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Vectra BLimpeza de arrefecimento - Vectra B

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Re: Limpeza de arrefecimento

por Arquiteto » 06 Mai 2014, 19:19

analisando as fotos e o que vc descreveu pra min seu carro ta normal Alez,

na estrada livre e sem forçar ...fica li na 1ª marca branca

se forçar o ritmo pegar subida longa etc ... vai pra segunda marca branca

a ventoinha entra e logo volta pra 1ª marca branca

Alez
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Re: Limpeza de arrefecimento

por Alez » 06 Mai 2014, 19:46

Arquiteto escreveu:analisando as fotos e o que vc descreveu pra min seu carro ta normal Alez,

na estrada livre e sem forçar ...fica li na 1ª marca branca

se forçar o ritmo pegar subida longa etc ... vai pra segunda marca branca

a ventoinha entra e logo volta pra 1ª marca branca


Andando no carro você consegue ouvir a ventoinha disparar?

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Bruno Cesário
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Re: Limpeza de arrefecimento

por Bruno Cesário » 06 Mai 2014, 23:19

Pelo marcador de temperatura demorar a chegar na marca central com o carro parado, desconfiaria da VT travada aberta, ainda mais baixar esse tanto com o carro em movimento. Alguns no frio chegam a acender a luz de injeção. Por outro lado, descarto a vt aberta pq em alguns momentos o ponteiro passa do meio, ou tô dizendo besteira Almeidão ? Pq se ela estivesse aberta, ía marcar mais frio e com certeza não passaria do meio.

Como fazer um reforço no aterramento ou trocar o cabo massa por completo é barato, dá uma olhada, PODE SER mal contato, se nada mudar e não tiver vazamento e ar no sistema, nem mangueiras estufadas, verifica esse sensor de temperatura ou o plug de encaixe dele, pode estar oxidado. Se ainda sim nada mudar, passa o scanner.
:52:

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Re: Limpeza de arrefecimento

por Arquiteto » 06 Mai 2014, 23:54

Alez escreveu:
Arquiteto escreveu:analisando as fotos e o que vc descreveu pra min seu carro ta normal Alez,

na estrada livre e sem forçar ...fica li na 1ª marca branca

se forçar o ritmo pegar subida longa etc ... vai pra segunda marca branca

a ventoinha entra e logo volta pra 1ª marca branca


Andando no carro você consegue ouvir a ventoinha disparar?



no transito urbano travado ... aciona sim logo que o ponteiro começa a querer a subir da 2ª marca

não da pra ouvir ... mas da pra sentir uma leve vibração no volante quando ela aciona

tanto no 04 quanto no 02 as características são as mesmas

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Bruno Cesário
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Re: Limpeza de arrefecimento

por Bruno Cesário » 07 Mai 2014, 01:20

Outra coisa Alez, tampa do reservatório se estiver ruim, também faz a temperatura subir.
:52:

Almeidão
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Re: Limpeza de arrefecimento

por Almeidão » 07 Mai 2014, 08:21

Bruno Cesário escreveu:Pelo marcador de temperatura demorar a chegar na marca central com o carro parado, desconfiaria da VT travada aberta, ainda mais baixar esse tanto com o carro em movimento. Alguns no frio chegam a acender a luz de injeção. Por outro lado, descarto a vt aberta pq em alguns momentos o ponteiro passa do meio, ou tô dizendo besteira Almeidão ? Pq se ela estivesse aberta, ía marcar mais frio e com certeza não passaria do meio.

Como fazer um reforço no aterramento ou trocar o cabo massa por completo é barato, dá uma olhada, PODE SER mal contato, se nada mudar e não tiver vazamento e ar no sistema, nem mangueiras estufadas, verifica esse sensor de temperatura ou o plug de encaixe dele, pode estar oxidado. Se ainda sim nada mudar, passa o scanner.


Bruno na verdade quando a VT é correta e está aberta a temperatura sobe por igual mesmo depois do primeiro ponto branco que consideramos 80º e não baixa a não ser quando anda o carro ou a ventoinha é acionada, mas não baixa tão rápido.

Ainda Quando se usa uma VT correta, esta que eu sempre indico a temperatura vai subindo e a VT vai abrindo aos poucos e quando chega no primeiro ponto branco ela já está toda aberta e a temperatura segue normal e voce não vê nada de anormal no ponteiro.

Quando a VT é com grau mais alto, tipo VT de carro alcool com 92º ou até mesmo esta de 87º, a temperatura sobe até pra cima do meio e ai que a VT vai abrir, neste caso o ponteiro desce rápido para 85º e voce vê isto acontecendo e logo começa a subir outra vez. Pra mim é um choque térmico que pode ser evitado usando a correta.

Em um carro a gasolina, a VT não deve fechar nunca depois que ela abriu e ele ainda ligado. Só fechará se ele for desligado e quando o ponteiro estiver lá no azul ou quando descer engrenado tipo serra das Araras, com certeza assim ela chegará no azul.

Se estiver usando uma VT errada, a temperatura fica oxilando porque ela em alguns momentos fica até 50% fechada.

Então se seu carro ao ligar pela primeia vez do dia a temperatura chegar la nos 90 e o ponteiro descer bruscamente logo depois disto, pode ter certeza que a VT está com um grau muito alto.Pior que isto as VTs com grau mais alto são por molas, ou seja quanto mais dura a mola mais alto o grau e com certeza mais propícia a ter defeito. Para um carro a Gasolina a mais viável é 82º.

Por falar nisto, MTE nunca me deu nada, vou parar de falar o nome desta marca, vou usar em silencio

Sds
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Re: Limpeza de arrefecimento

por Alez » 07 Mai 2014, 08:42

Que aula!

Eu amo esse Clube!

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Re: Limpeza de arrefecimento

por Thiago Menezes » 07 Mai 2014, 08:46

Alez escreveu:Que aula!

Eu amo esse Clube!


É meu amigo, quando entrei aqui minha primeira postagem foi sobre sistema de arrefecimento e também recebi aula do professor Almeidão, tem dom pra da aula explica muito bem e o que ele fala é batata :88:
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Re: Limpeza de arrefecimento

por Alez » 07 Mai 2014, 09:31

Senhores, tô lembrando de um detalhe.

Última vez que passamos o scanner o carro acusou mistura rica.

O mecânico avançou o ponto em 6º.

Isso tem alguma influência no sistema de arrefecimento?

Almeidão
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Re: Limpeza de arrefecimento

por Almeidão » 07 Mai 2014, 10:03

Alez escreveu:Senhores, tô lembrando de um detalhe.

Última vez que passamos o scanner o carro acusou mistura rica.

O mecânico avançou o ponto em 6º.

Isso tem alguma influência no sistema de arrefecimento?


Confere se ao ligar o carro a VT age como uma de grau mais alto, ou seja se abre tarde e desece a temperatura imediata.

Sim, ponto avançado tende a aumentar a temperatura porque aumenta o poder de explosão antes do curso final do pistão, mas não ac redito seja somene isto no seu carro. Ainda aposto na VT
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Ricardo Crispim
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Re: Limpeza de arrefecimento

por Ricardo Crispim » 07 Mai 2014, 10:25

Almeidão meu camarada, roubei a foto do Alez:

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O meu trabalha exatamente aí quando estou na cidade, ou seja de janeiro a novembro..Na estrada ele faz como você descreveu.
Está certo dessa forma?

Forte abraço!!!!!!!!!

Alez
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Re: Limpeza de arrefecimento

por Alez » 07 Mai 2014, 11:01

Almeidão escreveu:
Alez escreveu:Senhores, tô lembrando de um detalhe.

Última vez que passamos o scanner o carro acusou mistura rica.

O mecânico avançou o ponto em 6º.

Isso tem alguma influência no sistema de arrefecimento?


Confere se ao ligar o carro a VT age como uma de grau mais alto, ou seja se abre tarde e desce a temperatura imediata.

Sim, ponto avançado tende a aumentar a temperatura porque aumenta o poder de explosão antes do curso final do pistão, mas não acredito seja somente isto no seu carro. Ainda aposto na VT


Ponto avançado após plainar o cabeçote é um risco para a saúde do motor?

timmVCD
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Re: Limpeza de arrefecimento

por timmVCD » 07 Mai 2014, 12:24

Ontem fiz um teste com o meu, sai com o motor frio e aos 10:40mim a temperatura chegou aos 80°, e aos 19:20min a temperatura chegou em 90°, alternando em 92° quando liga-se a ventoinha, ate que baixa a temp. por volta dos 88° desarmando a ventoinha.

Almeidão
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Re: Limpeza de arrefecimento

por Almeidão » 07 Mai 2014, 12:31

Ricardo Crispim escreveu:Almeidão meu camarada, roubei a foto do Alez:

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O meu trabalha exatamente aí quando estou na cidade, ou seja de janeiro a novembro..Na estrada ele faz como você descreveu.
Está certo dessa forma?

Forte abraço!!!!!!!!!


Está certo sim Ricardo, apesar que eu acho que o sensor para as ventoinhas nos carros que não usa cebolão muito alto. E com certeza não existe outro de outro grau não nos dando escolhas.

O pessoal precisa entender algo, assim como na foto é dentro da cidade modelo acima de 99 com sensor da ventoinha junto com temperatura da agua. Sendo que sem o ar ligado ela chega ai e volta e estando na pista, ele baixa lá para 82 ou +/- 82. Se na pista ele ficar assim sem o ar ligado, com certeza tem problemas no radiador.

Eu com certeza não terei um Vectra mais novo, ou seja se eu vender ele não comprarei outro Vectra, mas se eu tivesse um que acionasse as ventoinhas por este sensor, com certeza eu mudaria ele para cebolão, acho mais simples e sendo mais simples é mais confiável e mais correto com as informações. Por incrível que pareça, este sensor mais novo vai estragando com o tempo e nem percebemos isto que ele vai alterando as entradas das ventoinhas, enquanto o cebolão não altera mesmo, fica como novo até estragar de vez e quando estraga, estraga ligando a ventoinha cedo demais até chegar um momento que ele não arma mais. Só perde o motor o louco que não perceber isto.
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Re: Limpeza de arrefecimento

por Adriano cruz » 07 Mai 2014, 13:46

Alcir Andreoni escreveu:A galera exagerou! Eu acho!

Dá uma procurada aqui no Clube que tem uns tópicos do Almeidão dão todas as dicas de como fazer.

Faça como ele diz e seja feliz!

exagero ? Que nada.

Alez
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Re: Limpeza de arrefecimento

por Alez » 07 Mai 2014, 13:54

Exagero não.

Trauma mesmo!

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Re: Limpeza de arrefecimento

por Thiago Menezes » 07 Mai 2014, 13:59

Não pessoal acho que não entenderam, acredito que o Alcir disse achar um exagero referente ao comentário do Bruno lá no inicio sobre o carro ter mais de 10 anos de uso e se colocar aditivo vai sair aditivo pra tudo qualquer lado, arrebentar daqui ou dali etc.
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Re: Limpeza de arrefecimento

por Adriano cruz » 07 Mai 2014, 14:48

thiago.onacto escreveu:Não pessoal acho que não entenderam, acredito que o Alcir disse achar um exagero referente ao comentário do Bruno lá no inicio sobre o carro ter mais de 10 anos de uso e se colocar aditivo vai sair aditivo pra tudo qualquer lado, arrebentar daqui ou dali etc.

boa thiago, pelo menos você entendeu. O que o bruno disse lá no início é a mais pura realidade do que pode acontecer.

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Re: Limpeza de arrefecimento

por Thiago Menezes » 07 Mai 2014, 14:54

Adriano cruz escreveu:
thiago.onacto escreveu:Não pessoal acho que não entenderam, acredito que o Alcir disse achar um exagero referente ao comentário do Bruno lá no inicio sobre o carro ter mais de 10 anos de uso e se colocar aditivo vai sair aditivo pra tudo qualquer lado, arrebentar daqui ou dali etc.

boa thiago, pelo menos você entendeu. O que o bruno disse lá no início é a mais pura realidade do que pode acontecer.


Então pode e não pode acontecer entendeu? Vai depender da forma que o sistema vai está. O Alcir achou exagero a respeito disso, condenar o sistema só pelo fato dos anos de uso, que como eu disse vai depender do estado do mesmo. :88:
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Re: Limpeza de arrefecimento

por Adriano cruz » 07 Mai 2014, 15:17

thiago.onacto escreveu:
Adriano cruz escreveu:
thiago.onacto escreveu:Não pessoal acho que não entenderam, acredito que o Alcir disse achar um exagero referente ao comentário do Bruno lá no inicio sobre o carro ter mais de 10 anos de uso e se colocar aditivo vai sair aditivo pra tudo qualquer lado, arrebentar daqui ou dali etc.

boa thiago, pelo menos você entendeu. O que o bruno disse lá no início é a mais pura realidade do que pode acontecer.


Então pode e não pode acontecer entendeu? Vai depender da forma que o sistema vai está. O Alcir achou exagero a respeito disso, condenar o sistema só pelo fato dos anos de uso, que como eu disse vai depender do estado do mesmo. :88:

exatamente :88:

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