vectraclube
vectraclube
Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: Qui Abr 17, 2014 3:53 am

Responder  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Vectra 2.2 8V Gasolina e GNV engasgando muito (Resolvido) 
Autor Mensagem
Recente

Mensagem Vectra 2.2 8V Gasolina e GNV engasgando muito (Resolvido)
Caros amigos, esse é meu primeiro post e tbm meu primeiro vectra (antes Santana Sport 90). Comprei esse carro a duas semanas de um amigo (inimigo agora), e o carro só roda no GNV (falhando bem pouco) entretanto na gasolina ele não apenas engasga da coices, é uma situação constrangedora nas ruas. Ontem fiz uma limpeza dos bicos e do TBI (oficina do meu primo), melhorou 40% mas quando se precisa retomar em 1 e 2 marcha, la vai eu passar vexame no touro mecanico, acompanhei muitas discussões no forum sobre isso, e notei que muitas pessoas batem cabeça com esse problema, espero que que me ajudem, pois alem de dever o carro, ando gastando uma pequena fortuna no carango e estou desanimando do mesmo, chego a ter saudades do motor AP. Apenas ressaltando não entendo nada de motores GM, apenas fuço orientado e acompanhado de um profissional (primo -eletricista e cunhado - mecanico). Reparos feitos:

1 - Limpeza de bico e troca dos reparos
2 - Limpeza do TBI
3 - Troquei os cabos de vela
4 - Velas novas

Fiz manutenção em toda a suspensão seguindo dicas aqui do vectra clube, conto com a colaboração de todos para resolver esse problema!!!!! :evil:

Editado pela última vez por Edney_Almeida em Qua Abr 20, 2011 12:23 am, em um total de 1 vez.

Ter Mar 08, 2011 3:37 am
Vectra Clube

Mensagem Re: Vectra 2.2 8V Gasolina e GNV engasgando muito
Amigo, Eu não entendo muito de gás, aliás nem gosto.

Se voce tiver certeza que tudo está certo, então o problema pode ser BOBINA

Caso tenhas duvidas se está certo ou errado, então voce deve eliminar o gas por completo, trocar a gasolina que está no tanque se ela for velha. Ai eu tentarei de longe lhe ajudar, ou esperar um que teve este defeito. Antes, cheque a Bobina.

Sobre o motor, não digo GM, mas o do Vectra para mim é o melhor que existe, dentro das cilindradas fornecidas.

Ter Mar 08, 2011 10:20 am
Vectra Clube

Edney_Almeida escreveu:
Caros amigos, esse é meu primeiro post e tbm meu primeiro vectra (antes Santana Sport 90). Comprei esse carro a duas semanas de um amigo (inimigo agora), e o carro só roda no GNV (falhando bem pouco) entretanto na gasolina ele não apenas engasga da coices, é uma situação constrangedora nas ruas. Ontem fiz uma limpeza dos bicos e do TBI (oficina do meu primo), melhorou 40% mas quando se precisa retomar em 1 e 2 marcha, la vai eu passar vexame no touro mecanico, acompanhei muitas discussões no forum sobre isso, e notei que muitas pessoas batem cabeça com esse problema, espero que que me ajudem, pois alem de dever o carro, ando gastando uma pequena fortuna no carango e estou desanimando do mesmo, chego a ter saudades do motor AP. Apenas ressaltando não entendo nada de motores GM, apenas fuço orientado e acompanhado de um profissional (primo -eletricista e cunhado - mecanico). Reparos feitos:

1 - Limpeza de bico e troca dos reparos
2 - Limpeza do TBI
3 - Troquei os cabos de vela
4 - Velas novas

Fiz manutenção em toda a suspensão seguindo dicas aqui do vectra clube, conto com a colaboração de todos para resolver esse problema!!!!! :evil:

o carro ta baixando agua?pode ser junta queimada, verifica tambem se tem agua misturada no oleo pingando uma gota de oleo no jornal, se fica molhado ao redor do oleo e junta msm.

abç.

Ter Mar 08, 2011 10:41 am
Vectra Clube

Eu tive um GLS 2.0 97 com GNV. O bicho falhava diariamente até o dia em que eu tirei o gás.

Seguinte: existem basicamente tres tipos de kit GNV: os meia boca (praticamente uma gambiarra, com relés cortando bicos), os mais ou menos (com gerenciadores de bicos, corte de bomba e variador de avanço) e os de verdade (com gerenciamento eletronico, bicos injetores extras e leitura da sonda lambda)

Quando alguem poe GNV no Vectra, está buscando economia de combustivel. Só que tem muita gente que economiza tambem na instalação. Isso prejudica muito o motor a longo prazo. Tô cansado de ver isso.

Além disto, usar GNV tem regras que as pessoas nem sempre seguem. Exemplo: é importante rodar um pouco na gasolina antes de passar para o GNV TODO DIA, senão entope os bicos. E entope mesmo, viu?

Outra coisa: se não usar gasolina, nos kits meia boca, a injeção vê os bicos desligados e tenta compensar isso aumentando o tempo de injeção. A luz da injeção fica o tempo todo acesa no painel. Aí tem gente que chega a tirar a lampada do painel (porcaria)!

Ao longo do tempo, esse e outros erros vão se acumulando na memoria da injeção, e, quando voce tenta usar a gasosa, dá nisso.

Mais: o GNV é um combustível seco. Isso resseca o cabeçote e as válvulas de admissão e escape, além da sonda lambda e do sensor MAP. Você vai ler que isso é lenda, mas NÃO É. Experiência própria.

Uma sugestão. Retire o redutor da entrada de ar e tente rodar só na gasosa, isolando o GNV. Rode na estrada por uns 20 minutos para a injeção se readaptar. compre CAR 80 ou outro limpador de TBI e limpe o sensor MAP sem economia. Isso vai ajudar muito a ter seu carro bem novamente.

Eu perdi a paciencia com o GNV. Quem sabe voce tem mais sorte.

Abraço,

Ricardo

Imagem

Editado pela última vez por VectraStyle em Ter Mar 08, 2011 1:55 pm, em um total de 2 vezes.

Ter Mar 08, 2011 10:49 am
Perfil ICQ Visitar website do usuário
Vectra Clube

Ah, pode ser descarga (incluindo o catalisador) entupida tambem, viu? Na gasosa o desempenho é maior, e a quantidade de gases expelidos pelo motor também. sugiro mandar tirar o catalisador fora e ver se nao esta entupido.

Imagem

Ter Mar 08, 2011 11:00 am
Perfil ICQ Visitar website do usuário
Moderador

andei uns cinco anos com gasolina e gnv, e neste tempo aprendi que se o carro funciona mal na gasolina,

desde que seu kit gnv tenha todos o componentes minimos pra funcionar corretamnete sem encher a central de erros ao passar pra gasolina,

o problema não tem nada a ver com o gnv, uma unica vez que meu carro apresentou os sintomas que vc descreveu era a bomba de gasolina que ja estava ruim,

se vc ja limpou os bicos, limpou tbi,filtro de combustivel,regulador de pressão, ta com as velas e cabos em dia, manda testar sua bomba que nela pode estar o problema ...

Ter Mar 08, 2011 12:42 pm
Recente

Caros amigos, obrigado pelas dicas, assim que tiver um tempo vou começar a fazer os reparos, por conta do carnaval fica dificil encontrar peças e profissionais realmente habilitados que queiram trabalhar (justo, afinal todo trabalhador merece uns dias de lazer). Pesquisando nos antigos posts encontrei um interessante, onde o camarada descreve o mesmo problema e segundo ele foi resolvido trocando o sensor de rotação (fim do mês compro outro, por conta do carro o salario não durou dez dias rsrsrs). Agora para "aprumar a tampa" a barca demora para pegar e pior ontem a noite morreu geral por alguns segundos e voltou a funcionar misteriosamente. Acho que esse carro veio da ilha de LOST!!!!!

Uma otima semana a todos e novamente obrigado, e peço paciencia pois estou meio atrapalhado na hora de postar, mas um dia eu aprendo. :twisted: :twisted: :twisted:

Qua Mar 09, 2011 1:56 pm
Vectra Clube

Como vc verificou limpeza de bicos velas e tal...Verifique de cara:

Sensor de rotação
Bobina
Bomba de gasolina e filtro
filtro de ar
sonda lambda
regulador de pressão

Freios a disco e ABS

Imagem

Qua Mar 09, 2011 3:05 pm
Vectra Clube

isso pode varias coisas, começe testando o regulador de pressão, ele fica na ponta da flauta(onde vão os bicos injetores) do lado do motorista, parece um chapeuzinho nele tem duas mangueiras uma mais grossa(retorno do tanque) e a outra é uma bem fininha(vacuo) ,ligue o motor retire essa mangueira fina a tampe com o dedo mesmo e de umas cinco batidas no regulador com o cabo de uma chave de fenda se sair gasolina pelo lugar da mangueira o mesmo esta com defeito.

Imagem
Imagem
se o mesmo estiver bom, faça um auto-diagnostico pra ver se acusa algo esse é o topico que ensina a faze-lo:
viewtopic.php?f=30&t=42768&start=0
viewtopic.php?f=12&t=397&hilit=auto+diagnostico
o primeiro é do vectra A mas é o mesmo processo, só muda o conector o que é o modelo de baixo
e jumper é com esta na foto pino 5 e 6. só lembrando que o conector de diagnose do vectra B fica em baixo da alavanca do freio de mão, tem uma tampa plastica é só puxar pra cima para retira-la.
Imagem
uma imagem mostrando a localização do conector:
Imagem
Imagem
isso tem todos os sintomas de bomba de combustivel. mas primeiro faça os testes
at+
ps:isso na gasolina, no gnv não tenho conhecimento.

Imagem

Qua Mar 09, 2011 10:05 pm
Recente

Caros amigos seguindo algumas dicas do vectra clube testei de modo caseiro o regulador de pressão e a valvula EGR, e não obtive exito vou na oficina do meu primo ver se ele testa a bomba com o vacuometro, estou até pensando em comprar uma ferramenta dessas. Entrei em contato com um eletricista muito conceituado em São Miguel Paulista e o mesmo me informou que o carros a GNV costumam a dar medições erradas no scanner, então já que estou f... mesmo vou começar a me endividar e trocar umas peças. To pensando começar pela bomba e pela sensor de rotação, mas to numa baita preguiça de tirar aquele monte de porcaria para alcançar o tal do sensor.

Não sei se é verdade mas pesquisando sobre bombas de combustivel, encontrei essa informação sobre recall do vectra que a GM se nega a fazer leiam deve ser importante!!!!!!! :twisted: :twisted:

Link:
http://periciacriminal.com/novosite/201 ... ez-recall/

Sex Mar 11, 2011 4:59 pm
Recente

Scanner acusou 3 falhas no sensor MAP e baixa tensão no sensor de posição da borboleta, então resumo das trocas e reparos:

Bomba de combustivel completa (não foi refil)
cabos de vela novos
Filtro de Ar
Filtros de combustivel os dois
Sensor MAP (Bosch) trocado
Desligado o GNV
Retirada duas pequenas entradas de ar Coletor e mangueira serv freio
Resetada a memória e nada pior nem anda mais! Na garagem direto :evil: :evil:

Próximo passo sensor de posição da borboleta (comprado) e checagem do chicote, sensor de rotação (tbm comprado).

Caso não de certo vou comprar C4 e explodir essa ratoeira...

Dom Mar 20, 2011 2:13 am
Recente

Edney_Almeida escreveu:
Scanner acusou 3 falhas no sensor MAP e baixa tensão no sensor de posição da borboleta, então resumo das trocas e reparos:

Bomba de combustivel completa (não foi refil)
cabos de vela novos
Filtro de Ar
Filtros de combustivel os dois
Sensor MAP (Bosch) trocado
Desligado o GNV
Retirada duas pequenas entradas de ar Coletor e mangueira serv freio
Resetada a memória e nada pior nem anda mais! Na garagem direto :evil: :evil:

Próximo passo sensor de posição da borboleta (comprado) e checagem do chicote, sensor de rotação (tbm comprado).

Caso não de certo vou comprar C4 e explodir essa ratoeira...

Olá amigo,

O meu Vectra está com o mesmo problema... Do nada ele começa a engasgar e chega até a morrer.
Queria te perguntar uma coisa, no seu caso ele fica com um cheiro de gasolina insuportável?
No meu eu chego até ficar meio tonto... rsrsrsrs... sem brincadeira!!!

Bom, o mecanico que verificou o meu carro disse que o problema é o controlador do fluxo de ar (bosch 0280202208 0280202213), que por algum motivo está medindo a temperatura do ar errado, cerca de -40C, e com isso o tempo de injeção aumenta injetando muita gasolina no motor e, consequentemente, afogando o mesmo.

Mas será que tudo isso faz sentido?

Eu fui atras deste tal de sensor e só encontrei o original usado, cerca de R$800,00 ou um zerado no paralelo por R$700,00.

Estou meio apreensivo em gastar essa grana neste sensor e não for só este problema....

Eu também já limpei os bicos, TBI, troquei os cabos de velas, as velas, testei a bomba de combustível (OK) e agora vou desligar o GNV...

Caso alguem tenha mais alguma dica, eu agradeço.

Fábio.

Sex Abr 01, 2011 4:53 pm
Moderador

procura q é capaz de achar mais em conta.... achei um no mercadolivre (nao sei se é exatamente a q vc procura, nem estou fazendo propaganda pois nao conheço o vendedor e nem me responsabilizo) um pouco mais barato http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-176600968-medidor-fluxo-ar-vectra-gol-gti-versaille-bosch-sucata-pecas-_JM...... e na hora de comprar se pegar em ferro velho nao pode deixar eles perceber q é tudo q vc ta procurando, faz um teatrinho q é prum carro q ta restaurando, q se encontrar baratinho leva, senao nem troca.....vai na conversa q consegue economizar um suado dinheirinho.....

Imagem
Imagem
Imagem

Sex Abr 01, 2011 5:16 pm
Recente

CAROS amigos, mais um problema resolvido. Gostaria aqui de agradecer a todos que participaram desse tópico, pela primeira vez em dois meses, rodei com a barca em pleno funcionamento bebe feito um gambá, mas corre como um jaguar. Só falta arrumar o GNV, pois foi detectado que ele interfere um pouco no funcionamento, mas por enquanto ficara desligado usarei a classica gasolina.
O problema estava na parte eletrica, mais especificamente no chicote, o carro sofreu um boicote, algum eletricista contratado pelo antigo dono desencapou três fios e juntou os mesmos e mais outros dois, causando um pane eletrica que deixava o modulo de injeção trabalhando burramente, causando corte severo na alimentação, o curioso é que o defeito não se apresentava com o carro engatado na ré. Foi necessário duas semanas na oficina buscando peça por peça, trocando quase tudo, pois no scanner não apresentava falhas.

Bem agradeço a voces que colaboraram e estou a disposição para ajudar a todos que precisarem.

Seg Abr 11, 2011 2:19 pm
Vectra Clube

Mensagem Re: Vectra 2.2 8V Gasolina e GNV engasgando muito (Resolvido
Edney,

Você sabe informar que chicote foi esse com os 3 fios que você comentou acima? Estou com problema de engasgo no motor e um mecânico andou comigo e verificou o problema quando se acelera. Ele perguntou se o problema dava quando se andava de ré, eu disse que não. Aí fiz um teste 2 vezes, não ocorreu o problema.

Abraço

Variação da marcha-lenta - Resolvido 100%
Marcha ré engata com dificuldade

Dom Mai 08, 2011 9:23 am
Responder   [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo