Kit completo farol de neblina, código 94705440 – para quem comprou kit paralelo, usar a chave original mais os chicotes 94705441 + 94705442
Chicote 94705442, instalado no cofre do motor. O terminal acima dos conectores azuis é instalado no conector X2.
Chicote 94705441, completo, utilizado no habitáculo.
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1 - Cabo que vai ao conector X2 (habitáculo), ao relé e à luz do painel. Possui 3 terminais.
2 - Cabo que vai da chave de farol ao plugue do multitimer.
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3 – cabo que vai da derivação dos cabos da caixa de fusíveis ao alojamento de alimentação do fusível do farol de neblina.
4 – cabo que vai do outro alojamento do fusível ao alojamento de alimentação do relé do farol de neblina. Demais materiais: Abraçadeiras de nylon Ferramentas e instrumentos: Jogo de chaves tipo Torx Jogo de chave catraca (soquete) Chave de fenda 1/8”
Chave de fenda tipo eletrônica bem fina
Chave Philips n°2
Multímetro
Exclusões
Não será explicada e ilustrada a instalação das lanternas, pois foram instaladas quando fiz um reparo no pára-choque e não tirei fotos do procedimento. Porém não tem segredo, é bem simples. O restante – chicotes, chave, pontos em conectores específicos – será detalhado.
Instalação
Recomenda-se seguir a sequência de montagem deste How to.
Localizar o conector X2 no cofre do motor. Esse conector faz a interface de diversos circuitos que passam do cofre para o habitáculo e vice-versa, possuindo uma parte fêmea, que fica no cofre do motor, e parte macho, que fica na parede que divide o habitáculo e o cofre. Para acessar a parte fêmea, devem ser deslocadas a caixa de fusíveis e a de relés no cofre (vide 2 fotos abaixo), para então utilizar uma chave catraca para afrouxar parafuso e remover a parte fêmea do conector. Será necessário cortar algumas abraçadeiras próximas à caixa de roda.
Conector X2, ao centro da foto.
Conector X2, ente o servofreio e a caixa de roda – detalhe da retirada das caixas de fusíveis e de relés.
Depois de retirado o conector fêmea, desmontar a capa – é bom ter cuidado para não quebrá-la – deslocando algumas travas.
Detalhe da retirada da tampa do conector fêmea X2, destacando as travas de encaixe.
Identificar o alojamento número 93; para isso, verificar no lado interno algumas numerações nas extremidades das fileiras de alojamentos – tem foto abaixo mostrando o ponto a ser inserido, mas é bom verificar quais números estão logo abaixo e acima do 93, é nessa fileira que fica. Retirar com alicate de bico fino o tampão de borracha vermelho deste alojamento. Utilizar uma chave de fenda bem fina, tipo 1/8”, para empurrar o conector, respeitando a posição correta de encaixe.
Colocando o terminal em seu respectivo alojamento ( número 93).
Empurrando o terminal com chave de fenda, no alojamento do conector fêmea X2.
Terminal já encaixado na fêmea do conector X, conforme indicado.
Soltar parte da fita isolante do conduíte para inserir o chicote do farol, para posterior montagem da capa do conector X2.
Detalhe do encaixe do chicote no conduíte.
Proceder à instalação do terminal macho no conector macho X2.
Advertência: a posição de trabalho é bastante incômoda, pois tem que ficar de cabeça para baixo, além de que o acesso ao conector pelo lado do habitáculo é bem difícil por causa dos pedais e seus suportes.
Dica: utilize uma abraçadeira, inserindo sua ponta pelo lado do cofre, no alojamento do terminal macho no conector X2, para sinalizar o referido alojamento pelo lado do habitáculo. Isso é importante para que não haja confusão no procedimento, tendo em vista que o instalador estará em posição desconfortável e de cabeça para baixo, tendo dificuldade de se referenciar.
Retirar a capa do conector X2 do habitáculo e localizar o alojamento de inserção do terminal macho.
Conector X2 macho, do lado do habitáculo, conforme indicado.
Encaixar o terminal macho, do chicote do painel; o cabo é o de 3 terminais, e é o que vai também aos terminais do relé na caixa de fusíveis e à lâmpada no painel. O terminal a ser encaixado é o achatado que está em uma das extremidades. A trava do terminal deve ficar para o lado da porta.
Terminal macho encaixado no alojamento do conector X2.
Após isso, já pode reencaixar a capa do conector.
Dica: após encaixar os terminais macho e fêmea do conector X2, encaixar novamente a parte fêmea do conector no macho e fazer um teste de continuidade com multímetro, para certificar que essa parte da montagem está correta. Aproveitar que as outras pontas dos chicotes ainda estão soltas, com isso fica mais fácil testar.
Desmontar a parte inferior do painel, no lado do motorista. Para isso, iniciar pelo acabamento da coluna de direção, depois remover a capa da chave do farol, em seguida remover a chave de farol. Por último, soltar 4 parafusos do acabamento inferior do painel (dois no alojamento da chave de farol e dois abaixo da coluna de direção), bascular esse acabamento, liberar o conector do chicote da chave de farol – deslocando-o para a esquerda até sair – e desencaixar o acabamento da travessa inferior. Por fim, retirar a tampa inferior do painel, liberando 3 presilhas.
Detalhes dos pontos de parafusos do acabamento da coluna de direção.
Retirada do acabamento e chave de farol.
Desmontagem do acabamento inferior do painel.
Criado por Althoffmann – 20/11/2011