vectraclube
vectraclube
Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: Sáb Abr 19, 2014 11:39 am

Responder  [ 41 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 funcionamento vent. radiador x ar-cond. (RESOLVIDO) 
Autor Mensagem
Vectra Clube

Mensagem 
O meu quando liga o AC fica ligado as 2 no talo......

Qua Jul 27, 2005 2:26 pm
Perfil Visitar website do usuário
Vectra Clube

Mensagem 
Rodrigo Oenning escreveu:
O meu quando liga o AC fica ligado as 2 no talo......

mesmo com o motor gelado??
teve uns dias meio frios aqui na última semana e a temperatura do meu motor ficou mais ou menos nos 75ºC. isso depois de rodar bastante. quer dizer, devia ter aquecido algo, não é?

meu consumo está bem elevado.
motor frio = maior consumo, correto?

abraço
victor

Qua Jul 27, 2005 2:34 pm
Vectra Clube

Mensagem Re: funcionamento vent. radiador x ar-cond.
victor74 escreveu:
1) ao se ligar o ar-condicionado, a velocidade alta do ventilador do radiador liga junto, mesmo com o motor frio?

No meu GLS 2.0 8V com injeção Bosch Motronic M1.5.4 deu:
- motor frio e A/C desligado: ventoinha interna e externa desligadas
- motor frio e A/C ligado: ventoina interna ligada na velocidade baixa e externa ligada (essa só tem 1 velocidade)

para saber a localização dos relês da ventoinha interna:
Imagem

Qua Jul 27, 2005 3:39 pm
Vectra Clube

Mensagem Re: funcionamento vent. radiador x ar-cond.
wlady escreveu:
- motor frio e A/C ligado: ventoina interna ligada na velocidade baixa

interessante isso acima...
desse jeito faz mais sentido.
o que o eletricista me falou é que o ventilador do radiador sempre liga junto com o ar-condicionado ligado. até aqui tudo bem.
só que meu ventilador não estava ligando a velocidade alta. o que ele fez foi ligar a velocidade alta junto com o ar-condicionado, que segundo ele é a forma correta de funcionar.

quer dizer, resumindo, a forma correta deve ser: ligou o ar, a baixa entra.
e a alta entra quando o motor esquentar.

o meu está assim, depois que foi mexido: ligou o ar, a alta entra.
o problema é que a alta não estava acionando. agora está funcionando sempre junto com o ar.
quero ajeitar isso.

veja as fotos (passo-a-passo para quem tiver interesse):
clique nelas para aumentar o tamanho.

Imagem

Imagem

(na foto abaixo, a caixa de relés está retirada do suporte na bateria. é só puxar pra cima.)
Imagem

(nas fotos a seguir, repare que a os lados esquerdo e direito foram trocados, em relação as fotos anteriores)
Imagem

Imagem

veja a foto acima. o relé mais da direita é o do compressor do ar. o terminal marcado com um círculo vermelho foi de onde o eletricista puxou um fio até o outro relé (velocidade alta do ventilador do radiador).

o que eu devo verificar para deixar funcionando minha velocidade alta?

abraço
victor

Sex Jul 29, 2005 1:03 pm
Vectra Clube

Mensagem 
tudo bem que te falaram que a ventoinha é controlada pela ECU, mas você já foi procurar o cebolão na lateral do radiador, do lado do passageiro ?

às vezes vc tá criando uma tempestade no copo d'água só por causa de um cebolão com defeito na 2ª temperatura

Vê lá e posta aí...

Sex Jul 29, 2005 8:21 pm
Vectra Clube

Mensagem 
wlady escreveu:
tudo bem que te falaram que a ventoinha é controlada pela ECU, mas você já foi procurar o cebolão na lateral do radiador, do lado do passageiro ?

Vê lá e posta aí...

wlady, obrigado pela paciência e atenção.

procurei o tal cebolão, mas a visualização naquela área é meio difícil. é muito fechado naquele canto. ainda não encontrei.

lembro que quando fui naquela oficina o eletricista procurou e não encontrou. foi aí que ele disse que isso era controlado pela ECU, em alguns carros. eu não acreditei. pesquisei na internet e achei aquelas informações confirmando isso e tirando minha dúvida.

depois de falar com você, resolvi consultar o catálogo de peças gm.
pelo catálogo, parece mesmo que tem um "INTERRUPTOR do motor do ventilador" na lateral do radiador. a dúvida voltou.

acho que vou levar numa outra oficina.

abraço
victor

Seg Ago 01, 2005 11:08 am
Vectra Clube

Mensagem 
problema resolvido, finalmente!!

desfiz a "gambiarra" que aquele eletricista fez.
foi numa loja de ar-condicionado que descobriram a causa do problema.
lá me afirmaram mais uma vez que o ventilador do radiador do vectra cd é controlado também pela uce, por isso não estavam encontrando um cebolão para a velocidade alta.
o defeito foi numa pecinha chamada pressostato do ar-condicionado (veja na foto abaixo o pressostato velho).

Imagem

R$90 o preço dela.
procurei no catálogo eletrônico e não achei por esse nome, pressostato.
pela localização dela, parece ser a peça da imagem abaixo.

Imagem

tem um número de código inscrito na peça (22601619). fiz uma busca por esse número e retornou a seguinte tela (uma peça da blazer):

Imagem

agora o funcionamento está normal !
ligo o ar-condicionado, e quando o motor começa a esquentar, a velocidade alta do ventilador dispara. quando o motor esfria um pouco, ela desliga.

o ar-condicionado também controla essa velocidade. e a alta não fica ligada o tempo todo junto com o ar.

abraço
victor

EDIT: deu um problema no site que hospeda as imagens. consegui recuperar algumas, mas a foto do pressostato velho foi perdida. :(

Editado pela última vez por victor74 em Qui Ago 10, 2006 4:22 pm, em um total de 1 vez.

Seg Ago 15, 2005 10:56 pm
Vectra Clube

Mensagem 
Cara, tenho um VCD 2000 que está com o seguinte problema

A luz da injeção acendeu e apareceu o código 171 no Kaptor com a seguinte mensagem Baixa V. Ventilador.

Trocamos relés, verificamos as conexões e nada, será que pode ser a cebolinha com defeito?

Aguardo uma ajuda pois passei a manhã inteira na mecânica e pretendo voltar lá amanhã.

Abraços

JB

[ADQUIRIDO] POLO SEDAN 1.6 FLEX 07/08 COMPLETO

Qui Ago 10, 2006 2:37 pm
Vectra Clube

Mensagem 
estou olhando aqui na tabela e o código 171 significa Baixa tensão no relé do ventilador de alta (somente 2.2 8V e 2.2 16V).

o primeiro suspeito seria o relé, mas você já trocou, não foi?
já verificou *cuidadosamente* a fiação que alimenta o relé?

sobre o problema ser a cebolinha, não sei...
se você conseguisse outra (emprestada) para colocar no lugar e fazer um teste, seria válido.

li o outro post com você relatando os últimos problemas.
espero que tudo se resolva.

abraço e boa sorte
victor

Qui Ago 10, 2006 4:54 pm
Vectra Clube

Mensagem 
Ok Victor, muito obrigado cara...

Eu li naquele artigo que você colocou aqui que um dos responsáveis por esse código pode ser esse sensor de temperatura, já que a ECU faz tudo automaticamente.

Vale lembrar que meu carro rodou um tempinho sem água, não chegou a esquentar, porém a falta de água pode ter danificado esse sensor...

O relê e o suporte foram trocados, mas tudo começou eu acredito porque vazou água com aditivo em cima do compressor e fiação, deve ter dado algum tipo de curto que queimou o relê do A/C. Ele derreteu ali... era original fabricado pela Tyco.

Vamos ver, vou levar lá amanhã, estou com os esquemas elétricos em mãos agora e irei pesquisar direitinho. A princípio toda a fiação está OK e a parte que tinha uma comidinha foi passao uma solda e uma boa fita isolante.

Abraços

JB

Qui Ago 10, 2006 5:01 pm
Vectra Clube

Mensagem 
Aliás, só pode ser esse sensor, se eu dou um curto no relê para e coloco uma lampada teste naquele conector que fica bem em cima do radiador ela liga normalmente. Se eu pego e ligo o ventilador direto na bateria para testar também liga perfeito.

E se eu dou um curto no relê com o ventilador conectado também funciona perfeitamente.

Vou continuar levando lá pq mesmo que o cara não conheça esse sistema controlado pela ECU perfeitamente ele entende muito de elétrica no geral e é muito honesto. O resto a gente vai descobrindo junto e sempre que tive problemas eu levei as dicas aqui do clube e achamos o defeito rapidamente.

Abraços

JB

Qui Ago 10, 2006 5:03 pm
Vectra Clube

Mensagem 
JBMedeiros escreveu:
Vamos ver, vou levar lá amanhã, estou com os esquemas elétricos em mãos agora e irei pesquisar direitinho. A princípio toda a fiação está OK e a parte que tinha uma comidinha foi passao uma solda e uma boa fita isolante.

depois passe por aqui e nos conte uma boa notícia. :wink:

Qui Ago 10, 2006 5:08 pm
Vectra Clube

Mensagem 
E aí victor e amigos, blz?

Seguinte, hoje levei meu carro na concessionária e o o resultado foi o mesmo. O módulo está com problema...

Para arrumar somente trocando. Alguém aí sabe de alguém que arruma esse problema ou então alguma forma de burlar esse problema e passar o maldito carro para frente?

Preço do módulo na concessionária ficou em impensáveis R$ 2.994,00 + R$ 50,00 MO.

Abraços

JB

Ter Set 05, 2006 4:45 pm
Vectra Clube

Mensagem 
Eu nunca reparei nessas velocidades do ventilador, mas nosso vectra aki d casa nunca passou dos 90º pelo tempo q ele fica ligado e talz... mas sempre que o ventilador arma,qnd eu desligo o carro da pra ouvi ele funcionando ainda por uns 30 segundos...

Imagem
Imagem

Ter Set 05, 2006 7:24 pm
Vectra Clube

Mensagem 
JBMedeiros escreveu:
Ok Victor, muito obrigado cara...

O relê e o suporte foram trocados, mas tudo começou eu acredito porque vazou água com aditivo em cima do compressor e fiação, deve ter dado algum tipo de curto que queimou o relê do A/C. Ele derreteu ali... era original fabricado pela Tyco.

JB

O meu também apresentou vazamento de água e aditivo do reservatório, simplesmente secou tudo! Quando fui perceber o ponteiro da temp. estava marcando quase 100ºC, o segundo estágio da ventoinha já estava acionado e comecei a ficar preocupado. Parei imediatamente, sorte que estava chegando na minha garagem.
Completei o nível, rodei mais dois dias e no terceiro, pela manhã, nova surpresa: pocinha de água debaixo do carro. :x :x

Como faço pra descobrir por onde está vazando, se ao completar o nível, a água não começa a vazar imediatamente?? Provavelmente seja alguma mangueira que ressecou, mas como faço para descobrir qual é o problema?

Manager

viewtopic.php?f=3&t=24418

Qua Set 06, 2006 11:47 pm
Responder   [ 41 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo