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Vectra BLimpeza de arrefecimento - Vectra B

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sidnei cbm
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Re: Limpeza de arrefecimento

por sidnei cbm » 12 Mai 2014, 10:44

Ele continua com um parafuso só?

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Thiago Menezes
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Re: Limpeza de arrefecimento

por Thiago Menezes » 12 Mai 2014, 10:45

leandrofviana escreveu:Fui tentar tirar os 3 parafusos ali do local onde fica a válvula, 1 saiu e 2 quebraram. A tampa ficou presa, não me arrisquei de tirar ela porque não teria como colocar no lugar de novo pois era domingo. Então, enfiei o dedo por dentro ali do tubo onde pega a mangueira e percebi que não tem nada dentro. Pelo que vi, a válvula fica ali dentro e do jeito que é a válvula não daria para eu enfiar o dedo. Por isso assumi que não tem válvula, entendeu? Agora, sobre a temperatura, andando de quinta, em velocidade, ou parado no transito ficou entre 82 e 88. Sem passar ou ficar antes. Não testei com ar ainda. Em velocidade então era pra ficar em 80?


Tudo bem amigo eu entendi isso, só não entendi porque colocou aditivo se vai ter que esgotar o sistema todo novamente para colocar a válvula termostática entendeu?

Outra coisa você deixou com um parafuso mesmo? Amigo o sistema trabalha com pressão eu no seu lugar já tinha levado o carro hoje para o mecânico não fique rodando nele assim. :13:

Que aditivo você usou?
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Re: Limpeza de arrefecimento

por sidnei cbm » 12 Mai 2014, 10:51

:74: . Você está correndo um risco de arrebentar com o motor e seu bolso. Vá lá antes que dê algo errado. De preferência o mais próximo possível da sua casa.

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Re: Limpeza de arrefecimento

por sidnei cbm » 12 Mai 2014, 10:55

Almeidão escreveu:COMPRE ESTE, NÃO COMPRE OUTRO - MTE 760.
JÁ QUE VAI MEXER, TROQUE O REFIL DA TERMOSTÁTICA., COMPRE ESTA 211.82° - MTE SÉRIE OURO.


Também recomendo, ele vai trabalhar menos quente um pouco.

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Re: Limpeza de arrefecimento

por leandrofviana » 12 Mai 2014, 11:14

Então, vou levar ele hoje ainda pra retirar estes parafusos e colocar/trocar a válvula termostática. os dois parafusos quebrados quebraram bem ali na cabeça. Então o corpo ta preso ainda como se estivessem 3 parafusos. Não vaza mas para começar a vazar não custa nada. Vou deixar ele hoje lá para acertar isso. Thiago, tem razão esqueci que para ele mexer nesta parte vai ter que tirar o aditivo. Usei o AcDelco. Dei mole nesta parte.

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Re: Limpeza de arrefecimento

por Thiago Menezes » 12 Mai 2014, 13:20

leandrofviana escreveu:Então, vou levar ele hoje ainda pra retirar estes parafusos e colocar/trocar a válvula termostática. os dois parafusos quebrados quebraram bem ali na cabeça. Então o corpo ta preso ainda como se estivessem 3 parafusos. Não vaza mas para começar a vazar não custa nada. Vou deixar ele hoje lá para acertar isso. Thiago, tem razão esqueci que para ele mexer nesta parte vai ter que tirar o aditivo. Usei o AcDelco. Dei mole nesta parte.


Infelizmente você vai ter que comprar de novo :61:
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Re: Limpeza de arrefecimento

por leandrofviana » 12 Mai 2014, 13:38

Só uma dúvida, reparo que ele arma a ventoinha apenas quando chega em 88. Depois disso cai para 82 e fica ali até subir e armar novamente. Está certo isso?

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Re: Limpeza de arrefecimento

por Thiago Menezes » 12 Mai 2014, 14:07

Sim amigo ela tem que arma exatamente para isso, para refrigerar e fazer a temperatura cair.
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Re: Limpeza de arrefecimento

por Adriano cruz » 12 Mai 2014, 14:27

leandrofviana escreveu:Fui tentar tirar os 3 parafusos ali do local onde fica a válvula, 1 saiu e 2 quebraram. A tampa ficou presa, não me arrisquei de tirar ela porque não teria como colocar no lugar de novo pois era domingo. Então, enfiei o dedo por dentro ali do tubo onde pega a mangueira e percebi que não tem nada dentro. Pelo que vi, a válvula fica ali dentro e do jeito que é a válvula não daria para eu enfiar o dedo. Por isso assumi que não tem válvula, entendeu? Agora, sobre a temperatura, andando de quinta, em velocidade, ou parado no transito ficou entre 82 e 88. Sem passar ou ficar antes. Não testei com ar ainda. Em velocidade então era pra ficar em 80?


Em 80 ou abaixo disso a maior parte do tempo com a/c desligado.

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Re: Limpeza de arrefecimento

por leandrofviana » 12 Mai 2014, 14:34

Então, aí que eu fico na dúvida. Vejo pessoal dizendo que o certo é ele trabalhar entre 80 e 88, vejo outros dizendo que tem que trabalhar abaixo de 80. Isso ai me deixou confuso. Meu carro arma agora em 88 e cai pra 82 não baixando disso. Fica indo de 82 pra 88 e de 88 pra 82. Este funcionamento está anormal com o ar desligado? Estou perguntando porque antes de eu mexer na válvula o carro ficava armando a ventoinha em 75 e ficava a maior parte do tempo ligada. Agora depois de eu mexer nela ficou neste estado entre 82 e 88.

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Re: Limpeza de arrefecimento

por Adriano cruz » 12 Mai 2014, 14:57

A temperatura entre 82 e 88 tá normal andando mais devagar, mas em quinta marcha na rodovia sem A/C normalmente fica abaixo de 80 a maior parte do tempo. Esse é o correto segundo o relato de vários membros do clube e é o que acontece no meu carro. Talvez teu radiador não esteja resfriando direito com o vento na rodovia. Como é que fica a temperatura com A/C ligado na estrada ou devagar ?

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Re: Limpeza de arrefecimento

por Thiago Menezes » 12 Mai 2014, 15:16

Amigo você precisa primeiro fazer tudo ''certo'' para depois fazer os diagnósticos, vá até o mecânico coloque a válvula termostática corretamente 82º, verifique se o sistema tem vazamento se tiver tem que resolve-ló primeiro e depois disso coloque o aditivo na proporção certa (utilize aditivo de marca confiável) e assim comece a observar seu carro se algo ainda estiver errado você vai para outras hipóteses como radiador ou até mesmo junta queimada (que não vem ao seu caso pela temperatura marcada atualmente).

Faça esses procedimentos primeiro e depois de tudo certo volte aqui e conte seu relato.

Boa sorte
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Re: Limpeza de arrefecimento

por leandrofviana » 13 Mai 2014, 09:41

Bom, troquei os parafusos e coloquei a válvula. O funcionamento ficou o mesmo. Aciona em 88 e cai pra 82 ficando ali . Hoje fiz o teste com ar condicionado, com ele ligado fica sempre em 81, 82. Não sobe nem desce tanto no transito como em pista livre. Notei também que o carro ficou mais econômico em relação a antes de mexer no sistema. Um detalhe que queria a opinião de vocês, sempre que arma a ventoinha em 88 ele dá uma queda e treme o carro como se fosse morrer mas é coisa rápida mas bem chato. Isso é normal? Antes não fazia isso. O que pode ser?

Alez
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Re: Limpeza de arrefecimento

por Alez » 13 Mai 2014, 11:08

Senhores, com o carro completamente aquecido, em quantos graus a temp tem que ficar?

Reparei que no marcador dá um valor e na leitura do scanner da outro.

Ai ontem acompanhei o procedimento e o mecânico me mostrou que para este motor é aceitável entre 97º - 105º.

O meu acusou 97º completamente quente e sem ar ligado. E na temp fica um pouco acima dos 90º, deduzindo que as marcações sejam [azul - 80º - 90º - 100º - vermelho]. No scanner ficou em 97º mas no marcador da temp não chegou perto do ponto de 100º. Dizendo ele que a montadora faz isto para não assustar o proprietário vendo a temp toda hora lá próximo no 100º a maior parte do tempo. A única ressalva que ele estava me explicando ontem é que se bater no vermelho alguma vez tem que encostar o carro na mecânica para conserto.

Achei muito alto ficar em 97º e cair de 3-4º quando arma a ventoinha ficando em 93º.

Ele disse estar normal meu carro! Que tem que trabalhar mais quente mesmo. Não passando de 105º.

Daí a importância e um bom aditivo!

leandrofviana
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Re: Limpeza de arrefecimento

por leandrofviana » 13 Mai 2014, 11:41

Alez, mas aí é que está. Vejo muita gente falando que é 88 outros falanado 90, outros falando 97.. Eu realmente não sei a certa. Tenho pouca experiencia com Vectras.

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Re: Limpeza de arrefecimento

por sidnei cbm » 13 Mai 2014, 13:26

Quando dispara o ventilador já está acima de 100, algo em torno de 105 graus. O seu carro tá numa temperatura de trabalho bacana, se preocupe na limpeza do seu sistema, valvula termostática e com a proporção adequada de aditivo/água. Devido o sistema estar sob pressão e com aditivo, a água tem seu ponto de fervura aumentado. Pode ficar tranquilo.

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Re: Limpeza de arrefecimento

por Almeidão » 13 Mai 2014, 15:32

Sobre o scaner, o mecanico tem razão ele é mais alto que a temperatuda de painel e por isto que devemos achar preocupante quando esteja acima de 93º, isto porque somando com o real seria 98º e esta temperatura é da agua o restante já está quase derretendo e não há pistão que não fica ovalado com uma temperatura destas.

Sobre ferver ou não, não importa 100º fervendo tem a mesma temperatura dos 100º sem ferver. Ou será que tem um 100º mais frio?

Temperatura ideal não é só para Vectra são para qualquer carro, é algo universal.

Temperatura deve ser sempre comparada com o ar desligado

Pista de 80 a 83º no máximo alterando quando paramos ou diminuimos a velocidade por um tráfico qualquer

Cidade 88 e no máximo 90 porem não fica ai, ela chega entra os ventiladores e volta para o minimo que é 82 ou 83.

Ao ligar o ar, no máximo que ela pode ir será 93º, estando diferente disto tem algo errado.

Desculpa ai pessoal, mas vejo muita gente ainda tentando se safar achando que o errado é o certo.

Ja comentei várias vezes que a temperatura ideal de trabalho é o que mostra no painel menos de 82º, aliás é nesta temperatura que o carro estará rodando nas rodovias e se fosse ruim com certeza o radiador seria tapado para ela ser maior. Não é por ela está em 95 que o carro será economico.
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Re: Limpeza de arrefecimento

por Alez » 13 Mai 2014, 15:51

Então, meu carro tá errado almeidão?

Tô confiando mais em você por ter e gostar do vectra e por saber cuidar!

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Re: Limpeza de arrefecimento

por leandrofviana » 13 Mai 2014, 15:58

Então seguindo o que o Almeidão falou acho que meu carro está certo. Lembrando que troquei valvula, cebolão e aditivo. Só ficou diferente na questão do ar condicionado. Meu carro com ar ligado fica em 81,82. Tanto parado no engarrafamento quanto andando na pista livre. Tenho notado que ele ficou mais economico mas vou andar mais pra ter certeza. Agora o que está chato é quando arma a ventoinha que dá uma queda estranha parecendo que o carro vai morrer. Uma coisa rápida que logo em seguida volta ao normal e isto não fazia antes.
Editado pela última vez por leandrofviana em 13 Mai 2014, 15:59, em um total de 1 vez.

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Re: Limpeza de arrefecimento

por Thiago Menezes » 13 Mai 2014, 15:58

Almeidão uma dúvida por favor:

O marcador de temperatura do Vectra C e diferente do B isso todo mundo sabe, como não tem numerações no meu acho que você já chegou comentar isso comigo mas infelizmente esqueci pode me dizer nas marcações quais são as temperaturas por favor?

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No segundo traço, no meio, no terceiro e no final são quantos graus respectivamente?
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