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 funcionamento vent. radiador x ar-cond. (RESOLVIDO) 
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O meu quando liga o AC fica ligado as 2 no talo......

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Qua Jul 27, 2005 2:26 pm
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Registrado em: Seg Abr 19, 2004 10:19 am
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Rodrigo Oenning escreveu:
O meu quando liga o AC fica ligado as 2 no talo......


mesmo com o motor gelado??
teve uns dias meio frios aqui na última semana e a temperatura do meu motor ficou mais ou menos nos 75ºC. isso depois de rodar bastante. quer dizer, devia ter aquecido algo, não é?

meu consumo está bem elevado.
motor frio = maior consumo, correto?

abraço
victor


Qua Jul 27, 2005 2:34 pm
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Registrado em: Dom Set 12, 2004 9:47 am
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Mensagem Re: funcionamento vent. radiador x ar-cond.
victor74 escreveu:
1) ao se ligar o ar-condicionado, a velocidade alta do ventilador do radiador liga junto, mesmo com o motor frio?

No meu GLS 2.0 8V com injeção Bosch Motronic M1.5.4 deu:
- motor frio e A/C desligado: ventoinha interna e externa desligadas
- motor frio e A/C ligado: ventoina interna ligada na velocidade baixa e externa ligada (essa só tem 1 velocidade)

para saber a localização dos relês da ventoinha interna:
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Qua Jul 27, 2005 3:39 pm
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Registrado em: Seg Abr 19, 2004 10:19 am
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Mensagem Re: funcionamento vent. radiador x ar-cond.
wlady escreveu:
- motor frio e A/C ligado: ventoina interna ligada na velocidade baixa


interessante isso acima...
desse jeito faz mais sentido.
o que o eletricista me falou é que o ventilador do radiador sempre liga junto com o ar-condicionado ligado. até aqui tudo bem.
só que meu ventilador não estava ligando a velocidade alta. o que ele fez foi ligar a velocidade alta junto com o ar-condicionado, que segundo ele é a forma correta de funcionar.

quer dizer, resumindo, a forma correta deve ser: ligou o ar, a baixa entra.
e a alta entra quando o motor esquentar.

o meu está assim, depois que foi mexido: ligou o ar, a alta entra.
o problema é que a alta não estava acionando. agora está funcionando sempre junto com o ar.
quero ajeitar isso.

veja as fotos (passo-a-passo para quem tiver interesse):
clique nelas para aumentar o tamanho.

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(na foto abaixo, a caixa de relés está retirada do suporte na bateria. é só puxar pra cima.)
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(nas fotos a seguir, repare que a os lados esquerdo e direito foram trocados, em relação as fotos anteriores)
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veja a foto acima. o relé mais da direita é o do compressor do ar. o terminal marcado com um círculo vermelho foi de onde o eletricista puxou um fio até o outro relé (velocidade alta do ventilador do radiador).

o que eu devo verificar para deixar funcionando minha velocidade alta?

abraço
victor


Sex Jul 29, 2005 1:03 pm
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Registrado em: Dom Set 12, 2004 9:47 am
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tudo bem que te falaram que a ventoinha é controlada pela ECU, mas você já foi procurar o cebolão na lateral do radiador, do lado do passageiro ?

às vezes vc tá criando uma tempestade no copo d'água só por causa de um cebolão com defeito na 2ª temperatura

Vê lá e posta aí...


Sex Jul 29, 2005 8:21 pm
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wlady escreveu:
tudo bem que te falaram que a ventoinha é controlada pela ECU, mas você já foi procurar o cebolão na lateral do radiador, do lado do passageiro ?

Vê lá e posta aí...


wlady, obrigado pela paciência e atenção.

procurei o tal cebolão, mas a visualização naquela área é meio difícil. é muito fechado naquele canto. ainda não encontrei.

lembro que quando fui naquela oficina o eletricista procurou e não encontrou. foi aí que ele disse que isso era controlado pela ECU, em alguns carros. eu não acreditei. pesquisei na internet e achei aquelas informações confirmando isso e tirando minha dúvida.

depois de falar com você, resolvi consultar o catálogo de peças gm.
pelo catálogo, parece mesmo que tem um "INTERRUPTOR do motor do ventilador" na lateral do radiador. a dúvida voltou.

acho que vou levar numa outra oficina.

abraço
victor


Seg Ago 01, 2005 11:08 am
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problema resolvido, finalmente!!

desfiz a "gambiarra" que aquele eletricista fez.
foi numa loja de ar-condicionado que descobriram a causa do problema.
lá me afirmaram mais uma vez que o ventilador do radiador do vectra cd é controlado também pela uce, por isso não estavam encontrando um cebolão para a velocidade alta.
o defeito foi numa pecinha chamada pressostato do ar-condicionado (veja na foto abaixo o pressostato velho).

Imagem

R$90 o preço dela.
procurei no catálogo eletrônico e não achei por esse nome, pressostato.
pela localização dela, parece ser a peça da imagem abaixo.

Imagem

tem um número de código inscrito na peça (22601619). fiz uma busca por esse número e retornou a seguinte tela (uma peça da blazer):

Imagem

agora o funcionamento está normal !
ligo o ar-condicionado, e quando o motor começa a esquentar, a velocidade alta do ventilador dispara. quando o motor esfria um pouco, ela desliga.

o ar-condicionado também controla essa velocidade. e a alta não fica ligada o tempo todo junto com o ar.

abraço
victor

EDIT: deu um problema no site que hospeda as imagens. consegui recuperar algumas, mas a foto do pressostato velho foi perdida. :(


Editado pela última vez por victor74 em Qui Ago 10, 2006 4:22 pm, em um total de 1 vez.



Seg Ago 15, 2005 10:56 pm
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Cara, tenho um VCD 2000 que está com o seguinte problema

A luz da injeção acendeu e apareceu o código 171 no Kaptor com a seguinte mensagem Baixa V. Ventilador.

Trocamos relés, verificamos as conexões e nada, será que pode ser a cebolinha com defeito?

Aguardo uma ajuda pois passei a manhã inteira na mecânica e pretendo voltar lá amanhã.

Abraços

JB

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Qui Ago 10, 2006 2:37 pm
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estou olhando aqui na tabela e o código 171 significa Baixa tensão no relé do ventilador de alta (somente 2.2 8V e 2.2 16V).

o primeiro suspeito seria o relé, mas você já trocou, não foi?
já verificou *cuidadosamente* a fiação que alimenta o relé?

sobre o problema ser a cebolinha, não sei...
se você conseguisse outra (emprestada) para colocar no lugar e fazer um teste, seria válido.

li o outro post com você relatando os últimos problemas.
espero que tudo se resolva.

abraço e boa sorte
victor

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Qui Ago 10, 2006 4:54 pm
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Ok Victor, muito obrigado cara...

Eu li naquele artigo que você colocou aqui que um dos responsáveis por esse código pode ser esse sensor de temperatura, já que a ECU faz tudo automaticamente.

Vale lembrar que meu carro rodou um tempinho sem água, não chegou a esquentar, porém a falta de água pode ter danificado esse sensor...

O relê e o suporte foram trocados, mas tudo começou eu acredito porque vazou água com aditivo em cima do compressor e fiação, deve ter dado algum tipo de curto que queimou o relê do A/C. Ele derreteu ali... era original fabricado pela Tyco.

Vamos ver, vou levar lá amanhã, estou com os esquemas elétricos em mãos agora e irei pesquisar direitinho. A princípio toda a fiação está OK e a parte que tinha uma comidinha foi passao uma solda e uma boa fita isolante.

Abraços

JB

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Qui Ago 10, 2006 5:01 pm
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Aliás, só pode ser esse sensor, se eu dou um curto no relê para e coloco uma lampada teste naquele conector que fica bem em cima do radiador ela liga normalmente. Se eu pego e ligo o ventilador direto na bateria para testar também liga perfeito.

E se eu dou um curto no relê com o ventilador conectado também funciona perfeitamente.

Vou continuar levando lá pq mesmo que o cara não conheça esse sistema controlado pela ECU perfeitamente ele entende muito de elétrica no geral e é muito honesto. O resto a gente vai descobrindo junto e sempre que tive problemas eu levei as dicas aqui do clube e achamos o defeito rapidamente.

Abraços

JB

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Qui Ago 10, 2006 5:03 pm
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JBMedeiros escreveu:
Vamos ver, vou levar lá amanhã, estou com os esquemas elétricos em mãos agora e irei pesquisar direitinho. A princípio toda a fiação está OK e a parte que tinha uma comidinha foi passao uma solda e uma boa fita isolante.


depois passe por aqui e nos conte uma boa notícia. :wink:

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Qui Ago 10, 2006 5:08 pm
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E aí victor e amigos, blz?

Seguinte, hoje levei meu carro na concessionária e o o resultado foi o mesmo. O módulo está com problema...

Para arrumar somente trocando. Alguém aí sabe de alguém que arruma esse problema ou então alguma forma de burlar esse problema e passar o maldito carro para frente?

Preço do módulo na concessionária ficou em impensáveis R$ 2.994,00 + R$ 50,00 MO.

Abraços

JB

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Ter Set 05, 2006 4:45 pm
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Eu nunca reparei nessas velocidades do ventilador, mas nosso vectra aki d casa nunca passou dos 90º pelo tempo q ele fica ligado e talz... mas sempre que o ventilador arma,qnd eu desligo o carro da pra ouvi ele funcionando ainda por uns 30 segundos...

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Ter Set 05, 2006 7:24 pm
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JBMedeiros escreveu:
Ok Victor, muito obrigado cara...

O relê e o suporte foram trocados, mas tudo começou eu acredito porque vazou água com aditivo em cima do compressor e fiação, deve ter dado algum tipo de curto que queimou o relê do A/C. Ele derreteu ali... era original fabricado pela Tyco.

JB


O meu também apresentou vazamento de água e aditivo do reservatório, simplesmente secou tudo! Quando fui perceber o ponteiro da temp. estava marcando quase 100ºC, o segundo estágio da ventoinha já estava acionado e comecei a ficar preocupado. Parei imediatamente, sorte que estava chegando na minha garagem.
Completei o nível, rodei mais dois dias e no terceiro, pela manhã, nova surpresa: pocinha de água debaixo do carro. :x :x

Como faço pra descobrir por onde está vazando, se ao completar o nível, a água não começa a vazar imediatamente?? Provavelmente seja alguma mangueira que ressecou, mas como faço para descobrir qual é o problema?

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Qua Set 06, 2006 11:47 pm
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