vectraclube
vectraclube
Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: Seg Abr 21, 2014 1:41 am

Responder  [ 539 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17 ... 36  Próximo
 [MAIS UM RESOLVIDO] Temperatura do motor vs Ar condicionado! 
Autor Mensagem
Recente

Mensagem Re: [MAIS UM RESOLVIDO] Temperatura do motor vs Ar condicion
Valeu IVES...obrigado pela explicação!!!!! Rapaz ja li tanto sobre esse assunto aqui, que ja tou penssando em botar uma oficina de ar cond...... KKKKKKK,, brincadeira...!!!

Agora IVES... tem alguma forma de saber se o ar cond estar gelando/funcionando, direito. é porque o meu depois de tudo direitinho como temp/1º estagio/2º estagio funcionaodo perfeitamente e com o carro na lenta ta marcando a pressao entre 200/210 + ou-, mesmo assim acho que nao ta gelando suficiente...duvida,,, porque aqui em casa tem um palio 2010 e o ar dele gela muito bem e sinto essa diferença pro vectra,sera por ser mais novo?????

Editado pela última vez por carlostrama em Ter Fev 22, 2011 3:47 pm, em um total de 1 vez.

Ter Fev 22, 2011 3:18 pm
Recente

Valeu IVES...obrigado pela explicação!!!!! Rapaz ja li tanto sobre esse assunto aqui, que ja tou penssando em botar uma oficina de ar cond...... KKKKKKK,, brincadeira...!!!

Agora IVES... tem alguma forma de saber se o ar cond estar gelando/funcionando, direito. é porque o meu depois de tudo direitinho como temp/1º estagio/2º estagio funcionaodo perfeitamente e com o carro na lenta ta marcando a pressao entre 200/210 + ou-, mesmo assim acho que nao ta gelando suficiente...duvida,,, porque aqui em casa tem um palio 2010 e o ar dele gela muito bem e sinto essa diferença pro vectra,sera por ser mais novo?????

Editado pela última vez por carlostrama em Ter Fev 22, 2011 3:46 pm, em um total de 1 vez.

Ter Fev 22, 2011 3:19 pm
Moderador

ar é um pouco chato de conseguir identificar problemas......mas o q pode acontecer é filtro secador com muita umidade, restringindo rendimento.....carga do gás um pouco fora do correto, dai a valvula de expansão nao consegue equalizar.....

como o compressor está comprimindo, entao elimina-se alguma problema nele.....realmente assim parece correta apressão, unico detalhe é q tvez a valvula de expansão tvez nao esteja conseguindo equalizar.... vc colocou um pouco mais de gas, dai tvez esse excesso esteja fazendo a valvula nao equalizar.....

o ar do vectra é canhao, tem um conjunto de aletados com um rendimento muito bom, acredito q a capacidade do ar do vectra seja superior ao do palio....geralmente carros populares, q tem opçao de motor 1.0, usam compressores com capacidade ligeiramente menor.....e o conjunto de aletado acredito tbem ser mais compacto, especialmente no condensador...... há uns 2 anos, meu ar teve um tempo q achei q estava normal, ele demorava pra gelar, fui descobrir q tinha um vazamento na valvula de expansão..... trocada a valvula, hoje é ligar o bicho, nao dá 20 segundos o ar já sai gelado, e em alguns minutos já vence o calor na cabine.....

Imagem
Imagem
Imagem

Ter Fev 22, 2011 3:27 pm
Recente

Ives escreveu:
ar é um pouco chato de conseguir identificar problemas......mas o q pode acontecer é filtro secador com muita umidade, restringindo rendimento.....carga do gás um pouco fora do correto, dai a valvula de expansão nao consegue equalizar.....

como o compressor está comprimindo, entao elimina-se alguma problema nele.....realmente assim parece correta apressão, unico detalhe é q tvez a valvula de expansão tvez nao esteja conseguindo equalizar.... vc colocou um pouco mais de gas, dai tvez esse excesso esteja fazendo a valvula nao equalizar.....

o ar do vectra é canhao, tem um conjunto de aletados com um rendimento muito bom, acredito q a capacidade do ar do vectra seja superior ao do palio....geralmente carros populares, q tem opçao de motor 1.0, usam compressores com capacidade ligeiramente menor.....e o conjunto de aletado acredito tbem ser mais compacto, especialmente no condensador...... há uns 2 anos, meu ar teve um tempo q achei q estava normal, ele demorava pra gelar, fui descobrir q tinha um vazamento na valvula de expansão..... trocada a valvula, hoje é ligar o bicho, nao dá 20 segundos o ar já sai gelado, e em alguns minutos já vence o calor na cabine.....

entao, será que retirando um pouco do gas, volta a gelar normalmente?

Ter Fev 22, 2011 3:42 pm
Moderador

é possivel, mas nao da pra ter certeza....ideal seria recolher o gas com maquina apropriada, pesar a carga, e recarregar o sistema com ate os 900 gramas recomendado......botar um pouco a menos de gas eu recomendo, tipo botar uns 850 gramas, e testar, e entao completar se necessário......

Imagem
Imagem
Imagem

Ter Fev 22, 2011 3:50 pm
Vectra Clube

José Leal escreveu:
Ives, atravessando a resposta, no meu carro, a 2ª velocidade entra em 92°C, baixando para próximo de 88°C, com o carro andando. Em marcha lenta, o segundo estágio entra mais frequentemente.

o meu funciona igual ao seu... entra em 92 e abaixa para 88.... qdo está na estrada, mantem em 82... por ai... mas transito.. marcha lenta... 88~92 (segundo estágio)

abraço

Ter Fev 22, 2011 3:53 pm
Recente

Ives escreveu:
é possivel, mas nao da pra ter certeza....ideal seria recolher o gas com maquina apropriada, pesar a carga, e recarregar o sistema com ate os 900 gramas recomendado......botar um pouco a menos de gas eu recomendo, tipo botar uns 850 gramas, e testar, e entao completar se necessário......

cara até que tenho vontade de fazer isso e o serviço que fiz ainda estar na garantia, só que se eu voltar na oficina que fiz o reparo, tenho certeza que o rapaz lá me bate......de tanto ter lhe aperriado esses dias.

vou da um tempo, e levar em outro lugar depois......vou usando assim mesmo.
ando pouco com ele durante o dia, venho trabalhar cedo e volto pra casa a noite....da pra aguentar!!!

Ter Fev 22, 2011 5:57 pm
Moderador

Ives escreveu:
(...) pelo aumento de rotação do carro, q pode ocorrer um aumento de pressao repentina e ligar o segundo estagio, principalmente para os mais apressadinhos q pisam forte de repente.....

Eu acho que nem nessa situação aconteceria da pressão subir demasiadamente. Quando se afunda o pé no acelerador, o sistema de IE desliga o compressor, por entender que o motorista quer o máximo de potência do motor.

carlostrama escreveu:
(...)duvida,,, porque aqui em casa tem um palio 2010 e o ar dele gela muito bem e sinto essa diferença pro vectra,sera por ser mais novo?????

O AC do Palio gela mais por dois motivos: o sistema é novo e o compressor está sem folgas, realizando seu trabalho perfeitamente e ao fato do AC dos carros da FIAT serem reconhecidamente muito eficientes.

Ter Fev 22, 2011 8:44 pm
Moderador

um fato curioso.....no caso do ar-digital, não existe a proteção do pedal no fundo.....achei estranho, mas no esquema do ar-digital, os pinos 40 e 41 da ECU sao ligados juntos apos pressostato......no ar manual o 40 é o sinal dos pressostatos, e o 41 é o sinal do acelerador no fundo..... vai entender :P a principio achava q era devido a potencia, dos CD terem 138~141cv, nao precisasse desligar compressor em ultrapassagem, pois o motor teria potencia, mas o ar digital tbem é acessório de motores 8V..... ou o esquema q meu mecanico tem tá errado, ou é isso aí.....

quem tem ar digital e ja fez o teste, ao pisar fundo desliga o compressor??? ou apenas muda a velocidade do fluxo de ar???

Imagem
Imagem
Imagem

Ter Fev 22, 2011 8:54 pm
Moderador

Sim, desliga o compressor. Eu já fiz esse teste.

Ter Fev 22, 2011 9:02 pm
Recente

José Leal escreveu:
Ives escreveu:
(...) pelo aumento de rotação do carro, q pode ocorrer um aumento de pressao repentina e ligar o segundo estagio, principalmente para os mais apressadinhos q pisam forte de repente.....

Eu acho que nem nessa situação aconteceria da pressão subir demasiadamente. Quando se afunda o pé no acelerador, o sistema de IE desliga o compressor, por entender que o motorista quer o máximo de potência do motor.

carlostrama escreveu:
(...)duvida,,, porque aqui em casa tem um palio 2010 e o ar dele gela muito bem e sinto essa diferença pro vectra,sera por ser mais novo?????

O AC do Palio gela mais por dois motivos: o sistema é novo e o compressor está sem folgas, realizando seu trabalho perfeitamente e ao fato do AC dos carros da FIAT serem reconhecidamente muito eficientes.
´

é realmente!!!! tenho tambem um fiat tipo 1.6 mpi 1996 e o ar dele gela bem mas do que o vectra...

Qua Fev 23, 2011 9:47 am
Vectra Clube

Cada caso é um caso! depende muito de cada vectra daqui do clube, e os de fora do clube, uns gelam + que outros, por motivos de cuidados do proprietário. Não tenho muito a me queixar do meu ar, as pessoas q entram no meu vecão até reclamam pq o ar tá gelado d+ :001: , e olha que aki em Natal é bastante quente hein!

Freios a disco e ABS

Imagem

Qui Fev 24, 2011 3:13 pm
Moderador

^
concodo..... uma coisa é certa, nunca vao ter 2 ar iguais, mesmo sendo montados com o mesmo sistema..... pode varia a umidade q recebeu enqto foi montado, a qualidade do gás usado, valvula de expansão, o compressor, etc...... sempre vai ter os q gela mais, e outros menos...... mas uma coisa eu digo, o ar do vectra é punk, quando com tudo em dia..... o meu sistema nunca nem abri pra trocar filtro secador nem nada, e após um vazamento na valvula de segurança, dei a carga de novo, com cerca de 850g de gás R134A da Dupont, e gela q é um veneno...... antes dessa manutenção, ele gelava razoavel, mas demorava pra vencer o calorao da cabine qdo exposto ao sol...... hoje é rapidinho, entrou, ligou, dá 10~20 segundos tu já sente o vento geladinho, e mais alguns minutos já esta confortavel..... entao uma coisa digo, se o ar de um vectra não tá gelando pra valer, é pq tem alguma coisa fora do ponto..... infelizmente, ar é algo caro qdo se mexe, e ainda pega muitos zé ruela q trocam peça, coloca gás, e não resolvem......dai por isso muitos acabam passando calor dentro de uma nave como o vectra.....

outra coisa....completar gás.....sistema de ar é totalmente isolado, e nao pode perder carga de gás....perdeu, completar nao resolve, pois se perdeu carga existe sim vazamento em algum lugar, e vai cair rendimento, além de entrar umidade.... outra, misturar gas de um fabricante e outro, nao é ideal....ao completar, o gas não tem o mesmo rendimento de uma carga completa do zero....

Imagem
Imagem
Imagem

Qui Fev 24, 2011 3:21 pm
Recente

Boa noite,

Tenho um vectra GLS 96/97, o motor da ventoinha do condensador do ar condicionado queimou,

o conector da ventoinha tem três terminais, o que não bate com o esquema elétrico baixado do

VectraClube. Parece que o carro é todo original. Gostaria de saber qual motor é utilizado na

respectiva ventuinha.

Qui Fev 24, 2011 8:11 pm
Moderador

realmente parece ser isso mesmo...meu carro achava q era tres fios pois o conector realmente era tres fios, mas olhando a fundo o chicote do carro só chegam 2 fios..... no caso isso notei no ventilador do radiador.....ele chegava fiação do carro apenas os dois fios das pontas no carro, e o do meio nao ligava nada.....

Imagem
Imagem
Imagem

Qui Fev 24, 2011 8:15 pm
Responder   [ 539 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17 ... 36  Próximo