O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

PreparaçãoQual Vectra B escolher para turbinar e preparar?
Para troca de informações relacionadas a preparação do seu carro como: filtro, escape, turbo, nitro, entre outros.

10 mensagens   •   Página 1 de 1
ThomasW
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 07 Mar 2024, 13:38
Nome Completo: Thomas William Bissoli Nattis
Cidade: Itu
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Qual Vectra B escolher para turbinar e preparar?

por ThomasW » 07 Mar 2024, 13:45

Opa, pretendo pegar um Vectra B, e estou com dúvidas quanto a qual modelo ir atrás, minha maior dúvida é o câmbio, pelo que eu vi, dizem que o F23 (presente apenas nos 8v 2000+) aguentar melhor que o F18, realmente é melhor priorizar pelos modelos 8v pelo câmbio?

Estou pesquisando apenas os 2000 a 2005 pela carroceria (e outros pequenos detalhes) que me atraiu mais que os modelos mais antigos... A ideia era turbinar, embreagem de cerâmica, Megasquirt MS2, bicos de maior vazão e bomba... E a cereja do bolo, o kit de parachoque, aerofólio e spoiler do Vectra Opel i500 :88:

Tópico Movido

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Vectra B escolher para turbinar e preparar?

por Almeidão » 08 Mar 2024, 15:44

Eu compraria um 8V modelo 2000 a 2005 e já iria exigir a barra estabilizadora traseira e freio a dico traseiro. Com certeza eu iria colocar freio a disco se não tivesse e pra ser sincero nem dá para exigir muito, é comprar e mexer onde for necessário, normalmente quem vende um carro destes, dificilmente estará inteirão e se tiver inteirão vale fortunas.
O motivo de comprar 8V, não se espantem com certeza 16V é muito melhor que o 8, mas dois motores antigos sem saber como foram cuidados, a chance de ter prolemas simples é grande e qualquer problema simples em um 16V passa a ser problemas de verdade.

PROBLEMAS CRÔNICOS, não existe isto em um carro, existem mecânicos ruins e/ou proprietários que não querem arrumar.
Sobre a turbina eu não colocaria porque quero o carro para andar e não voar, mas eu sou aquele que adora um volantim de 28 mm de diametro, então gosto é gosto e não se discute.

Rebaixar ele, de jeito nenhum, mesmo problema da turbina, quero ele para andar e rebaixado não anda e você ficará com a orelha queimando porque quem esta atrás com pressa chinga sua geração inteira. Se eu acho bonito?? Pô muito bonito, mas quero andar e ter conforto e rebaixado não lhe dá este conforto, não anda e ainda estraga a suspensção inteira em pouco tempo. Pelo menos aqui onde moro e é Brasil

Mas eu tinha ainda disposição de alterar os paralamas dando a impressão de ter rebaixado, esta foi uma ideia que tive há muito tempo quanto fui parado em uma blitz e o guarda disse que ele era rebaixado mesmo com 3 dedos do pneu até o para lamas, o que enganava ele era o spoiler lateral, mas acabei deixando esta ideia de lado.

Sei que fugi um pouco da sua pergunta, mas tens ai umas informações e hoje bem diferente de quando eu comprei o meu, você acha na internet tudo sobre este carro, até mesmo no meu canal kakakakaka
Imagem

Barcellos1
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 26 Ago 2023, 18:56
Nome Completo: Paulo Henrique Barcellos
Cidade: são Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Vectra B escolher para turbinar e preparar?

por Barcellos1 » 08 Mar 2024, 22:27

cara no final do ano passado eu fiquei nessa mesma duvida, e encontrei um 1997 2.0 16v CD comprei pela suspensão traseira, freio a disco nas 4 e abs, retirei o motor dele hoje para dar prosseguimento no projeto.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Vectra B escolher para turbinar e preparar?

por chirola » 09 Mar 2024, 13:03

compra o que achar em melhor estado , dependendo a potencia que vc procura vai ter que abrir o motor mesmo , eu compraria 2.0 8v ou 16v ,
cambio f23 custa 2mil usado 4500 novo , dependendo do carro que for comprar vc gasta isso ou mais para deixar o carro em dia.
o cambio f18 segura a pancada dependendo de como vc dirige pode aguentar tranquilo 200\250 cv na roda , a maioria procura o f23 por ter relações mais curtas .
as vielas do vectra são um ponto fragil do motor , pistão segura tranquilo 1 bar de preção , embreagem de ceramica sei la é gosto

ThomasW
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 07 Mar 2024, 13:38
Nome Completo: Thomas William Bissoli Nattis
Cidade: Itu
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Qual Vectra B escolher para turbinar e preparar?

por ThomasW » 11 Mar 2024, 07:13

Então, eu estive procurando e achei um ou outro que havia baixa quilometragem e parecia estar minimamente totalmente inteiro, mas a maioria está com quilometragem no talo, motor já foi aberto, e por aí vai... 8V parece a escolha mais inteligente mesmo... Minha ideia não era rebaixar, no máximo uma mola esportiva, que não seria muito diferente do original.


Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu compraria um 8V modelo 2000 a 2005 e já iria exigir a barra estabilizadora traseira e freio a dico traseiro. Com certeza eu iria colocar freio a disco se não tivesse e pra ser sincero nem dá para exigir muito, é comprar e mexer onde for necessário, normalmente quem vende um carro destes, dificilmente estará inteirão e se tiver inteirão vale fortunas.
O motivo de comprar 8V, não se espantem com certeza 16V é muito melhor que o 8, mas dois motores antigos sem saber como foram cuidados, a chance de ter prolemas simples é grande e qualquer problema simples em um 16V passa a ser problemas de verdade.

PROBLEMAS CRÔNICOS, não existe isto em um carro, existem mecânicos ruins e/ou proprietários que não querem arrumar.
Sobre a turbina eu não colocaria porque quero o carro para andar e não voar, mas eu sou aquele que adora um volantim de 28 mm de diametro, então gosto é gosto e não se discute.

Rebaixar ele, de jeito nenhum, mesmo problema da turbina, quero ele para andar e rebaixado não anda e você ficará com a orelha queimando porque quem esta atrás com pressa chinga sua geração inteira. Se eu acho bonito?? Pô muito bonito, mas quero andar e ter conforto e rebaixado não lhe dá este conforto, não anda e ainda estraga a suspensção inteira em pouco tempo. Pelo menos aqui onde moro e é Brasil

Mas eu tinha ainda disposição de alterar os paralamas dando a impressão de ter rebaixado, esta foi uma ideia que tive há muito tempo quanto fui parado em uma blitz e o guarda disse que ele era rebaixado mesmo com 3 dedos do pneu até o para lamas, o que enganava ele era o spoiler lateral, mas acabei deixando esta ideia de lado.

Sei que fugi um pouco da sua pergunta, mas tens ai umas informações e hoje bem diferente de quando eu comprei o meu, você acha na internet tudo sobre este carro, até mesmo no meu canal kakakakaka

ThomasW
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 07 Mar 2024, 13:38
Nome Completo: Thomas William Bissoli Nattis
Cidade: Itu
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Qual Vectra B escolher para turbinar e preparar?

por ThomasW » 11 Mar 2024, 07:19

O câmbio por ser mais curto, em um carro de maior potência, não poderia trazer maiores desgastes por estar sempre em rotações mais altas em comparação ao F18?

Estive pensando em no máximo 1 bar mesmo, talvez nem isso, não queria ter que trocar bielas ou pistões por forjados.

Retornando a relação do câmbio, há uma diferença brusca entre ambos?


chirola escreveu:Fuente del Mensaje compra o que achar em melhor estado , dependendo a potencia que vc procura vai ter que abrir o motor mesmo , eu compraria 2.0 8v ou 16v ,
cambio f23 custa 2mil usado 4500 novo , dependendo do carro que for comprar vc gasta isso ou mais para deixar o carro em dia.
o cambio f18 segura a pancada dependendo de como vc dirige pode aguentar tranquilo 200\250 cv na roda , a maioria procura o f23 por ter relações mais curtas .
as vielas do vectra são um ponto fragil do motor , pistão segura tranquilo 1 bar de preção , embreagem de ceramica sei la é gosto

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Vectra B escolher para turbinar e preparar?

por Almeidão » 11 Mar 2024, 09:29

ThomasW escreveu:Fuente del Mensaje Então, eu estive procurando e achei um ou outro que havia baixa quilometragem e parecia estar minimamente totalmente inteiro, mas a maioria está com quilometragem no talo, motor já foi aberto, e por aí vai... 8V parece a escolha mais inteligente mesmo... Minha ideia não era rebaixar, no máximo uma mola esportiva, que não seria muito diferente do original.


Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu compraria um 8V modelo 2000 a 2005 e já iria exigir a barra estabilizadora traseira e freio a dico traseiro. Com certeza eu iria colocar freio a disco se não tivesse e pra ser sincero nem dá para exigir muito, é comprar e mexer onde for necessário, normalmente quem vende um carro destes, dificilmente estará inteirão e se tiver inteirão vale fortunas.
O motivo de comprar 8V, não se espantem com certeza 16V é muito melhor que o 8, mas dois motores antigos sem saber como foram cuidados, a chance de ter prolemas simples é grande e qualquer problema simples em um 16V passa a ser problemas de verdade.

PROBLEMAS CRÔNICOS, não existe isto em um carro, existem mecânicos ruins e/ou proprietários que não querem arrumar.
Sobre a turbina eu não colocaria porque quero o carro para andar e não voar, mas eu sou aquele que adora um volantim de 28 mm de diametro, então gosto é gosto e não se discute.

Rebaixar ele, de jeito nenhum, mesmo problema da turbina, quero ele para andar e rebaixado não anda e você ficará com a orelha queimando porque quem esta atrás com pressa chinga sua geração inteira. Se eu acho bonito?? Pô muito bonito, mas quero andar e ter conforto e rebaixado não lhe dá este conforto, não anda e ainda estraga a suspensção inteira em pouco tempo. Pelo menos aqui onde moro e é Brasil

Mas eu tinha ainda disposição de alterar os paralamas dando a impressão de ter rebaixado, esta foi uma ideia que tive há muito tempo quanto fui parado em uma blitz e o guarda disse que ele era rebaixado mesmo com 3 dedos do pneu até o para lamas, o que enganava ele era o spoiler lateral, mas acabei deixando esta ideia de lado.

Sei que fugi um pouco da sua pergunta, mas tens ai umas informações e hoje bem diferente de quando eu comprei o meu, você acha na internet tudo sobre este carro, até mesmo no meu canal kakakakaka


Sobre abrir o motor, é impossivel andar com um carro 80 a 90 mil km e o cabeçote estando perfeito, sim vai rodar mais ai que vão piorando por dentro, se foi aberto para fazer o cabeçote e por sorte um mecanico bom fizer, ele fica perfeito. O duro é achar este mecanico bom, a maioria trocam uma bucha e estragam as outras 3 que estavam lá e cabeçote novo para este carro não acha mais e 90% deles por falta de cuidados tem uma temperatura muito acima do normal e vejo isto no meu canal.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Vectra B escolher para turbinar e preparar?

por chirola » 11 Mar 2024, 13:03

kilometragem não e o mais importante em um carro de mais de 20 anos , a maioria das peças elas estragam com o tempo ou ressecam ,
pensa que um jogo de farois o prachoque original e os spoiler ja custam mais do que o motor ,
o carro vc falo que vai ser turbo , vc vai pegar um carro e enfiar um bar de preção sem sequer abrir ele para ver o estado das bronzinas?
o vectra é um carro caro com mecanica barata .
é mais barato trocar a mecanica competa do que achar acabamentos originais dele ou peças do carro originais

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Vectra B escolher para turbinar e preparar?

por Almeidão » 11 Mar 2024, 14:12

chirola escreveu:Fuente del Mensaje kilometragem não e o mais importante em um carro de mais de 20 anos , a maioria das peças elas estragam com o tempo ou ressecam ,
pensa que um jogo de farois o prachoque original e os spoiler ja custam mais do que o motor ,
o carro vc falo que vai ser turbo , vc vai pegar um carro e enfiar um bar de preção sem sequer abrir ele para ver o estado das bronzinas?
o vectra é um carro caro com mecanica barata .
é mais barato trocar a mecanica competa do que achar acabamentos originais dele ou peças do carro originais
´

É Chirola não é fácil, temos que ser MacGyver as vezes para recuperar umas peças de acabamentos e muitas vezes recuperar peças novas paralelas que nunca casam com original. Mas isto eu sempre dei jeito e sempre encorajo outros a fazer que dará certo. Outra coisa que percebi com o tempo são a buchas que nem sempre as baratas são ruins, mas que muitos mecanicos são péssimos e estragam na colocação e muitos estragam as que estão no carro para trocar aquela que realmente está ruim e você chega na oficina com um ruído e sai com cinco. Mas ainda acho que muitas coisas no carro se deteriora por maus cuidados de uns proprietários.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Vectra B escolher para turbinar e preparar?

por chirola » 11 Mar 2024, 16:13

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Mas ainda acho que muitas coisas no carro se deteriora por maus cuidados de uns proprietários.

é isso mesmo que eu quis falar , um caro pode ter pouca kilometragem mais o oleo ele tem validade de um ano depois disso perde as carateristicas dele , sera que um carro pouco rodado troca o oleo por tempo ou por kilometrage imagina se o carro demora 3 anos para rodar 10mil kilometros e so troca o oleo a cada 3 anos .
as peças paralelas como farol sempre tem que adaptar alguma coisa elas nunca encaixam .
pode ser que eu procure sempre uma coarroceria boa e não de tanta atenção para a mecanica porque eu mesmo arrumo a mecanica .
mais tem carro rodado e bem cuidado que ainda vale a pena

10 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 383 visitantes

Bem-vindo: 27 Abr 2024, 05:31