Thiago Carvalho escreveu:Boa noite ,
Pode me mandar as fotos não consigo abrilas.
LINCON RIBEIRO escreveu:Olá pessoal sou novo aqui , e to com o mesmo problema com essa resistência digital, só que onde moro não encontro pra comprar , nem usada.... Alguém pode me indicar alguns sites que posso encontrar?
LINCON RIBEIRO escreveu:Olá pessoal sou novo aqui , e to com o mesmo problema com essa resistência digital, só que onde moro não encontro pra comprar , nem usada.... Alguém pode me indicar alguns sites que posso encontrar?
Airton martins escreveu:Fuente del Mensaje fala rapaziada, bom tenho um GLS 2.2 v8 1999/1999 ar digital, e estou com problemas , o que ta acontecendo e que o ventilador funcionava normalmente ai ficou desligando e ligando sozinho ate que parou de vez e agora as luzes do painel digital acendem bem pouco quase nem da para ver e quando tento acionar o ar escuto uns barulhos tipo de uns tec tec tec tec , naum sei o que pode ser , mais nem o desenbaçador esta funcionando , fico aqui na espequitativa de alguem ja ter resolvido algo parecido ,, help...
Kaled Rodrigo escreveu:Boa noite meu Vectra e 2008 elegance ar digital .meu ar parou não sai vento dentro do carro quando eu ligo o ar pra gela o cano lá da frente gela mais num sai vento já vi fusíveis já olhei a resistência ela esquenta quando eu ligo alguém sabe me dizer alguma coisa será q queimo o motor do ventilador?
José Leal escreveu:Fuente del Mensaje Amigos, estava com um problema no sistema de AC do meu carro, em especial o ventilador interno estava com mal funcionamento. Ao selecionar a velocidade 9, o ventilador operava normalmente, mas ao selecionar uma velocidade menor, depois de algum tempo ele parava. De posse dessas dicas, parti para a guerra...
Como não tirei muitas fotos, tentarei descrever com o máximo de detalhes como chegar a peça e realizar a manutenção. As fotos não estão 100% nítidas, pois meu celular não tem como controlar corretamente o foco para fotos muito próximas.
A localização da resistência está por trás de um acabamento a direita dos pedais. Retirando o acabamento (é uma continuação do console central), na caixa de ar, vc verá uma etiqueta pregada, com a marca Valeo e alguns números, referente ao "part number" GM e Valeo. Na direção do canto superior esquerdo desse adesivo, exatamente ao lado do suporte do pedal do acelerador, é o alojamento da resistência.
Na verdade, vc verá somenta a parte dos conectores dela. Essa parte é de forma retangular, com a inscrição GM e Valeo:
O "restante" da peça fica dentro da cx de ar, para que a própria circulação de ar ajude a resfriar a peça. No teste depois da manutenção, pude comprovar que ela esquenta muito.
Para retirar a peça do alojamento, é preciso retirar 2 parafusos, um em baixo e outro em cima e soltar o cabo do acelerador. O cabo é apenas encaixado no pedal, por uma borracha. Soltando o cabo, deve-se calçar o pedal, para que ele fique todo pressionado, liberando espaço para a movimentação da peça. Como o espaço é bem reduzido, devido ao suporte do acelerador, tem que fazer um malabarismo e um contorcionismo para retirá-la da cx de ar.
Depois da peça retirada, para desconectá-la, o conector possui uma trava no centro, que deve ser pressionada. Tive dificuldades para retirar esse conector, pois ele estava derretido. Aqui, uma foto dele:
Repare que aparece um pedaço da etiqueta pregada na cx de ar.
Depois de desconectada, podemos trabalhar melhor na peça. Algumas fotos:
Esse relé é o que escutamos atracar quando selecionamos a velocidade 9
Nessa parte protegida devem ser os resistores que fazem o ventilador girar nas velocidades.
Os pinos que estavam com defeito eram do conjunto da direita, o primeiro da direita para a esquerda da coluna de cima e o primeiro da esquerda para a direita, da coluna de baixo.
Os pinos estavam com solda fria, o que causou o aquecimento ao ponto de derreter a peça. Eles saíram muito facil da placa, demonstrando que o pingo de solda era pequeno. Resoldei os pinos, dei uma pequena revisada na placa, em busca de outras soldas frias e testei o sistema. Tudo OK, remontei as peças retiradas e agora estou com meu sistema de AC em ordem.
Um abraço e espero ter ajudado.
marlonbenfica escreveu:Fuente del Mensaje Olá!
Estou com praticamente o mesmo problema em meu Vectra 98 com ar digital. Porém, ao invés de somente ligar na velocidade 9, ele não liga o ventilador interno em nenhuma velocidade.
Retirando a peça pude perceber que a solda de três pinos estava quebrada, então chamei um amigo técnico em eletrônica para refazer as soldas. Após a soldagem correta dos pinos e limpeza dos contatos, o ventilador interno voltou a ligar, mas porém apenas até a velocidade 8, pois quando ligo no máximo (9) ele desarma o relé da resistência e fica ligando e desligando o ventilador interno (coisa de segundos mesmo).
Será que para este problema a substituição dos dois Transistors da resistência resolveria o meu problema. Pelo tempo de uso da peça sou mais favorável pela substituição, mas 200 conto ou mais não caiu do céu todo dia!!!
Alguém sabe de algum site que tenha a peça original GM Valeo???
Sou de Ipatinga, na região do Vale do Aço e estou a 220 km de BH, já procurei nos ferros velhos daqui e também na PORTA DA ESPERANÇA e N A D A da peça.
Obrigado a todos! Parabéns pelo post!
Usuários navegando neste fórum: jc56santos e 70 visitantes