por Almeidão »
18 Set 2014, 13:07
Last_Warrior escreveu:Almeidão escreveu:Eu uso 15W40 Mobil, e uso Bardhal B12 para aditivar e não para engrossar. Motor 2001 8v com 120 mil km.
Se for errado, corrijam me porque não sou muito enterado neste assunto apesar que sei por experiencia própria que não devo usar fino demais.
Está corretíssimo Almeidão... Digo, com exceção do B12 que não sou a favor até que se tenha um estudo científico controlado e de longo prazo provando.
Inclusive, a gente deveria fazer um levantamento, cada um postar as informações sobre a etiqueta de óleo, assim a gente saberia exatamente em qual ano a GM começou a usar óleo mais fino nos motores do Vectra, o que acham??
Será que não é viável usar o B12? Minha preocupação não é só saber se ele melhor é saber se não piora também. Ricardo Crispim, fala ai alguma coisa sobre o uso conmtinuo deste aditivo por favor.
Sobre o óleo fino, voce e outros devem ter percebido que eu acho que a engenharia só foi melhorando e sem querer lhe futucar kakakkak, já disse que com relação a temperatura muito foi mudado e eu optei pela novidade e obtive ótimos resultados com a novidade e até acho que houve erros no passado. O mesmo tentei com o óleo quando este motor meu tinha somente uns 40.000 rodado, coloquei óleo Castrol professional 5W40 sintético o mesmo que usa a Volks. Viajo duas ou 3 vezes ao ano e deixo meu Carro em Vitória por 15 dias, na primeira viagem que fiz ao voltar estavam todos os tuchos descarregados, uma verdadeira maquina de costura e voce sabe que demora encher e demrou mesmo. Eu tinha uns 10 litros, vendi tudo bem barato e nunca mais usei. Detalhe, no dia a dia funcionava perfeito, o problema era parár o carro por uns dias. Neste caso a novidade não foi satisfatória.
Pro outro lado, tive que trocar óleo da caixa e ai com receio mas comprei o original de hoje que é sintético porque não existe o antigo mais. Pra mim melhorou as mudanças em pelo menos 30%.
Sem duvida nenhuma que para quem tem 16V e não usar um destes sintéticos, não estará ele cuidando corretamente do cabeçote que é o que com certeza sofre com óleo ruim.