O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BLimpeza de arrefecimento - Vectra B

174 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8390
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Limpeza de arrefecimento

por Almeidão » 05 Mai 2014, 13:22

Alez escreveu:Almeidão,

Pegando carona no teu último post, preciso tirar uma dúvida:

Nos primeiros km's a temp vai subindo lentamente e fica assim: Quando está mais frio as vezes fica até mais baixo que isso!

Imagem

Depois de uns 5 km's ela bate esse nível: 90% do tempo ele fica estacionado ai.

Imagem

Depois ela fica assim: Um ponto acima do Meio! Tem algo errado no carro? Recente fiz junta do cabeçote, troquei termostática, bomba d'agua, mas o aditivo que foi colocado não é bom. Outra coisa, não sei se dá pra perceber mas fica uma perninha acima do meio depois de andar 10 km's... Isso com ar desligado... com ar ligado ele fica perto do azul... Grato!

Imagem

Minha dúvida quanto a ter sido feito o serviço correto aumentou depois de ver seus vídeos How-to sobre manutenção no sistema de arrefecimento!

Outro ponto, recente foi trocado as carcaças do radiador antes de queimar a junta do cabeçote e o profissional que fez a manutenção testou o radiador e não identificou entupimento. Estou preocupado com essa questão do arrefecimento porque gosto de dar umas puxadas de vez em quando e sei o quanto é importante este sistema funcionar 100%, especialmente quando se gosta de andar dessa forma de vez em quando.

:52:

P.s: Não sei porque a GMB tirou os valores de temp que tinha nos Vectras mais antigos!

:15:


Alez, temperatura sem ar na estrada é menos que esta primeira foto em qualquer momento que voce tiver dirigindo isto em um carro com sistema de arrefecimento perfeito e não importa idade dele. Já ao subir ele esquentará mais e não passará do meio e ao parar ele mesmo estando em 82 que é abaixo da temperatura da primeira foto, ele logo vai para 90 que é igual segunda foto e aciona as ventoinhas e volta para o meio que é igual a primeia foto isto ficará o dia inteiro se tiver funcionando e não importa a temperatura ambirente.

Na estrada livre não passa de 82 e considero estrada livre são estradas sem subidas e sem ninguem na frente, caso tenha um carro ou um caminhão ela sobre um pouco, mas não chega nem no meio.

Sobre a temperatura não passar do azul com o ar ligado:
Como fica as ventoinhas quando voce liga o ar?
Elas funcionam em alta velocidades?

Se funcionam em alta velocidades, tem algo errado quando voce liga o ar.

Sobre vazão do radiaor, não tem como testar se está bom ou não com uma simples mangueira, isto porque mesmo ele entupido ele passa agua, porem uma quantidade menor e um mecanico não tem instrumento para estes testes.

Eu consegui fazer este teste com uma mangueria de 1 polegada e agua constante por gravidade, porem com um radiador novo e um velho. Se eu não tivesse o novo, iria dizer que o velho estava bom porque tinha boa vazão, SÓ NÃO ERA A VAZÃO TOTAL.
Imagem

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Limpeza de arrefecimento

por Alez » 05 Mai 2014, 13:39

E com o radiador totalmente desmontado em bancada, não tem como testar?

Foi o que ele fez!

Me enrolou?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8390
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Limpeza de arrefecimento

por Almeidão » 05 Mai 2014, 17:04

Alez escreveu:E com o radiador totalmente desmontado em bancada, não tem como testar?

Foi o que ele fez!

Me enrolou?


Sem ter um novo do lado é impossivel testar, o que eu tinha no carro pela manhã vindo trabalhar e em uma distancia de 15 Km estava ele sempre em 90º.

Não sei se voce viu um teste que eu fiz, eu comprei um novo, tirei o meu velho e com uma mangueira com uma polegada e agua constante coloquei na entrada do radiador com um pano para não deixar a agua sair para fora e não consegui segurar, saía muita agua do outro lado e onde eu estava segurando não dava para segurar e voltava muita agua que não entrava.

Já no Radiador novo, coloquei a mangueira e nem precisei segurar que a vazão era total. Coloquei ele no carro há uns 6 a 8 anos e uso Havoline Long Life e todas as vezes que troco o aditivo e normalmente é em cada 2 anos, eu coloco a mesma mangueira e tem a mesma vazão e a temperatura é a mesma até hoje.

Se o mecanico tivesse um radiador novo igual ao seu e fizesse o teste, ai eu iria acreditar. Não importa a quantidade de agua que vai sair, mas saberia que um totalmente desentupido é diferente de um que está entupido.

Todos saem agua do outro lado, eles não entopem de fechar as passagens, eles somente ficam com 70% funcionando e as vezes 80% bom, mas estes 20% que falta é que dá a diferença.
Imagem

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Limpeza de arrefecimento

por Alez » 05 Mai 2014, 17:18

Essa diferença será que é a responsável pelos engasgos do carro quando solto o pedal do acelerador?

Avatar do usuário
Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1173
Registrado em: 02 Ago 2013, 23:29
Nome Completo: bruno c
Cidade: Acapuco
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Limpeza de arrefecimento

por Bruno Cesário » 05 Mai 2014, 17:56

Alez escreveu:
Bruno Cesário escreveu:Alez o ponteiro tem que ficar no meio, e só descer um pouco se vc andar muito no cutoff, tirando isso, dentro de bairro e estrada, é no meio e ali permanecer.
Se está passando PODE SER, ar no sistema, entupimentos, sensor de temperatura ( painel ), aterramento ( o tal cabo massa ). O ex vcd tava assim, e quando ligava o ventilado o ponteiro subia até o vermelho, e era cabo massa.


Sensor de temperatura do painel recentemente trocado também.

Qual outro sintoma de entrada de ar?

Onde fica esse cabo massa?

Não chega no vermelho não. Mas fica uma perna acima do meio.

O cabo massa é o negativo que vai pra bateria, pode ter oxidado, aí vc pode trocar ou fazer um reforço com um cabo de 36mm...mas isso, talvez possa ser ele, pq ele tem esse sintoma tbm.

Ar no sistema, pode até ferver o motor.

Retirado do CDM


rodbeck, em 01 Nov 2008 - 8:53 PM, disse:
Um dos principais sistemas vitais do motor é o sistema de arrefecimento, tão importante quanto o sistema de lubrificação.

O sistema de arrefecimento é responsável por manter o motor em temperatura ideal de funcionamento.

Tal sistema é de fácil manutenção e de baixo custo, porém é freqüente nos deparamos com sistemas sujos, o que caracteriza a falta da correta manutenção.

O sistema é composto por radiador, válvula termostática, reservatório de expansão, etc ....

Imagem
A manutenção resume-se basicamente a limpeza (drenagem) e trocas anuais do liquido de arrefecimento, na proporção indicada pelo fabricante.

Com o sistema em perfeitas condições, o veículo leva em média 3 minutos ou 2 Km para atingir a temperatura ideal de funcionamento (escala central do marcador), devendo manter-se nesta posição, independente do tipo de trafego e/ou condição climática.

Os problemas mais freqüentes são de válvula termostática travada aberta, que ocasiona:

• Aumento consumo combustível
• Carbonização excessiva cilindros
• Ovalização dos cilindros a médio / longo prazo

Como diagnosticar ?

Os principais indícios que a VT está travada aberta são:

• Demora no aquecimento do veículo
• Ao pegar estrada ou trânsito livre, o indicador de temperatura sai da escala central, chegando a níveis mais baixos de indicação de temperatura – em casos mais críticos acende a luz da injeção alertando sobre esta anomalia no sistema.

Podem ocorrer problemas de superaquecimento, podendo:

• Queimar junta de cabeçote
• Misturar óleo na água
• Etc ...

O que diagnosticar em casos de superaquecimento ?

• Válvula termostática travada fechada
• Sensor de temperatura (cebolão) inoperante
• Eletroventilador (ventoinha) inoperante
• Bomba d´água
• Vazamentos
• Aterramento ineficiente (cabo-massa), conhecido como cabo negativo da bateria

Qual aditivo utilizar ?

Atualmente a Fiat recomenda a utilização de aditivos orgânicos, porém existem várias opções no mercado.
http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pr ... adores.pdf

Simulação de como a falta de aditivo atua no motor

Nesta simulação, foi utilizado 2 pedaços de esponjas de aço submersas em 2 recipientes, sendo:
1 recipiente com apenas água (água de poço, livre de cloro)
1 recipiente com liquido de arrefecimento já usado durante 6 meses (extraído do motor do meu carro na última limpeza)

Imagem

Logo na 1º semana nota-se ferrugem

Imagem

Fiz uma simulação de congelamento, levando os 2 recipientes ao congelador durante 2 dias

No recipiente com apenas água, congelou totalmente.
No recipiente com aditivo, houve congelamento porém em forma de cristais

Imagem

Aspecto após 3 meses

No recipiente com apenas água, a esponja de aço deteriorou-se, soltando pequenos fragmentos que se depositaram no fundo do recipiente.
A ferrugem entranhou no plástico

Imagem

Imagem

No recipiente com aditivo, a esponja de aço manteve suas características, a água continuou com aspecto de nova e limpa
Plástico continuou limpo

Imagem

Imagem

Vídeo da experiência

[yt]http://www.youtube.com/watch?v=GMn-G5QSOXw[/yt]

Leituras associadas

Faça você mesmo a limpeza do sistema – tópico JoãoPY
http://www.clubedomarea.com.br/forum/in ... hl=limpeza

Limpezas com máquina – Vídeo ADG
[yt]USRLkxW5VhM&[/yt]

[yt]SV-98Dilt8A[/yt]

Cabo massa
http://www.clubedomarea.com.br/forum/in ... cabo+massa

Mangueira Recall
http://www.clubedomarea.com.br/forum/in ... cabo+massa

Água desmineralizada
http://www.clubedomarea.com.br/forum/in ... neralizada

Vídeo superaquecimento Brava - Vídeo ADG
[yt]W7FpUtikonM[/yt]

Qualquer informação adicional, será bem vinda

[]´s
:52:

Avatar do usuário
ale-uk
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 06 Fev 2014, 14:59
Nome Completo: Aleilson Costa
Cidade: colatina
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Limpeza de arrefecimento

por ale-uk » 05 Mai 2014, 19:47

valeu a todos pelas respostas e experiencias vividas, juntos iremos longe com nossa Nave.
o carro ja esta na oficina pra ser bem cuidado,pois no momento so tem agua no reservatorio e bem amarelado. uma pena mesmo!!!
abraco a todos.

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Limpeza de arrefecimento

por Alez » 05 Mai 2014, 21:34

Senhores, após a queima da junta do cabeçote este tema tem me tirado o sono e resolvi fazer este relato para tirar de vez esta dúvida que paira no ar...

Segue Resenha Arrefecimento:

Depois do post do Bruno decidi sair no carro - estava completamente frio.

Após 3 minutos o marcador da temp não saiu da escala azul. O início do trajeto é com bastante subida e quebra-molas.

Dito isto:

Após 7 minutos rodando a temp ficou assim!

Imagem

Após 10 minutos rodando a temp ficou assim!

Imagem

Após 14 minutos rodando a temp ficou assim!

Imagem

O percurso foi de pista livre sem passar de 60km/h. Sendo ida 8km e volta 8km.

Imagem

Após mais um tempo ficou assim!

Imagem

Ao chegar no destino (8 km) a temp estava assim!

Imagem

Esse foi o consumo ao chegar no destino!

Imagem

Esse era o consumo inst - Ar desligado!

Imagem

A lenta tanto na ida quanto na volta!

Imagem

Parei o carro desliguei, normal. Ao religar fiquei mais 3 minutos esperando pra sair e a tem ficou assim!

Imagem

Após 31 minutos rodando a temp ficou assim!

Imagem

Nos últimos 5 minutos com ar ligado a temp continuou no meio e este foi o consumo inst e não baixou a temp!

Imagem

Importante: o consumo com ar ligado caiu para 7,9km/l, esqueci de registrar!

:52:

A pergunta que não quer calar: Tenho ou não tenho problemas no sistema de arrefecimento?!

:9:

Antes da manutenção na junta do cabeçote eu conseguia estes consumos!

Imagem

Ida - Sem passar de 80km e ar desligado.

Imagem

Volta - Sem passar de 80km e ar desligado.

Imagem

Avatar do usuário
Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1173
Registrado em: 02 Ago 2013, 23:29
Nome Completo: bruno c
Cidade: Acapuco
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Limpeza de arrefecimento

por Bruno Cesário » 05 Mai 2014, 22:47

Alez pode ser defeito no sensor de temperatura...ele faz o carro consumir mais, falhas, informação errada para a central e no fim o painel, fazendo com que ele marque errado, mas PODE SER...como também a falta de aterramento. Só achei estranho a temperatura do seu carro demorar a subir, isso é indício de vt travada aberta, mas tbm e denovo, pode ser.rs
:52:

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Limpeza de arrefecimento

por JoãodoValle » 06 Mai 2014, 06:38

O astra do meu sócio tem o mesmo comportamento e TEM valvula termostatica, estranho não?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8390
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Limpeza de arrefecimento

por Almeidão » 06 Mai 2014, 08:28

Alez, esta temperatura sua não podemos dizer que esteja ruim, mas está um normal perigoso e nem posso dizer que pode ser radiador sujo porque não sei o tamanho do problema que voce teve anteriormente ou se a retifica plainou o cabeçote e com isto aumentou a compressão dele. Se voce tivesse aqui eu tinha como testar este radiador com certeza mas não tenho como passar para voce testar, mas se tudo estiver certo no seu carro como termostácia correta, com certeza que seu radiador não está correto. Mas leve em conta isto, SE TUDO TIVER CERTO pode ser o radiador o problema.

Eu sempre tento expôr o que o Bruno Cersário escreveu e nunca consegui por não ter tamanhas sábias palavras.

O sistema de Arrefecimento é SIMPLES DEMAIS, MUITO SIMPLES MESMO, não é para ficar se matando por ele e pior que isto, TODOS OS MECANICOS PECAM NESTA PARTE QUE É SIMPLES DEMAIS.

Há um problema, é simples mas fica caro se não cuidar desde o princípio.
Imagem

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Limpeza de arrefecimento

por Alez » 06 Mai 2014, 09:28

Almeidão escreveu:Alez, esta temperatura sua não podemos dizer que esteja ruim, mas está um normal perigoso e nem posso dizer que pode ser radiador sujo porque não sei o tamanho do problema que voce teve anteriormente ou se a retifica plainou o cabeçote e com isto aumentou a compressão dele. Se voce tivesse aqui eu tinha como testar este radiador com certeza mas não tenho como passar para voce testar, mas se tudo estiver certo no seu carro como termostácia correta, com certeza que seu radiador não está correto. Mas leve em conta isto, SE TUDO TIVER CERTO pode ser o radiador o problema.

Eu sempre tento expôr o que o Bruno Cersário escreveu e nunca consegui por não ter tamanhas sábias palavras.

O sistema de Arrefecimento é SIMPLES DEMAIS, MUITO SIMPLES MESMO, não é para ficar se matando por ele e pior que isto, TODOS OS MECANICOS PECAM NESTA PARTE QUE É SIMPLES DEMAIS.

Há um problema, é simples mas fica caro se não cuidar desde o princípio.


Cabeçote foi plainado sim. Sensor de Temperatura novo.

Termostática foi trocada sim. Agora não sei se foi usada aquela 82º que menciona em seus vídeos How-To. Sei que foi da marca VDO (acredito não ser uma boa marca).

Fiz um relato mais completo hoje cedo e vou postar daqui a pouco e você me diz o que acha, pode ser?

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Limpeza de arrefecimento

por Alez » 06 Mai 2014, 10:04

Chapter 2 da resenha sistema de arrefecimento, aproveitando o tópico do amigo para não ter de abrir outro!

Segue:

Imagem

Ao ligar o carro este é o cons inst.

Imagem

Deixei 3 minutos aquecendo na garagem sai e somente após 7 minutos com o carro já em movimento subindo a rua, a temp fica assim!

Imagem

Aos 9 min.

Imagem

Aos 14 min já na rodovia 80km/h.

Imagem

Imagem

Aos 20 min começa a queda brusca. Pista livre, 80 km/h vento a favor resfriando a frente do radiador.

Imagem

Aos 24 min uma leve subida e acelerada para 100 km/h.

Imagem

Aos 26 min chegando ao destino com ar desligado o tempo inteiro.

Eis o resultado!

Imagem

Imagem

Deixo o carro girando em lenta e ligo o ar condicionado para a volta! Temp ainda como na chegada aos 26 min.

Imagem

Imagem

Imagem

Estádio Nacional Mané Garrincha. Ai ai ai ai... tá chegando a hora!

Imagem

Aos 46 min começa a queda na temp. Ar ligado!

Imagem

Passada para curtir o Ford Galaxie 500, 1974 de JK, totalmente restaurado e devidamente exposto em seu memorial desde sua inauguração em 1981.

Imagem

Seguindo viagem aos 47 min a temp estava assim. Ar ligado!

Imagem

Aos 48 min.

Imagem

Aos 51 min.

Imagem

Velocidade mantida durante toda a volta com pequenas puxadas para 100-110 km/h.

Imagem

Aos 54 min. Ar ligado!

Imagem

Imagem

1 hora de passeio!

Imagem

Imagem

1 hora e 12-13 minutos depois, estacionado na garagem, ar ligado com ECO acionado a situação da temp!

Imagem

Imagem

Resultado da volta com ar ligado! Trajeto ida e volta 45,5 km.

Imagem

Reservatório de Expansão! Ainda com aditivo FINK de baixa qualidade. Aditivo DELPHI comprado quando sobrar tempo efetuarei a troca completa. Não vou utilizar água desmineralizada.

Imagem

Imagem

Deixo o motor girando em lenta com ar já desligado 1,0- 1,1 l/h e aos 1hora e 15min a ventoinha dispara ficando ligada por 2 minutos e desligando! As duas ventoinhas dispararam.

Apenas como comparativo esta última foto é da temp da Palio daqui de casa com partida a frio sendo ligada pela primeira vez no dia e em 3 minutos ela fica assim! A Palio foi recente revisada e trocado o líquido do sistema de arrefecimento e limpeza geral com aditivo Paraflu.

Imagem

:52:

Enfim Senhores, deu trabalho pra fazer mas pode servir de base comparativa para outros user's.

Devo me preocupar e checar essa termostática ou não precisa?

Aquela dica do vídeo do ADG também é válida para nossos motores GM ou apenas para os Fiat mesmo?

Pergunto porque uma coisa é certa. Meu Collection tá demorando demais esquentar... ou não? E segundo ele a temp ideal para trabalhar é mais quente melhor. Apesar de quê o consumo foi muito bom. E agora... E agora... Aff...

:61:

Abraço.

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Limpeza de arrefecimento

por Alez » 06 Mai 2014, 10:28

https://www.youtube.com/watch?v=L09-TmI ... e=youtu.be

Vídeo acima do conta-giro.

Imagem

Voltei lá e funcionei o carro novamente. Em 3 minutos olha a temp.

:47:

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Limpeza de arrefecimento

por Alez » 06 Mai 2014, 11:14

Almeidão, cadê você?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8390
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Limpeza de arrefecimento

por Almeidão » 06 Mai 2014, 13:26

Alez escreveu:Almeidão, cadê você?


Saudade da época que o presidente andava de carro e podia até ver as estradas como estavam, isto vendoa foto do carro do Jucelino.

Aléz, realmente não tem como falar da temperatura e eu afirmo está alta apesar de normal, porem está se mantendo. Eu sinceramente acho que ela poderia ser menor só que não tenho um parâmetro para lhe passar com certeza o que possa ser já que o cabeçote foi plainado. Uma coisa voce não respondeu. Como são as ventoinhas com o ar ligado? São na baixa ou entra várias vezes na alta? O sistema do ar condicionado principalmente os mais novos são mais completos e sempre dispara as velocidades do segundo estágio e logo volta ao normal e isto faz com que mesmo com o ar ligado ficando ele mais frio, ao contrário de outros modelos.

Com relação a temperatura em estradas livres e onde voce está é bem livre e não importa muito a velocidade sendo baixa ou alta, não deve alterar. E eu sem poder medir nada, condenaria o radiador mas não posso lhe dar esta garantia já que o cabeçote foi plainado e isto as vezes altera bem a temperatura.

Sobre os sensores, sem duvida que se tiver problemas vai lhe dar pessimas informações e um deles é o sensor de temperatura da agua ou seja sensor da central e como a temperatura sobe rápido demais e isto está parecendo problema no sensor.

Pra ser sincero, eu fico sem ação já que ele se mantem em um normal alto, melhor deixar como está se é que ele não altera ou se voce tivesse como comparar um radiador limpo com o seu, mas aí seria pedir muito em ter um a diposição para isto.

Um coisa é certa, se ele andou tipo uns 3 a 4 anos sem aditivo ai eu apostaria no radiaodor já sem as passagens como deveriam ser.
Imagem

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Limpeza de arrefecimento

por Alez » 06 Mai 2014, 13:36

Ai que tá Almeidão.

Nunca andou sem aditivo.

Sobre a ventoinha com o ar ligado não notei porque estava com o som ligado.

Da próxima vez que sair vou desligar o som e observar as ventoinhas com o ar ligado. Ou tem como fazer esse teste com ele parado na garagem?

Se sim, mais tarde faço o teste.

Só achei que tá demorando muito pra chegar na temp ideal que seria no meio ou nos 80º que é o primeiro ponto acima do azul?

Isto ainda não ficou claro para mim.

Sobre o sensor o meu carro não tem cebolão então o responsável é aquele sensor que fica perto da termostática. Este foi trocado recente. Pouco antes da manutenção na junta.

Como aconteceu tudo muito rápido dai que vieram as dúvidas. E estou preocupado porque se eu rodar com o sistema errado e essa junta queimar de novo me quebra junto.

Desculpem os grandes textos senhores.

Obrigado Almeidão.

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Limpeza de arrefecimento

por Alez » 06 Mai 2014, 13:40

Almeidão, nem falou nada do conta-giro.

Tá normal?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8390
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Limpeza de arrefecimento

por Almeidão » 06 Mai 2014, 15:07

Alez escreveu:Almeidão, nem falou nada do conta-giro.

Tá normal?


Nem tinha reparado no contagiro, estava concentrado na temperatura. Está super normal na lenta, perfeito

Só não entendi sobre o que voce diz demorar aquecer até sair do azul, muito pelo contrário ele está aquecendo rápido demais, o meu com 3 minutos ligado pela primeira vez nas manhãs não sai nem do azul. Isto é o que mais está me intrigando porque entupido ou não, este aquecimento rápido é incomum e por isto que eu estou achando ser algo com o sensor.

Independente disto, do jeito que ela está se for temperatura real ele não queima a junta mesmo. Para queimar é acima de cem no painel e é perigoso os carros que trabalham perto dos cem sempre, isto sim vai minando a junta e pode queimar. No seu caso não acredito que isto possa acontecer e a cada vez que olho as fotos penso ser algo de informação e não que a temperatura esteja errada.

Mas esta serve para o povão: Sem um radiador novo para comparar, impossivel dar garantia em um usado sobre a vazão.
Imagem

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Limpeza de arrefecimento

por Alez » 06 Mai 2014, 15:12

Almeidão escreveu:
Alez escreveu:Almeidão, nem falou nada do conta-giro.

Tá normal?


Nem tinha reparado no contagiro, estava concentrado na temperatura. Está super normal na lenta, perfeito

Só não entendi sobre o que voce diz demorar aquecer até sair do azul, muito pelo contrário ele está aquecendo rápido demais, o meu com 3 minutos ligado pela primeira vez nas manhãs não sai nem do azul. Isto é o que mais está me intrigando porque entupido ou não, este aquecimento rápido é incomum e por isto que eu estou achando ser algo com o sensor.

Independente disto, do jeito que ela está se for temperatura real ele não queima a junta mesmo. Para queimar é acima de cem no painel e é perigoso os carros que trabalham perto dos cem sempre, isto sim vai minando a junta e pode queimar. No seu caso não acredito que isto possa acontecer e a cada vez que olho as fotos penso ser algo de informação e não que a temperatura esteja errada.

Mas esta serve para o povão: Sem um radiador novo para comparar, impossivel dar garantia em um usado sobre a vazão.


Não sei se entendeu. Com 3 minutos ele nem sai do azul mesmo (essa dos 3 minutos eu peguei do vídeo do ADG e do post do Bruno). Por isto perguntei se essa regra serve para o Vectra porque no vídeo em questão ele está testando um Fiat. Enfim, o collection leva 7 min com o carro já em movimento para 80º e até 9min já está no meio. Esse meio da temp eu não sei exatamente que temperatura é.

90º?

Porque o ponto acima é 100º e o vermelho é danger.

Isso de acordo com os paineis que tem grafia no ponteiro da temp.

:52:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8390
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Limpeza de arrefecimento

por Almeidão » 06 Mai 2014, 16:13

Alez escreveu:
Almeidão escreveu:
Alez escreveu:Almeidão, nem falou nada do conta-giro.

Tá normal?


Nem tinha reparado no contagiro, estava concentrado na temperatura. Está super normal na lenta, perfeito

Só não entendi sobre o que voce diz demorar aquecer até sair do azul, muito pelo contrário ele está aquecendo rápido demais, o meu com 3 minutos ligado pela primeira vez nas manhãs não sai nem do azul. Isto é o que mais está me intrigando porque entupido ou não, este aquecimento rápido é incomum e por isto que eu estou achando ser algo com o sensor.

Independente disto, do jeito que ela está se for temperatura real ele não queima a junta mesmo. Para queimar é acima de cem no painel e é perigoso os carros que trabalham perto dos cem sempre, isto sim vai minando a junta e pode queimar. No seu caso não acredito que isto possa acontecer e a cada vez que olho as fotos penso ser algo de informação e não que a temperatura esteja errada.

Mas esta serve para o povão: Sem um radiador novo para comparar, impossivel dar garantia em um usado sobre a vazão.


Não sei se entendeu. Com 3 minutos ele nem sai do azul mesmo (essa dos 3 minutos eu peguei do vídeo do ADG e do post do Bruno). Por isto perguntei se essa regra serve para o Vectra porque no vídeo em questão ele está testando um Fiat. Enfim, o collection leva 7 min com o carro já em movimento para 80º e até 9min já está no meio. Esse meio da temp eu não sei exatamente que temperatura é.

90º?

Porque o ponto acima é 100º e o vermelho é danger.

Isso de acordo com os paineis que tem grafia no ponteiro da temp.

:52:


Nossa, este está nos dando trabalho e bom que voce debateu porque eu sinceramente passei por cima tinha ficado algo para trás.

Na verdade ele chega no alto tipo 10 minutos e logo desce um pouco nos 14 minutos, isto porque quando ele chega lá em cima é onde a valvula abre por completo. Está abrindo tarde demais e pode ser ela o problema.

Isto não quer dizer que o problema será sanado, mas que a valvula que voce esteja usando está abrindo tarde demais com certeza está e já é algo para começar acertar. A vantagem é que voce não precisa comprar outra para testar, basta tirar o refil e andar sem ela e informar como ficará e com certeza esta sua dese ser algo de 87 a 92º, e está escrito nela.
Imagem

174 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 130 visitantes

Bem-vindo: 04 Mai 2024, 14:01