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Vectra CProblema câmbio automático - Vectra C

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Thiago Menezes
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Re: Probelmas Câmbio Vectra 2.4. [Vectra C]

por Thiago Menezes » 07 Jul 2015, 09:13

james2108 escreveu:Pessoal, vou fazer uma pergunta aki que pode parecer um pouco ignorante (peço que me perdoem...rsrsrs)

alguém sabe me informar se deixar o câmbio na N ao trafegar em baixa velocidade (algumas decidas ou retas, ou até mesmo nos faróis dentro da cidade - rotações em torno dos 20.000 giros) pode danificar a caixa?

fiz uns testes esse fds e o consumo baixou (sei que tem mta gente que diz o contrário, mais comigo posso dizer que baixou), mais me preocupo com o mencionado acima, e como sou novo nesse mundo automático, e aqui na minha cidade não ter especialistas nessa área, resolvi perguntar aqui. Pesquisei na internet e vi que não prejudica a caixa, apenas as questões de segurança que todos sabemos, lembrando que estamos falando de baixas rotações/velocidade, e transito em cidades ok?

agradeço aos amigos pelos comentários, e peço mais uma vez desculpas pela "ignorancia" da pergunta, mais como disse, sou novo nesse mundo e estou aprendendo, e não tem lugar melhor pra aprender sobre nossa nave como nesse ótimo fórum...

valeu galera


James,

Pelo visto você não deu uma lida no manual do seu carro certo? Lá menciona expressamente que o carro não pode está em movimento na posição ''N'' do câmbio, pois precisa de tracionamento para movimentar as rodas caso não sendo dessa forma prejudica o funcionamento do câmbio. O carro por exemplo não pode ser guinchado com as rodas dianteiras no solo, assim como na hora de realizar o balanceamento das rodas dianteiras não podem ser realizadas no local, tem que tirar e fazer na máquina.

Fique atento e deixo uma dica, leia mais o manual do seu carro lá você vai encontrar praticamente tudo sobre seu carro não acredite em tudo que se lê na internet ainda mais de pessoas sem conhecimento. Aqui mesmo no fórum temos um tópico que debatemos com ricas informações sobre o manuseio do câmbio automático.

O seu carro tem controle de neutro, na parada ele automaticamente desengata a marcha e o controle de neutro serve exatamente pra isso, para melhorar o consumo e também ajudar na relação de desengates evitando o uso manual.

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Re: Probelmas Câmbio Vectra 2.4. [Vectra C]

por james2108 » 07 Jul 2015, 13:52

Então amigos, eu li o manual, e lé menciona que o N pode sim ser utilizado com o carro em movimento se, por ventura, o motor morrer, essa questão, até os cambios manuais mencionam que não deve ser usado, mais como lá eh mais simples, a gente acaba usando, mais o manual eh mais complicado um pouco neh...

Mais blz, como disse, o bom eh trocar experiencia, e como sou novo nesse mundo, eh sempre bom aprender com os mais experientes.

Agradeço os conselhos dos amigos, e mais uma vez, me desculpe pela questão, de certa forma, ignorante da minha parte... valeu galera.

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Thiago Menezes
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Re: Probelmas Câmbio Vectra 2.4. [Vectra C]

por Thiago Menezes » 07 Jul 2015, 14:08

james2108 escreveu:Então amigos, eu li o manual, e lé menciona que o N pode sim ser utilizado com o carro em movimento se, por ventura, o motor morrer, essa questão, até os cambios manuais mencionam que não deve ser usado, mais como lá eh mais simples, a gente acaba usando, mais o manual eh mais complicado um pouco neh...

Mais blz, como disse, o bom eh trocar experiencia, e como sou novo nesse mundo, eh sempre bom aprender com os mais experientes.

Agradeço os conselhos dos amigos, e mais uma vez, me desculpe pela questão, de certa forma, ignorante da minha parte... valeu galera.


James,

Torno a repetir que a posição ''N'' do câmbio não foi projetada para ''rodar'' como se fosse uma função normal para economia de combustível (que foi no caso o que você relatou na sua pergunta).

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Repare que no manual deixa expressamente frisado que não se pode utilizar na posição ''N'' com o carro em movimento estando ele ligado ou não, EXCEPCIONALMENTE em casoS que o carro morra ou você precise movimenta-lo para tirar de um lugar e colocar em um guincho por exemplo.

Como eu disse acima, você pode jogar na posição ''N'' usando a alavanca do câmbio em paradas de semáforos, mas pra que provocar esse desgaste da alavanca se o próprio câmbio tem controle de neutro que é exatamente desengrenar a marcha? Essa troca na alavanca é para você não ficar muito tempo com o pé no freio em congestionamentos por exemplo.

Abaixo você pode acompanhar uma discussão sobre balanceamanto em carro automático mas que aborda bem o assunto questionado por você:

viewtopic.php?f=17&t=3036

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Re: Probelmas Câmbio Vectra 2.4. [Vectra C]

por james2108 » 07 Jul 2015, 15:54

Opa amigo, valeu, fui checar mesmo o manual do carro antes de entrar aki, e realmente vi o que vc postou ali.

Portanto, num vou mais questionar em relação a isso, mais eh mto bom o debate...

Já em relação ao balanceamento do carro, realmente é feito com a alavanca no N, e com a roda girando (comigo foi assim tbm)...hehehe

:) valeu galera...

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Re: Probelmas Câmbio Vectra 2.4. [Vectra C]

por Thiago Menezes » 07 Jul 2015, 16:21

james2108 escreveu:Opa amigo, valeu, fui checar mesmo o manual do carro antes de entrar aki, e realmente vi o que vc postou ali.

Portanto, num vou mais questionar em relação a isso, mais eh mto bom o debate...

Já em relação ao balanceamento do carro, realmente é feito com a alavanca no N, e com a roda girando (comigo foi assim tbm)...hehehe

:) valeu galera...


Não James kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk :38:

Balanceamento fora do carro amigo, acabei de colar a parte do manual que diz que em ''N'' independente de está ligado ou não não pode se movimentar, a maquina de balanceamento vai fazer a roda girar tanto como se você estive a mais de 100 km/h :76:

Tem que tirar a roda (pelo menos as dianteiras) e fazer na máquina.
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Re: Probelmas Câmbio Vectra 2.4. [Vectra C]

por james2108 » 07 Jul 2015, 16:54

então, comigo o cara fez um pouco diferente...rsrsrsrs...ele não tirou a roda do carro, apenas levantou a frente do carro e colocou uma máquina com a roda no próprio veículo, que fez com que a roda girasse a mais de 100 km/l como vc mencionou...inclusive essa máquina ficava emitindo um flash no pneu (tipo, ficava piscando)...sei lá como que eh o nome dessa máquina, sei que o carro ficou bem alinhadinho...rsrsrsrs

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Automático morre andando

por lucaetano » 07 Jul 2015, 17:22

Olá, meu nome é Luciano tenho um vectra elegance automático 2010 e apareceu um problema que está me deixando de cabelos brancos.
O carro está "morrendo" do nada em movimento e está no mecânico à dois dias,mas até agora não solucionou o problema. Alguém tem alguma dica por favor.

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Re: Automático morre andando

por Arquiteto » 07 Jul 2015, 18:16

então lucaetano

pelo ano do seu carro o fato de ser automatico não e relevante para

identificarmos o problema

eu arriscaria dizer que o problema esta no sensor de rotação ou no sensor de temperatura da injeção,

peça para verificarem

vc podia dar mais detalhes das condições quando o problema ocorre para podermos ajudar melhor

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Re: Probelmas Câmbio Vectra 2.4. [Vectra C]

por Thiago Menezes » 07 Jul 2015, 22:01

james2108 escreveu:então, comigo o cara fez um pouco diferente...rsrsrsrs...ele não tirou a roda do carro, apenas levantou a frente do carro e colocou uma máquina com a roda no próprio veículo, que fez com que a roda girasse a mais de 100 km/l como vc mencionou...inclusive essa máquina ficava emitindo um flash no pneu (tipo, ficava piscando)...sei lá como que eh o nome dessa máquina, sei que o carro ficou bem alinhadinho...rsrsrsrs

Exatamente essa forma de fazer o alinhamento que questionei no tópico que colei pra você na época e chegamos a conclusão pela informação do manual que coloquei aqui também que no automático não pode ser local, tem que tirar a roda e fazer na máquina!

Na próxima vez não esqueça desse detalhe

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Re: Automático morre andando

por lucaetano » 08 Jul 2015, 12:35

valeu, o carro ainda está no mecanico, logo quando "desenrolar" isso tudo posto novamente.

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Re: Automático morre andando

por lucaetano » 11 Jul 2015, 17:58

Pois então, após dois dias no mecânico peguei o carro e depois de dois dias o problema retornou.
O problema aconteceu assim:
-Numa sexta feira (03/07/15) sai de casa para abastecer, só que desta vez já estava na reserva (com o indicador da reserva aceso), então pouco antes de chegar no posto o carro morreu (apagou) em movimento.(vectra elegance aut.2010). Consegui dar outra partida e cheguei no posto p/ abastecer.( álcool como de costume e em um posto de procedência SHE.., ou Petr.....). À Partir daí o carro andou mas continuou a morrer da mesma forma e logo no painel acendeu a luz de anomalias de controle de emissões.
Na segunda feira levei no mecânico que por sinal de minha confiança, ele passou o scanner e acusou problemas nos 4 bicos. (ele me disse que esse problema não tem como acontecer), e no dia seguinte o carro já não dava nem partida. (acendia todas as luzes do painel mas não dava nem sinal de partida, é como se fosse tentar ligá-lo com a marcha na posição D). O carro ficou lá para então fazer uns testes, mas a partida voltou do nada. Trocou o sensor de rotação e nada, testou a bomba e nada, mas de acordo com o que relatei pra ele, resolveu trocar a bomba p/ verificar. O problema sumiu, viajei cerca de 110 Km na quinta -feira sem problemas, mas hj (11/07/15) quando estava arrumando p/ voltar o carro nem pegou (mas ja havia andado no carro no mesmo dia, foi só arrumar pra vir embora que num quis nem pegar), esperei um pouco para ver se daria partida e nada, (mas no painel ainda não acusava nada). Então pensei em tirar o cabo da bateria (-) para ver se ajudaria e de fato ajudou, o carro pegou mas no painel do cb, apareceu escrito "segurança", mas segui viagem mesmo assim e graças a Deus deu tudo certo na viagem, mas chegando em casa a luz da anomalia acendeu novamente e o carro voltou a morrer.
Se alguém tiver alguma dica pra me ajudar por favor, será bem vinda. Obrigado.

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Re: Automático morre andando

por Arquiteto » 11 Jul 2015, 18:45

então lucaetano

quando vc desligou e religou a bateria vc reiniciou seu sistema de injeção do seu carro ...

bom que isto resolveu o problema a principio pérmitndo vc voltar

a questão da mensagem segurança e no painel do mid ... fique tranquilo isto

e so devido ao radio ... vai ter de inserir o code novamente para ele funcionar

vejo como fazer no manual do seu radio ...


como a luz de anomalia voltou a acender vai ter de scanear de novo para ver o que esta acusando

por acaso não esta aparecendo insp no painel do odontômetro digital quando vai ligar o carro ?

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CAMBIO AUTOMATICO DESENGATA SOZINHO EM MOVIMENTO

por carlos.dias-cardoso » 16 Jul 2015, 11:21

Bom Dia a Todos
Tenho um Vectra Elegance 06/07 Automático, e começou a sozinho a desengatar, em movimento ele para de funcionar como se estivesse no neutro mas esta no D. Seria algo elétrico ou entrando em Segurança? Alguém pode me ajudar ?

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Re: CAMBIO AUTOMATICO DESENGATA SOZINHO EM MOVIMENTO

por rgapski » 16 Jul 2015, 11:33

Carlos,

Qual a km rodada? Você fez as trocas de óleo nas quilometragens recomendadas?

Quando patina em movimento, como se perdesse tração, pode ser o óleo que afinou por causa da temperatura (normal acontecer com óleo muito velho).
Se o óleo ta bom e perde tração, pode ser problema nas solenoides que travam as cintas, ou até mesmo desgaste nos discos/cintas/tambores internos.

De qualquer forma, uma avaliação por um especialista é importante e urgente, pois rodar assim pode te trazer mais problemas.

Abs.
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Re: CAMBIO AUTOMATICO DESENGATA SOZINHO EM MOVIMENTO

por Thiago Menezes » 16 Jul 2015, 12:58

Não custa nada da uma olhada para ver como está a seletora, quem sabe esteja precisando de limpeza e isso melhore o diagnóstico? Pensei aqui no fato de talvez está em D mas pular para o Neutro sem movimentar a alavanca... :47:
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Re: CAMBIO AUTOMATICO DESENGATA SOZINHO EM MOVIMENTO

por carlos.dias-cardoso » 16 Jul 2015, 13:27

Então não peguei ele faz muito tempo foi o ano passado, e troquei o Oleo este ano, agora sobre as manutenções anteriores nao sei dizer, mas o oleo estava bem escuro quando troquei. Mas Obrigado pela ajuda!!!
Algum contato para fazer o diagnostico justo? Que sejam honestos e não enrolem ?

Obrigado Novamente !!!

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Re: CAMBIO AUTOMATICO DESENGATA SOZINHO EM MOVIMENTO

por carlos.dias-cardoso » 16 Jul 2015, 13:38

Outra Coisa é a Luz com a Letra S no painel, esta acessa direta sabem o que pode ser ?

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Re: CAMBIO AUTOMATICO DESENGATA SOZINHO EM MOVIMENTO

por Thiago Menezes » 16 Jul 2015, 13:47

carlos.dias-cardoso escreveu:Então não peguei ele faz muito tempo foi o ano passado, e troquei o Oleo este ano, agora sobre as manutenções anteriores nao sei dizer, mas o oleo estava bem escuro quando troquei. Mas Obrigado pela ajuda!!!
Algum contato para fazer o diagnostico justo? Que sejam honestos e não enrolem ?

Obrigado Novamente !!!


Aí em São Paulo tem a Automatik, já troquei o óleo do câmbio com eles gostei do serviço e do atendimento é bem recomenda :88:
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Re: CAMBIO AUTOMATICO DESENGATA SOZINHO EM MOVIMENTO

por Thiago Menezes » 16 Jul 2015, 13:48

carlos.dias-cardoso escreveu:Outra Coisa é a Luz com a Letra S no painel, esta acessa direta sabem o que pode ser ?


É o botão sport que está acionado, no painel tem ele também aperta ele para ver se some ali próximo do hodômetro!
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Re: CAMBIO AUTOMATICO DESENGATA SOZINHO EM MOVIMENTO

por carlos.dias-cardoso » 16 Jul 2015, 13:57

Thiago apertando ela some sim mas é normal ficar acesa ? quando liga o veiculo ? To olhando tudo agora!
O estranho é este problema que esta dando que voce liga anda com ele ai voce freia numa lombada ou farol qualquer coisa e ai ele nao volta a andar acelerando, como se tivesse mudado para ao neutro mas com o cambio no mesmo lugar!

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