vectraclube
vectraclube
Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: Dom Abr 20, 2014 5:56 pm

Responder  [ 6 mensagens ] 
 Mangueira tubo d´agua arrebentada Vectra Elite 2007 
Autor Mensagem
Recente

Mensagem Mangueira tubo d´agua arrebentada Vectra Elite 2007
Pessoal, sou novo no forum, e confesso que tem 2 dias que estou lendo o forum pra encontrar alguma luz, mas pouca coisa encontrei e resolvi criar um novo tópico.

Tenho um Elite 2.4 2007, e no sábado 28.04.2012 estava voltando pra casa a noite e de repente vi um fumação na frente do carro. Na hora assustei, mas nao senti nada anormal, nenhum barulho, nenhum cheiro... pensei que pudesse ser do carro da frente. Continuei andando, e por uns 7 minutos segui por uma avenida expressa, nada anormal no medidor de temperatura. Quando entrei no meu bairro, e a velocidade do carro diminuiu , rapidamente a temperatura do motor começou a subir pela ausencia de resfiramento pelo vento. Identifiquei isso muito rapidamente e logo parei num posto. Quando abri o capo, vi que não tinha nada de agua no reservatorio.

Esperei um pouco, e quando fui encher, vi que imediatamente a agua vazava por tras do motor, por um tubo preto, por uma fina saida. Logo a frente da saida de agua, vi uma mangueira com uma abracadeira de pressao solta. (Para melhor localizacao, esse tubinho, que é uma proeminencia de uns 2 cm, está num tubo de plastico preto, um palmo abaixo do reservatorio do fluido de freio, embaixo do cabecote).

Depois olhando com calma, percebi que a mangueira que conecta ali, tem o bocal na forma da saida do tubo, mas parece que alguma coisa quebrou dentro, pois fica muito inseguro o encaixe. Será que terei que trocar toda essa peça plastica, o tubo dágua? Será que esse tubinho quebrou? Alguem já viu algo parecido no Vectra 2.4?

Fico muito grato pela ajuda.

Beto

Seg Abr 30, 2012 11:06 am
Moderador

Mensagem Re: Mangueira tubo d´agua arrebentada Vectra Elite 2007
Amigo, primeiramente, bem vindo.

Esse tubo plástico é o calcanhar de Aquiles dos motores GM. De fato, é relativamente fácil quebrar essa peça. Não é muito cara, o complicado é trocar essa peça, pois tem que tirar o coletor de admissão.

Seg Abr 30, 2012 11:36 am
Recente

Obrigado pela resposta. Hoje vou tentar afixar essa mangueira, senão vai pra oficina de reboque.

O que me impressiona é como uma peça tão simples pode ser tão importante e tão perigosa.

Mas uma dúvida ainda persiste: Essa proeminencia do tubo preto que liga na mangueira, alguem sabe se ela quebra mesmo? O desenho da ponta da mangueira é chave-fechadura com essa saida do tubo...

Seg Abr 30, 2012 11:48 am
Vectra Clube

Foi este "bendito" tudo que quebrou no meu carro e fez queimar a junta do cabeçote. Ele nem custa caro, mas para trocar é o que o Zé Leal disse. Tem que tirar o coletor de admissão. O dano causado está registrado no forum.

*****/////////*****
An eye for an eye makes the whole world blind. Mahatma Gandhi

Seg Abr 30, 2012 3:27 pm
Vectra Clube

e aconteceu isso acredito eu pela falta de uso de aditivo no arrefecimento....
vc usa aditivo no radiador!?!?!?!

Fotos: viewtopic.php?f=29&t=47138

Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002634005777

Seg Abr 30, 2012 3:33 pm
Recente

Eu até uso, mas não dava muita importancia. Agora vou ver se faço até uma revisão completa nesse sistema de arrefecimento. Já imaginou deixar ir pro saco esse motorzão por causa de superaquecimento. Nem a pau juvenal.

Semana passada tive que completar o nivel e pus só agua... quase um meio litro.

Agora, fico na duvida se foi por causa de aditivo ou a falta dele, uma vez que a peça não é metálica. É borracha com plastico. Eu ainda to na duvida se quebrou alguma coisa ou se só soltou. Pra isso preciso ver a peça original.

Quanto aos danos sobre queimar a junta, acredito que nçao chegou nesse ponto, uma vez que imediatamente quando o ponteiro começou a subir já me veio à memória o fumacê de 15 mnutos antes. Parei o carro na hora.

Seg Abr 30, 2012 3:49 pm
Responder   [ 6 mensagens ]