização do sistema de de embreagem com acionamento de cabo. Apesar de funcional, esteticamente estava bem "assustadora". Assim, recebeu um toque mágico do Marquinhos e foi pintada de preto vinílico, sendo que eu levei a maioria dos parafusos para serem zincados.


Seg Jun 27, 2011 7:57 pm
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