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Vectra BProblemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

466 mensagens
Almeidão
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 20 Set 2023, 14:27

Acho que 100% do problema está no cebolão e funcionando somente o segundo estágio, isto se ninguem mexeu muito ali. Eu não sei qual é o ceboção certo do seu carro, o carro mais novo usa um que sendo MTE seria o MTE 763, e eu ainda prefiro o MTE 760. porem a tomada dele é redonda, enquanto do seu carro é retangular. Eu iria preferir mudar tudo para este MTE 760, mais fácil de achar e eu e quase ninguem sabe o numero correto do cebolão original do seu carro e com isto iria confundir as coisas.

Bem,,o problema não é difícil, mas você precisará fazer um teste para ver se os relês estão em dia. La no cebolão de cima tem 3 fios, um é negativo se for original ali seria o marrom, mas como não pega fogo, qualquer um que você encostar não fará nada ou ligará as ventoinhas.
Teste 1 - Encosta um fio marrom da tomada do cebolão em um outro fio que ali tem, qualquer cor, um deles terá que ligar as duas ventoinhas na baixa sem ligar a chave.
Teste 2 - Agora você já sabe qual fio liga na baixa sem a chave ligada. Liga a chave e encosta os 3 juntos, se funcionar as duas ventoinhas na alta, já podemos condenar o cebolão.
Teste 3 - só depois destes dois acima.

Este relê marrom ai é do ar condicionado, deve está assim pela idade, nunca vi um estragar ainda.
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santiliano
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por santiliano » 20 Set 2023, 15:07

Opa! Assim que possível irei fazer o teste.

Com relação ao modelo do cebolão, o de cima é um MTE-797, e tem um conector redondo.
O de baixo é diferente, ainda não consegui ver qual é, e tem o conector quadrado.

Minha dúvida é se posso usar o mesmo modelo de cebolão nas duas posições, ou se realmente eles precisam ser diferentes.
Se puder colocar 2 MTE-760, e for ficar melhor, eu troco o conector por um redondo no de baixo também.

Minha outra dúvida é por que este carro tem 2 cebolões, um é exclusivo para o ar?

Pq estou vendo agora que o preço dessa peça aumentou quase 3x da ultima vez que comprei, se o de baixo tiver bom, não vou mexer por enquanto rs.

Almeidão
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 21 Set 2023, 13:10

santiliano escreveu:Fuente del Mensaje Opa! Assim que possível irei fazer o teste.

Com relação ao modelo do cebolão, o de cima é um MTE-797, e tem um conector redondo.
O de baixo é diferente, ainda não consegui ver qual é, e tem o conector quadrado.

Minha dúvida é se posso usar o mesmo modelo de cebolão nas duas posições, ou se realmente eles precisam ser diferentes.
Se puder colocar 2 MTE-760, e for ficar melhor, eu troco o conector por um redondo no de baixo também.

Minha outra dúvida é por que este carro tem 2 cebolões, um é exclusivo para o ar?

Pq estou vendo agora que o preço dessa peça aumentou quase 3x da ultima vez que comprei, se o de baixo tiver bom, não vou mexer por enquanto rs.


Eu já comentei que este debaixo é desnecessário, ele é exclusivo para desligar o compressor se a temperatura subir muito, neste caso ele é bem mais quente que o de cima, e estando o sistema perfeito a temperatura do seu carro no painel nunca passará de 94 graus quando muito alta e nunca irá usar este cebolão que um carro poucos meses mais novo que o seu nem tem mais. Então já está explicado que os cebolões são diferentes e tem que ser diferentemesmo e o seu já usa um cebolão redondo, o 797 não é ruim apesar que é bem mais quente que o 760 e é bom entender que o mumero maior ou menor não diz nada sobre a temperatura, são apenas numeros de peças e a temperatura que vem nele é temperatura de motor, bem superior a que vai apresentar no painel e é a que presisamos saber.
Com um radiador de tubos, voce pode esquecer, porque nunca vas acertar o seu carro, ele tem que ser brasado ou sofrer com esta peça que uns fabricantes por ganancia fabricam e sem saber como funciona o sistema, ganham o dinheiro em dobro e o cliente perde em dobro.
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Willsf2021
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Willsf2021 » 22 Set 2023, 12:50

Boa tarde pessoal! Como alguns sabem meu radiador é Expandido e estava esperando chegar o Brasado da Visconde que comprei, mas extraviaram a peça, estava bom demais pra ser verdade kkkkk
A pergunta é, encontrei da marca Denso, pela Internet, alguém tem boas referências da marca? Está muito difícil encontrar Visconde novamente.. Notus sei que não é ruim, mas gostaria de algo que eu errasse para mais sabe kkk

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Ju_Bueno
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Ju_Bueno » 22 Set 2023, 13:42

Denso costuma ser original de alguns fabricantes... não sei se era o do Vectra B, mas é marca boa sim.
JULIANO -
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chirola
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por chirola » 22 Set 2023, 14:37

Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde pessoal! Como alguns sabem meu radiador é Expandido e estava esperando chegar o Brasado da Visconde que comprei, mas extraviaram a peça, estava bom demais pra ser verdade kkkkk
A pergunta é, encontrei da marca Denso, pela Internet, alguém tem boas referências da marca? Está muito difícil encontrar Visconde novamente.. Notus sei que não é ruim, mas gostaria de algo que eu errasse para mais sabe kkk

coloque un da marca denso no meu carro apos pouco tempo vazo aonde junta a colmeia com a parede de aluminio lateral teve que dar um pingo de solda , pode ser um caso isolado ou não , não poderia afirmar que é ruim porque é a primeira vez que utilizo .
meu radiador anterior não tinha marca era do mais chinesco que tem e funciono 100% ate que meu motor estragou e uma peça bateu nele , acho que e meio sorte mesmo .

Willsf2021
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Willsf2021 » 01 Out 2023, 06:11

Bom dia, pessoal!
Ontem chegou o radiador brasado da visconde e efetuei a substituição, quanto ao vazamento comprei os tampões original e coloquei no tubo d'água e na termostatica ao lado do alternador (entrada e retorno do ar quente)
Não notei se baixou água ainda, mas O CARRO AINDA ESTA ESQUENTANDO!
Radiador brasado, valvula termostatica de 82 da wahler e tudo novo! Bomba de água, mangueiras, ventoinha, reservatório. Eu já não sei mais o que fazer, andando ontem a noite com o carro na rodovia a 70/80km/h se o ar condicionado ligado a temperatura não baixava de 88 graus, quando ligueivo ar na rodovia a temperatura chegava nos seus 85/84 graus, mas era pegar qualquer trânsito que subia novamente. Pode ser o painel? Mas a ventoinha arma pelo que eu vejo no tempo certo.. meu Deus!

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por Willsf2021 » 01 Out 2023, 06:23

Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia, pessoal!
Ontem chegou o radiador brasado da visconde e efetuei a substituição, quanto ao vazamento comprei os tampões original e coloquei no tubo d'água e na termostatica ao lado do alternador (entrada e retorno do ar quente)
Não notei se baixou água ainda, mas O CARRO AINDA ESTA ESQUENTANDO!
Radiador brasado, valvula termostatica de 82 da wahler e tudo novo! Bomba de água, mangueiras, ventoinha, reservatório. Eu já não sei mais o que fazer, andando ontem a noite com o carro na rodovia a 70/80km/h se o ar condicionado ligado a temperatura não baixava de 88 graus, quando ligueivo ar na rodovia a temperatura chegava nos seus 85/84 graus, mas era pegar qualquer trânsito que subia novamente. Pode ser o painel? Mas a ventoinha arma pelo que eu vejo no tempo certo.. meu Deus!

Tampões originai**
Um detalhe, o reservatório de expansão é novo, mas comprei uma maleta para colocar pressão no sistema de arrefecimento para ver onde vazava mas a tampa não era a ideal para GM, entrou muito apertada e mesmo assim o cabeçudo aqui foi forçando até rosquear tudo, não sei se antes era assim mas a tampa do reservatório fica "sambando" no gargalo do reservatório até pegar aperto na última rosca, visualmente parece que não fez nada na rosa, mas será que pode ter espanado e estar vazando pressão por ela? Isso explicaria a temperatura de trabalho elevada?

Almeidão
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 01 Out 2023, 17:58

Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje
Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia, pessoal!
Ontem chegou o radiador brasado da visconde e efetuei a substituição, quanto ao vazamento comprei os tampões original e coloquei no tubo d'água e na termostatica ao lado do alternador (entrada e retorno do ar quente)
Não notei se baixou água ainda, mas O CARRO AINDA ESTA ESQUENTANDO!
Radiador brasado, valvula termostatica de 82 da wahler e tudo novo! Bomba de água, mangueiras, ventoinha, reservatório. Eu já não sei mais o que fazer, andando ontem a noite com o carro na rodovia a 70/80km/h se o ar condicionado ligado a temperatura não baixava de 88 graus, quando ligueivo ar na rodovia a temperatura chegava nos seus 85/84 graus, mas era pegar qualquer trânsito que subia novamente. Pode ser o painel? Mas a ventoinha arma pelo que eu vejo no tempo certo.. meu Deus!

Tampões originai**
Um detalhe, o reservatório de expansão é novo, mas comprei uma maleta para colocar pressão no sistema de arrefecimento para ver onde vazava mas a tampa não era a ideal para GM, entrou muito apertada e mesmo assim o cabeçudo aqui foi forçando até rosquear tudo, não sei se antes era assim mas a tampa do reservatório fica "sambando" no gargalo do reservatório até pegar aperto na última rosca, visualmente parece que não fez nada na rosa, mas será que pode ter espanado e estar vazando pressão por ela? Isso explicaria a temperatura de trabalho elevada?


A tampa do reservatório tem uma válvula para libera a pressão e ela tem, que está 100% vedando e acho que quem tem que fechar esta tampa é quem compra porque ela fecha fácil demais sem muita força e duas ou 3 vezes que um frentista fecchar ela já estragará. O duro é ficar trocando peças e peças e nem sabemos se algo que você trocou estaria bom e foi colocado ruim, se tivesse começad pelo radiador, talvez já terias acertado. Agora só posso pensar que pode ser probema na bomba ou a termostática e a termostática é fácil testar basta tirar ela fora, mas acho muito estranho a temperatura baixar mais com o ar ligado.
Saber se a bomba está girando em falso é muito difícil, mas talvez daria para um teste simples andar com ele até aquecer bem e buscar uma descida colocando uma quinta ou quarta sem acelerar e deixar ele ir no embalo e observar se a temperatura baixa com facilidade. Neste momento o motor estará girando, bomba girando, agua circulando e ele estará desligado.

Fechar reservatório é assim como no video no minuto 18:50, se não fechar assim já é problema, mas não sei se isto seria o problema da temperatra
https://www.youtube.com/watch?v=-9QyIPfWpXo
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por Willsf2021 » 01 Out 2023, 23:24

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje
Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia, pessoal!
Ontem chegou o radiador brasado da visconde e efetuei a substituição, quanto ao vazamento comprei os tampões original e coloquei no tubo d'água e na termostatica ao lado do alternador (entrada e retorno do ar quente)
Não notei se baixou água ainda, mas O CARRO AINDA ESTA ESQUENTANDO!
Radiador brasado, valvula termostatica de 82 da wahler e tudo novo! Bomba de água, mangueiras, ventoinha, reservatório. Eu já não sei mais o que fazer, andando ontem a noite com o carro na rodovia a 70/80km/h se o ar condicionado ligado a temperatura não baixava de 88 graus, quando ligueivo ar na rodovia a temperatura chegava nos seus 85/84 graus, mas era pegar qualquer trânsito que subia novamente. Pode ser o painel? Mas a ventoinha arma pelo que eu vejo no tempo certo.. meu Deus!

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Um detalhe, o reservatório de expansão é novo, mas comprei uma maleta para colocar pressão no sistema de arrefecimento para ver onde vazava mas a tampa não era a ideal para GM, entrou muito apertada e mesmo assim o cabeçudo aqui foi forçando até rosquear tudo, não sei se antes era assim mas a tampa do reservatório fica "sambando" no gargalo do reservatório até pegar aperto na última rosca, visualmente parece que não fez nada na rosa, mas será que pode ter espanado e estar vazando pressão por ela? Isso explicaria a temperatura de trabalho elevada?


A tampa do reservatório tem uma válvula para libera a pressão e ela tem, que está 100% vedando e acho que quem tem que fechar esta tampa é quem compra porque ela fecha fácil demais sem muita força e duas ou 3 vezes que um frentista fecchar ela já estragará. O duro é ficar trocando peças e peças e nem sabemos se algo que você trocou estaria bom e foi colocado ruim, se tivesse começad pelo radiador, talvez já terias acertado. Agora só posso pensar que pode ser probema na bomba ou a termostática e a termostática é fácil testar basta tirar ela fora, mas acho muito estranho a temperatura baixar mais com o ar ligado.
Saber se a bomba está girando em falso é muito difícil, mas talvez daria para um teste simples andar com ele até aquecer bem e buscar uma descida colocando uma quinta ou quarta sem acelerar e deixar ele ir no embalo e observar se a temperatura baixa com facilidade. Neste momento o motor estará girando, bomba girando, agua circulando e ele estará desligado.

Fechar reservatório é assim como no video no minuto 18:50, se não fechar assim já é problema, mas não sei se isto seria o problema da temperatra
https://www.youtube.com/watch?v=-9QyIPfWpXo

Andei mais com o carro, melhorou bastante, quando pego algum transito ou subidas em baixa velocidade as vezes o ponteiro passa no 90 e aciona o 1° estagio, abaixando muito rapidamente, descidas, retas com pouca aceleração a ventoinha nem liga, fica entre os ponteiros do 90 e 80 graus, na faixa de 86 a 89 graus. Nessas mesmas descidas com o ar ligado o ponteiro abaixa mais.

Willsf2021
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por Willsf2021 » 01 Out 2023, 23:26

Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje
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Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje
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Ontem chegou o radiador brasado da visconde e efetuei a substituição, quanto ao vazamento comprei os tampões original e coloquei no tubo d'água e na termostatica ao lado do alternador (entrada e retorno do ar quente)
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Tampões originai**
Um detalhe, o reservatório de expansão é novo, mas comprei uma maleta para colocar pressão no sistema de arrefecimento para ver onde vazava mas a tampa não era a ideal para GM, entrou muito apertada e mesmo assim o cabeçudo aqui foi forçando até rosquear tudo, não sei se antes era assim mas a tampa do reservatório fica "sambando" no gargalo do reservatório até pegar aperto na última rosca, visualmente parece que não fez nada na rosa, mas será que pode ter espanado e estar vazando pressão por ela? Isso explicaria a temperatura de trabalho elevada?


A tampa do reservatório tem uma válvula para libera a pressão e ela tem, que está 100% vedando e acho que quem tem que fechar esta tampa é quem compra porque ela fecha fácil demais sem muita força e duas ou 3 vezes que um frentista fecchar ela já estragará. O duro é ficar trocando peças e peças e nem sabemos se algo que você trocou estaria bom e foi colocado ruim, se tivesse começad pelo radiador, talvez já terias acertado. Agora só posso pensar que pode ser probema na bomba ou a termostática e a termostática é fácil testar basta tirar ela fora, mas acho muito estranho a temperatura baixar mais com o ar ligado.
Saber se a bomba está girando em falso é muito difícil, mas talvez daria para um teste simples andar com ele até aquecer bem e buscar uma descida colocando uma quinta ou quarta sem acelerar e deixar ele ir no embalo e observar se a temperatura baixa com facilidade. Neste momento o motor estará girando, bomba girando, agua circulando e ele estará desligado.

Fechar reservatório é assim como no video no minuto 18:50, se não fechar assim já é problema, mas não sei se isto seria o problema da temperatra
https://www.youtube.com/watch?v=-9QyIPfWpXo

Andei mais com o carro, melhorou bastante, quando pego algum transito ou subidas em baixa velocidade as vezes o ponteiro passa no 90 e aciona o 1° estagio, abaixando muito rapidamente, descidas, retas com pouca aceleração a ventoinha nem liga, fica entre os ponteiros do 90 e 80 graus, na faixa de 86 a 89 graus. Nessas mesmas descidas com o ar ligado o ponteiro abaixa mais.

A bomba d'água e a valvula termostatica 82° são novas..

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por Almeidão » 02 Out 2023, 07:32

Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje
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Um detalhe, o reservatório de expansão é novo, mas comprei uma maleta para colocar pressão no sistema de arrefecimento para ver onde vazava mas a tampa não era a ideal para GM, entrou muito apertada e mesmo assim o cabeçudo aqui foi forçando até rosquear tudo, não sei se antes era assim mas a tampa do reservatório fica "sambando" no gargalo do reservatório até pegar aperto na última rosca, visualmente parece que não fez nada na rosa, mas será que pode ter espanado e estar vazando pressão por ela? Isso explicaria a temperatura de trabalho elevada?


A tampa do reservatório tem uma válvula para libera a pressão e ela tem, que está 100% vedando e acho que quem tem que fechar esta tampa é quem compra porque ela fecha fácil demais sem muita força e duas ou 3 vezes que um frentista fecchar ela já estragará. O duro é ficar trocando peças e peças e nem sabemos se algo que você trocou estaria bom e foi colocado ruim, se tivesse começad pelo radiador, talvez já terias acertado. Agora só posso pensar que pode ser probema na bomba ou a termostática e a termostática é fácil testar basta tirar ela fora, mas acho muito estranho a temperatura baixar mais com o ar ligado.
Saber se a bomba está girando em falso é muito difícil, mas talvez daria para um teste simples andar com ele até aquecer bem e buscar uma descida colocando uma quinta ou quarta sem acelerar e deixar ele ir no embalo e observar se a temperatura baixa com facilidade. Neste momento o motor estará girando, bomba girando, agua circulando e ele estará desligado.

Fechar reservatório é assim como no video no minuto 18:50, se não fechar assim já é problema, mas não sei se isto seria o problema da temperatra
https://www.youtube.com/watch?v=-9QyIPfWpXo

Andei mais com o carro, melhorou bastante, quando pego algum transito ou subidas em baixa velocidade as vezes o ponteiro passa no 90 e aciona o 1° estagio, abaixando muito rapidamente, descidas, retas com pouca aceleração a ventoinha nem liga, fica entre os ponteiros do 90 e 80 graus, na faixa de 86 a 89 graus. Nessas mesmas descidas com o ar ligado o ponteiro abaixa mais.

A bomba d'água e a valvula termostatica 82° são novas..


Ainda é preocupante, porque as ventoinhas não ligam quando você está em rodovias tipo 50 KM para cima. Teria que ser uma serra tido serra das Araras para acionar e mesmo assim em alguns momentos onde a velocidade fosse cair para menos de 50. Se tiver com o ar ligado sim, o segundo estágio vai ligar
agumas vezes na serra das Araras. Mas sem ar com o sistema perfeito o primeiro estagio seria uma raridade armar em rodovias com velocidades acima de 50 km e a temperatura baixa bem no painel quando acima de 100.
O condensador do ar está íntegro? Reto ou côncavo? Com certeza ainda tem problemas ai no arrefecimento ou informações erradas com algum curto ao ligar o ar, talvez ela tenha ficado ruim tempos atrás e aconselharom ao ex dono trocar o radiador e ao colocar um errado ficou ainda pior.
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por Willsf2021 » 02 Out 2023, 12:13

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
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Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje

A tampa do reservatório tem uma válvula para libera a pressão e ela tem, que está 100% vedando e acho que quem tem que fechar esta tampa é quem compra porque ela fecha fácil demais sem muita força e duas ou 3 vezes que um frentista fecchar ela já estragará. O duro é ficar trocando peças e peças e nem sabemos se algo que você trocou estaria bom e foi colocado ruim, se tivesse começad pelo radiador, talvez já terias acertado. Agora só posso pensar que pode ser probema na bomba ou a termostática e a termostática é fácil testar basta tirar ela fora, mas acho muito estranho a temperatura baixar mais com o ar ligado.
Saber se a bomba está girando em falso é muito difícil, mas talvez daria para um teste simples andar com ele até aquecer bem e buscar uma descida colocando uma quinta ou quarta sem acelerar e deixar ele ir no embalo e observar se a temperatura baixa com facilidade. Neste momento o motor estará girando, bomba girando, agua circulando e ele estará desligado.

Fechar reservatório é assim como no video no minuto 18:50, se não fechar assim já é problema, mas não sei se isto seria o problema da temperatra
https://www.youtube.com/watch?v=-9QyIPfWpXo

Andei mais com o carro, melhorou bastante, quando pego algum transito ou subidas em baixa velocidade as vezes o ponteiro passa no 90 e aciona o 1° estagio, abaixando muito rapidamente, descidas, retas com pouca aceleração a ventoinha nem liga, fica entre os ponteiros do 90 e 80 graus, na faixa de 86 a 89 graus. Nessas mesmas descidas com o ar ligado o ponteiro abaixa mais.

A bomba d'água e a valvula termostatica 82° são novas..


Ainda é preocupante, porque as ventoinhas não ligam quando você está em rodovias tipo 50 KM para cima. Teria que ser uma serra tido serra das Araras para acionar e mesmo assim em alguns momentos onde a velocidade fosse cair para menos de 50. Se tiver com o ar ligado sim, o segundo estágio vai ligar
agumas vezes na serra das Araras. Mas sem ar com o sistema perfeito o primeiro estagio seria uma raridade armar em rodovias com velocidades acima de 50 km e a temperatura baixa bem no painel quando acima de 100.
O condensador do ar está íntegro? Reto ou côncavo? Com certeza ainda tem problemas ai no arrefecimento ou informações erradas com algum curto ao ligar o ar, talvez ela tenha ficado ruim tempos atrás e aconselharom ao ex dono trocar o radiador e ao colocar um errado ficou ainda pior.

Em rodovias a ventoinha não liga com o ar desligado, devo ter falado besteira, mas no trânsito liga sim, abaixo de 50km/h, o condensador está côncavo, pois minha esposa bateu a frente do carro de leve uma vez, mas quebrou o farol e amassou um pouco a alma do parachoque, aquela que tiramos para tirar o radiador. Apesar de ele estar meio torto não vaza gás, funciona normalmente.

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chirola
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por chirola » 02 Out 2023, 13:44

Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje Andei mais com o carro, melhorou bastante, quando pego algum transito ou subidas em baixa velocidade as vezes o ponteiro passa no 90 e aciona o 1° estagio, abaixando muito rapidamente, descidas, retas com pouca aceleração a ventoinha nem liga, fica entre os ponteiros do 90 e 80 graus, na faixa de 86 a 89 graus. Nessas mesmas descidas com o ar ligado o ponteiro abaixa mais.

meu carro é asim mantem entre 86 - 91 no painel é o normal , cual temperatura vc espera ver no painel?
meu carro esta com tudo original ate ocebolão duplo é o original de fabrica com seus 25 anos ainda funciona certinho .
lembrando que o sensor do painel é o cebolão tem leituras diferente o cabeçote é mais quente que o radiador .
na br não liga a ventoinha pode viajar a 130 trancuilo que não vai ligar a menos que vc ligue o ar e a temperatura vai mante por debaixo dos 85 graus se ligar o ar ate baixa mais um pouco chegando ate 82 no dia e ja vi meu carro com 78 -80 graus no painel viajando de noite .

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O condensador do ar está íntegro? Reto ou côncavo?

o condensador concavo na verdade é um problema do ar ele acaba pegando mais calor se encosta no radiador e faz aumentar a preção do gas , se ele esta encostado deveria ligar mais veces o segundo estagio das ventoinhas com o ar ligado porque ele liga por preção .

Almeidão
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 02 Out 2023, 14:25

É, o meu era muito côncavo, sem bater o carro ele foi ficando assim, me lembro que na ultima medida que fiz no centro dele antes de trocar, não passava uma caneta, estava quase encostado e ao colocar um novo reto, a temperatura baixou muito, isto porque ele côncavo fecha as entradas de ar que na verdade no Vectra é bom pouca e fácil de fechar.
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Willsf2021
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Willsf2021 » 02 Out 2023, 16:41

Então deve ser isso, na verdade eu acho que não entortou na batida, pois teria danificado a ventoinha e o radiador também, deve ser o tempo de uso mesmo, vou recuperar o fôlego agora para poder comprar um novo. Recomenda alguma marca?

Willsf2021
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Willsf2021 » 02 Out 2023, 19:27

Almeidão vou fazer uma limpeza nesse condensador, pois nunca fiz, vi relatos que melhora até o desempenho do AC, mais adiante volto para comentar sobre, quem.sabe até criar um tópico sobre isso.

Willsf2021
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Willsf2021 » 04 Out 2023, 11:31

Bom dia Senhores,
Fiz a limpeza do condensador ontem com Protelimp, para limpar serpentinas, não encontrei o Zenith aqui, infelizmente não deu diferença, estou começando a desconfiar da bomba d'agua, que tem uns 4 a 5 meses de uso, a marca Urba.
Aquela mangueira de retorno do radiador para o reservatório de expansão, depois que a valvula termoatatica está totalmente aberta, tem fluxo contínuo de água? Ou seja, é pra eu ver a água retornando para o reservatório a todo o instante mesmo na lenta? Porque eu notei que depois que o carro esquentou o fluxo ali não é contínuo, ele começa quando acelero, as vezes sai água na marcha lenta mas na maior parte do tempo não. Quando acelero aí sim retorna direto, meu carro são 8v, só tem um retorno ao reservatório. Tirei a mangueira também e ainda assim não fica contínuo, só quando abaixa ela, mas com o radiador cheio e sem ar no sistema é para sair a água mesmo na posição um pouco mais elevada, o que acham?

Almeidão
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por Almeidão » 04 Out 2023, 12:23

Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia Senhores,
Fiz a limpeza do condensador ontem com Protelimp, para limpar serpentinas, não encontrei o Zenith aqui, infelizmente não deu diferença, estou começando a desconfiar da bomba d'agua, que tem uns 4 a 5 meses de uso, a marca Urba.
Aquela mangueira de retorno do radiador para o reservatório de expansão, depois que a valvula termoatatica está totalmente aberta, tem fluxo contínuo de água? Ou seja, é pra eu ver a água retornando para o reservatório a todo o instante mesmo na lenta? Porque eu notei que depois que o carro esquentou o fluxo ali não é contínuo, ele começa quando acelero, as vezes sai água na marcha lenta mas na maior parte do tempo não. Quando acelero aí sim retorna direto, meu carro são 8v, só tem um retorno ao reservatório. Tirei a mangueira também e ainda assim não fica contínuo, só quando abaixa ela, mas com o radiador cheio e sem ar no sistema é para sair a água mesmo na posição um pouco mais elevada, o que acham?


Não, raramente você vai ver a água sendo retornada ali, este reservatório é expansão mesmo e não circulação e a bomba funciona assim: Puxa de um lado e empurra para o outro e tem que ter a mesma potencia em puxar e empurrar, neste caso empurrando, ela não irá para o reservatório porque pra sair do motor ela empurra, porem para entrar ela puxa e ela irá para o caminho mais fácil.
Eu desconfio da bomba, tem muitos relatos sobre esta marca que era quase sozinha no mercado, mas parece que um engenheiro lá querendo se aparecer fez uma mudança para aumentar os lucros e deu ruim, inclusive tem vários vídeoos sobre isto que quando ela esquenta há uma possiblidade de o rotor rodar em falço. Eu prefiro Nakata ou schadek e nunca usei com a polia de plástico, mas com o rotor de plástico sim em várias vezes já que troco ela entre 2 e 3 anos.

Desculpa se der errado, estou tentando lhe ajudar, mas tenhas em conta que nem sempre acertamos, apesar que a porcentagem de acerto seja muito maior que de erro.
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por Willsf2021 » 04 Out 2023, 12:29

Pouco depois que mandei essa pergunta vi no teu vídeo, no finalzinho, de como limpar o sistema de arrefecimento que você diz exatamente isso kkkkk
Desculpa? Que isso Almeidão, você e esse forum tem me ajuda demaaais da conta, se não der certo eu vou lá e tento de novo kkkkk, eu tenho que agradecer você e todos pela ajuda! A bomba de água pode circular e mesmo assim estar com.defeito? Circulando pouco eu digo, ou quando ela apresenta problemas ela para de vez? Tô querendo entrar nessa empreitada da bomba de água mas queria ter mais.certeza e eliminar mais coisas, mas não tem mais o que eliminar kkk

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