vectraclube
vectraclube
Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: Sex Abr 18, 2014 8:16 pm

Responder  [ 9 mensagens ] 
 Problema com temperatura da Zafira 
Autor Mensagem
Recente

Mensagem Problema com temperatura da Zafira
Tenho uma Zafira 2002 8v gasolina e estou desconfiado do mau funcionamento do termo interruptor do radiador (cebolão).
A ventoinha só dispara quando o ponteiro do marcador passa 1mm do meio.
Gostaria de saber qual a temperatura de trabalho e onde fica localizado no radiador da Zafira. Dei uma olhada por cima e não consegui visualizar.Talvez o motor esteja trabalhando com um cebolão de outro veiculo e não o original da Zafira. Qual seria o numero da peça original ?

Liguei em uma concessionaria gm para comprar o cebolão e me disseram que a zafira não usa cebolão no radiador e que quem faz o papel de ligar e desligar a ventoinha é o sensor de temperatura. Alguem pode me confirmar isso ? e como funciona esse sistema sem o cebolão no radiador ?

Esse sensor que vai em cima da valvula termostatica é tambem é responsavel por marcar a temperatura no painel ? então realmente não tem cebolão no radiador ?
Troquei a válvula termostatica pois a que tava la ainda era original. Será q trocando esse sensor muda alguma coisa na temperatura atual ? Olhei a temperatura em outras Zafiras e reparei que não passa do meio sem ligar a ventoinha. A minha estaria ligando um pouco atrasado. As vezes paro o carro na garagem e a ventoinha fica ligada por uns 5 minutos. E se eu trocar esse sensor terei q reprogramar alguma coisa no motor ? Tipo informações para a injeção de combustível

Qui Mar 18, 2010 8:14 pm
Moderador

Mensagem Re: Problema com temperatura da Zafira
Sampsil, primeiramente, bem vindo!

Realmente a Zafira, assim como os GM mais modernos (desde o Monza EFI) não usam cebolão. E quem dispara a ventoinha é a central de IE, através do sinal enviado pelo sensor de temperatura que fica sobre a termostática. Pelo menos no Vectra, a temperatura normal de trabalho é 92°C, exatamente 1mm acima do meio. Neste caso, acredito que o seu carro está trabalhando na temperatura correta.

Sobre o sensor de temperatura do painel, repare se na lateral da carcaça da termostática existe um sensor com somente um fio ligado nele. Se tiver, este é o sensor que envia a informação para o painel. Caso o sensor não esteja ali, veja se ele está na lateral do cabeçote, do lado esquerdo, abaixo da bobina.

Qui Mar 18, 2010 9:36 pm
Recente

O mostrador de temperatura da Zafira é meio grosseiro , então a ventoinha disparando depois do meio do mostrador é correto ? Qual seria a temperatuta no meio exato do mostrador ? Tem como testar com precisão a temperatura em que dispara a ventoinha ? Como deve funcionar a baixa e a alta da ventoinha ?
Obrigado pelos esclarecimentos. Esse assunto ta me deixando de cabelo em pé.

Qui Mar 18, 2010 9:50 pm
Moderador

Sampsil, no Vectra, a marca central da escala é 90°C.

Tem como vc testar o sensor de temperatura. Dê uma olhada aqui e veja a voltagem enviada pelo sensor X temperatura do motor: viewtopic.php?f=30&t=20419&p=387838&hilit=voltagem+sensor+de+temperatura#p387838

Sex Mar 19, 2010 7:08 pm
Recente

Legal mesmo. Mas, la no motor como conectar o multimetro para fazer as medições ? é com o sensor plugado ou não ? Tem dois fios quem é quem ?
Existe um procedimento pra testar o acionamento da ventoinhas tb ? vc sabe as temperaturas corretas ?
Com o multimetro conectado ao sensor da pra mim monitorar todo o funcionamento do sistema com precisão.

Sex Mar 19, 2010 7:26 pm
Recente

Troquei o sensor da IE coloquei um bosch original pois o q tava lá era suspeito. Esta com a termostatica nova e original wahler.
A ventoinha está disparando conforme foto abaixo. Só não consegui achar o sensor de temperatura do painel para tb substituir.
Raramente vejo a segunda velocidade funcionar se é q ta funcionando. Agora só não tenho certeza se essa temperatura que está mostrando está correta.
Qual seria o valor ai ?
Imagem

Sáb Mar 20, 2010 9:18 am
Moderador

Sampsil, é exatamente assim que trabalha a temperatura do Vectra. No Monza e no Kadett, a partir de 94, o ponteiro fica exatamente nesta posição tb.

No meu carro, salvo diferenças no sensor de temperatura do painel (o meu está desgastado e estou com um vazamento no sistema), o funcionamento fica assim:

Imagem
Ventoinha acabou de ligar.

Imagem
Ventoinha acabou de desligar.

Aí no seu painel, o valor da temperatura indicado é de ~92°C

Sáb Mar 20, 2010 11:53 am
Recente

Caros,

Bom dia...estou tento o mesmo problema na temperatura do meu carro e para ajudar a ventoinha não esta funcionando. Tentei localizar o cebolão para fazer uma ligação direta e chegar até em casa mas mas não localizei. Atrave´s do site observei que realmente não existes ( ai ai ). Como posso fazer para identificar o que pode estar ocorrendo?

Grato pela ajuda de vc´s!! O meu carro é um zafira 2002.

Qua Nov 17, 2010 10:31 am
Recente

Os sensores do painel e de acionamento de vantoinha ficam do lado direito do motor, abaixo da bobina e acima do cambio, verifiquem por algum mal contato nos cabos, antes da substituicao dos sensores.

Um plug azul(com 2 fios) e o outro apenas um fio(azul) sozinho, conectado no sensor por um terminal.

Qui Nov 18, 2010 8:11 pm
Responder   [ 9 mensagens ]