jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Obrigado Almeidao, vou verificar se encontro Axios por aqui
Sobre este ajuste dos rolamentos/diferencial.. senta que la vem historia...
Eu havia trocado o retentor do eixo do passageiro que estava vazando (aproveitei pra trocar a junta do carter e bomba de oleo tbm) e junto comprei o outro retentor e oring do lado do motorista pra trocar junto, no fim na correria pra termina e usar o carro, como esse outro lado nao estava vazando, decidi deixar pra depois...
Pois bem, ao desmontar agora notei um retentor novinho ali... "novinho" diga-se de passagem, mas ja fora substituido pelo antigo dono pois havia silicone em volta, e por isso nao estava vazando...
Marquei a porca castelo mas antes de soltar queria ver se haviam deixado alguma folga ali, e para minha surpresa, ao tentar apertar, ela ja estava no limite... ou seja, quem trocou anteriormente nao deixou nenhuma folga estava encostada no maximo...
Por sorte nao tive nenhum problema no carro, as pistas dos rolamentos tambem estao como novas, mas isso deve ter no minimo 3 anos q esta assim e mais de 30mil km, pois foi quando comprei o carro....
Enfim, pra alongar mais a historia, estava pesquisando na gringa o ajuste desses rolamentos, pelo que entendo o ajuste correto se faz desmontando a tampa embaixo e usando um relogio comparador, mas ai encontrei esse esse artigo interessante...
Interessante pois, diz apenas para marcar a porca e voltar no mesmo lugar, deve fazer ajuste apenas se trocar o rolamento ou diferencial, usando as medidas fornecidas e usando as ferramentas especiais abrindo tambem a tampa da quinta marcha....
Bom vou deixar aqui o artigo e fotos das ferramentas, esta em ingles, mas talvez alguem consiga decifrar tudo isso....
Tambem achei um reparador na gringa dizendo isso mesmo que voce falou, diferenca pra voltar apenas 2 a 3 dentes...
https://workshop-manuals.com/vauxhall/a ... 17plus/f18)/?expand_article=1
edit: se nao abrir o link completo pesquisem no google - differential gear remove and install (f13/f13plus/f17/f17plus/f18)
jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Pois é, o artigo usa o ponto de referencia anterior e no fim nao explica oq precisamos saber que é justamente um caso desses, se a trava quebrou e saiu da posicao por exemplo, ou mexanico deixou errado, como verificamos para ajustar do zero..?
O que achei estranho é usar aquela ferramenta em "c" para o ajuste (que parece encaixar na caixa satelite e nao na porca castelo) nao entendi essa parte mas consegui pegar o artigo todo e vou deixar aqui, a parte do ajuste/ferramentas esta no post anterior
Eu ainda nao montei devolta, comprei uma homocinetica pela internet e vou esperar chegar, mas como a minha estava apertada ate o final e sem problemas aparente vou seguir o que achei no forum da gringa e voltar só 2-3 dentes, acho q é uma folga so para passar fio de oleo ali e lubrificar os rolamentos nao pode ser muita.... tambem estou usando o oleo original gm 75w85 (caro pra caramba) e nao quero abrir ali pois da um trabalho nao perder esse oleo e manter tudo limpo...
jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Sim confesso não estar tão preocupado com esse ajuste apos seu relato, pelas nossas experiencias aqui temos totalmente o oposto e ambos sem problemas
-o meu apertado no maximo, ha uns 3 anos, tudo ok...
-o seu folgado uma volta..! 10 anos, tudo ok...
E tambem pelo manual tecnico diz pra rosquear a porca e ajustar com uma ferramenta especial de outra forma, nao por ali... bom...
Falando em trava, talvez mais simples ver essa folga sem remover a tampa, achei esse video com a dica ---remover a trava da ponta da homocinectica e colocar ali pra ver o jogo forcando o eixo pra cima/baixo: https://www.youtube.com/watch?v=-MbHuZzbK14
Mas pensando em apertar ate o fim e voltar 2-3 dentes, vou ver se consigo nesse fim de semana e atualizo aqui, a ideia do filtro pra pegar o oleo e uma boa, ja usei toalha de rosto pra tentar algo parecido com aditivo hahah
E esse oleo e caro mas bem melhor mesmo, quando comprei o carro tinha colocado o Tutela SAE 80 (GL4 mineral) e em dias frios pela manha quase impossivel engatar a primeira, lembro q troquei as buxas e ajustei o trambulador, melhorou mas nao resolveu, so depois de colcoar o oleo sintetico ficou zerado as trocas nunca mais tive problemas...
jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Almeidao, atualizando aqui ainda nao consegui montar, no fim nem enviaram a peça ainda e estou tentando achar em outro local
Vc disse que colocou da Axios, pode me dizer qual o codigo da peça do lado do cambio interna? seria 546.6085 que vc colocou?
Aproveitando algumas coisas que notei, tirei o anel oring so pra testar o ajuste ali, se vc pressionar a porca castelo ao mesmo tempo que tenta rosquear ela pode pular uma volta... digo porque a contei 6 voltas quando tirei, ai agora ao colocar deu so 5 voltas ate o final... entao sei la vai ver a sua nao estava uma volta fora mas ficou essa impressao
Tambem revendo o manual tecnico acho entendi ali, o ajuste e feito nessa pporca castelo mesmo nao tem outro jeito, oq o manual diz, aquela ferramenta, seria para girar o diferencial e ver o quanto de torque esta aplicando pra conseguir girar ele, tem q ser um torque minimo que esta em Ncm (menor q NM)
Falei tambem com um colega mecanico e ele disse q o certo e tirar o carter e ver a fogla por ali, mas pelo q percebi e isso mesmo, aperta ate o fim e volta alguns dentes, deixa uma folga minima da pra testar sem tirar o carter com o eixo mesmo sem aquela trava, mas se for chato e quiser garantir 100% o certo e tirar o carter heheh
jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje valeu Almeidao, é isso mesmo que vc falou talvez tenha me passado na contagem ao sacar ela, mas estamos no caminho certo
essa homocinetica interna do cambio que esta uma saga pra encontrar aqui.. pessoal da loja fez o pedido e veio essa da axios que mencionei mas nao serve, tem 25 dentes interno do eixo mas o lado do cambio e diferente com menos dentes...
Se ainda tiver facil ai o codigo da peça que vc comprou agradeço, por hora pedimos uma da nakata mesmo vamos ver se vem a certa... faz 2 semanas sem carro no macaco esperando..
chirola escreveu:Fuente del Mensaje bom a foto da caixa confirma minha sospeita de que hoje em dia tudo é fabricado na china e so muda a etiqueta , é umdos motivos pqlos que eu ja não compro marcas originais , vc acaba pagando a marca e o produto é uma peça chinesca.
e é asim com a maioria dos produtos ja foi a epoca que vc compraba um produto dos eeuu ou alemão e era realmente fabricado ali , agora tudo é da china , o problema não é ser fabricado na china na china tambem fabrica coisa boa mais se o comprador não coloca um controle de cualidade e compra so pelo preço os chineses vao mandar mercaduria de cualidade duvidosa .
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje mas tem fabricantes para eles na China com a qualidade que eles exigem.
chirola escreveu:Fuente del MensajeAlmeidão escreveu:Fuente del Mensaje mas tem fabricantes para eles na China com a qualidade que eles exigem.
iso mesmo , aqui não colocam um minimo de cualidade e esta cheio de coisa ruim pra vender ,
estaba olhando as vieletas traseiras , nunca desmontei mais não tem como trocar so as buchas delas ? pelo tamanho acho que alguma bucha de amortecedor deveria encaixar nelas , .
homocinetica ja troquei a muito tempo do meu carrro e não lembro cuantas estria tinha, por sorte não incomodaram mais torço para que demore muito tempo para dar problema outra vez , mais lembro que a ultima que troque coloque uma generica que tinha a ponta dela mais curta e consegui colocar a porca com um cachimbo curto , na originl tem que ser um cachimbo 30 mm longo , mais ja faz uns 3 anos
a que coloque era tão barata que nem graxa tinha na embalagem kakakakak por sorte tinha graxa de homocinetica que utilizo para colocar nos rolamentos
jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Falando de suspensao traseira, vcs ja chegaram a trocar essas buchas? achei essa foto com todas pra ilustrar
Se essas buchas estiverem ruims ferra todo o alinhamento da traseira.. acho q depois que trocar e alinhar deve ficar outro carro, to querendo mais pra frente trocar tudo junto com os amortecedores e bieletas
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sobre as bieletas, eu até guardei as velhas, mas não achei nada para colocar ali e daria para mudar as pontas da barra e usar uma outra bucha sendo que a original é bem diferente mesmo e e dificil de sair até depois de velha.
chirola escreveu:Fuente del MensajeAlmeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sobre as bieletas, eu até guardei as velhas, mas não achei nada para colocar ali e daria para mudar as pontas da barra e usar uma outra bucha sendo que a original é bem diferente mesmo e e dificil de sair até depois de velha.
verdade no video da pra ver que a bucha dolado da barra tem encaixe na barra , ingenheiro tem cada idea boa para complicar as coisas kakakkaka
as buchas hidraulicas traseiras tem muito carr que utiliza , mais vi que o civic dos anos 90 ele não utiliza buchas hidraulicas na traseira e sim buchas de borracha e ele não tem fama de suspenção ruim , e so uma curiosidade minha descarto totalmente a chance de trocar as buchas hidraulicas por buchas de tecnil ou poliuretano esses materiais não tem como acompanhar o movimento das balanças traseiras
jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje o vectra por ser traçao dianteira nao deve sofrer tanto desgaste, mas é uma bucha importante pra verificar, o problema e trocar as danadas ja q devem estar grudalas ali q é uma blza
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