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 LONA DE FREIO DE MÃO 
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Registrado em: Qua Out 05, 2011 3:06 pm
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Mensagem LONA DE FREIO DE MÃO
Mandei fazer a troca da minha homocinética e aproveitei para mandar fazer o ajuste da alavanca do freio de mão que estava muito alta, o mecânico me disse que teve que fazer a limpeza da lona de freio, até onde eu sei, só existe lona em carros com tambor na traseira, só que o meu tem disco nas 4 rodas.

Como é o funcionamento do freio de mão em um carro com disco nas 4 rodas, alguém sabe???


Qua Nov 14, 2012 9:21 am
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Mensagem Re: LONA DE FREIO DE MÃO
JeanR escreveu:
Mandei fazer a troca da minha homocinética e aproveitei para mandar fazer o ajuste da alavanca do freio de mão que estava muito alta, o mecânico me disse que teve que fazer a limpeza da lona de freio, até onde eu sei, só existe lona em carros com tambor na traseira, só que o meu tem disco nas 4 rodas.

Como é o funcionamento do freio de mão em um carro com disco nas 4 rodas, alguém sabe???


No Vectra que possui freio a disco na traseira, o freio de mão funciona com pequenas lonas internamente, é isso mesmo. Eu acho que só no Vectra A que não tem essa lona, lembro que eu comprei o eixo completo do Vectra A CD para colocar no meu Kadett deixando ele com disco nas 4 rodas mas não me recordo de lona não, mas no vectra B e C o freio de mão é por pequenas lonas internamente.

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Marquinho
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Qua Nov 14, 2012 9:29 am
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Registrado em: Seg Jun 28, 2010 1:36 pm
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Mensagem Re: LONA DE FREIO DE MÃO
mdemarquinho escreveu:
JeanR escreveu:
Mandei fazer a troca da minha homocinética e aproveitei para mandar fazer o ajuste da alavanca do freio de mão que estava muito alta, o mecânico me disse que teve que fazer a limpeza da lona de freio, até onde eu sei, só existe lona em carros com tambor na traseira, só que o meu tem disco nas 4 rodas.

Como é o funcionamento do freio de mão em um carro com disco nas 4 rodas, alguém sabe???


No Vectra que possui freio a disco na traseira, o freio de mão funciona com pequenas lonas internamente, é isso mesmo. Eu acho que só no Vectra A que não tem essa lona, lembro que eu comprei o eixo completo do Vectra A CD para colocar no meu Kadett deixando ele com disco nas 4 rodas mas não me recordo de lona não, mas no vectra B e C o freio de mão é por pequenas lonas internamente.


Exatamente mdemarquinho, só um detalhe, não são tão pequenas não e muita gente regula freio de mão lá na alavanca enquanto o correto é nas rodas. Aliás, vou trocar as minhas em dezembro e estou procurando para comprar e não estou achando na minha cidade. Detalhe, elas não estão gastas, mas estão cheia de frisos e o tambor que é a parte interna do disco também, preciso comprar primeiro as lonas e desmontar para dar um passe.

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Qua Nov 14, 2012 5:13 pm
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Registrado em: Dom Ago 14, 2011 8:07 pm
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Mensagem Re: LONA DE FREIO DE MÃO
almeidão escreveu:
mdemarquinho escreveu:
JeanR escreveu:
Mandei fazer a troca da minha homocinética e aproveitei para mandar fazer o ajuste da alavanca do freio de mão que estava muito alta, o mecânico me disse que teve que fazer a limpeza da lona de freio, até onde eu sei, só existe lona em carros com tambor na traseira, só que o meu tem disco nas 4 rodas.

Como é o funcionamento do freio de mão em um carro com disco nas 4 rodas, alguém sabe???


No Vectra que possui freio a disco na traseira, o freio de mão funciona com pequenas lonas internamente, é isso mesmo. Eu acho que só no Vectra A que não tem essa lona, lembro que eu comprei o eixo completo do Vectra A CD para colocar no meu Kadett deixando ele com disco nas 4 rodas mas não me recordo de lona não, mas no vectra B e C o freio de mão é por pequenas lonas internamente.


Exatamente mdemarquinho, só um detalhe, não são tão pequenas não e muita gente regula freio de mão lá na alavanca enquanto o correto é nas rodas. Aliás, vou trocar as minhas em dezembro e estou procurando para comprar e não estou achando na minha cidade. Detalhe, elas não estão gastas, mas estão cheia de frisos e o tambor que é a parte interna do disco também, preciso comprar primeiro as lonas e desmontar para dar um passe.


Grande almeidao,
como é feita a regulagem do freio de mao na roda????
Abs

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Marcelo Souza
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Qua Nov 14, 2012 7:31 pm
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Mensagem Re: LONA DE FREIO DE MÃO
Se não me engano, no manual recomenda-se andar com o freio de mão levemente puxado por alguns metros, para limpar as lonas e o tambor.

Para que não realiza esse procedimento, as lonas devem ser eternas, já que são usadas somente com o carro parado.

Almeidão, quando realizar o procedimento, poderia tirar umas fotos? Eu nunca vi esse sistema aberto.

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Qui Nov 15, 2012 7:03 am
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Registrado em: Seg Jun 28, 2010 1:36 pm
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Mensagem Re: LONA DE FREIO DE MÃO
José Leal escreveu:
Se não me engano, no manual recomenda-se andar com o freio de mão levemente puxado por alguns metros, para limpar as lonas e o tambor.

Para que não realiza esse procedimento, as lonas devem ser eternas, já que são usadas somente com o carro parado.

Almeidão, quando realizar o procedimento, poderia tirar umas fotos? Eu nunca vi esse sistema aberto.


Ok José Leal, claro que sim. Mas enviarei as fotos para ti por e.mail hehehhe, sou bem pato em colocar no Site e isto tem uma explicação. Trabalho com computador o dia inteiro e tenho gente acessorando me, então qualquer coisinha diferente chamo o cara kakkaka. Antes de trocar as lonas, vou trocar o rolamento do lado esquerdo, já troquei o direito estou esperando chegar e deve ser semana que vem, ali já dá pra tirar fotos mesmo antes do trabalho de troca e poderão ver as lonas minha frisadas de uma forma que não entendi. Só não trocarei as lonas ainda, porque farei nas férias de fim de ano e estacionarei meu carro em um torneiro amigo meu e desmonto lá para dar o passe, evitando ter que ir pra lá sem carro e voltar.

Para o Marcelo, Lembro que a regulage das lonas que estamos falando são lonas de freio de mão com carros discos nas 4 rodas, porque carros com lonas traseiras, não se regula, elas tem regulagem automática. Bem, tira a roda fora e verás que no tambor de 4 furos tem 5, neste quinto furo voce coloca ele pra cima, e dentro do furo voce vê uma catraca de metal amarelo, (eu nem uso, mas se tiver uma lanterna ajuda muito) e com uma chave de fendas voce vai girando a catraca que é uma porca estrelada e girando o trambor até sentir ele quase preso. Só isto, eu sempre esqueço pra que lado girar, mas ai eu sindo na mão se está folgando ou não, farei o seguinte, assim que trocar o cubo com o rolamento eu preciso liberar o freio então tomarei nota e volto aqui informando.

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Qui Nov 15, 2012 1:42 pm
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Registrado em: Dom Ago 14, 2011 8:07 pm
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Mensagem Re: LONA DE FREIO DE MÃO
almeidão escreveu:
José Leal escreveu:
Se não me engano, no manual recomenda-se andar com o freio de mão levemente puxado por alguns metros, para limpar as lonas e o tambor.

Para que não realiza esse procedimento, as lonas devem ser eternas, já que são usadas somente com o carro parado.

Almeidão, quando realizar o procedimento, poderia tirar umas fotos? Eu nunca vi esse sistema aberto.


Ok José Leal, claro que sim. Mas enviarei as fotos para ti por e.mail hehehhe, sou bem pato em colocar no Site e isto tem uma explicação. Trabalho com computador o dia inteiro e tenho gente acessorando me, então qualquer coisinha diferente chamo o cara kakkaka. Antes de trocar as lonas, vou trocar o rolamento do lado esquerdo, já troquei o direito estou esperando chegar e deve ser semana que vem, ali já dá pra tirar fotos mesmo antes do trabalho de troca e poderão ver as lonas minha frisadas de uma forma que não entendi. Só não trocarei as lonas ainda, porque farei nas férias de fim de ano e estacionarei meu carro em um torneiro amigo meu e desmonto lá para dar o passe, evitando ter que ir pra lá sem carro e voltar.

Para o Marcelo, Lembro que a regulage das lonas que estamos falando são lonas de freio de mão com carros discos nas 4 rodas, porque carros com lonas traseiras, não se regula, elas tem regulagem automática. Bem, tira a roda fora e verás que no tambor de 4 furos tem 5, neste quinto furo voce coloca ele pra cima, e dentro do furo voce vê uma catraca de metal amarelo, (eu nem uso, mas se tiver uma lanterna ajuda muito) e com uma chave de fendas voce vai girando a catraca que é uma porca estrelada e girando o trambor até sentir ele quase preso. Só isto, eu sempre esqueço pra que lado girar, mas ai eu sindo na mão se está folgando ou não, farei o seguinte, assim que trocar o cubo com o rolamento eu preciso liberar o freio então tomarei nota e volto aqui informando.


blz almeidao está regulagem então é igual a regular o frio a lona do fusca certo? a o fusca é assim tb se regula com uma chave de fenda dentro da panela da roda......

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Qui Nov 15, 2012 2:16 pm
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Mensagem Re: LONA DE FREIO DE MÃO
Almeidão, o meu vcd somente segura no freio de mão quando é pra frente, se ele tiver que segurar para trás, não segura nada o carro sai andando, tipo tenho que subir uma rampa de ré se eu quiser que o freio de mão segure, pq se subir de frente só calçando as rodas com pedra. Como pode isso? Vc tem ideia do que pode ser? Ouvi dizer que limpeza resolve, será?
Abraço!

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Qui Nov 15, 2012 8:16 pm
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Mensagem Re: LONA DE FREIO DE MÃO
Alex.portobelo escreveu:
Almeidão, o meu vcd somente segura no freio de mão quando é pra frente, se ele tiver que segurar para trás, não segura nada o carro sai andando, tipo tenho que subir uma rampa de ré se eu quiser que o freio de mão segure, pq se subir de frente só calçando as rodas com pedra. Como pode isso? Vc tem ideia do que pode ser? Ouvi dizer que limpeza resolve, será?
Abraço!


Sem duvida nenhuma que limpeza ajudaria em tudo, mas não é este o problema. Eu acredito que ele está somente regulado nos parafusos da alavanca e esta regulage não é a correta e é obvio que quando ele está de ré ele precisa de mais freio porque ali está todo o peso do carro. Outra coisa que diminui a potencia do freio de mão, são os cabos muito velho e ressecados e as vezes até arrebentando e voce sem saber disso puxa algo suficiente para não quebrar e sem saber o insuficiente para travar lo. Saibas que tendo o freio perfeito seria a forma mais correta de parar em uma descida, exatamente de ré.

Se seus cabos são novos, então ele precisa de uma regulage nas rodas e não fique com vergonha não, o freio de estacionmento estará bem regulado, quando ele totalmente solto, voce com o carro levanta e sem pneu mal consegue girar a roda.

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Qui Nov 15, 2012 8:55 pm
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Mensagem Re: LONA DE FREIO DE MÃO
Então é só regular as lonas? Será que ela gastou mais de um lado que de outro?
Porque se eu tentar sair ( o carro estando numa reta), de ré com o freio de mão puxado, ele vai como se não tivesse freio de mão, e se for para frente, o carro amarra e só sai se acelerar muito e ainda assim as rodas não giram, vão de arrasto, enquanto que de ré é a mesma coisa que com freio de mão abaixado.

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Qui Nov 15, 2012 9:04 pm
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Mensagem Re: LONA DE FREIO DE MÃO
Alex.portobelo escreveu:
Então é só regular as lonas? Será que ela gastou mais de um lado que de outro?
Porque se eu tentar sair ( o carro estando numa reta), de ré com o freio de mão puxado, ele vai como se não tivesse freio de mão, e se for para frente, o carro amarra e só sai se acelerar muito e ainda assim as rodas não giram, vão de arrasto, enquanto que de ré é a mesma coisa que com freio de mão abaixado.


Eu primeiro de tudo faria uma regulage nas rodas iguais estas que mencionei caso não ficasse bom, eu verificaria os cabos que podem realmente não estarem bons. Sobre gastar a lona acho meio improvável, mas como já informei o meu está todo frisado e friso fundo tanto no tambor como nas lonas e por isto a regulage nunca fica 100%. Detalhe, coloquei os discos e comprei de um Vectra em um desmanche há mais de 5 anos e as mesmas não estão gastas e eu nunca troquei.

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Sex Nov 16, 2012 2:22 pm
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