vectraclube
vectraclube
Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: Qua Abr 23, 2014 6:11 am

Responder  [ 43 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 ajuda com resistencia da ventuinha 
Autor Mensagem
Moderador

Mensagem Re: ajuda com resistencia da ventuinha
Como disse, não sei como é no Vectra sem AC. Se os modelos sem AC mantém a ventoinha a frente do radiador, aí sim precisa de resistência. Não há bateria que aguente 2 ventoinhas girando no máximo o tempo todo.

A algum tempo foi postado o esquema elétrico das ventoinhas. Nos modelos com cebolão, existem essas resistências. Nos modelos onde elas são controladas pela IE, existe esse esquema delas ligadas em série/paralelo.

Qua Mar 14, 2012 7:21 pm
Vectra Clube

Ives escreveu:
o detalhe q a ventuinha é utilizada apenas os 2 terminais da bobina, esse terminal com o resistor é deixado de lado, nao usa no circuito do vectra com ar.....se olhar no conector do chicote eletrico, vera q tem apenas 2 cabos chegando, o pino do meio (do resistor) nao é conectado, pq nao tem serventia.....

no carro com ar condicionado a velocidade das ventuinhas é feita atraves do chaveamento dos 3 reles de ventilação....um é do primeiro estagio, outro é do segundo estagio e mais um auxiliar.....qdo liga o primeiro estagio, ele liga apenas o relé do primeiro estagio, e isso faz com q os ventiladores sejam ligados em serie, dividindo entre eles os 12V.....entao cada ventilador recebe apenas 6V, e giram mais devagar......ao ligar o segundo estagio, ligam os outros dois relés, q mudam a ligação para paralelo, e ambos os ventiladores recebem 12V, girando na velocidade plena....

nao há necessidade dessa resistencia ligada ao fio do meio.....quanto ao carro sem ar, ja li gente falando de ter duas velocidades....eu nunca vi ao vivo, pois todos os carros q tive sempre foram com ar condicionado.....mas a presenca dessa resistencia no ventilador original me faz crer q nos vectra GL sem ar condicionado foram mantido dois estagios de velocidade, usando o resistor para limitar a velocidade.......nao vejo outra razao para terem utilizado como padrao um ventilador de 3 fios com resistencia.....

Eu nao entendo muito de eletrica
entao na duvida resolvi ver as opinioes aqui e cheguei a conclusao que nao terei problema em manter o jump neh

Qua Mar 14, 2012 7:23 pm
Vectra Clube

Não creio que esse jumper ai vai te incomodar. Acho que vai ficar funcionando numa boa.
Agora tô na duvida se essa peça é uma resistencia, será que não é uma bobina?
Talvez alguem que tenha o esquema elétrico possa tirar a dúvida.

Qua Mar 14, 2012 7:29 pm
Vectra Clube

jaimefrancisco escreveu:
gente a duvida que me surgiu é a seguinte existe ventuinha do vectra de diferente formatos, a minha é diferente destas que vejo no Ml que tem o formato igual da vetoinha do ar.

existiu vetoinhas diferentes pra primeiras versões do vectra b o meu é 96 mod 97...essa ventuinha que esta no meu carro tem esta resistencia com 2 fios vermelhos e 1 preto e tambem foi feito essa ponte.

E tambem esta funcionando normalmente? Ha quanto tempo fez a ponte? Accho que essa banana é só enfeite.
E ela custa quase 400 conto

Qua Mar 14, 2012 7:33 pm
Vectra Clube

Alex.portobelo escreveu:
Não creio que esse jumper ai vai te incomodar. Acho que vai ficar funcionando numa boa.

um detalhe é que hoje na Accily o vendedor disse que essa peça nem aparece no catálogo e que a soluçao era comprar outra ventuinha..600 prata. Falei pra ele que ja voltava pra comprar!! rsrsrs

Qua Mar 14, 2012 7:36 pm
Moderador

José Leal escreveu:
Como disse, não sei como é no Vectra sem AC. Se os modelos sem AC mantém a ventoinha a frente do radiador, aí sim precisa de resistência. Não há bateria que aguente 2 ventoinhas girando no máximo o tempo todo.

A algum tempo foi postado o esquema elétrico das ventoinhas. Nos modelos com cebolão, existem essas resistências. Nos modelos onde elas são controladas pela IE, existe esse esquema delas ligadas em série/paralelo.

buscando no google, achei uma imagem q ilustra isso....parece q os modelos 96/97 sao diferentes mesmo....tenho o esquema aqui dos 97/98.....entao se o ano fabricação/modelo for 96/97 e 97/97, a ligação é diferente e usa o resistor.....agora se o modelo for 97/98 ou maior, dai nao usa a resistencia.....

viewtopic.php?f=4&t=35846&start=15

entao anderson, veja no documento do seu carro, se for 97/98, nao vai ter problema, agora se for 97/97, ai vai precisar mesmo buscar a resistencia pelo jeito......vc pode ate provisoriamente usar assim, com o jumper no resistor, q a unica diferenca q o ventilador vai girar na velocidade alta sempre......dai procura com calma ate achar com preço justo a resistencia, e substitua.......

Imagem
Imagem
Imagem

Qua Mar 14, 2012 7:37 pm
Moderador

Alex.portobelo escreveu:

é resistencia mesmo.....de uma olhada qui viewtopic.php?f=4&t=35846&start=15 q no esquema do 97 vc vai ver q tem um retangulo vermelho, indicando resistencia.....desconhecia q existia esse sistema diferente dos modelos 97.......todos os demais nao usam essa resistencia....

ps: esse topico ta no trending topics do vectra clube huahauaua

Imagem
Imagem
Imagem

Qua Mar 14, 2012 7:38 pm
Vectra Clube

andersonnuss escreveu:
jaimefrancisco escreveu:
gente a duvida que me surgiu é a seguinte existe ventuinha do vectra de diferente formatos, a minha é diferente destas que vejo no Ml que tem o formato igual da vetoinha do ar.

existiu vetoinhas diferentes pra primeiras versões do vectra b o meu é 96 mod 97...essa ventuinha que esta no meu carro tem esta resistencia com 2 fios vermelhos e 1 preto e tambem foi feito essa ponte.

E tambem esta funcionando normalmente? Ha quanto tempo fez a ponte? Accho que essa banana é só enfeite.
E ela custa quase 400 conto

desde que peguei o carro ( 4 anos) ele esta assim, com esta vetoinha diferente e junpeado os dois fios,mas no meu carro não funciona o primeiro estagio, mes que vem vou mandar arrumar meu ar e dar uma geral nesta parte dos eletroventiladores...

MID, Interior em leds
Farol c/ projetor
Xenon 6000k Milha 4300K
Piloto automatico

OS HOMENS ERRAM...OS GRANDES HOMENS ASSUMEM OS ERROS...

Qua Mar 14, 2012 7:41 pm
Vectra Clube

Pode crer é resistencia mesmo.

Qua Mar 14, 2012 7:42 pm
Vectra Clube

Ives escreveu:
José Leal escreveu:

buscando no google, achei uma imagem q ilustra isso....parece q os modelos 96/97 sao diferentes mesmo....tenho o esquema aqui dos 97/98.....entao se o ano fabricação/modelo for 96/97 e 97/97, a ligação é diferente e usa o resistor.....agora se o modelo for 97/98 ou maior, dai nao usa a resistencia.....

viewtopic.php?f=4&t=35846&start=15

entao anderson, veja no documento do seu carro, se for 97/98, nao vai ter problema, agora se for 97/97, ai vai precisar mesmo buscar a resistencia pelo jeito......vc pode ate provisoriamente usar assim, com o jumper no resistor, q a unica diferenca q o ventilador vai girar na velocidade alta sempre......dai procura com calma ate achar com preço justo a resistencia, e substitua.......

Ok Ives
meu é 96/97. Entao to fufu!!rsrs
Mas a ventuinha ta funcionado o primeiro e o segundo estagio normalmente, mesmo com o jumper

Qua Mar 14, 2012 7:45 pm
Moderador

eh q o ventilador q vc fez o jumper vai girar, mas sempre na alta velocidade dae....pois está eliminando a resistencia q faria ele girar mais devagar....entao vai funcionar primeiro e segundo estagio do carro, mas esse ventilador jumpeado nao vai girar mais lento no primeiro estagio como o outro.......entao da pra usar o jumper temporariamente, q vai ate refrigerar mais o carro.....entao nao precisa no desespero pegar um resistor de 400, da pra procurar com mais calma ate achar um preço justo.....uns R$ 50 seria mto mais q justo......antigamente trabalhava com projetos de automação industrial, e um fornecedor fazia resistencias de potencia sob encomenda, e algo nesse porte ali nao custava nem R$ 15,00 para a empresa....... o detalhe q precisaria descobrir a resistencia e potencia dela, para poder criar uma similar, e ver se teria algum fornecedor ai na sua regiao.....

Imagem
Imagem
Imagem

Qua Mar 14, 2012 7:50 pm
Vectra Clube

Ives escreveu:
eh q o ventilador q vc fez o jumper vai girar, mas sempre na alta velocidade dae....pois está eliminando a resistencia q faria ele girar mais devagar....entao vai funcionar primeiro e segundo estagio do carro, mas esse ventilador jumpeado nao vai girar mais lento no primeiro estagio como o outro.......entao da pra usar o jumper temporariamente, q vai ate refrigerar mais o carro.....entao nao precisa no desespero pegar um resistor de 400, da pra procurar com mais calma ate achar um preço justo.....uns R$ 50 seria mto mais q justo......antigamente trabalhava com projetos de automação industrial, e um fornecedor fazia resistencias de potencia sob encomenda, e algo nesse porte ali nao custava nem R$ 15,00 para a empresa....... o detalhe q precisaria descobrir a resistencia e potencia dela, para poder criar uma similar, e ver se teria algum fornecedor ai na sua regiao.....

valeu, mas como disse antes, a primeira velocidade ta funcionando e a segunda tb

Qua Mar 14, 2012 7:55 pm
Vectra Clube

andersom qual o link do ML que vc tirou esta foto?

MID, Interior em leds
Farol c/ projetor
Xenon 6000k Milha 4300K
Piloto automatico

OS HOMENS ERRAM...OS GRANDES HOMENS ASSUMEM OS ERROS...

Qua Mar 14, 2012 7:56 pm
Vectra Clube

jaimefrancisco escreveu:
andersom qual o link do ML que vc tirou esta foto?

segue o link
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... a-2004-_JM

Qua Mar 14, 2012 8:02 pm
Vectra Clube

valeu pessoal pela ajuda de todos

aproveitando a participação de todos, tenho 2 duvidas

1ª vou pintar o carro e to pensando em tirar a antena elétrica e tapar o buraco, pois não to conseguindo o cabo acionador dela. O que acham?

2ª preciso tirar a guarniçao da soleira da porta e nao sei como. alguem sabe?

Qua Mar 14, 2012 8:09 pm
Responder   [ 43 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo