vectraclube
vectraclube
Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: Sex Abr 25, 2014 1:15 am

Responder  [ 19 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Como testar corretamente bateria do carro? 
Autor Mensagem
Vectra Clube

Mensagem Como testar corretamente bateria do carro?
Galera do VC,é o seguinte. Meu carro do Carnaval pra cá,se ficar parado uns 4 dias ele não pega mais. Não aciona o motor de arranque.. Ontem aconteceu isso e como ele estava na rua dei um "tranco" :evil: ai pegou na hora e 5 mins depois ja pegava na chave normalmente. Uma coisa que percebi (E não era a 1a vez) é que quando ele fica fraco alguma coisa no porta malas fica ativada e fazendo um barulho,como se fosse algum motor,ou trava eletrica. Por ele estar carregando a bateria quando está ligado,eu axo que o alternador esta perfeito. Alguem tem alguma dica ou sugestão para fazer esse teste?

Vectra A GLS-Membro Daroas

Seg Mar 28, 2011 8:34 am
Perfil ICQ
Moderador

Mensagem Re: Como testar corretamente bateria do carro?
vc vai precisar de um multimetro para poder eliminar alguns problemas....o ideal seria levar em auto-eletrica, q eles tem um aparelho para medição de bateria, q faz a verificação da resistencia interna, e informa se há algum vaso rasgado e se ela perdeu a capacidade de carga..... geralmente nem cobram para fazer o teste.....

se vc pegar um multimetro e medir tensão, é provavel q vc leia "12V" com o carro desligado, mas isso nao significa q esteja ok, pois na hora q o motor de arranque é acionado, ele drena muita corrente do carro e se a bateria estiver danificada, ela arria, caindo a tensão para 9V ou menos, nao sendo capaz de girar o arranque.....esse é o principal motivo de nossas baterias serem fabricadas com valores de corrente superiores a 55A, pois é na partida q vc necessita tanta carga, apos o carro ligado o alternador supre a corrente eletrica e a bateria acaba trabalhando como um acumulador (capacitor)....

um teste q vc pode fazer, se tiver multimetro q faça medição de corrente eletrica (amperes), é soltar o positivo e ligar o multimetro em série (atenção q alguns casos a ponteira tem q ser conectada em outro ponto do proprio multimetro para medição 10A).....uma perna do multimetro no positivo da bateria, e a outra perna no cabo de bateria antes fixado no positivo.......ao fazer essa conexão, a corrente não poderá ser maior que 0,075A (75mA) com o carro em repouso, fechado e com alarme acionado....caso esta corrente seja maior, é bem provavel q esteja tendo alguma fuga de corrente, e a bateria irá se esgotar em alguns dias parados....comece verificando por aparelhos q nao vieram instalados de fabrica como modulo de som, aparelho CD, etc retirando a alimentaçao de um por vez, e vendo se diminui a corrente para valores abaixo dos 75mA

como seu carro apos ligar, já logo nao dava partida, to desconfiado de ser a bateria mesmo com problemas, mas pode ser q foi pouco tempo para conseguir carregar..... no mais se vc desliga o carro normalmente, no dia seguinte ainda ele consegue ligar???? ai parece ser mesmo fuga de corrente em algum ponto, a ser identificado....

Imagem
Imagem
Imagem

Seg Mar 28, 2011 11:23 am
Vectra Clube

Ontem liguel ele no tranco...Ai andei ate uma ladeira proxima (Coisa de 3 mins com o motor ligado) e desliguei ele. Quando virei a chave pegou de primeira. Por isso eu axo não ser a bateria. Hoje a noite vou levar meu multimetro pra casa e de cara vou começar a procurar se tem ladrão de energia. A começar pelo modulo que está no porta malas. Mas antes de tudo vou fazer esse teste de amperagem para ver como tá o consumo. Vou anotar tudinho e depois posto aki no VC. Obrigado..

Seg Mar 28, 2011 1:23 pm
Perfil ICQ
Moderador

isso....faça a medição atual, e depois teste retirar ele e veja a corrente....eu tive problemas com meu módulo, q consumia 150mA no total, mesmo com o sinal do remoto desligado.....retirei o cabo positivo dele, e caia pra coisa de mais ou menos 60mA...... dai o q eu fiz foi instalar um relé de 80A para chavear o positivo de força do modulo, assim ao ligar o remoto, ele liga o relé q alimenta o modulo.......antes ficava 3~4 dias já nao pegava, e depois disso ja ficou ate coisa de 2 semanas sem ligar, e foi soh bater a chave q pegou de primeira..... sempre q desligar uma carga, veja se deu uma diferença significativa....

Imagem
Imagem
Imagem

Seg Mar 28, 2011 2:02 pm
Recente

com certeza tem alguma coisa puxando corrente? o meu também tava assim

Ter Mar 29, 2011 12:45 am
Vectra Clube

Daroas, também tenho um 94, e quando peguei o carro estava com o interruptor de luz da mala desligado. Ao tentar religar, descobri uma grande fuga de corrente, mas não o suficiente para acender a luz pelo terra da chave do interruptor.. A mola dentro do interruptor estava fazendo o circuito. "pode" ser o caso.

Sempre que vou testar a bateria dou uma olhadinha neste:

http://www.ibytes.com.br/eletronica.php?id=148

Ter Mar 29, 2011 2:30 am
Vectra Clube

Bem,vamps lá..

Hoje na hora do almoço começei a procurar o "defeito". Com o carro na rua abri o capô e fui ver qual era a tensão da bateria. 9.0 V :(

Dei um tranco de leve pra ele ligar....voltei e parei na porta de casa...Abri novamente o capô e liguei o multimetro na bateria. Com o carro ligado estava dando +ou- 13.89 V

Desliguei o carro..Caiu pra 12,5V e começou a cair...0,01 de cada vez...Fikei esperando ate q chegou em 11,80 e ainda continuou caindo...

Minha bateria é Moura dakelas q tem uma bolinha pra identificar status carregada,sem carga ou pra troca.
Imagem

A bolinha ta preta :?

O antigo dono do carro disse que ela foi colocada em meados de 2008 :shock:
Pra mim essa bateria já era mesmo...Só colocar uma nova e ficar feliz :palmas:

Alguem contra?

Ter Mar 29, 2011 3:26 pm
Perfil ICQ
Vectra Clube

se ela foi colocada em 2008 muito provavelmente seja ela, baterias nao duram muito mais que dois anos.

Ter Mar 29, 2011 3:28 pm
Moderador

eh isso mesmo, deve ter ido embora a vida util dela.....geralmente qdo estao pela hora da morte e começa a esfriar um pouco o clima, elas arregam......a bateria em repouso sempre tem q dar 12V......se dá menos é pq tem algum vaso ja corroido a placa de chumbo, dai ela nao consegue mais drenar toda a corrente eletrica, alem da tensão cair muito abaixo dos 9V, e o arranque nao vira.... e se foi trocada em 2008, realmente já ta pela hora da morte mesmo....

no meu tenho Moura mas de 75A, e realmente é uma das melhores no mercado..... ja vi casos de baterias Moura durarem ate 5 anos.....a minha tem quase 3 anos tbem (botei em julho/08), e ta firme e forte, viro a chave o motor de arranque vira e pega rapidinho......ate fui la olhar de curiosidade, e tá verdinho o visor.... as vezes é necessário uma lanterna para ver direito, pois senao vc acha q tá preta, mas tá verde.....digo isso por experiencia, pois mexia em maquinas com motor a diesel de refrigeração, se muitas vezes sem usar lanterna vc nao consegue enxergar direito.....

mas 3 anos de vida util está otimo já, comum de baterias é 2 anos para as de marcas duvidosas.....e como vc comentou q ela ta baixando tensão rapidamente, ou ela ta danificada ou tem algo roubando muita carga.....

Imagem
Imagem
Imagem

Ter Mar 29, 2011 3:47 pm
Vectra Clube

Tive uma heliar free que durou quase 5 anos (passou por 3 carros). A segunda heliar vazou um pouco na lateral e foi pro saco rapidinho. A atual está durando muito bem.

Eu trocaria essa bateria já. Tres anos é bastante estrada. Já está paga :lol:

Mas faça o teste completo, verifique se tem fuga de corrente, teste tambem a voltagem com a bateria desconectada. Logo que a bateria é carregada (pelo menos no carregador) tem uma tensão extra que baixa rapidinho. Mas não ao ponto de se ir.

Aprendi com o Ives medir fuga. Coloque o pino vermelho (no aparelho) em 10ADC, vire a chave para 10A, pino vermelho de teste no borne +, pino preto no cabo (desconectado) que leva energia pro carro. Leia a medição. No meu são tres cabos juntos, eu meço um por um 8)

Ter Mar 29, 2011 4:00 pm
Vectra Clube

Eu vi um tutorial na internet mas nao axei mais,de ligar o multimetro em serie com a bateria e o carro para medir a amperagem.ALguem pode ajudar nisso agora?

Ter Mar 29, 2011 4:19 pm
Perfil ICQ
Vectra Clube

É isso que postei aí em cima :030:

Ter Mar 29, 2011 4:36 pm
Vectra Clube

Sorry :oops:

Ter Mar 29, 2011 4:41 pm
Perfil ICQ
Vectra Clube

Fiz um teste de amperagem no vecão,e realmente tava meio alta... Fui logo no suposto ladrão: Um Modulo Piramide que estava no porta malas sem uso,mas ligado na bateria,pq vendi o som e to esperando pra comprar outro. Retirei os fios (sendo que ele só recebe sinal de remoto quando o aparelho de som é ligado) e de cara o consumo já diminuiu 0.14 mah :D

Após isso o consumo do carro parado,desligado ficou em 0.09 mah :shock:

Aproveitei e comecei a fazer testes de consumo pra ver se tava tudo normal. Consumo só subia qundo acionava algo eletrico,quando ligava o radio,as cetas,farol,etc... No farol quase queimei a mão nos fios do Multimetro,pq a amperagem é muito alta.

E após de retirar o modulo ontem na parte da manha e usar o carro,na hora do meu almoço fui ver qual a corrente da bateria e estava exatamente em 12.40 V :shock: Não perdeu corrente com o carro parado.

Como a minha batera mostra o status dela que é CARREGADA, DESCARREGADA ou TROCA IMEDIATA e ela estava mostrando o status preto um eletricista me emprestou uma dele que ele deixa justamente pra emprestar pros clientes que está no status CARREGADA e vai deixar a minha em "carga lenta" até no Sábado para ai sim saber se ela ainda aguenta mais algum tempinho de vida (Bem provavel que sim pela situação ele disse).

Vamos aguardar agora,e brevemente posto o resultado correto.

Qui Mar 31, 2011 8:18 am
Perfil ICQ
Moderador

Cara, me admira q nao estourou teu multimetro ligando os farois....sorte q tu tava na escala de 10A, pq se estivesse numa escala menor, queimava fusivel na hora....

mas resumindo, foi a mesma situação aqui....mesmo com o remoto do amplificador desligado, ele consumia corrente nos terminais de força.....se agora q vc desligou ele resolver, você pode continuar usando o módulo, mas alimentando atraves de relé.......

compre um relé 4 pinos 80A (na auto eletrica tem), e mude a ligação.....mande o sinal remoto do CD-player no pino 85, ligue ao terra do módulo o pino 86 (pode ser um fio fino), e leve o cabo positivo do modulo (atual) para o pino 30 do relé (terminais mais grossos), e do pino 87 do relé leve para o positivo do módulo, e faça uma derivação com fio fino do positivo do modulo para o remoto dele....fixe o relé proximo ao modulo.

pronto! agora o sinal de remoto irá ligar o relé, e só entao o módulo receberá alimentação de força, nao consumindo mais corrente qdo desligado. fiz isso e usei por 3 anos sem problema algum de descarregar bateria....só aconteceu mais uma vez qdo esqueci o farol ligado hauahauaha

Imagem
Imagem
Imagem

Qui Mar 31, 2011 11:38 am
Responder   [ 19 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo