vectraclube
vectraclube
Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: Dom Abr 20, 2014 9:04 pm

Responder  [ 22 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Ventoinha demora a deligar 
Autor Mensagem
Recente

Mensagem Ventoinha demora a deligar
BLZ galera, sou novo por aqui. adquiri um vectra milenium 2001 2.2 8v, show de carro, mas gostaria de saber se é normal a ventoinha ficar funcionando por uns 7 minutos apos desligar o carro.

Sex Mai 21, 2010 3:18 pm
Moderador

Mensagem Re: Ventoinha demora a deligar
Depende. Se vc desligou o motor próximo da ventoinha ligar, o tempo está quente e vc tinha andado muito com o carro no trânsito pesado, é normal.
Nesta situação, acontece da ventoinha do meu carro ficar funcionando com o motor desligado por um tempo longo tb.

Sex Mai 21, 2010 5:20 pm
Vectra Clube

bem vindo!

é normal ficar ligada por alguns minutos....pelo menso uns 5min fica....

O bom é verificar o líquido que fica no radiador...se está muito sujo...ou com pouco aditivo...eu pelo menos mando trocar uma pelo menos vez por ano.
Isso aumenta a eficiencia do radiador, mantem uma temp um pouco mais baixa em uso também

Sex Mai 21, 2010 7:26 pm
Vectra Clube

Galera é o seguinte,
Meu problema é o inverso disso. Já postei aqui no clube detalhando meu problema, mais até agora tive muito poucas dicas e continuo incomodado com isso. Quando o carro tá ligado o funcionamento da ventuínha é noraml, o poblema é que quando ela está ligada e eu desligo a chave ela para também. Outra coisa que percebi é que não armam estagios diferente, arma direto no estágio 2. Se a ventuinha está ligada eu desligo a chave do carro ela para, se eu der meia chave, quer dizer, ligar a ignição sem dar partida, ela volta a ligar até baixar a temperatura e desliga normalmente. Resumindo, quando eu desligo a chave para que corta a corrente que está indo até a ventuínha e ela deliga. Se alguém tiver uma luz eu agradeço. Só lembrando, sensor de temperatura novo, cebolão novo e válvula termostática nova.

Sáb Mai 22, 2010 7:44 am
Perfil Visitar website do usuário
Moderador

Everton, não sei se nos Vectra com cebolão é assim, mas no Monza, mesmo os EFI (central de IE controla a ventoinha), ao desligar a ignição, desliga-se a ventoinha. No caso, se no Vectra com cebolão, a ventoinha continua ligada com a ignição desligada, no seu carro existe alguma gambiarra.
Veja se o positivo dos relés em frente a bateria não está ligado em algum positivo pós chave e confira tb se os relés são originais. Se foram trocados, pode ser que a pinagem esteja fora do padrão (isso aconteceu comigo).

Seg Mai 24, 2010 11:06 pm
Vectra Clube

José é o seguinte. Quando comprei o meu vecão a ventuínha tinha o funcionamento normal, ligava na temperatura certa e quando eu desligava a ignição ela continuava ligada até baixar a temperatura. Como eu peguei o carro sem saber como estava a manutenção, então resolvi trocar o liquido de arrefecimento, foi aí que começou o problema. No primeiro dia normal, depois a ventuínha ligava logo após a partida e não desligava mais, tinha que tirar o rele pra que ela desligasse. Foi trocado o sensor de temperatura não resolveu, aí troquei o cebolão, a ventuínha passou a funionar normalmente, porém com esse detalhe, quando desligo a chave ela para junto. Parece óbvio que o problema é no cebolão, o detalhe é que todo o serviço foi feito na minha frente, não houve gambiarra, porém, pra trocar o cebolão foi uma novela, pois ele é preso no radiador por um pouca interna, quando o cebolão foi desrrosqueado esta pouca estava solta e caiu dentro do radiador, foi necessário tirar o radiador fora para, com muito malabarismo, conseguir por a pouca no seu devido lugar. Por isso que estou tentando eliminar qualquer outra possibilidade antes de mexer nesse cebolão novamente. Te agradeço as dicas, mais a possibilidade de gambiarra está descartada. De qualquer maneira vou dar uma revisada em tudo que vc citou, não me custa, não é? e qualquer outra idéia agradeço.

Ter Mai 25, 2010 10:01 am
Recente

No meu caso demora cerca de 5minutos mesmos, o problema maior e que ja fiquei sem carga de bateria por causa diisto! :shock: ainda sendo chato ter de ouvir a ventoinha trabalhar depois de vc chegar a noite com o carro. Tenho o meu há 5 anos é um vectra B 2000 AT
Acho que esta demora na ventoinha em desarmar é erro de projeto de fabrica pq venho observando isso em todos modelos de mesmo sistema de injeção ou Unidade Eletronica, coisa que não acontecia com meu ex vectra 1999 de UE diferente.

No carro da minha irma apesar de ser um gol 2000 1,0 a ventoinha alterna entre armar e desarmar quando em marcha lenta, enquanto a do vectra permanece amrada a todo tempo em marcha lenta.

E quando se desliga o gol ela somente arma por serca de 30segundo se a UE achar necessario em caso de temp alta, diferente do vectra meu que fica 5min...

Inflizmente pra baterias isto é uma sentença de morte a longo prazo, e baterias já no fim da vida então!!!

um conselho que ja me deram foi: instalar um interuptor manual dentro do carro, para desligar-lo somente quando o carro estiver na garagem...o problema seria esquecer né pessoal

Qui Mai 27, 2010 2:40 am
Moderador

aleemax escreveu:
Acho que esta demora na ventoinha em desarmar é erro de projeto de fabrica pq venho observando isso em todos modelos de mesmo sistema de injeção ou Unidade Eletronica, coisa que não acontecia com meu ex vectra 1999 de UE diferente.

Não tenho certeza, mas a central de IE diferencia-se só pelo câmbio.

Citação:
No carro da minha irma apesar de ser um gol 2000 1,0 a ventoinha alterna entre armar e desarmar quando em marcha lenta, enquanto a do vectra permanece amrada a todo tempo em marcha lenta.

No seu carro, acho que devido ao câmbio automático, a ventoinha precisa funcionar o tempo todo para refrigerar o óleo do câmbio. O óleo do câmbio passa por umas galerias no radiador (obviamente não são as mesmas galerias de água). No meu carro, posso deixar em marcha-lenta o tempo que for, que a ventoinha liga em 92°C e desliga em 88°C.

Citação:
E quando se desliga o gol ela somente arma por serca de 30segundo se a UE achar necessario em caso de temp alta, diferente do vectra meu que fica 5min...

O Gol possui acionamento via central de IE ou cebolão? Se for cebolão, como ele fica no radiador, a água é resfriada mais rapidamente. Como no Vectra o sensor de temperatura fica no cabeçote, demora um pouco para a água esfriar (por condução térmica).

Citação:
Inflizmente pra baterias isto é uma sentença de morte a longo prazo, e baterias já no fim da vida então!!!

um conselho que ja me deram foi: instalar um interuptor manual dentro do carro, para desligar-lo somente quando o carro estiver na garagem...o problema seria esquecer né pessoal

Não acredito que vá desgastar a bateria assim, já que o alternador cuida para recarregá-la rapidamente. Se a bateria já estiver no fim da vida, não tem escapatória.

Eu não colocaria um interruptor para isso...

Qui Mai 27, 2010 4:23 pm
Recente

Everton - Legionário escreveu:
Galera é o seguinte,
Meu problema é o inverso disso. Já postei aqui no clube detalhando meu problema, mais até agora tive muito poucas dicas e continuo incomodado com isso. Quando o carro tá ligado o funcionamento da ventuínha é noraml, o poblema é que quando ela está ligada e eu desligo a chave ela para também. Outra coisa que percebi é que não armam estagios diferente, arma direto no estágio 2. Se a ventuinha está ligada eu desligo a chave do carro ela para, se eu der meia chave, quer dizer, ligar a ignição sem dar partida, ela volta a ligar até baixar a temperatura e desliga normalmente. Resumindo, quando eu desligo a chave para que corta a corrente que está indo até a ventuínha e ela deliga. Se alguém tiver uma luz eu agradeço. Só lembrando, sensor de temperatura novo, cebolão novo e válvula termostática nova.

Cara, o meu vectra estava exatamente assim (igualzinho mesmo). O Val e o Zé até me deram umas dicas, mas o problema acabou sendo mais simples do que imaginava... Era apenas um fusível queimado naquela caixinha q fica junto da bateria. Se vc olhar lá, tem dois fusíveis verdes de 30A. O que controlava o 1º estágio das ventoinhas estava queimado. Coloquei um novo e o sistema funciona perfeitamente agora. Até estranhei o fato delas ficarem ligadas um tempo razoável depois que desligo o motor, mas ao que parece, é normal mesmo.

Abraços!

Qui Mai 27, 2010 11:50 pm
Vectra Clube

marcelmira, valeu pela dica, vou dar uma olhada novamente, pois já revisei todos os fusiveis e reles, mais não custa dar outra olhada, tomara que seja isso.

Sex Mai 28, 2010 10:24 am
Recente

marcelmira, valeu pela dica, vou dar uma olhada novamente, pois já revisei todos os fusiveis e reles, mais não custa dar outra olhada, tomara que seja isso.

Cara, se o fusível estiver OK, é melhor você olhar as ligações (chicote que chama?) que passam por esse fusível, pois o sintoma, como falei, era identico ao do meu com o fusível queimado.

Sex Mai 28, 2010 8:09 pm
Recente

O meu é um VCD A e a ventoinha para de funcionar quando se desliga o carro.

Sáb Mai 29, 2010 2:29 am
Moderador

iRADICAL, não sei se isso é herança do Monza. Dê uma olhada nos tópicos do Vectra A, para tirar qqer dúvida.

Dom Mai 30, 2010 1:28 pm
Vectra Clube

Continuo na luta. Ainda não tive tempo de olhar os fusíveis, mais com certeza, vou vasculhar tanto os danados como o chicote. Principalemte agora, que já tenho referencia de mais alguém com problema semelhante e que conseguiu resolver o problema. Qualquer novidade vou postando aqui.

Dom Mai 30, 2010 8:48 pm
Organizador DF

José Leal escreveu:
no seu carro existe alguma gambiarra.

Existe mesmo!
Percebi quando li isso:

Outra coisa que percebi é que não armam estagios diferente, arma direto no estágio 2.

O que aconteceu aqui foi o seguinte...
o antigo dono inverteu a fiação do chicote que liga o 1º e consequentemente o 2° estágio das ventoinhas. Por isso que sua ventoinha arma o 2° estágio e lógico que não precisa mais do 1º estágio já que o 2º abaixa a temperatura sem problema nenhum. Você também deve perceber, desde que seu sistema esteja limpo, que após o desligamento do 2° estágio, sua temperatura deve cair lá pelos 82°C ou 83ºC devido à força do 2º estágio. Ou menos ainda!
Já o caso do desligamento da ventoinha após o desligamento da chave, isso é normal também. Não se preocupe. É que o 2° estágio das ventoinhas estão ligados em "pós-chave". Significa que desligando-se a ignição, o 2º estágio desliga também. E depois? Depois automaticamente o 1º estágio fica em veliocidade baixa até baixar a temperatura não roubando muita carga da sua bateria. Como seu 1º estágio está desligado, não vai ligar né?

Veredito:

A meu entendimento, não tem problema nenhum em você deixar do jeito que está não. Pelo que você disse, não há problemas com temperatura no seu carro e você queria simplesmente sanar sua dúvida. Evidente que se privilegiar o lado original, vá em um elétrico e peça para ele desfazer o que o outro fez e ligar de forma original. É uma mão-de-obra chatinha isso. O elétrico deve cobrar de você uns 150 paus para refazer o chicote novmente se precisar tirar o parachoques dianteiro para isso.

Seg Mai 31, 2010 3:15 pm
Responder   [ 22 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo